Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Li que a agua da panela de pressão não pode ultrapassar 1/3 dos copos, sempre utilizei a PP com agua até a metede dos copos, por que é errado?

O risco da água estar muito alta em relação à boca dos copos é que com a fervura ela entre dentro dos copos, mas essa medida de 1/3 dos copos ou metade é bem relativa.

Se funciona para você com a água na metade dos copos, sem que ela entre nos mesmos, não está errado.
 
Estou com dificuldade pra retirar carimbos. Segui todo o processo que tem nos tutoriais da profungos, e os daqui. Mas nao obtive sucesso.
Na ultima pagina eu postei uma foto dos carimbos, sobre a mesa estava o pano, em cima o papel aluminio e um pote de vidro em cima pra evitar contaminações.... os cogumelos haviam acabado de romper o véu, o chapeu deles estava com um tom bem claro quando fiz as tentativas, mas 24 horas depois nenhum sinal de esporos no papel aluminio.
No outro dia reli e tentei novamente, mas sem sucesso... o chapeu ainda estava amarelo, em cultivos dá pra ver que eles escurecem um pouco, foi esse o meu erro?
Também pensei ter sido o ambiente do quarto que é bem seco, e pensei em tentar fazer os carimbos dentro do terrário, onde tem condições e umidade....
o 2 flush está começando e eu nao tenho a menor ideia de como prosseguir por aqui...
outra duvida é no dessecante, adquiri um da marca Durasol. Coloquei num pote de plastico semi aberto, isso tudo aconteceu no dia do meu ultimo post... os cogumelos estavam bem crocantes lá pelas 9 horas... coloquei camadas de papel toalha em cima do dessecante e em cima os cogumelos, pra nao ficar aquela geleia em contato com os magicos, no primeiro dia estavam bem secos, estavam em um pote de plastico semi aberto, mas ainda assim encontrei problemas... algumas horas mais tarde coloquei em um pote de vidro bem lacrado, quando fui observar no dia seguinte eles nao estavam "crocantes", haviam secado, mas agora estavam meio gastos.... tipo aquelas bolacha de maisena quando fica em contato com o ar... um pouco "borrachudos" e nada de crocantes... não quis desperdiçar eles... fiz uma trip antes da hora... foi uma boa experiencia, deu pra entender um pouco o poder deles e nao subestima-los, e será melhor agora pra planejar a minha trip em especial já que agora entendo melhor... mas não quero prolongar e mudar o assunto do post, como eu faço pra conservar e retirar carimbos corretamente??

Muito obrigado! :blackalien:
 
Última edição:
os cogumelos haviam acabado de romper o véu quando fiz as tentativas,

Pode ser esse o problema. Alguns cogumelos levam mais tempo para amadurecer e soltarem esporos.

Espere o cogumelo amadurecer mais, se possível até "virar" o chapéu.
 
os cogumelos haviam acabado de romper o véu, o chapeu deles estava com um tom bem claro quando fiz as tentativas, mas 24 horas depois nenhum sinal de esporos no papel aluminio.

Há quem prefira carimbar logo após o rompimento do véu, mas eu prefiro checar se antes as lamelas estão escuras. Alguns frutos continuam com as lamelas brancas mesmo após algum tempo do véu ter rompido

o chapeu ainda estava amarelo, em cultivos dá pra ver que eles escurecem um pouco, foi esse o meu erro?

A cor do chapéu não tem muito a ver.
 
Agora eu entendo..
Todas as lamelas estavam brancas quando coloquei eles no papel aluminio, quando disse chapéu quis me referir a elas...
vou esperar elas escurecerem antes de tentar os proximos carimbos.

E em relação ao dessecante? Agora me lembrei ter visto fotos de cogumelos já secos em zip locks, mas sem dessecantes ao redor, isso interfere na validade deles? obrigado pela ajuda, Ecuador e Cosmik.
 
Também pensei ter sido o ambiente do quarto que é bem seco, e pensei em tentar fazer os carimbos dentro do terrário, onde tem condições e umidade...

Você pode usar algum copo/recipiente para aumentar a vida útil do chapéu, proteger de contaminantes e baixa umidade. Exemplo: https://teonanacatl.org/attachments/imgp0857-jpg.28787/

estavam em um pote de plastico semi aberto, mas ainda assim encontrei problemas... algumas horas mais tarde coloquei em um pote de vidro bem lacrado, quando fui observar no dia seguinte eles nao estavam "crocantes", haviam secado, mas agora estavam meio gastos.... tipo aquelas bolacha de maisena quando fica em contato com o ar... um pouco "borrachudos" e nada de crocantes...

O erro foi deixar o plástico semiaberto. Durante esse tempo o dessecante ficou saturado, perdendo sua efetividade. Na próxima, logo após terminar o processo do túnel de vento, deixe os cogumelos junto com o dessecante em pote hermeticamente fechado.

E em relação ao dessecante? Agora me lembrei ter visto fotos de cogumelos já secos em zip locks, mas sem dessecantes ao redor, isso interfere na validade deles?

Sim, com certeza. Nem tudo que vemos por aqui devemos copiar sem usar o bom senso. Trate-os como se fosse biscoito/bolacha. Mesmo guardando-os bem crocantes no ziploc e sem dessecante, algum tempo depois a umidade entra e rapidamente começam entrar em decomposição.
 
Depois de colher alguns cogumelos do primeiro flush, resolvi fazer um dunk por que achei que o bolo estava muito seco, e nem todos estavam frutificando mesmo com todas as condições do terrário. Depois de 16 horas no dunk coloquei no terrário, os resultados foram surpreendentes! Varios pins em todos os bolos, vários mesmo, da noite pro dia!!! Mas ainda sim estou com problemas... os bolos estão muito secos, e 2 deles estão com rachaduras, estou preocupado se isso vai afetar alguma coisa no desenvolvimento dos cogumelos... agora pouco li que quando os pins nascem em baixo tem relação com a umidade, e o lado ruim dos gelos é a condensação que nao espalha umidade pelo terrário... o problema é que se eu nao colocar o gelo, a temperatura sobe pra faixa dos 30 C facilmente.

o que eu posso fazer para melhorar as condições??

Editado:::
Retirei algumas vocês pra vocês avaliarem melhor... como vocês podem ver alguns bolos estão se desenvolvendo com deformações geneticas...20150308_143332.jpg 20150308_143336.jpg 20150308_143343.jpg 20150308_143356.jpg 20150308_143413.jpg
 
Última edição:
os bolos estão muito secos, e 2 deles estão com rachaduras, estou preocupado se isso vai afetar alguma coisa no desenvolvimento dos cogumelos...

Mantenha a vermiculita úmida que tudo deve correr bem. Pode estar certos que após o dunk eles não estão secos.

Essas má formações, que não dá para saber se são ou não genéticas, geralmente têm a ver com algum produto químico utilizado no terrário.

Para manter a umidade tente borrifar água no terrário e nas paredes, e se achar que é o caso, usar um pouco menos de gelo.
 
Oi, bom dia. Hoje fui comprar calcário; na embalagem tem o nome silicato de magnésio. O funcionário da loja me informou que serve para corrigir o solo, tirar a acidez. Isto procede?

:D Agradeço pela atenção.
 
Isto procede?

Para solo sim, mas para cultivo de cogumelos não. Fungos não gostam de magnésio.

Tive um déjà vu agora... Eu tenho quase certeza que já lhe informei sobre isso. Os tipos de cálcios recomendados estão bem claro em nosso glossário. Por favor, não invente alternativas.
 
Olá! Trago aqui três bolos que estão com uma aparência estranha e gostaria da opinião de vocês. Apenas um deles apresenta uma mancha bem escura. O quarto bolo estagnou a colonização.
WP_20150310_014.jpg WP_20150310_017.jpg WP_20150310_020.jpg WP_20150310_021.jpg WP_20150310_022.jpg WP_20150310_023.jpg WP_20150310_024.jpg WP_20150310_015.jpg WP_20150310_018.jpg
Posso fazer o aniversário deles ou descarto-os?
 
Apenas um deles apresenta uma mancha bem escura.

Nos que não têm a mancha escura parece somente excreção micelial, mas as fotos não ajudam.

No que tem a mancha escura a foto não ajuda também, e não dá pra ver o que é. Só com uma foto melhor para ver direito e opinar.

Eu faria o aniversário dos que não têm a mancha escura.
 
Olá..uma dúvida: Cloreto de cálcio tem validade? Tenho um pote de sorvete 2L, com 500g de cloreto de calcio, estou usando até agora, cerca de 10g secos já, porém algumas pedras do cloreto estão úmidas, mas quando eu agito o pote, parece que uma meio que "suga" a umidade da outra...o cloreto é válido até ele virar água mesmo? rss
 
o cloreto é válido até ele virar água mesmo?

Já vi em sites que vendem refil de cloreto de cálcio menção à validade.

Mas acho que independente do prazo de validade pode ser usado, desde que esteja seco.
 
Existe algum problema em deixar o casing colonizar completamente antes de introduzir a condições de frutificação? Será que causaria overlay? Muitos cultivadores recomendam esperar colonizar 50%, já outros como o Roger Rabbit dizem que no caso dos bulks nem é necessário o uso do casing. Tenho minhas dúvidas.
 
Existe algum problema em deixar o casing colonizar completamente antes de introduzir a condições de frutificação?

Deixar que colonize 100% anula o próprio propósito do casing: https://teonanacatl.org/wiki/casing/

Será que causaria overlay?

Overlay é muito raro acontecer. Cultivadores veteranos como o próprio RR diz ter visto poucas vezes.

Muitos cultivadores recomendam esperar colonizar 50%

50% eu diria que é o limite. Casings estão prontos para aniversariar quando estão 20% a 30% colonizados.

já outros como o Roger Rabbit dizem que no caso dos bulks nem é necessário o uso do casing

Sim, não é necessário porque o conceito do bulk não se compara aos casings tradicionais. Entretanto, o uso do casing em bulks não é completamente inútil. Os bulks por se tratarem de um meio muito nutritivo (principalmente quando há grãos na camada superior), podem contaminar mais fácil com a ausência do casing. Claro, isso depende muito dos cuidados do cultivador.
 
Eu achava que era o contrário, porque o fato do casing ser pouco nutritivo ele não coloniza o casing com tanta força, então o poder imunológico na parte do casing teoricamente seria menor.

Quando um casing é bem feito (usando os materiais corretos e pH adequado) outros contaminantes também tem dificuldade para colonizar.
 
Boa tarde, esterilizei 3 copos com substrato (arroz integral e pó de coco) sobrou um pouquinho de substrato esse restinho coloquei em uma planta. Quando olhei uns 2 dias depois estava com micélio, é possível esse subtrato dar cogumelo sem eu ter inoculado? Ai está a imagem:
 

Anexos

  • 20150322_135753.jpg
    20150322_135753.jpg
    225.4 KB · Visualizações: 25
Quando olhei uns 2 dias depois estava com Micélio, é possível esse subtrato dar cogumelo sem eu ter inoculado?

A produção do corpo frutífero (esporocarpo/cogumelo) depende da espécie do micélio. Lembre-se que a cada metro cúbico há milhares de esporos, então obviamente que "contaminará" ao expor qualquer substrato ao ar livre.

Atenção: Micélio não é sinônimo de P. cubensis. Micélio é a parte vegetativa de qualquer fungo. :ler:
 
Back
Top