Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Olá. O meu problema agora é umidade. :)
Por aqui eu encontrei esse mineral, que acredito ser perlita:
WP_20150211_005.jpg
Isso aí são pedrinhas de aquário ou de jardim, são decorativas somente e parecidas com a perlita. Se estiver com dificuldade pra ter umidade dentro do terrário, tente trabalhar com baldes, que tem o volume reduzido, ai o próprio bolo vai gerar umidade por si só.
 
Isso aí são pedrinhas de aquário ou de jardim, são decorativas somente e parecidas com a perlita. Se estiver com dificuldade pra ter umidade dentro do terrário, tente trabalhar com baldes, que tem o volume reduzido, ai o próprio bolo vai gerar umidade por si só.

Obrigado. Vou tentar isso se não encontrar argila. Será que funcionaria colocando vermiculita no fundo ou um pano de algodão bem encharcado?
 
Obrigado. Vou tentar isso se não encontrar argila. Será que funcionaria colocando vermiculita no fundo ou um pano de algodão bem encharcado?

Já viu alguém aqui no Fórum tentando isso? Eu não. Então não posso te ajudar. :cautious:
 
Estou com varias duvidas que achei difícil de encontrar algumas achei mas gostaria de ter certeza !

1°-Qual é a melhor técnica para produzir em uma quantidade melhor do que na PF TEK
2°-Qual a técnica mais fácil e que é difícil de se contaminar
3°-Qual deve ser o ph da vermiculita? 7 estaria bom?
 
2°-Qual a técnica mais fácil e que é difícil de se contaminar

PF Tek.


3°-Qual deve ser o ph da vermiculita? 7 estaria bom?

pH da vermiculita? Onde você leu sobre esse ser um fator importante no cultivo?


Quanto à primeira reposta, procure nos diários de cultivo que você verá outras técnicas fora a PF Tek. Só que não são mais produtivas do que PF Tek no sentido de eficiência. Só produzem mais porque se prepara uma quantidade maior de substrato.
 
OLa. fiz alguns PF tek, colonizaram bem sem cotaminacoes, mas devido a mudança de endereco tive que abandona-los :( Vou recomecar agora e me lendo os artigos aqui me surgiu uma duvida: É possivel ter flushs com a tecnica PF tek, se sim como faço, se nao, qual a tecnica indicada?
Obrigado
 
Duvidas sobre o terrário
procurei novamente mas gostaria de confirmar como sempre, dentro do terrário para manter a umidade boa basta ter a argila expandida com água que já ta bom ? ou tem que ter outra coisa ?

E com cada bolo da para se fazer quantos flush ?

Isso, só argila expandida com água basta. Cada bolo vai te render em média de 3 a 4 flushs, talvez mais, talvez menos, vai depender de muitos fatores.
 
1°-Qual é a melhor técnica para produzir em uma quantidade melhor do que na PF TEK

Não existe técnica melhor ou pior para se produzir cogumelos. O que existe são técnicas diferentes com níveis de dificuldades diferentes. Um PF Tek bem feito pode produzir tão bem quanto um bulk/casing. Isso é, se forem comparados pelo mesmo volume em massa.
 
Duvida sobre contaminaçao:
Oque aconteceu foi o seguinte: tava com 2 bolos pf no terrario com vários pins, mas depois 2 dias os pins não se desenvolveram, e estavan cheios de pontinhos brancos e no micélio começo aparecer um tom de azul bem leve. Considerando que os pins não tinham se desenvolvido e devido aos pontinhos brancos conclui logo que se tratava de contaminação, então desliguei a bomba do terrario com o intuito de não gastar mais energia a toa, e depois com mais calma teria tirado tudo do terrario e feito a esterilização dos materias. Nisso se passaram 2 dias, pois teve muito ocupado, e quando chego la pra ver a bagunça que tinha dado, oque achei ?Vários cogumelos, com aspecto bem saudável, tirando alguns abortos, 2 gémeos "siameses" e um cogu que cresceu com a aste toda quebrada. E ai galera, será que ta seguro comer, o tem risco de passar mal por causa da suspeita contaminação? (Em alguns cogus da pra ver ainda os pontinhos brancos) Oque vocês acham que aconteceu, umidade demais quando a bomba tava ligada? Grato pela ajuda
 
Duvida sobre contaminaçao:
Oque aconteceu foi o seguinte: tava com 2 bolos pf no terrario com vários pins, mas depois 2 dias os pins não se desenvolveram, e estavan cheios de pontinhos brancos e no micélio começo aparecer um tom de azul bem leve. Considerando que os pins não tinham se desenvolvido e devido aos pontinhos brancos conclui logo que se tratava de contaminação, então desliguei a bomba do terrario com o intuito de não gastar mais energia a toa, e depois com mais calma teria tirado tudo do terrario e feito a esterilização dos materias. Nisso se passaram 2 dias, pois teve muito ocupado, e quando chego la pra ver a bagunça que tinha dado, oque achei ?Vários cogumelos, com aspecto bem saudável, tirando alguns abortos, 2 gémeos "siameses" e um cogu que cresceu com a aste toda quebrada. E ai galera, será que ta seguro comer, o tem risco de passar mal por causa da suspeita contaminação? (Em alguns cogus da pra ver ainda os pontinhos brancos) Oque vocês acham que aconteceu, umidade demais quando a bomba tava ligada? Grato pela ajuda

Não teria como vc tirar fotos?
Pontinhos brancos no chapéu as vezes é normal e o azulamento do micélio pode ser baixa umidade ou atrito
 
No dia que desliguei a bomba todos os pins estavan do jeito da foto. sem nenhum sinal de desenvolvimento desde os 2 dias anteriores.
 

Anexos

  • DSC_0323.JPG
    DSC_0323.JPG
    56 KB · Visualizações: 21
  • DSC_0325.JPG
    DSC_0325.JPG
    81.6 KB · Visualizações: 17
  • DSC_0333.JPG
    DSC_0333.JPG
    108.5 KB · Visualizações: 18
  • DSC_0331.JPG
    DSC_0331.JPG
    52.3 KB · Visualizações: 20
  • DSC_0328.JPG
    DSC_0328.JPG
    54.5 KB · Visualizações: 17
  • DSC_0330.JPG
    DSC_0330.JPG
    51.6 KB · Visualizações: 17
  • DSC_0324.JPG
    DSC_0324.JPG
    79.5 KB · Visualizações: 17
E ai galera, será que ta seguro comer, o tem risco de passar mal por causa da suspeita contaminação? (Em alguns cogus da pra ver ainda os pontinhos brancos)

Veja nos quotes abaixo:

Cogumelos de bolos ou casings contaminados podem ser consumidos sim.

E mesmo que seja algum tipo de contaminação, como o Verticillium, os frutos ainda podem ser consumidos sem problemas.


Oque vocês acham que aconteceu, umidade demais quando a bomba tava ligada? Grato pela ajuda

Acho que você desistiu cedo demais. O tom azul indica micélio danificado, ou ressecamento. Talvez a bomba estivesse respingando água nos bolos.

De qualquer forma, parabéns.
 
Usar filtro no terrário colado na parte de dentro pode ocasionar algum problema?

Não, nenhum. Mas como fica muito molhado por dentro, acho que é mais fácil colocar pela parte de fora. Em minha opinião, quanto mais simplificado o terrário, melhor!
 
Oi, tudo bem? Tenho dado uma olhada tentando ver quantos dias após a inoculação do bolo PF aparece o micélio e isso varia bastante nos varios tópicos que li. Então decidi perguntar aqui. Quanto tempo leva? É que inoculei três bolos já faz mais de uma semana e ainda nenhum sinal do micélio e nem de contaminação, na verdade o bolo continua lá com aparência de estéril. Como essa seringa veio do Canadá, acredito que possivelmente estragou durante a viagem e os esporos morreram. Vocês acham que devo desistir desse cultivo logo ou espero mais tempo? Posso depois da primeira inoculação, tentar inocular mais com o que restou da seringa? tambem to achando os bolos meio secos, vai que se colocar mais água da seringa de esporos ele deslancha!!
 
Oi Mauricio, tenho ate umas fotos que tirei pensando em fazer um diario de cultivo, se funfasse. Era um seringa de esporos de mexicanos! Segui a receita do preparo que vi aqui nos foruns, duas medidas de vermiculita, uma de arroz(usei o ráriz sete grãos) e a agua mineral eu fui dosando pra nao deixar a a mistura muito empapada, mas foi pouco menos de uma medida. A consitencia depois de tudo misturado parecia realmente muito boa. E a esterelização funcionou legal, ate agora tá esteril....rs

Seguem as fotos!
 

Anexos

  • image.jpg
    image.jpg
    153.8 KB · Visualizações: 18
  • image.jpg
    image.jpg
    144.5 KB · Visualizações: 18
  • image.jpg
    image.jpg
    104.2 KB · Visualizações: 16
Back
Top