Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Quanto tempo leva?

https://teonanacatl.org/threads/quanto-tempo-leva-para-os-primeiros-sinais-de-micélio-aparecerem.200/

Vocês acham que devo desistir desse cultivo logo ou espero mais tempo?

Aguarde um pouco mais.

Posso depois da primeira inoculação, tentar inocular mais com o que restou da seringa?

Não. Reinoculação aumenta as chances de entrar mofos e bactérias.

tambem to achando os bolos meio secos, vai que se colocar mais água da seringa de esporos ele deslancha!!

Não injete água! Também aumenta e muito o risco de contaminação.
 
Mexicanos ? Psilocibec Cubensis ou não ?



Que tipo de arroz é esse?
Voce fez com arroz cru triturado ou fez com grãos inteiros cozidos ?
Sim, eram cubensis, vou olhar direitinho o nome que veio na seringa e te passo depois.
O rariz é um arroz integral composto com outros grão integrais. Caríssimo, 20 reais o quilo, mas resolvi fazer o teste com ele. A composição dele é: Arroz Integral, Aveia Integral, Canola, Cevada, Linhaça, Quinoua, Trigo. Usei ele triturado no liquidificador.
 
A composição dele é: Arroz Integral, Aveia Integral, Canola, Cevada, Linhaça, Quinoua, Trigo. Usei ele triturado no liquidificador.

O substrato pode estar seco e demorar mais tempo do que o normal.
Essa composição com aveia não é recomendada.
O melhor é arroz cateto com casca amolecido por cozimento, custa R$3,50/kg.
Espere até 2 semanas que pode vingar, mas inicie outro cultivo para garantir.
 
Eu achei que aveia era bom porque vi num dvd de cultivo que tenho os gringos usando na composição do bolo junto com cevada! Mas de boa, bom saber! Vou esperar o carimbo chegar pra preparar outras seringas, continuo achando que essa estragou! Valeu a ajuda!
 
@ZuNereus, para testar a viabilidade da sua seringa, recomendo que faça uma cultura líquida. É muito simples fazer CLs, pesquise o fórum para mais detalhes. Se der certo você terá inóculo para muitos cultivos.
 
Cara, eu tava pensando exatamente isso! Tava até lendo aqui as receitas de CL! Eu me animei com essa seringa Pq eu tinha tentado no agar e apareceu micélio, mas dai contaminou tudo! Então resolvi ir direto pros bolos, mas tô achando que vou usar o restante dessa seringa numa Cl mesmo que eh muito mais negócio pra mim! Valeu pelo toque! :)
@ZuNereus, para testar a viabilidade da sua seringa, recomendo que faça uma cultura líquida. É muito simples fazer CLs, pesquise o fórum para mais detalhes. Se der certo você terá inóculo para muitos cultivos.
pensando
 
salve salve rapeize... 2 duvidas...

tinha uma conta de login rockflu, que esqueci a senha e nao tenho mais acesso ao email cadastrado, tem como recuperar ?

outra eh que agora moro no uruguay... sera q a profungos envia pra aqui ou vou ter q pedir na fsre ? ou alguem sabe outro banco ou outra forma ? lendo nos post acho q so o fsre esta ativo, procede ?

saludos para todos
 
Olá pessoal, bom dia!
Estou querendo fazer algumas tentativas novas e preciso de ajuda...
Peço desculpas se a pergunta ja aconteceu em algum tempo atrás, mas não achei uma TEK pra esse metodo...

Recentemente comecei um cultivo da Strain Campinas em PFTEK.
Os frutos estão começando a aparecer agora, estou muito satisfeito.
Essas fotos são dos resultados...
20150302_081216.jpg 20150302_081301.jpg 20150302_081305.jpg

Alguns imprevistos foram muitos pins nascendo na parte de baixo dos bolos, o que resultou em alguns abortos, mas eu virei os bolos....

O terrário novo nao apresentou problemas, consegui me adaptar. Cheguei aqui pela ajuda do @RainSpirit, senao eu teria feito muitos furos desnecessarios e com certeza seria risco de contaminantes...
Estou retirando carimbos.
20150302_081227.jpg

Nao tenho certeza se está tudo indo certo, mas vou dizer o que estou planejando...
Não tenho um ventilador portatil entao deixei os cogumelos em um prato dentro do meu quarto que tem ventilação (aqueles ventilador de teto) o dia inteiro.
O ambiente não tem iluminação (por isso a qualidade da imagem). A unica luz é utilizada no terrário que fica ligado 12hrs por dia. Daqui a pouco vou ir comprar o dissecante e pretendo daqui 36 ou mais horas colocar os cogumelos em um pote com o químico. Até aí ta indo bem? Espero que sim! :D

Agora vem a parte complicada.
No primeiro cultivo tentei começar direto com um bulk. Falta de dedicação e de experiencia resultou em contaminação.
Mas agora pretendo novamente um bulk, só que desta vez com grama.
20150302_081058.jpg
Essa grama eu cortei na minha casa, e preciso de ajuda em como preparar esse substrato.
Estou pensando em inocular em milho, assim que estudar todo o processo de tindalização, mas preciso de ajuda na parte da pasteurização.
Estava pensando em afogar essa grama na agua e deixar por 1h30 numa panela, aguardar 1h e fazer novamente o processo. O que acham?
E sobre corretor de Ph, eu tenho a disposição o gesso, mas não sei a quantidade...
Com uma proporção maior de substrato, qual seria a proporção do casing tendo como substratos esterco, vermiculita e a grama?

É isso. Quero opniões do post em geral. Aos olhos de vocês, está indo bem? tem como melhorar, etc. Estou aberto a sugestões.]
Grato pela ajuda!

Atenciosamente,
AbsolemSoul
 
Daqui a pouco vou ir comprar o dissecante e pretendo daqui 36 ou mais horas colocar os cogumelos em um pote com o químico. Até aí ta indo bem? Espero que sim!

Sim, mas o correto é dessecante! :geek: Dissecante é aquilo que disseca, significa: cortar ou separar de maneira metódica e organizada.

Essa grama eu cortei na minha casa, e preciso de ajuda em como preparar esse substrato.

Essa grama está verde. Não se usa grama/palha verde porque o micélio levará muito tempo para digeri-la. Antes de usá-la é preciso que você seque essa grama no sol até perder a cor verde.

Estou pensando em inocular em milho, assim que estudar todo o processo de tindalização, mas preciso de ajuda na parte da pasteurização.

Há alguma razão especial para seguir o método de tindalização? Esterilizar na panela de pressão é mais rápido e eficaz.

Pasteurização é muito simples. O método que faço foi descrito em um diário da @Champis: https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-pc-australian.9500/page-11#post-144441

Outros métodos: https://teonanacatl.org/threads/pasteurização-larga-escala.9005/

Estava pensando em afogar essa grama na agua e deixar por 1h30 numa panela, aguardar 1h e fazer novamente o processo. O que acham?

Para hidratar grama/palha o ideal é 24 horas.

E sobre corretor de Ph, eu tenho a disposição o gesso, mas não sei a quantidade...

Pesquise o fórum, há muitas informações a respeito das dosagens de cálcio.

Com uma proporção maior de substrato, qual seria a proporção do casing tendo como substratos esterco, vermiculita e a grama?

Não entendi muito a sua dúvida. Casing é apenas uma camada, basta que ela tenha 1 ou 2 centímetros de altura. Ou você quer saber a proporção do spawn em relação ao bulk?
 
Não tenho um ventilador portatil entao deixei os cogumelos em um prato dentro do meu quarto que tem ventilação (aqueles ventilador de teto) o dia inteiro.
O ambiente não tem iluminação (por isso a qualidade da imagem). A unica luz é utilizada no terrário que fica ligado 12hrs por dia. Daqui a pouco vou ir comprar o dissecante e pretendo daqui 36 ou mais horas colocar os cogumelos em um pote com o químico. Até aí ta indo bem? Espero que sim!

Um ventilador de teto não vai secar os cogumelos. E em 36 horas à temperatura ambiente pode ser que já comecem a se decompor.
 
Beleza... cosmik, a proporção é em relação ao Spawn.
Já vou colocar a palha no sol. Depois disso vou hidratar por 24 horas, e só então vou poder pasteurizar. Não tem nada em especial na tindalização, é porque os resultados parecem mais satisfatórios em relação a assepsia...

Ecuador, você teria alguma sugestão pra secar os cogumelos?? Eu pensei em coloca-los em uma toca cirurgica e amarrar essa toca no ventilador pra ficar mais perto do vento....

Obrigado pela ajuda!
 
Ecuador, você teria alguma sugestão pra secar os cogumelos??

Se vai levar mesmo 36 horas até colocá-los no dessecante guarde-os na geladeira. Se for uma frost free melhor ainda. Mas uma geladeira normal também serve. Só tome cuidado para não congelá-los.

Depois tire da geladeira e coloque no dessecante.

Se não for possível usar a geladeira você vai ter que improvisar do modo que der, talvez com essa sua idéia.
 
a proporção é em relação ao Spawn.

A proporção segura de spawn para substrato pode ser na faixa de 1:1 até 1:5. Mas como é sua primeira experiência com bulks, recomendo iniciar com uma proporção de 1:2 ou 1:3.

:idea: Quanto maior for a proporção do substrato, mais tempo levará para o micélio colonizar e maior será a chance de contaminar.
 
Ecuador, as 36 hrs é pq eu li em algum post que eu nao me lembro, onde deixaram 48 horas em cima do ventilador...
Mas pretendo estar com o dessecante ate o fim do dia, e quando estiver, já posso guardar os cogumelos no pote com um pouco, ou preciso esperar que eles peguem mais ar fresco?

A proporção segura de spawn para substrato pode ser na faixa de 1:1 até 1:5. Mas como é sua primeira experiência com bulks, recomendo iniciar com uma proporção de 1:2 ou 1:3.

Então seria +- 500 ml vermiculita, 250 humus ou estero e 250 da grama???

Obrigado pela ajuda pessoal! :D
 
Então seria +- 500 ml vermiculita, 250 humus ou estero e 250 da grama???

Acho que você entendeu errado, spawn são os grãos colonizados por micélio. Eu estava me referindo a proporção de spawn versus substrato (vermiculita, húmus, esterco, palha, grama, etc.).

Exemplo: 1 litro de milho colonizado para 3 litros de substrato.

Captou? :D

As proporções do substrato em si não tem regras muito definidas. O RR (do Shroomery) recomenda que a quantidade de esterco seja igual a de vermiculita, o resto vai por conta do freguês. Por outro lado, se for esterco de cavalo, geralmente vem com palha misturado, nesses casos não precisa de tanta vermiculita.

Se aventurar em bulks requer mais intuição do cultivador e um maior conhecimento dos materiais usados (por isso é uma técnica avançada). Digo isso porque os materiais variam muito de um cultivador para outro. Não é como os PF Tek, onde os materiais usados são relativamente parecidos e as medidas funcionam para quase todo mundo.

Abaixo segue algumas sugestões/variações de misturas que podem dar certo, lembre-se que é apenas um ponto de partida, analise bem os materiais que você têm em mãos e boa sorte:
  1. 50% de grama + 20% de esterco + 20% de vermiculita + 10% de gesso
  2. 40% de grama + 15% de húmus + 15% esterco + 25% vermiculita + 5% de gesso
  3. 30% de grama + 20% de húmus + 20% de esterco + 20% de vermiculita + 10% de gesso

Recomendo também que você leia os diários de cultivos dos outros membros, geralmente eles informam as proporções usadas nos bulks e outros detalhes importantes.
 
Mas pretendo estar com o dessecante ate o fim do dia, e quando estiver, já posso guardar os cogumelos no pote com um pouco, ou preciso esperar que eles peguem mais ar fresco?

Geralmente se coloca os cogumelos para uma pré-secagem no túnel de vento para poupar dessecante. Não é para que eles peguem ar fresco.

Mas você não tem um túnel de vento, então pode ir direto para o dessecante. Quando secos (crocantes) guarde-os com mais um pouco de dessecante. É bom verificar de vez em quando para ter certeza de que continuam crocantes.
 
Li que a agua da panela de pressão não pode ultrapassar 1/3 dos copos, sempre utilizei a PP com agua até a metede dos copos, por que é errado?
 
Back
Top