Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Fantástico o fórum, realmente. Li tudo que pude, aceitei o método básico de PF pro meu primeiro cultivo, aliviado de ter um caminho tão simples. Tudo que é dúvida que surgiu até o momento (acredito que quando for sair pra prática vai ter mais dúvidas) foi sanada, exceto essas duas:

1 - Há sugestão de qual seria a melhor raça de Psilocybe cubensis pro primeiro cultivo? Até achei estranho ninguém perguntar isso no fórum. Achei apenas a referência à espécie Psilocybe cubensis em geral ser fácil, mas eu queria saber qual a melhor raça dela em termos de chances de sucesso. Eu fico aqui viajando se não seria a raça Brasileiro, porque seria mais adaptada ao Brasil, afinal, me dando mais chances de lidar com as temperaturas durante a expansão do micélio e a frutificação, o que basicamente seria: colocar em cima da geladeira e depois colocar no chão. Mas não tem Brasileiro no profungos. No entanto, tenho visto muita popularidade com a raça A+ Albino, que tem no banco. Alguma sugestão? (De preferência, sugiram algo que eu possa pegar no banco profungos, por favor).

2 - Após leitura do manual em PDF com o método PF, consegui sanar todas as dúvidas que já surgiram nessa fase de leitura e compreensão nos tópicos que já existem. No entanto, restou uma, lá da fase do terrário, em que gostei muito da possibilidade de usar garrafas pet de 2 litros. Pois bem, o manual nos fala "faça alguns furos na garrafa e tampe com uma tira esparadrapo micropore". Beleza, vou fazer isso - regra do "faça o que é dito sem questionar". Mas, vendo as fotos, parece que a pet fica totalmente aberta por cima, sem nenhuma tampa. Então, pra que os furos com micropore se já há circulação de ar pela parte de cima destampada? (É uma dúvida mais teórica do que prática).

Sou leigo mas gostaria de deixar minha resposta pois tive a mesma duvida, corrijam me se eu estiver errado.

1 - Quando pensei, qual é a melhor pra iniciante logo também pensei na questão do clima, mas vi que isso talvez não importe muito, mas se for considerar, pegue um proximo da sua região com condiçoes climaticas semelhantes, no meu caso moro no sul acho que boas opções seriam, argentino, paraguaio, cuiaba etc...
Veja na biblioteca tem o guia de raças, muito bom, bonito e bem explicado, vi ele e pretendo em breve colher mexicans dutchs kings gordinhos :D
2 - O esparadrapo, pelo que percebi, é para proteger o bolo na face inicial da formação do micélio, quando o micelio esta bem desenvolvido ele fica mais resistente a contaminações.
Como disse sou iniciante, se falei mer... me informem

Tenho algumas duvidas
1- posso encontrar cubensis em coco de cavalo? o pessoal sempre fala apenas de coco bovino
Sei que ainda não é epoca as perguntas abaixo são mais e curiosidade mesmo
2- qual a temperatura minima (e maxima) aproximada para encontrar amanitas?
3- é possivel encontrar amanitas perto de araucarias e pinheiros do parana ou só pinus mesmo?
Desde ja muito obrigado pela atençao.

Última edição por um moderador:
1- posso encontrar cubensis em coco de cavalo? o pessoal sempre fala apenas de coco bovino

Tem um tópico marcado como fixo no sub-fórum básico onde você pode encontrar a sua resposta: Identificando e colhendo cogumelos

2- qual a temperatura minima (e maxima) aproximada para encontrar amanitas?

Veja abaixo:

amanitas precisam de chuva 2 - 3 meses antes da frutificacao, depois disso o ideal eh voce esperar 4 - 5 dias de frio constante (de 0 a 14 graus) e alta umidade.
nem precisa chover, assim que sair um sol elas frutificam, e 2 dias depois ja podem ser colhidas pra consumo.
confirmei novamente este ano este procedimento e deu certinho. hoje mesmo ta cheio aqui no ABC paulista.

3- é possivel encontrar amanitas perto de araucarias e pinheiros do parana ou só pinus mesmo?

Simbiose Araucaria angustifolia

2 - O esparadrapo, pelo que percebi, é para proteger o bolo na face inicial da formação do micélio, quando o micelio esta bem desenvolvido ele fica mais resistente a contaminações.

Então, quando falei da garrafa pet, estava me referindo já à fase do terrário. Parece que a garrafa fica aberta por cima, mas dos lados tem que fazer furos e colocar filtros... Ai queria saber porque. A menos que eu estou errado e na verdade coloca alguma tampa na pet, mas isso é algo "tão óbvio" que nem aparece no manual, sacou? ;)

@JoaozinBR,

Veja o quote abaixo:

Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Portanto, aconselho que tente em um tópico específico sobre "morte do ego" ;)

Muito obrigado novamente @Ecuador pela ajuda. Resumindo achar cubensis em coco de cavalo é difícil e achar amanita próximo a araucária é dificilíssimo.
Dá próxima vou pesquisar melhor e tentar achar sozinho.

Li que giz serve pra regular o ph do casing.
Gostaria de saber se posso pegar um giz de escola (aquele que se usa na lousa) e raspar em cima do casing para regular o ph...
Obrigado pela atenção.

@Ecuador Bom, obrigado por me indicar os links, mas acontece que eu ja li ambos no glossário tanto sobre controle de ph e giz no caso. A minha dúvida é se o giz de escolar (usado na lousa) pode ser usado sem nenhum problema.

A minha dúvida é se o giz de escolar (usado na lousa) pode ser usado sem nenhum problema.

Se você leu o verbete de giz viu lá que giz, e aí entra também o que chamamos de giz de lousa, pode ser feito de mais de um material.

Se for um giz de lousa feito de carbonato de cálcio serviria para controle de pH. Se for feito de outro material não.

Sugiro que leia o que diz na embalagem do giz e com sorte lá você vai conseguir saber do que ele é feito.

Estou na duvida, se para fazer a a frutificação pelos bolos pf tek. Precisa ter um tamanho minimo o copo (com um copo de 190ml ta bom já?)?

Pesquise o fórum! A resposta abaixo está na página anterior desse mesmo tópico:

Potes de iogurte de quantos ml? Lembre que a PFTek original usava potes de aproximadamente 237 ml. Talvez não seja produtivo usar potes menores que essa medida.

E estou com duvida no bulk (já li : https://teonanacatl.org/threads/simplificando-o-bulk.1920/ ) mas mesmo assim não entendi muito devido o tópico ter as imagens off......

Além do tópico que você mencionou, temos muitos outros tópicos e diários dedicados aos bulks. Reserve um tempo para ler mais o fórum. :ler:

Para o começo atenha-se ao PF Tek, bulk é muita complicação para um iniciante.

Não tem tamanho mínimo para os bolos PF, já consegui bons frutos de bolos bem pequenininhos (do tamanho de um pote de patê). Mas na prática bolos com 200-300 ml funcionam bem. 190 ml é suficiente, mas você pode querer usar um copo mais largo, que vai ter mais que isso.

Para o começo atenha-se ao PF Tek, bulk é muita complicação para um iniciante.

Não tem tamanho mínimo para os bolos PF, já consegui bons frutos de bolos bem pequenininhos (do tamanho de um pote de patê). Mas na prática bolos com 200-300 ml funcionam bem. 190 ml é suficiente, mas você pode querer usar um copo mais largo, que vai ter mais que isso.
Acho que para mim seria melhor pois a panela de pressão não é tao grande e com esses copos fica mais fácil e da para fazer mais ...
E o copo sendo pequeno o micélio não cresce mais rápido?

Back