Vermiculita, ou Vermiculita expandida, ou Mica expandida, é um mineral semelhante à mica, formado essencialmente por silicatos hidratados de alumínio e magnésio, que submetida a um aquecimento adequado a água contida entre as suas milhares de lâminas se transforma em vapor fazendo com que as partículas explodam e se transformem em flocos sanfonados. Cada floco expandido aprisiona consigo células de ar inerte, o que confere ao material excepcional capacidade de isolação. O produto obtido é inífugo, inodoro, não irrita a pele nem os pulmões, apresenta baixa condutividade elétrica, é isolante térmico e absorvente acústico; não se decompõe, deteriora ou apodrece; não atrai cupins ou insetos; é somente atacado pelo Ácido Fluorídrico a quente; pode absorver até cinco vezes o seu peso em água e tem as características necessárias aos materiais filtrantes.

A vermiculita é muito usada no cultivo de Fungos psicoativos, em Bolos PF, ou em casings e e em bulks. Em Bolos PF parece ser quase indispensável se o objetivo for Frutificação no próprio Bolo (vide verbete relacionado nas referências).

Encontrada para venda em floriculturas e lojas de material de construção, entre outras.

Ocorre em diversas granulações, todas utilizáveis na confecção do Substrato. Entretanto a vermiculita fina retém mais água (vide referências). A vermiculita grossa pode favorecer uma melhor aeração do Substrato.

Abaixo, uma foto de vermiculita fina:

vermiculita.jpg