Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Boa noite, inoculei 3 copos, proporção de 2-1-1 (PF Tek), no dia 20/03 dei uma olhada hoje nos copos não notei nenhum aparecimento de micélio e reparei que os bolos estão secos, será que posso (com uma seringa) injetar um pouco de água destilada? (usei arroz integral, pó de coco e água)

Última edição:
Inoculei 4 potes de milho, um está totalmente colonizado os outros estagnaram, 1 deles eu agitei e o micelio parece que "sumiu", alguem sabe o que pode ser?
20150312_225237.jpg

Inoculei 4 potes de milho, um está totalmente colonizado os outros estagnaram, 1 deles eu agitei e o micelio parece que "sumiu", alguem sabe o que pode ser?
View attachment 77830
Isso é normal, foi causado pelo estresse. Já realizei esse experimento e te digo com certeza que estagnaram por falta de oxigênio. A colonia estagna por falta de oxigênio e não por falta de choque mecânico. Se for possível depois teste os seus recipientes, encha-os de água, feche-os, vire de cabeça para baixo e agite para ver se vaza agua (se for possível retorne com os resultados). Provavelmente os que chegaram a 100% podem haver algum suspiro.

Última edição:
Boa noite, inoculei 3 copos, proporção de 2-1-1 (PF Tek), no dia 20/03

Você está brincando? Após somente 4 dias já quer mexer nos bolos? Se não controlar a ansiedade vai acabar tomando alguma decisão precipitada.

Além disso essa história de injetar água em bolos já inoculados não funciona. O jeito é esperar. Para sua sorte substrato um pouco seco coloniza melhor que substrato úmido.

A colonia estagna por falta de oxigênio e não por falta de choque mecânico.

Segundo o pessoal que prepara spawn com grãos o choque mecânico na verdade desorganiza o micélio e faz com que o crescimento pare por alguns dias.

um está totalmente colonizado os outros estagnaram

Como a sugestão do @Arcturus é falta de oxigênio, você pode tentar promover troca de ar nos potes. Talvez afrouxando um pouco a tampa e cobrindo com um filtro para evitar a entrada de contaminantes.

Obrigado Ecuador, é meu primeiro cultivo (tai o motivo na ansiedade, e eu sou uma pessoa bastante ansiosa também) eu dei uma olhada nos bolos porque em alguns tópicos vi a galera falando sobre aparecimento de micélio com 3 dias de inoculação... Mais uma vez obrigado, irmão!

Quando vocês tiram o carimbo de um cogumelo vocês usam glovebox? Não digo na parte de fazer a seringa, mas sim na fase em que se põe o cogumelo no papel alumínio. Uma outra dúvida é de como se faz a esterilização do papel alumínio, é necessário esterilização no forno ou só um álcool é suficiente?

Não digo na parte de fazer a seringa, mas sim na fase em que se põe o cogumelo no papel alumínio.

Eu não tenho glovebox, então uso somente um tupperware bem desinfetado.

Uma outra dúvida é de como se faz a Esterilização do papel alumínio, é necessário esterilização no forno ou só um álcool é suficiente?

Eu prefiro esterilizá-los no forno, mas há quem use somente álcool 70.

As chances aumentam consideravelmente fazendo a seringa fora de uma GloveBox, mesmo sendo um ambiente fechado.

Caso você não tenha uma GloveBox, pode fazer o procedimento em frente a um forno, o vapor quente expulsaria os esporos contaminantes, mas mesmo assim essa tek nao é 100%, mas ajuda.

Hauxx.

bom dia, minha duvida são bem basica, eu acho, mas nao encontrei resposta para elas, pelo menos nao claramente.
1. percebi que os bolos de pf tek tem sempre tamanho semelhantes, vi um topico sobre os diferentes tipos de plastico e que o pote de iogurte aguenta até 120º, qual seria a desvantagem de usar copos de iogurte (tamanho menor que o utilizado pela maioria do forum)? se é que existe desvantagem.
não percebi uma relação direta entre o tamanho dos bolos e o tamanho dos frutos, ja vi bolos grandes darem poucos frutos e bolos normais frutificarem absurdamente.
Grato desde já pela atenção.

qual seria a desvantagem de usar copos de iogurte (tamanho menor que o utilizado pela maioria do forum)

Potes de iogurte de quantos ml? Lembre que a PFTek original usava potes de aproximadamente 237 ml. Talvez não seja produtivo usar potes menores que essa medida.

Quanto ao tipo de plástico utilizável com sucesso, e segurança, veja Potes plásticos no cultivo de cogumelos.

No meu primeiro cultivo,usei a tampa do forno ligado como minha bancada de trabalho. Porém,me mudei e na casa nova estou com um fogão sem forno. Tem alguma maneira de inocular com as bocas de trás ligadas e trabalhar nas bocas da frente(pensando num fogão de 4 bocas)?

Fiz uma glovebox de papelão,onde confeccionei as seringas,mas achei muito limitadora. Não tinha tido tempo de pregar as luvas no cano,só passei álcool nos braços e mãos e enfiei no buraco. Dentro da GB,passei álcool 70 em tudo e fiz. Seria melhor improvisar a inoculação na boca do fogão ou utilizar a GB de papelão da forma já usada me serviria?

Semana que vem vou agilizar uma GB descente com caixa organizadora.

Alguém sabe se é possível usar seringas contaminadas com alguma margem de sucesso?

Como proceder?

Creio que o melhor caminho é tentar cultura de agar em placas de petri, e a partir do que crescer tentar separar um setor não contaminado só com micélio de cubensis.

Mas a seringa pode estar tão contaminada que até isso pode ser bem difícil.

Fantástico o fórum, realmente. Li tudo que pude, aceitei o método básico de PF pro meu primeiro cultivo, aliviado de ter um caminho tão simples. Tudo que é dúvida que surgiu até o momento (acredito que quando for sair pra prática vai ter mais dúvidas) foi sanada, exceto essas duas:

1 - Há sugestão de qual seria a melhor raça de Psilocybe cubensis pro primeiro cultivo? Até achei estranho ninguém perguntar isso no fórum. Achei apenas a referência à espécie Psilocybe cubensis em geral ser fácil, mas eu queria saber qual a melhor raça dela em termos de chances de sucesso. Eu fico aqui viajando se não seria a raça Brasileiro, porque seria mais adaptada ao Brasil, afinal, me dando mais chances de lidar com as temperaturas durante a expansão do micélio e a frutificação, o que basicamente seria: colocar em cima da geladeira e depois colocar no chão. Mas não tem Brasileiro no profungos. No entanto, tenho visto muita popularidade com a raça A+ Albino, que tem no banco. Alguma sugestão? (De preferência, sugiram algo que eu possa pegar no banco profungos, por favor).

2 - Após leitura do manual em PDF com o método PF, consegui sanar todas as dúvidas que já surgiram nessa fase de leitura e compreensão nos tópicos que já existem. No entanto, restou uma, lá da fase do terrário, em que gostei muito da possibilidade de usar garrafas pet de 2 litros. Pois bem, o manual nos fala "faça alguns furos na garrafa e tampe com uma tira esparadrapo micropore". Beleza, vou fazer isso - regra do "faça o que é dito sem questionar". Mas, vendo as fotos, parece que a pet fica totalmente aberta por cima, sem nenhuma tampa. Então, pra que os furos com micropore se já há circulação de ar pela parte de cima destampada? (É uma dúvida mais teórica do que prática).

Back