Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Um terrário de 66l seria melhor uma bomba de ar com vazão 1.5 l/m ou 3.5 l/m ? O que aconteceria no caso de ter pouca vazão ou muita?

A troca de ar em demasia pode retirar a umidade do seu terrário, fazendo com que fique sempre abaixo de 90%.

Já pouca vazão de ar pode ser prejudicial em termos do acúmulo de CO2 no terrário, o que faz com que os frutos não cresçam adequadamente e o micélio gere muitos abortos. ;)
 
Um terrário de 66l seria melhor uma bomba de ar com vazão 1.5 l/m ou 3.5 l/m ?

Nos meus cultivos utilizo uma bomba de 1L/m em um terrário de 63 litros. Fica 24 horas ligada, mas dependendo da fase do cultivo eu uso timer para ligar e desligar a cada 15 ou 30 minutos. Recomendo que comece deixando 24 horas ligada, conforme for ganhando experiência, você pode alterar o tempo que fica ligada, mas sempre observando/anotando as alterações do terrário.
 
Li que é bom fazer um dunk antes do 1º flush e fiz um no casing, 8 horas.
Tirei o dunk da agua e escorri, porém o pó de coco continua bem molhado, o processo é assim mesmo? tenho que escorrer mais ele?

Tais falando de um bolo PF que se misturou fibra ou de um casing onde se colocou fibra de pó de coco por cima?
 
de um casing, tupy...
no momento ele está no terrário e continua bem molhado..

Uma das opções quando se quer hidratar é tirar de cima a camada de pó de fibra de coco, quando está não está muito compactada com o micélio e ai sim deixar o substrato mergulhado em água. Mas é mais comum, nesse caso, quando não há camada de casing, somente o substrato. E caro, os furos de drenagem são muito importantes, caso contrário, vai acumular água no fundo.
 
eu queria saber:

em copos que usarei milho para futuramente montar casing tenho que usar vermiculita no fundo do copo e tambem no topo fazendo assim o selo? ou apenas o milho depois de passar pela esterilizacao agressiva?

Pode guardar o restante da suspensao de esporos que sobrar na seringa depois de inocular os copos?

Qual melhor forma de esteriizar o milho ( ferve, agua sanitaria, calcareo e esterilizacao ou ferve, ferve, ferve, esterilizacao?)claro que em 4 dias.

Sob o casing... da na mesma usar calcario dolomitico ou cal virgem?

Qual meio mais eficiente de deixar o terrario inclinado devido a condensacao de agua na tampa nao cair nos bolos/casing?



Obrigado
 
eu queria saber:
em copos que usarei milho para futuramente montar casing tenho que usar vermiculita no fundo do copo e tambem no topo fazendo assim o selo? ou apenas o milho depois de passar pela esterilizacao agressiva?

Coloque um pouco de vermiculita no fundo somente. Isso fará com que a umidade em excesso seja absorvida. Não há necessidade de colocar nada no topo, mesmo por que a vermiculita desceria para o fundo.

Pode guardar o restante da suspensao de esporos que sobrar na seringa depois de inocular os copos?

Sim, pode armazenar normalmente. Enrole em um papel alumínio e coloque na geladeira.

Qual melhor forma de esteriizar o milho ( ferve, agua sanitaria, calcareo e esterilizacao ou ferve, ferve, ferve, esterilizacao?)claro que em 4 dias.

Eu faço uma tindalização e então esterilizo na panela de pressão. Não acrescento mais nem água sanitária, nem calcário. Para tindalizar, deixe de molho por 24 horas, ferva e troque a água. Faça esse processo no mínimo duas vezes. Eu fazia 3 vezes em 3 dias, mas era demais e os grãos de milho acabavam rachando.

Sob o casing... da na mesma usar calcario dolomitico ou cal virgem?

Não sei muito bem a diferença entre os dois, ou se há alguma na realidade... Mas trabalhe com o calcário, que é o mais utilizado.

Qual meio mais eficiente de deixar o terrario inclinado devido a condensacao de agua na tampa nao cair nos bolos/casing?

Não se preocupe... algumas gotas no micélio não irão prejudicá-lo! ;)
 
Sob o casing... da na mesma usar calcario dolomitico ou cal virgem?

Evite usar calcário dolomítico, pois contém magnésio. Fungos não gostam de magnésio! Se decidir usar, certifique-se que a porcentagem de Mg fique no máximo em 1% do total do substrato.

Entre os dois é preferível que use cal virgem. Porém, cal virgem é óxido de cálcio, bem mais forte que o carbonato de cálcio por exemplo. Por tanto, use doses baixas e evite o contato direto, use ao menos uma proteção nas mãos e olhos (sério, pode causar cegueira!).

O recomendado é:
 
olá!
lembro de um dia estar revirando o fórum e encontrei um tópico com endereços indicando onde encontrar vermiculita, e eu acho que tinha um endereço na minha região. Porém agora nao encontro mais esse tópico. Alguém sabe do tópico que estou falando?
obrigado
 
Olá pessoal, fui dar início à minha CL e tive o seguinte problema:
1 - Foi horrível medir a Glucose, a balança de precisão hora não reconhecia, hora jogava o valor no alto, já que é grude puro. Vocês tem alguma fórmula secreta para sobreviver ao pai do superbonder e fazer uma medição bacana sem sofrimentos?
 
Vocês tem alguma fórmula secreta para sobreviver ao pai do superbonder e fazer uma medição bacana sem sofrimentos?

Uma colher de chá (rasa) de glucose para 100ml de água é seguro. É melhor errar por ter menos nutrientes do que ter muito nutrientes. O micélio se desenvolve muito bem entre 1% até no máximo 5%. Particularmente uso apenas 2% de nutrientes.
 
Última edição:
1 colher de chá de glucose para 100ml de água é seguro.


Cosmik, uma colher de chá de glucose teria 6 ou 7 gramas. Não é muito para 100 ml de água?
 
Back
Top