Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Lembrando também que não se deve "chacoalhar" o pote, apenas rolar o mesmo para que os graõs se movam.
 
Galera, tenho uma CL de 95g água + 5g dextro já com uma nuvem de micélio aglutinado. Posso sugar um pouco desse micélio e injetar numa solução de 95g água / 5g dextrose p/ conseguir replicar esse micélio? Gostaria de ter uma segunda cultura extra p/ garantir caso ocorra problemas com a primeira. Obrigado!
 
Última edição:
Pode sim @MadHatter , qualquer quantidade pequena de micélio ja funciona podendo se replicar quantas vezes você quiser devendo ficar atento a assepsia da glove box e esterilização do material. É necessário usar *agulha grossa para evitar o entupimento na hora de sugar a solução, alguns cultivadores costumam usar seringa sem agulha mas particularmente eu não acho aconselhável.

*Agulha hipodérmica 40X1,2 (18Gx 0,5")
 
tenho aqui duas caixas organizadoras, uma de 31lts e outra de 60lts. Qual vocês me recomendam deixar para fazer a GB? A outra automaticamente se tornará incubadora.
A de 30lts tem a tampa verde e fosca. Se vocês acharem essa uma melhor solução, teria algum tipo de impedimento usá-la de ponta-cabeça?
 
tenho aqui duas caixas organizadoras, uma de 31lts e outra de 60lts. Qual vocês me recomendam deixar para fazer a GB?

Recomendo a de 60L. Aqui eu uso uma de 30L como GB, mas é muito apertado, não dá para trabalhar direito.

A de 30lts tem a tampa verde e fosca. Se vocês acharem essa uma melhor solução, teria algum tipo de impedimento usá-la de ponta-cabeça?

Acredito que não. Mas pode ser que a força da gravidade cause no plástico alguma instabilidade a nível subatômico. Vire com muito cuidado, vai que explode...
 
Galera, qual o procedimento ideal para o substrato para bulk? Em alguns posts encontro informações que deve ser só pasteurizado, entre 60 a 85º tem funcionado para muitos. Em outros posts, indicam a esterilização em PP, onde no interior da panela, pode chegar a 120º. Qual seria o ideal?

"Pasteurização: É realizada a 60°C por 2-6 horas. O objetivo da pasteurização é matar ou neutralizar todos os organismos nocivos no composto. Estes são principalmente nematóides, ovos e larvas de moscas, ácaros, fungos nocivos e os seus esporos. O período de tempo necessário depende geralmente da profundidade do enchimento. Camadas de composto mais profundas requerem mais tempo do que as rasas. Em geral, duas horas em 60°C é suficiente. Temperaturas acima de 60°C Devem ser evitadas por inativarem fungos e actinobactérias, enquanto estimulam o crescimento de bactérias nocivas." Paul Stamets - The Mushroom Cultivator

upload_2014-6-6_9-55-11.png

 
Galera, qual o procedimento ideal para o substrato para bulk? Em alguns posts encontro informações que deve ser só pasteurizado, entre 60 a 85º tem funcionado para muitos. Em outros posts, indicam a esterilização em PP, onde no interior da panela, pode chegar a 120º. Qual seria o ideal?

Ambos servem. Mas se for esterilizar bulk/esterco, é preciso por em mente que é mais fácil para contaminar. Pois se algum contaminante cair no substrato (super nutritivo), não haverá competidores, facilitando a dominação do meio. Geralmente esteriliza bulk quando se faz a inoculação direta a partir de CL ou seringa ME. Já que dessa forma, o micélio levará um tempo para se desenvolver. Esse método é comum entre os gringos, principalmente com espécies Panaeolus e/ou em técnica monotub.

Eu prefiro pasteurizar porque acho mais simples, principalmente quando vou inocular o bulk com o spawn, não preciso usar GB, ter todo aquele rigor com assepsia.
 
Pasteurizar o esterco/pó de coco é sempre uma boa, existem diversos métodos para isso. O que eu estou utilizando no momento é o da água fervente+balde, e está funcionando muito bem!

O que tem que ter cuidado é deixar os recipientes com o substrato pasteurizado e inoculado bem fechados, e sempre manusear com assepsia, por que se algum esporo cair em uma área não colonizada, ele vai se desenvolver e contaminar o cultivo.
 
O que tem que ter cuidado é deixar os recipientes com o substrato pasteurizado e inoculado bem fechados, e sempre manusear com assepsia, por que se algum esporo cair em uma área não colonizada, ele vai se desenvolver e contaminar o cultivo.

Desculpe-me descordar dessa parte. O benefício em pasteurizar é justamente pela preservação de alguns micro-organismos que podem proteger o bulk de outros contaminantes mais agressivos. Em meus cultivos uso apenas um plástico filme e vários furos abertos e até agora tive 100% de sucesso. As únicas vezes que contaminaram foi justamente o oposto, quando não havia nenhum furo (tudo bem lacrado), pois a ausência de ar fresco prevaleceu as bactérias anaeróbicas, fermentando o esterco em poucos dias.

Como citei acima, um bulk bem pasteurizado, não há necessidade de GB quando vamos inocular com o spawn, é perfeitamente possível inocular ao ar livre (claro, em um ambiente moderadamente limpo). Se o bulk pasteurizado fosse tão sensível assim aos contaminantes no ar, todo o propósito da pasteurização iria por água abaixo. Obviamente, isso não quer dizer que podemos deixar um bulk em fase de colonização totalmente exposto, como na entrada de uma casa, por exemplo. Com o entra e sai de sujeira. Basta por dentro de um armário ou caixa semiaberta.
 
Bom, eu aprendi a pasteurizar com o método que o Cosmik me passou. Uma só pasteurização por 3 horas (banho maria), temperatura constante de 70 C.
Nas minhas 2 pasteurizações tive 100% de sucesso. Não me preocupei muito com assepsia no sentido de esterilizar os recipientes onde montei o bulk, usar uma colher esterilizada, etc, apenas estavam limpos e deu tudo certo.
Só apresentei problemas (cobweb) no momento que lacrei o bulk, já montado, e acabou abafando, mas consegui eliminar o cobweb e improvisei uma tampa com um escorredor e, no final, deu tudo certo.
No meu segundo bulk, tampei com papel alumínio e abri várias vezes o bulk (muitas mesmo). Não contaminou em nenhuma das vezes.

O substrato que eu usei foi húmus de minhoca. Não sei se com esterco as probabilidades de contaminação sejam maiores.
 
é perfeitamente possível inocular ao ar livre (claro, em um ambiente moderadamente limpo).

Sempre fiz desse jeito, inoculei em um ambiente limpo (mesmo por que é praticamente impossível inocular grandes quantidades de esterco dentro de uma glovebos). Os recipientes com bulk precisam estar fechados sim, mas isso não significa que eles não tenham que respirar. Como podem notar nos meus bulks, sempre há uma troca gasosa, porém ela ocorre com um filtro adequado.

E por experiência própria, quando o micélio não coloniza alguma parte da mistura do bulk, ou está enfraquecido nos flushes finais, os contaminantes tomam conta. Geralmente o green motherfucka. :)
 
Olá,
Venho nesse post para expor minhas dúvidas,uma das maiores dificuldades que novatos possuem pois podem cair no erro de perguntar algo que já foi perguntado e respondido,por isso, vou fazer 5 perguntas e se uma delas for inédita sorte minha.Pois bem eis as minhas curtas e intrigantes perguntas:
1-A vermiculita após o uso pode ser reutilizada?Se sim como proceder?
2-Existe alguma técnica para ocorrer um cruzamento de espécies entre cogumelos?
3-Qual a durabilidade de uma seringa de esporos,como e onde conservá-las?
4-Qual o meio mais eficiente para se conservar os esporos?Carimbo ou seringa?
5-Há um substituto para a farinha de arroz integral?Poderia utilizar farinha de trigo,farinha de aveia ?
 
Venho nesse post para expor minhas dúvidas,uma das maiores dificuldades que novatos possuem pois podem cair no erro de perguntar algo que já foi perguntado e respondido,por isso, vou fazer 5 perguntas e se uma delas for inédita sorte minha.
  1. Não acho viável. Pois uma vez utilizadas, podem conter matéria orgânica, facilitando a contaminação dos futuros cultivos.
  2. Não. E antes que pergunte se é possível cruzar duas strains: https://teonanacatl.org/threads/É-possível-cruzar-duas-raças.71/
  3. https://teonanacatl.org/threads/seringas-o-1º-passo.2010/ (Pesquisar o fórum ajuda poluí-lo menos. Obrigado!)
  4. Carimbo selado a vácuo.
  5. https://teonanacatl.org/forums/a-pf-tek-da-receita-até-a-inoculação.67/
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/forums/perguntas-frequentes.61/
 
Galera, qual o motivo de um bolo parar de frutificar mesmo estando em condições boas? Seria falta de nutrientes? E eu posso usar esse bolo que não frutifica para colonizar um balde para bulk?
 
Galera, qual o motivo de um bolo parar de frutificar mesmo estando em condições boas?


Parou de frutificar há quanto tempo?

Podem ser vários fatores. Acho a opção do bulk arriscada. Já pensou em fazer um dunk com o bolo?
 
Galera, qual o motivo de um bolo parar de frutificar mesmo estando em condições boas? Seria falta de nutrientes?

Se as condições climáticas realmente estão boas, então pode ser falha genética ou contaminantes. Falta de nutrientes eu creio que é raro ocorrer seguindo as técnicas clássicas.

E eu posso usar esse bolo que não frutifica para colonizar um balde para bulk?

Não. Quer dizer, você pode tentar, mas o bolo não irá regredir para a fase vegetativa.
 
Back
Top