Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
... em que ele cita que pode ser usado tanto vermiculita quanto fibra de coco como humidificador

É bom esclarecer que o tutorial cita que a vermiculita ou fibra de coco pode ser usado como umidificador de garrafa PET. Não serve para terrários.
 
o borbulhador de aquário pode ficar ligado infinitamente? Deu uma curiosidade repentina...

Infinitamente? Claro que não. :roflmao: Mas se quiser deixar 24 horas ligado enquanto houver vida útil, não há problema.
 
To com uma duvida, se posso fazer minha camada casing usando apenas a fibra de coco picotada e hidratada, seguido de uma pasteurização ?
Strain é Cambodians e o substrato são grãos de milho
 
Beleza, se tu ta falando que eu não li eu não li ¬¬.
E minha duvida ainda é a mesma: Se posso usar APENAS Fibra de coco na camada casing ? Com ph regulado ja.
Coco coir = Fibra de coco
pode ser usado como um material de casing tanto sozinho quanto misturado com turfa e/ou vermiculita.
https://teonanacatl.org/threads/fibra-pó-de-coco-para-casing.1023/
https://teonanacatl.org/threads/corumba-avante.9430/
https://teonanacatl.org/threads/casing-e-real.9436/
 
Estou pensando em fazer o meu bulk da seguinte maneira, experientes me ajudem rs
  • 2/4 de Fibra de coco
  • 1/4 de Borra de Café
  • 1/4 de Vermiculita
Mistura tudo e pasteuriza, e segue a técnica Bulk normalmente.
Eai, sera que esta bom ? Ahh desculpas, más dei umas olhadas aqui no fórum e nao achei textos a respeito de como se prepara ( e se é necessário o preparo ) da borra de café, além da medida de quanto de borra para quanto de pó de concha !
 
Ahh desculpas, más dei umas olhadas aqui no fórum e nao achei textos a respeito de como se prepara ( e se é necessário o preparo ) da borra de café, além da medida de quanto de borra para quanto de pó de concha !

Acho que você está realmente pesquisando pouco, @Erick.

Veja isso: https://teonanacatl.org/threads/uso-de-borra-de-café-como-substrato.5306/ . É para comestíveis mas vale também para outros cultivos, por que não?

Só pesquisei por 'borra de café uso' ...

Quanto à proporção, sugiro que pesquise. Não tenho informações de cultivos meus para passar, pois nunca usei borra de café.

Falando nisso, você tem experiência com casings?
 
Última edição:
além da medida de quanto de borra para quanto de pó de concha !

Independente do tipo de substrato usado no bulk, o carbonato de cálcio pode ser usando entre 1% até 10%. Mas recomendo que fique na faixa dos 3%.
 
Acho que você está realmente pesquisando pouco, @Erick.

Veja isso: https://teonanacatl.org/threads/uso-de-borra-de-café-como-substrato.5306/ . É para comestíveis mas vale também para outros cultivos, por que não?

Só pesquisei por 'borra de café uso' ...

Quanto à proporção, sugiro que pesquise. Não tenho informações de cultivos meus para passar, pois nunca usei borra de café.

Falando nisso, você tem experiência com casings?

Eu meio que li esse tópico, mas pelo que li la se fala de usar como substrato e isso eu ja tenho, no caso é Spawn. Minha duvida e sobre as contaminações pois li tópicos que dizem que a borra e muito suscetível a contaminações porem li em outro tópico que ela e meio que fortinha a contaminações, dai fiquei em duvida. Po velho no tempo que tenho para estudar sobre estes eu estudo mas e comprido meu time. Enfin tenho 3 casings no terrario.
 
Eu meio que li esse tópico, mas pelo que li la se fala de usar como substrato e isso eu ja tenho, no caso é Spawn. Minha duvida e sobre as contaminações pois li tópicos que dizem que a borra e muito suscetível a contaminações porem li em outro tópico que ela e meio que fortinha a contaminações, dai fiquei em duvida. Po velho no tempo que tenho para estudar sobre estes eu estudo mas e comprido meu time. Enfin tenho 3 casings no terrario.


Você diz: "Estou pensando em fazer o meu bulk da seguinte maneira"

Spawn é a semente, os grãos ou outro tipo de meio que você colonizou com o micélio e usa para inocular o substrato do bulk, onde o spawn pode se expandir mais ainda.

Dúvidas? Sem ter certos conceitos bem estudados e entendidos você aumenta, e bem, suas chances de insucesso.

Além, é claro, de ficar fazendo perguntas cujas respostas são fáceis de achar.

Vou repetir para você um conselho meio duro, mas que pode ser bem aproveitado: 'gaste o seu tempo aqui, não o nosso' (by @Mortandello).

Estude, pesquise, tente entender. Não conseguiu, repita o ciclo várias vezes.

E, por último, aconselho a se familiarizar bem com os casings, cultivar alguns com sucesso, antes de tentar os bulks. considerando, é claro, que antes dos casings você já dominou a PFTek básica.


um abraço,
 
Minha dúvida é mais uma questão de saber a opinião de vocês. Ao procurar formas de se realizar a Cultura Liquída, achei duas formas diferentes, porém bem parecidas.
https://teonanacatl.org/threads/tutorial-cultura-líquida.6378/ - Feita pelo Tupy
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/ - feita pelo Maurício
Quais os prós e contras entre cada uma na opinião de vocês, já que em um nós fazemos a seringa normalmente, e no outro mandamos os esporos direto para cada copinho.
Edit: Filosofando a respeito do assunto, a vantagem do primeiro método seria a segurança, e a do segundo, a praticidade. Então se eu respondi minha própria pergunta, espero uma confirmação ou vocês deletam? Agradecido.
:)
 
Última edição:
Quais os prós e contras entre cada uma na opinião de vocês, já que em um nós fazemos a seringa normalmente, e no outro mandamos os esporos direto para cada copinho.

A diferença é basicamente essa que você mesmo respondeu.
Eu gosto de ir pelo caminho mais prático/simples. Usando GB, inoculo as CLs com esporos direto do carimbo. Admito que não tenho muita paciência para confeccionar seringa ME, para então inocular CLs.

Bom, independente do caminho, o importante é ser ninja e inocular o mais rápido possível.
 
Bom dia... apareceu está mancha, meio que laranja e amarela em dois casing que estavam frutificando, gostaria de saber se é contaminação mesmo? está no primeiro fluxe e estou com pena de retirá-las do terrário e elas estão juntas de outras que aparem tão esta normais ... tenho medo que contaminem tudo :cabecada:
 

Anexos

  • 20022014960.jpg
    20022014960.jpg
    148.2 KB · Visualizações: 19
Bom dia... apareceu está mancha, meio que laranja e amarela em dois casing que estavam frutificando, gostaria de saber se é contaminação mesmo?

Hummmm... a qualidade da imagem não ajuda muito, mas acho que seja excremento micelial. Como está a temperatura por aí?
 
Hummmm... a qualidade da imagem não ajuda muito, mas acho que seja excremento micelial. Como está a temperatura por aí?
:ressaca:ta quente brother, cerca de 33 a 34 graus de meio dia... não tem cheiro de contaminação não ,é que apareceu em uma bandeja depois apareceu em outra e nas outras duas que ainda não pinarão elas estão com aparência normal. também pensei nisto e fiquei com a duvida, acho que pode ser do calor e eles soltarão aquelas manchas ...mas continuou em duvida:cabecada:
 
Back
Top