É um composto químico com fórmula NaClO. Uma solução de hipoclorito de sódio é usada frequentemente como Desinfetante e como agente alvejante. É o agente Desinfetante e alvejante da água sanitária (Brasil) ou Lixívia (Portugal).

Desinfetante de ação rápida, bactericida de amplo espectro e atua contra Esporos e vírus. Desinfetante considerado eficiente, porém inativa-se rapidamente em contato com material orgânico.

O hipoclorito de sódio é um oxidante forte, e os produtos da oxidação são corrosivos e podem queimar a pele e causar lesões nos olhos, especialmente quando usado nas suas formas concentradas. Devido a isso após seu uso algumas vezes se faz uma desinfecção por etanol (Álcool 70, por exemplo), para remover os resíduos do hipoclorito.

Para desinfecções de emergência, o EPA, órgão americano responsável pela qualidade da água naquele país, recomenda o uso de 2 gotas de alvejante doméstico com 5% de hipoclorito de sódio por litro de água. Se a água assim tratada não tiver cheiro de alvejante, deve-se adicionar mais 2 gotas de alvejante.