Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Mauricio, se eu usar somente húmus de minhoca no substrato, vai funcionar? E li sobre a pasteurização no microondas, como deve ser feita?

Eu já li sobre a pasteurização do substrato com vermiculita+húmus+musgo ou esfagno, onde dizia que deveríamos pasteurizar a 70°.

Mas e no micro?

Mauricio, se eu usar somente húmus de minhoca no substrato, vai funcionar? E li sobre a pasteurização no microondas, como deve ser feita?

Eu já li sobre a pasteurização do substrato com vermiculita+húmus+musgo ou esfagno, onde dizia que deveríamos pasteurizar a 70°.

Mas e no micro?

Vocês estão confundindo substrato com camada de casing. São 2 coisas totalmente diferentes.

Substrato é a fonte de carbohidratos (milho, arroz, centeio, etc) para desenvolver o micélio. Deve ser esterilizado, inoculado e totalmente colonizado. Depois ele é usado para montar um casing.
Nesse passo de montagem é que se mistura o material (vermiculita, pó de coco, húmus, esterco, etc), e pasteuriza.

Usar só húmus ou terra, não é bom porque compacta demais o casing, ponha fibra de coco, ou pó de coco ou vermiculita para formar uma mistura mais solta.

Pasteurizar no micro não funciona porque a pasteurização precisa de: calor controlado e tempo controlado. Deve ficar 2 ou 3 horas a 70º-80ºC. Você não obtém isso no micro.

Pasteurizar no micro não funciona porque a pasteurização precisa de: calor controlado e tempo controlado. Deve ficar 2 ou 3 horas a 70º-80ºC. Você não obtém isso no micro.

Nas camadas de casing é recomendado pasteurizar, mas a pasteurização até aonde eu sei não mata 100% dos micro-organismos, bateria, etc.. não seria melhor por em potes e depois esterilizar? Especialmente se for guardar para futuro usos?

É o mesmo material dos vaos, mas a usada em cultivo é a que é vendida desfiada.

Nas camadas de casing é recomendado pasteurizar, mas a pasteurização até aonde eu sei não mata 100% dos micro-organismos, bateria, etc.. não seria melhor por em potes e depois esterilizar? Especialmente se for guardar para futuro usos?

Não deixa de ser uma má ideia. Eu acho que esterilizar individualmente gera melhores resultados. Mas será que não irá pasteurizar "demais", matando as boas bactérias que o Mauricio citou?

Não deixa de ser uma má ideia. Eu acho que esterilizar individualmente gera melhores resultados. Mas será que não irá pasteurizar "demais", matando as boas bactérias que o Mauricio citou?

Li em um fórum gringo aonde o cara esterilizava por 30-40min a 15psi(Deixa eu ver se acho o tópico para conferir esse numeros)

A esterilização é utilizada no substrato que será inoculado (milho, arroz, centeio, etc.), isso para que o PC tenha material 100% livre de concorrentes.

A pasteurização é para o material da camada de casing (vermiculita, fibra de coco, pó de coco, húmus, esterco etc.) A pasteurização não deixa o material 100 % estéril, os micros que restam nesse material não prejudicam o micélio, por contrário, o ajudam contra infecções e a pinarem mais rápido.
Material pasteurizado deve ser totalmente utilizado, não deve ser guardado para uso posterior.

Tem raças que necessitam de casing para frutificar, necessitam que o material para casing seja pasteurizado se for esterilizado não frutificam.

Na verdade é mais tempo, 45-60 min @ 15psi

Segue o end. da onde li isso: http://www.shroomtalk.com/forum/index.php?/topic/43964-easy-casing-layer/

Segundo o autor o tópico ele faz isso em bulk e guarda para futuro usos.

É possível guardar material esterilizado por um período de tempo, para usar mais tarde.
Porém sempre ficará a dúvida: será que ainda está estéril ?

Última edição por um moderador:
Sobre Terrário de Garrafa Pet que tá na biblioteca:
https://teonanacatl.org/threads/terrário-de-garrafa-pet.5854/

Quando eu sei que preciso abrir a tampa da garrafa? Como sei que precisa de umidade? Tem média de vezes e tempo que devo abrir a tampa durante o dia?

fala amigo... a camada de perlita embaixo eh a responsavel pela humidade... vc pode usar argila expandida, ou 2 dedos de agua mesmo... tirar a tampa se houver a necessidade de oxigenio, pois facilita as trocas de ar... mas vc pode conseguir essa troca bombeando a parte de cima da garrafa...

humidade e troca de ar são fatores importantes na frutificação... mas é só o q posso dizer... vai dando uma lida q vc vai pegando mais coisa...

eu ainda tou tentando o primeiro cultivo, e vou usar essa tek da garrafa pet tb... ja no crescimento do micelio estou aprendendo como ele reage a temperatura e humidade, tou lendo sobre frutificação e vou tentar fazer um bom controle de humidade, e fazer 3 ou 4 trocas de ar por dia em tempos variados, a propria garrafa vai dizer...

talvez alguém pode ajudar mais

saudações amigo

Rsrsrsrrrrs:D

Maurício, se eu colocar um aquecedor de aquário com termostato regulado na temperatura correta de frutificação dentro do terrário, em um pote com água e hipoclorito para evitar contaminação, o ambiente vai atingir a mesma temperatura?

Não há necessidade de água sanitária, aquecendo vai liberar vapores de HOCl, prejudicial.
A temperatura será alcançada, em mais ou menos tempo, depende do volume do terrário.

Back