Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Técnicas de Umidade

Em alguns diários de cultivo que vi, para aumentar a umidade do terrario usa-se garrafa com gelo e em outros agua quente.

Qual dos dois metodos é mais eficiente ? [Corrijam-me se tiver falando bobagem... :censored: é a inexperiência]
 
quanto tempo posso armazenar o micelio numa cl?


Na CL o micélio, após desenvolver-se, entra em estado vegetativo.
No estado vegetativo, o micélio não frutifica.
O micélio fica mais volumoso, enquanto houver nutriente (dextrose) disponível.
100 ml de CL 5% dextrose pode durar meses (3, 4 meses).

Técnicas de Umidade

Em alguns diários de cultivo que vi, para aumentar a umidade do terrario usa-se garrafa com gelo e em outros agua quente.

Qual dos dois metodos é mais eficiente ? [Corrijam-me se tiver falando bobagem... :censored: é a inexperiência]

O uso de garrafa com gelo ou o uso de garrafa com água quente não é para aumentar a umidade, e sim para manter a temperatura na faixa adequada 25ºà 28º C.
 
Última edição por um moderador:
No ambiente de frutificação, quais os fatores que influenciam no tamanho dos cogumelos? Há como se otimizar os parâmetros reguláveis, como CO2 e umidade, de modo a direcionar altura/grossura do estame e diâmetro do píleo?? Grato pela paciência e esforço!
 
No ambiente de frutificação, quais os fatores que influenciam no tamanho dos cogumelos? Há como se otimizar os parâmetros reguláveis, como CO2 e umidade, de modo a direcionar altura/grossura do estame e diâmetro do píleo?? Grato pela paciência e esforço!

O melhor ambiente para obter cogumelos grandes é ao ar livre.
Como esses cultivados em vaso ao ar livre:
Rio Preto da Eva 36.JPG Rio Preto da Eva 37.JPG Rio Preto da Eva 44.JPG
Se você não visa obter carimbos assim consiguirá frutos bem grandes e potentes.

Indoor as condições devem ser controladas, os fatores oxigenação ou renovação de ar e umidade ambiente são os mais decisivos para reduzir a quantidade de abortos, livrar o cultivo do cobweb e ter os frutos grandes desejados.
Um terrário bem projetado, com injeção de ar através de compressor, furo para evasão de CO2 e argila ou perlita umidecida para gerar umidade elevada.
 
oi Maurício o substrato pode conter pó de casca de ovo? desculpe se for ridículo

Pó de casca de ovo serve para aumentar o pH quando você utilizar estrume na montagem de um casing.
Substrato é o material rico em carbohidrato que você fornece ao fungo para ele se desenvolver, por exemplo: arroz, milho, trigo, centeio.
Então 1º você inocula um substrato, depois para montar um casing você prepara uma camada para cobrir o substrato colonizado, se nessa camada você utilizar estrume, então deverá utilizar pó de casca de ovo, ou pó de concha ou calcáreo, justamente para elevar o pH , visto que estrume mesmo seco, tem pH ácido.
 
O melhor ambiente para obter cogumelos grandes é ao ar livre.
Como esses cultivados em vaso ao ar livre:
Se você não visa obter carimbos assim consiguirá frutos bem grandes e potentes.

Indoor as condições devem ser controladas, os fatores oxigenação ou renovação de ar e umidade ambiente são os mais decisivos para reduzir a quantidade de abortos, livrar o cultivo do cobweb e ter os frutos grandes desejados.
Um terrário bem projetado, com injeção de ar através de compressor, furo para evasão de CO2 e argila ou perlita umidecida para gerar umidade elevada.

Bow to you, man! Dicas preciosas!!!

Parece que está oferecendo a hóstia da comunhão sagrada! :D

Sei que não deveria, mas deixa eu aproveitar a mãozinha e subir pro cotovelo. kkk

1) O vaso segue o mesmo princípio do balde?

2) Entre argila e perlita, qual o mais recomendado em termos de um terrário em uma caixa de isopor? Aproveitando, sabe algum fornecedor de perlita em São Paulo ou pelos Correios que valha a pena??

3) Há risco de superoxigenação do terrário, é algo com que devo me preocupar? Por exemplo, no caso de eu usar um compressor muito forte, como aqueles duplos? Qual a proporção correta e o instrumento certo?

EM TEMPO:
(...) estrume mesmo seco, tem pH ácido.
Meio ácido pode influenciar aparecimento de contaminantes? Já perdi uns dois baldes aqui para duende verde (trichoderma né?) e agora que me liguei que não corrigi pH. Aliás, essa correção é meio artesanal ou dá pra confiar em algum medidor? Quais?


Mais uma vez, sem palavras para expressar a gratidão pelo esforço de todos vocês em manter o CM.org!

Hari AUM
 
1) O vaso segue o mesmo princípio do balde?

Você pode colonizar milho ou outro substrato e num vaso fazer uma cama de terra, por o substrato e cobrir.
Eu tenho vasos com plantas e quando quero fazer um outdoor pego parte dessa terra e transfiro para outro vaso. Essa terra tem uma atividade microobiologica equilibrada que protege o micélio de contaminantes.



2) Entre argila e perlita, qual o mais recomendado em termos de um terrário em uma caixa de isopor? Aproveitando, sabe algum fornecedor de perlita em São Paulo ou pelos Correios que valha a pena??

Os 2 são excelentes, o segredo e não deixar resto de água sanitária no produto, tenho notado que a água sanitária diminui a excelência do produto. É melhor ferver antes de usar do que por de molho em água sanitária.
Argila é fácil de achar em lojas de jardinagem. Perlita é um produto importado da Argentina, tem o fornecedor aqui no CM na seção: biblioteca-->perguntas frequentes -->cultivo em geral--->Perlita: Onde comprar ?:
https://teonanacatl.org/forums/cultivo-em-geral.71/
Eu comprei nele e veio pelo correios



3) Há risco de superoxigenação do terrário, é algo com que devo me preocupar?

Não o oxigênio, dentre os fatores de frutificação, é o mais importante, tanto que se um cultivo estiver parado ou com abortos frequentes, basta tirar do terrário por uma camada de terra e deixar ao ar livre. O ar rico em O2 logo faz o cultivo bombar.


Por exemplo, no caso de eu usar um compressor muito forte, como aqueles duplos? Qual a proporção correta e o instrumento certo?

Veja o volume da sua caixa e o volume de ar injetado pelo compressor, deve fazer uma renovação completa em 12 horas no mínimo. Tenha cuidado com a camada do casing deve estar bem úmida para não secar a superfície, em bolos faça um dunk antes.



Meio ácido pode influenciar aparecimento de contaminantes?

Sim, se estiver ácido as bactérias proliferam, neutro ou levemente alcalino favorece o fungo.

Já perdi uns dois baldes aqui para duende verde (trichoderma né?) e agora que me liguei que não corrigi pH. Aliás, essa correção é meio artesanal ou dá pra confiar em algum medidor? Quais?

O corretor é no máximo 2% do peso total de material usado na camada.
ex.: 1 kg de camada--> 20 g de corretor
 
Que isso em profeta, esse post esta de 1000 maravilhas! Muita informação útil. Muito bom mesmo!!

Tenho mais uma perguntinha,

Em questão aos variados meios corretores de PH, vejo que alguns profissionais recomendam para correção de PH por exemplo de grãos de centeio gipsita, ou para pasteurização de palha, hidróxido de cálcio, ou calcário agrícola para substratos seletivos como fibra de coco, esfagno etc.

Existe alguma diferença significativa entre esses meios corretores para o uso de cada um em substratos específicos? Ou na pratica poderia usar qualquer meio corretor para qualquer tipo de substrato?

Obrigado.
 
em sie eu pega merda de vaca ou de cavalo e colocar na grama la de casa e regar deixar bem molhada ee nao pegar soll ou pegar sera que nasse
temque ou nao pegar sol
como eu faço isso
e outras duvis preciso de ajuda
é que aqui na minha cidade nao tem cogumelo P.Cqueria plantar
 
CLASSIFICAÇÃO DAS BASES
Ø Quanto ao número de hidroxilas na fórmula da base

· Monobase → uma hidroxila na fórmula da base.
Ex.: NaOH, KOH, AgOH, etc.
· Dibase → duas hidroxilas na fórmula da base.
Ex.: Ca(OH)2, Mg(OH)2, Zn(OH)2, etc.
· Tribase → três hidroxilas na fórmula da base.
Ex.: Al(OH)3, Fe(OH)3, Mn(OH)3, etc.
· Tetrabase → quatro hidroxilas na fórmula da base.
Ex.: Mn(OH)4, Sn(OH)4, Pb(OH)24, etc.

Ø Quanto a solubilidade das bases em água
· Totalmente solúveis → bases de metais alcalinos (1A) e o hidróxido de amônio (NH4OH).
· Parcialmente solúveis → bases de metais alcalinos terrosos (2A).
· Praticamente insolúveis → bases dos demais metais.
Exceção: O Be(OH)2 e Mg(OH)2 (bases da família 2A) são praticamente insolúveis.

Ø Quanto ao grau de dissociação (força das bases)
Para que uma base se dissocie é necessário que esta base esteja dissolvida em água, com isso teremos:

Bases solúveis e parcialmente solúveis-->possuem um elevado grau de dissociação-->Bases fortes.

Bases praticamente insolúveis-->possuem um baixo grau de dissociação-->Bases fracas


Exceção: O hidróxido de amônio (NH4OH) é uma base solúvel, mas que apresenta um pequeno grau de ionização, desta forma, esta base é classificada como solúvel e fraca.
Resumindo teremos:
· Bases fortes → bases dos metais da família 1A e 2A.
· Bases fracas → bases dos demais metais, Be(OH)2, Mg(OH)2 e NH4OH.


Aparelho digestivo dos bovinos


O que difere os ruminantes dos demais animais é o fato de serem poligástricos, ou seja, possuem quatro estômagos, chamados rúmen, retículo, omaso e abomaso. O tamanho de cada um varia no decorrer da vida do animal. Na primeira mastigação ocorre a trituração dos alimentos e a ensalivação. Em média, o bovino libera de 50 a 60 quilos de saliva por dia. Quando os alimentos fornecidos são fluidos, a salivação torna-se fraca, o conteúdo do rúmen, então, torna-se viscoso e o gás resultante a digestão causa a aparição de espumas, surgindo a indigestão gasosa ou espumosa, característicos da meteorização.
Esses animais são altamente adaptados para a digestão de celulose, tornando-se completamente herbívoros quando adultos. Os alimentos mastigados e engolidos são armazenados no retículo , onde ocorre sua maceração e trituração , para voltarem à boca e serem mastigados novamente, processo chamado de ruminação.
No rúmen há milhares de microorganismos, responsáveis pela digestão da celulose contida nos vegetais ingeridos e pela formação de ácidos voláteis. Percebe-se, que o aparelho digestivo dos ruminantes possui adaptações para tornar viável a sobrevivência desses microorganismos. Portanto, qualquer variação na alimentação pode modificar a colônia de bactérias, alterando a digestão do animal e podendo leva-lo a ter alguma doença. No folhoso a água do bolo alimentar é absorvida para que no coagulador ocorra o ataque do suco gástrico e a digestão propriamente dita. O suco gástrico é constituído principalmente por água, sais minerais, ácido clorídrico e pepsina ( uma proteína com ação enzimática).
A partir daí, a digestão ocorre como em qualquer outro animal, com a absorção das substâncias pelo intestino delgado e absorção de água pelo intestino grosso, com a produção das fezes ( resíduos alimentares não aproveitados).
Como os microorganismos residentes no estômago bovino estão constantemente reproduzindo-se e morrendo, eles também são digeridos. Na passagem de uma cavidade digestiva para outra há barreiras que impedem a passagem de bactérias vivas, o que poderia causar alguma patologia grave no animal



Em questão aos variados meios corretores de PH, vejo que alguns profissionais recomendam para correção de PH por exemplo de grãos de centeio gipsita,


Propriedades Químicas:
§ Classe:Sulfato
§ Composição:Sulfato de Cálcio hidratado
§ Fórmula Química -CaSO4.2H2O 46,6% SO3, 32,5% CaO, 20,9% H2O.
§ Elementos Químicos: Cálcio, Enxofre, Oxigênio e Hidrogênio
§ Usos:Calcinado e moído produz o gesso. Entra em pequena quantidade na fabricação do cimento, para neutralizar o excesso de cloreto de sódio nas terras cultivavéis.

Outras informações :
Sulfato de Cálcio CaSO4
Sólido branco, inodoro, pouco solúvel em água. Encontrado naturalmente no mineral gipsita (sulfato de cálcio diidratado, CaSO4.2H2O).

ou para pasteurização de palha, hidróxido de cálcio,

O hidróxido de cálcio apresenta-se como um pó branco, alcalino (pH 12,8), pouco solúvel em água (solubilidade de 1,2 g/litro de água, à temperatura de 25ºC).
O hidróxido de cálcio puro é uma base forte e tem função anti microbiano.

ou calcário agrícola para substratos seletivos como fibra de coco, esfagno etc.

O calcário é o principal produto utilizado para corrigir a acidez do solo. Em linhas gerais age reduzindo a quantidade dos elementos nocivos, aumentando o nível de Cálcio e Magnésio, tornando assim o solo mais aerado, permitindo maior circulação de água e melhor desenvolvimento das raízes e, em conseqüência, proporcionando o aumento da atividade dos microorganismos.

Existe alguma diferença significativa entre esses meios corretores para o uso de cada um em substratos específicos? Ou na pratica poderia usar qualquer meio corretor para qualquer tipo de substrato?

Obrigado.
Basicamente esses 3 como também: pó de ostra, pó de concha, e demais tem a mesma função, que é aumentar o pH do meio. Eles trazem o pH para a proximidade do neutro ou o pouco acima de 7, que é a faixa de conforto do fungo PC.
A quantidade adicionada, no máximo 2% do peso total, como a solubilidade é baixa qualquer excesso permanece insolúvel no meio.
Esses produtos adicionam cálcio e magnésio, bons para os microrganismos se desenvolverem, cuidado com produtos de levam sódio ou potássio.

em sie eu pega merda de vaca ou de cavalo e colocar na grama la de casa e regar deixar bem molhada ee nao pegar soll ou pegar sera que nasse
temque ou nao pegar sol
como eu faço isso
e outras duvis preciso de ajuda
é que aqui na minha cidade nao tem cogumelo P.Cqueria plantar

Pegar estrume e regar não garante que nascerá cogumelos PC, porque o fungo tem que ter inoculado o estrume, senão nada de PC.
O melhor e ler as informações contidas aqui no fórum e cultivar.
 
Última edição por um moderador:
Intão em balde si não fizer dunking pode injetar água oxigenada no bolo entre o flush e outro?

Balde é uma forma de cultivo bem documentado aqui, basicamente, você coloniza um substrato, põe uma camada de terra pasteurizada num balde, deita o substrato colonizado e cobre com mais terra.
Nesse caso já há bastante água no meio.

Bolo é outra forma de cultivo, depois de colonizado, você mergulha o bolo em água por 12 horas (dunk) para hidratá-lo. Se necessário pode fazer dunk entre flush.

Água oxigenada não deve ser injetada em bolo.
 
Tô com arroz integral e acho que vo fazer assim: hidratar de um dia pro outro junto com hidrosteril, dar um pulsar no liquidificador, ferver por 20 min., juntar na vermiculita já hidratada, esterilizar na panela de pressão, inocular com a seringa, incubar, fazer um casing com mix de pó de coco&vermiculita, colocar no terrário com fundo de argila e só esperar ver se algum gordito vem me dar um alohaaa!

Acha que dá certo assim?

Quando que é bom usar água oxigenada e em qual proporção?
 
Tô com arroz integral e acho que vo fazer assim: hidratar de um dia pro outro junto com hidrosteril, dar um pulsar no liquidificador, ferver por 20 min., juntar na vermiculita já hidratada, esterilizar na panela de pressão, inocular com a seringa, incubar, fazer um casing com mix de pó de coco&vermiculita, colocar no terrário com fundo de argila e só esperar ver se algum gordito vem me dar um alohaaa!

Acha que dá certo assim?

Leia os diários de cultivos aqui no CM, neles você encontra um passo a passo do procedimento.

Quando que é bom usar água oxigenada e em qual proporção?

Não se aplica água oxigenada em bolos.
Pode ser usada para fins assepticos ou na tentativa de conter cobweb.
 
Tô com arroz integral e acho que vo fazer assim: hidratar de um dia pro outro junto com hidrosteril, dar um pulsar no liquidificador, ferver por 20 min., juntar na vermiculita já hidratada,


Você já tem experiência em cultivo? Se tem, deve saber o que faz.

Se não, faça o básico. Veja a receita da PF Tek, tipo essa: https://teonanacatl.org/threads/pf-tek-para-brasileiros.18/.

Ou veja outro guia básico, tipo esse: https://teonanacatl.org/forums/técnica-o-pf.64/.

Para que hidratar o arroz antes? E o que seria hidroesteril?

Quanto menos você sair do básico mais chances terá. Quando pegar experiência poderá tentar outras técnicas ou mesmo criar a sua variação.
 
mauricio , não sei se já saiu pra um pasto e por conhecer o desenvolvimento do micélio de cubensis , notar esse já colonizando uma parte considerável de um pedaço de esterco . É válido levá-lo pra casa e iniciar uma tentativa de terrário com todo o cuidado ? alguém já esperimentou isso? procurei nos fórums e o mais próximo q li foi algo como adubar um jardim e aparecer cogumelos...(Esterco colonizados foram de búfalos)
 
Olá, eu gostaria de saber porque eu não achei nenhum cogumelo, de nenhum tipo em vários pastos q eu visitei no ultimo fim de semana. =p
Eu fui para um sítio em extrema - MG, e lá tem uma quantidade muuito grande de pastos de todo tipo, mas eu não achei nenhum cogumelo, e eu queria saber se o problema é com o lugar, ou eu que não soube procurar mesmo hehee.

obs. o tempo estava entre chuvoso e ensolarado. :)
 
mauricio , não sei se já saiu pra um pasto e por conhecer o desenvolvimento do micélio de cubensis , notar esse já colonizando uma parte considerável de um pedaço de esterco . É válido levá-lo pra casa e iniciar uma tentativa de terrário com todo o cuidado ? alguém já esperimentou isso?

Você pode pegar esterco colonizado no pasto e levar para casa para obter frutos.
Porém colocar dentro de terrário é desnecessário, porque o terrário é um ambiente asséptico para frutificar substratos colonizados em ambiente asséptico.

procurei nos fórums e o mais próximo q li foi algo como adubar um jardim e aparecer cogumelos...(Esterco colonizados foram de búfalos)

Esse procedimento indicado acima é o certo, porém para adibar um jardim será necessário bastante esterco colonizado.
Se a quantidade for reduzida, você pode por terra num vaso por o esterco colonizado, cobrir com terra e regar de vez em quando.

Olá, eu gostaria de saber porque eu não achei nenhum cogumelo, de nenhum tipo em vários pastos q eu visitei no ultimo fim de semana. =p
Eu fui para um sítio em extrema - MG, e lá tem uma quantidade muuito grande de pastos de todo tipo, mas eu não achei nenhum cogumelo, e eu queria saber se o problema é com o lugar, ou eu que não soube procurar mesmo hehee.

obs. o tempo estava entre chuvoso e ensolarado. :)

Devem ocorrer diversos eventos para que um cogumelo Psilocbec Cubensis ou outro que não, surja num pasto.
1º O estrume deve estar preparado para ser colonizado. Isso porque não basta o boi fazer o coco e nele nascerá cogumelos. Esse estrume é curtido pelo tempo e a microfauna, até está pronto para ser colonizado pelo PC. É como imaginar que basta matar um boi e você tem hamburgue.
2º Os esporos (sementes) devem estar presentes na região, senão tem estrume mas não tem o agente para colonizar.
3º PC é de estação, de um tempo certo. Tempo de umidade elevada, temperatura na faixa para colonizar e pinar.
4º sorte de encontrar. Geralmente os nichos de esterco dentro de moitas são locais para achar, pois ao ar livre quem chegou, viu, pegou.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top