Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Qual a melhor forma de utilização de sementes de pássaros nos bolos?

O cozimento de sementes gera uma gosma pegajosa, impossível de retirar, mesmo lavando diversas vezes.
A melhor forma que eu encontrei de utilizar sementes de pássaros foi batendo ao liquidificador basta pulsar algumas vezes, e misturando ao arroz (moído ou não) pré cozido. Daí então adicionar vermiculita já umidecida e preencher os potes. Use a proporção: 1 kg de arroz e 100 g de sementes.
Cuidado com a água, o excesso pode atrasar o desenvolvimento do micélio, melhor o o substrato pronto ficar mais para seco do que para molhado.
 
O cozimento de sementes gera uma gosma pegajosa, impossível de retirar, mesmo lavando diversas vezes.
A melhor forma que eu encontrei de utilizar sementes de pássaros foi batendo ao liquidificador basta pulsar algumas vezes, e misturando ao arroz (moído ou não) pré cozido. Daí então adicionar vermiculita já umidecida e preencher os potes. Use a proporção: 1 kg de arroz e 100 g de sementes.
Cuidado com a água, o excesso pode atrasar o desenvolvimento do micélio, melhor o o substrato pronto ficar mais para seco do que para molhado.
Pré-Cozinhar o arroz? não vi nada na biblioteca sobre cozinhar o arroz antes de fazer o bolo. vi e fiz e inoculei a farinha de arroz integral+vermi umidecida, mas nao cozi. qual seria o propósito? fiz copos de arroz=vermi e copos de sementes de passaros+vermi, estou esperando a colonizaçao começar tem um dia só.
 
Pré-Cozinhar o arroz? não vi nada na biblioteca sobre cozinhar o arroz antes de fazer o bolo.

https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/

vi e fiz e inoculei a farinha de arroz integral+vermi umidecida, mas nao cozi. qual seria o propósito? fiz copos de arroz=vermi e copos de sementes de passaros+vermi, estou esperando a colonizaçao começar tem um dia só.
O que você fez também é certo para arroz integral sem casca, eu já fiz.
O arroz que utilizo é integral com casca, esse tipo é melhor porque a casca contém sais e vitaminas.
O cozimento rápido, descola a casca, dá acesso ao amido (grão).
A casca deixa o substrato com mais espaços, os grãos não ficam tão compactados.
O importante é nunca, cozinhar demais.
Se você apertar os grãos entre os dentes há resistência ao esmagamento, mais para duro do que para mole.
 
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/


O que você fez também é certo para arroz integral sem casca, eu já fiz.
O arroz que utilizo é integral com casca, esse tipo é melhor porque a casca contém sais e vitaminas.
O cozimento rápido, descola a casca, dá acesso ao amido (grão).
A casca deixa o substrato com mais espaços, os grãos não ficam tão compactados.
O importante é nunca, cozinhar demais.
Se você apertar os grãos entre os dentes há resistência ao esmagamento, mais para duro do que para mole.
To usando com casca tb mauricio, mas fiz apenas farinha, nao cozi, uma farinha fina, mas nao muito.
 
Será que posso ferver esterco+vermiculita+húmus (camada casing) para pasteurizar, ou talvez refogar? Aqui no fórum só achei sobre como pasteurizar no microondas, mas não parece ser a melhor opção..
E o esterco bovino é um bom ingrediente para esta camada?
Obrigado
-----------> Reformulando...
Já ví, depois de pesquisar bastantão aqui, e vou pasteurizar o esterco no forno à gás, deixando por meia hora numa temperatura de + ou - 70C, repetindo mais duas vezes, num total de 3 dias, com os devidos cuidados de armazenamento.
Como será esterco comprado no cobasi (curtido, eu acho), não precisarei corrigir o Ph. Estou errado?
Se estiver, já tenho uma boa quantia de casca de ovo sem a película interna que vou usar para afiar o liquidificador.
Na verdade, provavelmente usarei um pouquinho de ovo sim, uma colher de chá para quase 1 litro de esterco, pois a casca de ovo também será colonizada, né? Não farei se for besteira.
Pretendo usar 5 medidas de esterco para 2 de vermiculita, mas se eu puder usar mais esterco usarei (preocupado com aeração). Não sei se usarei húmus ou turfa, mas provavelmente não. Posso chutar que pode ser algo + ou - 2,3 L de esterco+vermi para 1,6 L de bolo colonizado.
Meu objetivo é permitir aos bolos uma segunda fase de colonização, na qual o substrato será o ideal (esterco bovino), para conseguir ótimos e potentes fluhes!
Os bolos serão cortados na vertical, ficando deitados no terrário
Esquemas:


Não sei se aqui é o melhor lugar para este posto, se não for, por favor me avisem.
casing.jpgterrario 2.jpg
 
Melhor usar a Silica em gel Azul ? ou a Branca? qual a quantidade de cada uma delas acada 10 cogumelos?
Como posso deixa-las o mais proximo dos cogumelos sem contaminar?

Posso abrir o saquinho de silica e despejar ela sobre os cogumelos? (claro os cogumelos estejam envolvidos com um pano daqueles tipo de limpar pia de cozinha?)

aimg62.imageshack.us_img62_4995_silicaazul.jpgaimg813.imageshack.us_img813_582_silica.jpg
 
Sim. Leia mais!

Eu fui editar este post e curti o post do Toruk sem querer, hehe, cliquei errado.

Aproveitando, editei para lembrar que fiz uma pergunta na página 3, que eu editei e a edição não foi publicada na pagina inicial e algum possível respondedor pode não ter visto a pergunta.

Talvez o resondedor seja um sábio barbudo :coffee:, que na verdade é um smile segurando uma xícara de café.
 
Será que posso ferver esterco+vermiculita+húmus (camada casing) para pasteurizar, ou talvez refogar? Aqui no fórum só achei sobre como pasteurizar no microondas, mas não parece ser a melhor opção..
E o esterco bovino é um bom ingrediente para esta camada?
Obrigado

Esse método é muito trabalhoso, faz muita sujeira e mal cheiro. Sei porque já fiz.
Já coloquei, aqui mesmo, um método prático de pasteurização.
Uma bacia com furos no fundo e a mistura dentro da bacia. Coloca a bacia na boca de uma panela com água e ponha no fogo. Mexa o material de 10 em 10 minutos para homogenizar a temperatura.
Quando a água ferver desligue o fogo e cubra a bacia com um tampa.
Se você possuir um termometro leia a temperatura na mistura, se abaixar de 70º C acenda o fogo.
Permaneça assim por 3 horas e repita por 3 dias, com intervalos de 24 horas.


Como será esterco comprado no cobasi (curtido, eu acho), não precisarei corrigir o Ph. Estou errado?

Para cada quilo coloque 10 g de corretor.


Na verdade, provavelmente usarei um pouquinho de ovo sim, uma colher de chá para quase 1 litro de esterco, pois a casca de ovo também será colonizada, né?

A casca pulverizada é correto, não substrato.

Os bolos serão cortados na vertical, ficando deitados no terrário

Faça o simples, colonize, cubra com a camada de casing e ponha no terrário.
Cortar, pode abrir uma porta para contaminação.
 
Nossa, Maurício, muito obrigado mesmo! Farei desse jeito (quando tinha lido em minha pesquisa achei complicado, mas agora sim que entendi).

Só não poderei deixar por três horas, serão apenas duas, mas acho isso não muito relevante.
Não deixarei a temperatura abaixar de 70ºC, vou procurar um termômetro que possa usar.

Mais uma vez obrigado.
 
Melhor usar a Silica em gel Azul ? ou a Branca?

É tóxica se você comer, mas quem vai comer ?
A coloração serve apenas para mostar o estado da sílica, quando não está azul precisa ser restaurada.


qual a quantidade de cada uma delas acada 10 cogumelos?

Não tem uma quantidade fixa, depende de quantos cogumelos e se foram pré secos.
Eu ponho na frente do ar condicionado por 3 dias e depois ponho dentro de um pote junto com sílica até ficar crocante.

Como posso deixa-las o mais proximo dos cogumelos sem contaminar?

Ponha a sílica numa meia, dê um nó e ponha a meia num pote com os cogumelos pré secos.



Posso abrir o saquinho de silica e despejar ela sobre os cogumelos? (claro os cogumelos estejam envolvidos com um pano daqueles tipo de limpar pia de cozinha?)

Ponha a sílica numa meia, dê um nó e ponha a meia num pote com os cogumelos pré secos.

Se não secar os cogumelos antes, a sílica fica saturada rapidamente, então deve despejar a sílica numa bandeja e por no forno para aquecer até ficar azul novamente.
Se os cogumelos não forem pré secos você fará isso muitas vezes, até secá-los, ou os cogumelos apodrecerão antes de secar.

Eu queria saber sobre a reprodução do Psilocybe Cubenesis. é possivel produzir meus próprios esporos?

Sim.

você deve ler as informações na biblioteca:
https://teonanacatl.org/forums/guias-de-cultivo-básico.60/

e nos diários de cultivo:
https://teonanacatl.org/forums/diário-de-cultivo.23/
 
Última edição por um moderador:
micélios e bactérias? contaminação?dispensei fora e tudo bem . A parte que sobrou é legal esperar vir cogum maiores As bactérias seriam aqueles verdes alí
novomic.jpg
 
Pessoal, alguém já usou copos de isopor pra fazer os bolinhos??

Eu sou novo, li bastante e tentei dar uma improvisada, achei importante ter minhas próprias experiências. Usei copinhos de isopor (achei que seria bom pois conservam a temperatura). Fiz o seguinte:

Peguei um cogumelo meu mesmo e carimbei, colhi ontem de madrugada e deixei até agora (meio-dia) em cima do papel alumínio, ficou perfeito o carimbo. Coloquei um pouco dágua numa caneca e raspei todo o carimbo pra dentro. Fiz o substrato com arroz integral (fervi ele até amolecer e escorri a água, não esperei esfriar muito) misturado com farinha de arroz (pouca farinha, mais pra dar uma liga mesmo). Juntei nos copinhos de isopor, usei a seringa + agulha pra puxar a água + esporos e fui inoculando.

Cobri os copinhos com papel alumínio e coloquei um elástico em volta pra não soltar. Fiz alguns furinhos em cima e agora estão descansando numa caixinha de papelão. Não houve nenhum tipo de esterilização.

E aí...será que vai funcionar? Abraços!
 
Provalmente não. Mas por que copos de isopor? Como você pretenderia esterelizar os copos de isopor na panela de pressão?
Provavelmente você queimou os esporos, que morrem com calor exessivo, mas ainda existe chance de dar certo (0,1 %, ou mais, vai).
 
No meu primeiro cultivo usei 3 bolos com arroz com casca + vermiculita + linhaça. Eles deram uns 7 flushes, + ou -.

Pode dar certo fazer um casing nestes bolos usando estrume pasteurizado, para que aconteça uma segunda fase de colonização no estrume e saiam mais flushes?

Esta teoria da 2º fase de colonização, no esterco/casing, para fornecer ao micélio mais substrato, é plausível?

Na verdade já estou fazendo o teste e acho que sim, só gostaria de uma opinião.
 
Back
Top