Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Xííí!
Eu li. Exagerei no esterco!

Mais uma vez, tomara que não de merda, hehe
Aliás, vai dar sim, mas no bom sentido.

Obrigado, Ecuador!
Que memória você têm, em!

Resgatou essa lá de trás!
 
Pessoal, alguém já usou copos de isopor pra fazer os bolinhos??

Eu sou novo, li bastante e tentei dar uma improvisada, achei importante ter minhas próprias experiências. Usei copinhos de isopor (achei que seria bom pois conservam a temperatura).

Porém não são transparentes, então como você visualiza a colonização.

Fiz o seguinte:

Peguei um cogumelo meu mesmo e carimbei, colhi ontem de madrugada e deixei até agora (meio-dia) em cima do papel alumínio, ficou perfeito o carimbo. Coloquei um pouco dágua numa caneca e raspei todo o carimbo pra dentro.

Deve usar água fervida/resfriada, destilada ou de injeção.


Fiz o substrato com arroz integral (fervi ele até amolecer e escorri a água, não esperei esfriar muito)

O grão, qual seja, não deve ficar mole, senão dificulta a colonização.

misturado com farinha de arroz (pouca farinha, mais pra dar uma liga mesmo).

Deve evitar dar liga, senão o substrato fica muito compactado.


Juntei nos copinhos de isopor, usei a seringa + agulha pra puxar a água + esporos e fui inoculando.

Cobri os copinhos com papel alumínio e coloquei um elástico em volta pra não soltar. Fiz alguns furinhos em cima e agora estão descansando numa caixinha de papelão. Não houve nenhum tipo de esterilização.

E aí...será que vai funcionar? Abraços!

Vai contaminar com certeza.
 
No meu primeiro cultivo usei 3 bolos com arroz com casca + vermiculita + linhaça. Eles deram uns 7 flushes, + ou -.

Pode dar certo fazer um casing nestes bolos usando estrume pasteurizado, para que aconteça uma segunda fase de colonização no estrume e saiam mais flushes?

Esta teoria da 2º fase de colonização, no esterco/casing, para fornecer ao micélio mais substrato, é plausível?

Na verdade já estou fazendo o teste e acho que sim, só gostaria de uma opinião.


O fungo tem um ciclo, em resumo: nasce, cresce, reproduz e morre.
A reprodução é quando o corpo frutífero (carpóforo) surge na superfície, e os esporos são vistos nas lamelas.



Daí em diante encerra o ciclo, não tem como ressuscitar, porque o micélio já está fraco, se puser uma camada extra para ser colonizada, vai contaminar.
Lembra os salmões quando vão reproduzir ?
psilocmn (1)_65.jpg
 
Você percebeu bem a situação, Maurício.

Depois que o fungo "muda a programação" para a de reprodução é difícil voltar para a de crescimento vegetativo.

Não sei se há alguma técnica que consiga fazer isso, mas para cultivos amadores nunca ouvi falar. O final dos flushes é o final do ciclo. No máximo dá para colocar na terra e tentar um outdoor. Às vezes, nem sempre, rende um flush final de poucos cogumelos.

Mas pelo menos você aprendeu como deve ser a composição do casing, Giuliano.
 
Entendi.

Na verdade os bolos antigos ainda estão vivos, estão frutificando, mas deve ser o último flush (imagino eu, já foram tantos!), portanto vou fazer esta experiência com apenas 1 bolo (tenho esterco de sobra), os outros vou fazer outdoor mesmo...

Bom, quanto à proporção esterco/vermiculita, vou esterelizar vermiculita amanhã ou depois para diluir um pouco de esterco para fazer uma camada de casing.

Obrigado!

No máximo dá para colocar na terra e tentar um outdoor. Às vezes, nem sempre, rende um flush final de poucos cogumelos.

Deixa eu ver se entendi.

Quer dizer, então, que mesmo num outdoor o fungo não rejuvenesce devido ao novo substrato que ele encontra, descartando o antigo, rendendo apenas um fraco último flush, ou você se referia ao fraco último flush no bolo mesmo?

Eu gostaria muito que isto não fosse verdade (último flush fraco no out), mas o negócio do salmão eu entendi, só não entendi o negócio do out mesmo, por isto estou perguntando.

Obrigado!
 
No máximo dá para colocar na terra e tentar um outdoor. Às vezes, nem sempre, rende um flush final de poucos cogumelos.

Enterra num vaso próximo as raízes da planta e ainda tira alguns cogumelos.
depois: "RIP"
hum, hum, hum, hum, hum, hum, hum....... (canção fúnebre)

Quer dizer, então, que mesmo num outdoor o fungo não rejuvenesce devido ao novo substrato que ele encontra, descartando o antigo, rendendo apenas um fraco último flush, ou você se referia ao fraco último flush no bolo mesmo?

Porque é um ciclo, na natureza os esporos que caem sobre o esterco começam um novo ciclo.


Eu gostaria muito que isto não fosse verdade (último flush fraco no out),

C'est la vie

mas o negócio do salmão eu entendi, só não entendi o negócio do out mesmo, por isto estou perguntando.


Não adianta esterilizar e fazer casing, aí que contamina mais rápido, enterra na terra e tira os últimos frutos.
 
Última edição por um moderador:
Não, o micélio segue um ciclo, e quando chega nessa fase já está no fim.

No máximo dá para conservar as culturas por um bom período no estágio inicial de desenvolvimento vegetativo, em culturas de agar, e tirar inóculos de vez em quando.


Há alguns anos eu inoculei três copos de sementes de pássaros mais vermiculita, com um resto de seringa de Matias Romero. Como queria mais copos esperei o micélio crescer um pouco, abri um dos copos em uma área limpa e tirei um pedaço do micélio. Aí dissolvi em água e inoculei mais substrato, com sucesso.

O micélio cresceu nesses copos de segunda geração, por assim dizer, e repeti a operação para uma terceira leva de copos.

Todos colonizaram até o final. Os 3 copos da primeira geração frutificaram muito bem. Os copos da segunda geração não frutificaram bem. E os copos da terceira geração, além de ficarem terem crescido mais lentamente e apresentado um micélio mais algodoado, até meio estranho, mal deram alguns cogumelos.

O que deve ter causado isso é que eu usei micélio que já estava em outro estágio para recomeçar a colonização do início. Na inoculação da terceira leva ele já estava mais adiante na "programação", por assim dizer, e reagiu bem pior que na segunda leva.

Em cada fase dessa há ativação e desativação de genes próprios para as mesmas, mudando o metabolismo do fungo. Como já escrevi antes na outra mensagem, não deve dar para voltar para uma fase anterior. O seguimento normal é a fase seguinte, ou então o final do ciclo, após a frutificação.
 
esse topico tem tirado muitas duvidas diretas e indiretas... show !!!

tou esperando colonizar uns milhos q fiz, dependendo de como for vou tentar um out... fazer um buraco na terra duns 15 cm, jogar uma boa camada de fibra de coco embaixo, camada de milho/spawn, e vermiculita e fibra de coco picada em cima... uma pitadinha de terra... e deixar a natureza agir... sera q rola?

se eu montar td e tentar inocular direto com uma CL são muitas as chances de contaminações né?

seria mais pra contemplação q pra uso... num sei se vale a pena gastar spwan... por isso pensei na CL...

qual seria o melhor canto, uma descidinha de morro com boa humidade? ou perto de um mini pantano q surge qd chove mt?

saudações
 
queria tentar com o q tinha em casa... sem precisar comprar nada...

posso procurar nas hortos aqui perto, com certeza deve ter esterco curtido...

ate la eu decido... vou procurando mais... vendo a boa...

queria uma ninhada nascendo num canto da terra perto de casa so preu poder sentir a sinergia mesmo....

saudações
 
Oooorra Maurício, valeu as dicas!! Mas bom saber que tudo que eu tenho aqui já dá pra brincar!

E po, vou viajar amanha e ficar 7 dias fora...quando eu voltar, eu abro e vejo, já que pelo isopor não dá pra ver.

E a contaminação, bom, pelo menos eu vou ver q funciona..aí empolga e faço amis auahuahuhaua

eu tirei outros carimbos ontem, to guardando na geladera! sucesso!
 
eu tenho uma terceira geração de isolamoneto de um cuba, e um texas em agar(hipoteticamente)... e quero fazer uma guerra EUA x Cuba... boto um num canto e outro no outro numa petri... é possivel uma especia hibrida? ou um vai engolir o outro? num vou tirar nada de significante disso?

vi muita pouca coisa falando sobre isso... se um dia eu quiser juntar um california com um rei do mexico? eles são de perto, vai q entram em harmonia...

qual seria o minimo procedimento a tomar? eu ja estou lendo sobre isolamento, e vou partir pra isso assim q obter o primeiro sucesso... mas como posso tentar algo depois disso?

algum link, alguma ideia, qualquer coisa é de ajuda... num é pra já... tou so tentando enxergar ate onde esta cada coisa, ate onde é possivel chegar... creio q muitos ja se perguntaram isso, ou ate tentaram, e podem me dizer alguma coisa a respeito...

saudações a todos
 
eu tenho uma terceira geração de isolamoneto de um cuba, e um texas em agar(hipoteticamente)... e quero fazer uma guerra EUA x Cuba... boto um num canto e outro no outro numa petri... é possivel uma especia hibrida? ou um vai engolir o outro? num vou tirar nada de significante disso?

vi muita pouca coisa falando sobre isso... se um dia eu quiser juntar um california com um rei do mexico? eles são de perto, vai q entram em harmonia...

qual seria o minimo procedimento a tomar? eu ja estou lendo sobre isolamento, e vou partir pra isso assim q obter o primeiro sucesso... mas como posso tentar algo depois disso?

algum link, alguma ideia, qualquer coisa é de ajuda... num é pra já... tou so tentando enxergar ate onde esta cada coisa, ate onde é possivel chegar... creio q muitos ja se perguntaram isso, ou ate tentaram, e podem me dizer alguma coisa a respeito...

saudações a todos

https://teonanacatl.org/threads/É-possível-cruzar-duas-raças.71/
 
Olá pessoal, tenho um vidro todo colonizado, to postanto a foto, acredito que já esteja na hora de ir pro terrário. Gostaria de saber, caso eu não queira concluir o processo agora, por qnto tempo posso manter o vidro conservado em condições de uso?

Bem estava pensando qndo eu abrir o vidro seria possível tirar um pequeno pedaço do bolo colonizado e iniciar uma cultura líquida?

link da imagem no picasa https://picasaweb.google.com/107815112259783858862/Cogumelos#5597319021560457970
 
Creio que até ele começar a pinar. Tente conservá-lo na geladeira, protegido de qualquer luz.

Quanto à cultura líquida, acho que não vai dar bom resultado iniciar com um micélio quase maduro que nem esse.
 
eu tenho uma terceira geração de isolamoneto de um cuba, e um texas em agar(hipoteticamente)... e quero fazer uma guerra EUA x Cuba... boto um num canto e outro no outro numa petri... é possivel uma especia hibrida? ou um vai engolir o outro? num vou tirar nada de significante disso?

vi muita pouca coisa falando sobre isso... se um dia eu quiser juntar um california com um rei do mexico? eles são de perto, vai q entram em harmonia...

qual seria o minimo procedimento a tomar? eu ja estou lendo sobre isolamento, e vou partir pra isso assim q obter o primeiro sucesso... mas como posso tentar algo depois disso?

algum link, alguma ideia, qualquer coisa é de ajuda... num é pra já... tou so tentando enxergar ate onde esta cada coisa, ate onde é possivel chegar... creio q muitos ja se perguntaram isso, ou ate tentaram, e podem me dizer alguma coisa a respeito...

saudações a todos
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/
post #9
 
Back
Top