Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Consegui compreender bem até a parte da inoculação com as seringas.

não to conseguindo entender o que é um substrato, os tipos de substratos e a função deles
procurei na biblioteca mas não entendi direito.

Obrigado.
 
Consegui compreender bem até a parte da inoculação com as seringas.

não to conseguindo entender o que é um substrato, os tipos de substratos e a função deles
procurei na biblioteca mas não entendi direito.

Obrigado.

Esses termos, simplificados, você encontra no glossário. Não desista de procurar, pois lá tem todas as informações bem fáceis de entender.

Substrato é a matéria que os cogumelos, mais especificadamente o corpo vejetativo (hifas) vão se nutrir para gerar o corpo de frutificação (cogumelo). Pesquise aqui como fazer o seu substrato.

Já a camada de casing, nos cultivos avançados, serve para manter a umidade nos bolos e para incitar a frutificação.

Boa sorte na sua pesquisa.
 
no cultivo com milho, e "casing de coco" tenho duas duvidas.

eu moro na praia posso pegar o coco verde na rua e nos pé tirar a "casca" bater no liquidificador - pasteurizar pra usar como terrario?

Fibra de coco é encontrada em lojas de jardinagem, é mais fácil comprar.

pelo que eu entendi o coco e a vermiculita servem pra manter a umidade os nutrientes vão vir do milho? estou correto?

A fibra serve para criar espaços, deixar o meio mais solto. A vermiculita para umidade.

tem algum substituto pra vermiculita, não quero encomendar pelo correio vou pagar R$ 15,00 só de frete.

Nenhum tão bom quanto é a vermiculita, porém o pó de coco pode substituir.
 
minha CL tem uma nebulosa de micelio...

eu pra inocular algo preciso pegar os filetinhos do micelio né ? ou apenas o liquido ?

saudações

Deixe a CL ficar mais densa. Quando for usá-la, mexa para quebrar essa nuvem e puxe com a seringa.
Nunca devolva o que sobrar na seringa para a CL, é risco de contaminar.
 
Venho aqui pedir-lhe um favor caro colega Mauricio apesar de ter experiência em apenas 4 cultivos no qual 2 completos pararam por exaustão, 1 perdi no 3° fluxo para o duende verde e outro de B+(profungos) perdi para o que aparentemente parecia ser contaminação Bacteriana pelo forte cheiro de fermentação nesse tempo eu não tinha a capela de fluxo e trabalhava em frente ao forno...

Atualmente luto pela causa de 4 srains: Orissa India, Golden Teacher, PESA e um Carimbo que me doaram no qual a procedência veio de um Kit da vida de B+.

A confecção do carimbo parecia aparentemente não ser confiável... logo apos ter recebido este carimbo dei inicio ao cultivo usando milho de Munguza Tindalizado por Tres dias em panela de pressão este substrato passou alguns dias repousando e não apareceu nenhuma contaminação, pois abri um deles para conferir e o cheiro estava de milho fresco. Fiz a assepsia da Capela de Fluxo e do local com agua sanitária, abri o carimbo dentro da capela e Confeccionei a seringa mult-esporos e deixe-a na hidratação por 2 dias dentro da capela, em seguida inoculei o substrato dentro da Capela de fluxo e deixei-o dentro da mesma ha temperatura amena 28° a 26° logo apos 5 dias o micélio germinou se manifestando em forma algodoada após 3 dias identifiquei uma gosma no fundo do substrato logo abri a capela e senti um um cheiro de xule quando passei a mão nas paredes da capela e cheirei percebi que se tratava de um organismo resistente a agua sanitária foi ai que numa tentativa esquizofrênica de salvar o micélio com muito higiene (eu pareria um louco Borrifando Álcool no ambiente) usando mascara, toca, materiais esterilizados colhi a parte que o micelio havia colonizado e transferi para uma solução de 20ml de agua esterilizada para 2ml de peróxido de hidrogênio 10 volumes logo apos dentro da capela transferindo para papelão esterilizado.

A minha Duvida e que estou com dificuldade de identificar o micélio pois como apresentou-se em forma de algodão se parece muito com outro fungos. Pela pouca experiência que tenho parece ser outro fungo Branco que contaminou na hora da transferência, Confere???

Maurico se você poder matar essa duvida agradeço Muito de coração:cry:.

desculpe-me pela por ter postado 1km de texto.

faz 4 dias que isso ai ta incubado.

segue fotos em anexo: 12052011180.jpg12052011200.jpg12052011201.jpg
 
Última edição:
boa maurício eu quero saber se você conhece aqui no CM alguma aplicação da PF Tek ou alguma variação no cultivo de Panaeoulus , eu andei procurando pra trocar informação porém notei que é massivo o cultivo dos psilocybes e em livros fala-se em cultivos indoor , me ajuda se puder , valeu cidadão!
 
Gente sou novo aqui! Estou prentendendo cultivar uns cogus... li bastantante antes do 1º post, la vai minha duvida.
Antes de pedir esporos qro ter ja um terrario, bem qro saber oq vcs acham de usar um aquario de beta para cultivo de p.C
ja sei q o ideal em temp. é 28 graus
tenho duvidas com o fato da umidade?
sobre ventilação?
Vlw galera
 
Gente, eu peguei um pedaço do fungo do casing (que já deu o 3 flush) e coloquei num pote com sementes e está se espalhando. Se caso isso der certo. Serei como deus? :whistle:

E só mais uma.
Meu casing tá com cheiro de mofo. Será que tá podre???
(ja tive 3 flushs, alguns cogus esporularam e vi que tinha abortos, muitos deles.) :cry:
 
Digamos que o micélio é um mofo e tem seu próprio cheiro de mofo, mas se você sentiu algum outro cheiro, contaminou! Aí torce para não ser nada grave, mas isola o contaminado em outro lugar, longe dos saudáveis.

Sim, sei que o micélio é um "mofo" e tem o cheiro de mofo. Mas o cheiro que antes eu sentia era de "biscoito". Isso mesmo, sentia cheiro de biscoito. Mas agora eu sinto cheiro de algo estragado. Não PÔDRE, mas cheiro de algo com bolor. E agora? Cabô cabô meu cultivo D: ???

E sobre isso

Gente, eu peguei um pedaço do fungo do casing (que já deu o 3 flush) e coloquei num pote com sementes e está se espalhando. Se caso isso der certo. Serei como deus? :whistle:

? :rolleyes:
 
Sim, sei que o micélio é um "mofo" e tem o cheiro de mofo. Mas o cheiro que antes eu sentia era de "biscoito". Isso mesmo, sentia cheiro de biscoito. Mas agora eu sinto cheiro de algo estragado. Não PÔDRE, mas cheiro de algo com bolor. E agora? Cabô cabô meu cultivo D: ???

E sobre isso

? :rolleyes:

Se você foi esperto, vc fez alguns prints.. agora joga tudo fora e começa do zero, é bom pra praticar ;)
 
Gente sou novo aqui! Estou prentendendo cultivar uns cogus... li bastantante antes do 1º post, la vai minha duvida.
Antes de pedir esporos qro ter ja um terrario, bem qro saber oq vcs acham de usar um aquario de beta para cultivo de p.C
ja sei q o ideal em temp. é 28 graus
tenho duvidas com o fato da umidade?
sobre ventilação?
Vlw galera

Aquário não é uma boa opção para terrário, porque é todo transparente e não retém a temperatura interna.
Porém se você passar uma fita ao redor já resolve.
Construa um bom terrário, já que é o setup da fase de frutos, é deve ter condições boas para os frutos nascerem, senão todo trabalho será em vão.
 
Ao longo do tempo com os meus cogumelos,
venho cultivando a cinco meses sem para,
meu terrario e constituido por uma caixa de
isopor de cinquenta litros, local encontrado
lixo da vizinha, e em otimo estado de conservação
so passou por limpeza braba, e ate hj estou feliz com ela.

Paz e luz a todos cogumeleiros.
 
Gente, eu peguei um pedaço do fungo do casing (que já deu o 3 flush) e coloquei num pote com sementes e está se espalhando. Se caso isso der certo. Serei como deus? :whistle:

Não.

Não é muito comum ver o micélio retroceder ao estágio de colonização, mas como colocar um pedaço dele num meio com substrato altamente nutritivo foi uma boa idéia para reiniciar/continuar a colonização!

Espero que dê tudo certo.
Parabéns!
 
Back
Top