Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Pessoal, o que vocês acham da minha receita para um bolo PF.

2 copos de vermiculita expandida.
1/2 copo de arroz integral com casca
1/2 copo de alpiste misturado com níger

Seria basicamente a receita tradicional, só que ao invés de um copo de arroz eu coloco meio e incremento com o alpiste com níger.

Mas e aí? Será que o micélio vai curtir essa proporção?
Abraços. :huh:
 
Pessoal, o que vocês acham da minha receita para um bolo PF.

2 copos de vermiculita expandida.
1/2 copo de arroz integral com casca
1/2 copo de alpiste misturado com níger

Seria basicamente a receita tradicional, só que ao invés de um copo de arroz eu coloco meio e incremento com o alpiste com níger.

Mas e aí? Será que o micélio vai curtir essa proporção?
Abraços. :huh:
Se você já possui experiencia com a tek PF é bem possivel que você obtenha sucesso, mais se não possui não invente moda, vá de PFTek original: 2 vermiculita, 1 arroiz integral moido, 1 agua mineral.

Eu particularmente já inventei muita moda com PFs, e te garanto que não vale a pena, a Tek original é a mais segura e prática com otimos resultados, quando o microclima do terrário é favorável :)
Noix.
 
Se você já possui experiencia com a tek PF é bem possivel que você obtenha sucesso, mais se não possui não invente moda, vá de PFTek original: 2 vermiculita, 1 arroiz integral moido, 1 agua mineral.

Eu particularmente já inventei muita moda com PFs, e te garanto que não vale a pena, a Tek original é a mais segura e prática com otimos resultados, quando o microclima do terrário é favorável :)
Noix.
Nunca cultivei, mas estudando um pouco eu vi que uma mistura de niger até a proporção de 10% é recomendável.
Vou fazer a receita original e essa pra ver se tem diferença.
Valeu brod! xD
 
Então, preparei 15 copos e fui viajar a trabalhando esperando q meu marido os coloca-se no terrario e cuida-se para mim. porém, ele abandonou os copos na incubadora por 2 meses. Alguns bolos ficaram amarelados e muchos na parte de cima.
Estou indo viajar e so volto dia 10 de janeiro, que é qd poderia retomar meu cultivo
Os bolos forma inoculados em 19 de outubro, sera que se eu guardar estes bolos na geladeira eles serão viaveis ainda? Será que ainda são viaveis?
É complicado contra com os outros, que eram 24 copos, 9 teve problemas. Mas agora sei q qd viajar ou paro o cultivo, ou levo comigo...
Gracias
 
Pessoal, moro em Araraquara, se eu iniciar um cultivo com esporos colhidos dos pastos daqui, e obtiver sucesso com a domesticação, essa strain que eu domestiquei seria Strain Araraquara?

É que vejo várias Strains com nomes de cidades e queria saber. :p
 
Se está bem vedado, pode guardar e inocular quando o carimbo chegar.
Mesmo com o pequeno acúmulo de água que ficou da panela de pressão?
Posso guardar sem medo de mofar ou brotar? Fervi 3 dias com agua sanitaria deixando descansar por 24 horas entre os aquecimentos e fiz a esterilização de 1 hora e meia. Ta lindo esse milho, quero meu carimbooo! :unhas:
 
Posso guardar sem medo de mofar ou brotar?

O milho não brota, você os matou na panela de pressão e com a água sanitária. O objetivo da esterilização é matar todos os fungos e bactérias presentes no substrato, então, não há como se desenvolver nenhum deles.

Quanto ao excesso de água, costuma ser reabsorvido pelos grãos uns dias após a esterilização.
 
pessoal, eu tou com 1 casing aqui que não dá mais frutos a uns 15 dias e nem contamina, será que se eu adicionar algo como esterco bovino, exista alguma chance de sair algo?

levando em consideração que cultivos outdoors duram muito mais que um casing, acredito que seja por que os nutrientes de um casing sejam mais escassos que in natura.

o que acham? fico com pena de jogar fora um cultivo que não contaminou. dá pra fazer alguma coisa ainda com esse casing? não dá pra enterrar por que não tem um pico legal por aqui perto para fazê-lo.
 
pessoal, eu tou com 1 casing aqui que não dá mais frutos a uns 15 dias e nem contamina, será que se eu adicionar algo como esterco bovino, exista alguma chance de sair algo?

levando em consideração que cultivos outdoors duram muito mais que um casing, acredito que seja por que os nutrientes de um casing sejam mais escassos que in natura.

o que acham? fico com pena de jogar fora um cultivo que não contaminou. dá pra fazer alguma coisa ainda com esse casing? não dá pra enterrar por que não tem um pico legal por aqui perto para fazê-lo.

Acho que o micélio terminou seu ciclo, e mesmo que tenha sido só um flush, não deixa de ser um ciclo!

Eu o enterraria na natureza, que é sempre a melhor forma de se desfazer de um micélio.
 
Quantos flushs rendeu? como estar a consistecia desse micelio, possa ser q seja a humidade ou algum
problema na temperatur, tente ressucitalo, boa sorte.
 
Oi,

Estou sem liquidificador para triturar o meu arroz integral, porém vi dois modos de solucionar esse problema. O primeiro modo seria colocando o arroz em um pano e batendo no pano com um martelo até o arroz ficar triturado, o segundo modo vi em um diário, onde a pessoa não moía o arroz, só o colocava inteiro e no diário deu certo, porém era um cultivador experiente e eu sou de primeira viagem.
Essas duas opções podem funcionar? Qual a necessidade de moer o arroz?
Obrigada desde já, beijos.
 
Última edição:
Oi,

Estou sem liquidificador para triturar o meu arroz integral, porém vi dois modos de solucionar esse problema. O primeiro modo seria colocando o arroz em um pano e batendo no pano com um martelo até o arroz ficar triturado, o segundo modo vi em um diário, onde a pessoa não moía o arroz, só o colocava inteiro e no diário deu certo, porém era um cultivador experiente e eu sou de primeira viagem.
Essas duas opções podem funcionar? Qual a necessidade de moer o arroz?
Obrigada desde já, beijos.
as duas podem funcionar, a necessidade de moer o arroz seria homogeinizar o melhor possivel a mistura.
nao se esqueça de NAO SOCAR o substrato nos copos, apenas solte-o dentro dos copos evitando ao maximo qualquer choque mecanico durante todo o processo (pra nao compactar o substrato).
 
nao recomendo colocar agua sanitaria dentro do terrario a nao ser como meio de assepssia(ANTES DOS BOLOS ENTRAREM DENTRO) e somente como meio de PROFILAXIA - como meio de acabar com algum tipo de contaminaçao no meio, como bacterias na agua ou algas se desenvolvendo.
senao corre-se o GRANDE risco de criar-se contaminantes resistentes a profilaxia mais tarde.
 
Vou inocular minha seringa hoje. Porém surgiu uma dúvida, posso usar água da torneira fervida sem problemas tanto para a seringa quanto para o bolo PF?
Perguntei para algumas pessoas, mas as opiniões são diversas, o que vocês acham?
 
Vou inocular minha seringa hoje. Porém surgiu uma dúvida, posso usar água da torneira fervida sem problemas tanto para a seringa quanto para o bolo PF?
Perguntei para algumas pessoas, mas as opiniões são diversas, o que vocês acham?
Utilizo sempre água mineral, em ambos os casos. Água da torneira contem cloro, tudo que é produto quimico eu removi do cultivo :)
 
Erik_IH , o nome das strains domesticadas são de escolha do micólogo.
o mais normal é a cidade, mas se você tiver algo mais relevante como: uma historia interessante, uma memoria, uma homenagem....
é com você...
Ontem fui a caça, peguei um único cogumelo grande, pois tinham poucos ainda.
Fiz um carimbo e um chá, e apenas com um único cogu e eu e minha namorada "viajamos" uma 5 horas.
Quero só ver essa raça frutificando indoor. =D
 
Back
Top