Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Utilizo sempre água mineral, em ambos os casos. Água da torneira contem cloro, tudo que é produto quimico eu removi do cultivo :)
Mas quando a água é fervida o cloro não sai? Também tinha uma técnica que eu usava no meu outro cultivo de deixar a água 12 horas no Sol para sair o cloro.
Realmente não posso fazer esse procedimento com água da torneira fervida?
 
Mas quando a água é fervida o cloro não sai? Também tinha uma técnica que eu usava no meu outro cultivo de deixar a água 12 horas no Sol para sair o cloro.
Realmente não posso fazer esse procedimento com água da torneira fervida?
Segundo dizem o cloro realmente se perde com o aquecimento, tbem já vi relatos de pessoas que utilizão a água da torneira tando pra confecções de seringas quanto pra bolos PFs, mais eu particularmente ñ troco a água mineral, meus bons resultados sempre forão com esse material! Quanto ao fazer os procedimentos com essa água, eu não faria, água mineral é baratinho e garante sucesso em 100% no cultivo.
 
Valeu pela dica! Mas no momento não tenho como comprar água mineral infelizmente. Achei um site que fala sobre como tirar o cloro da água.

> Outra maneira de se eliminar o cloro é esquentando a água, pois o cloro se dissipa em altas temperaturas, você também pode pegar água do chuveiro quente, ela vem sem cloro, mas com outros metais pesados que dependendo do peixe podem ser prejudicial.
Fonte:http://aquariofiliabr.blogspot.com.br/2007/08/retirando-o-cloro-da-gua.html

Vou esperar meu namorado chegar, para ver o que pode ser feito em relação a água, mas creio que vou ter que usar a da torneira, porém estou mais segura depois do que li.
Obrigada pela ajuda!
 
Eu estou usando 100% água da torneira, somente pra seringa que usei água destilada.

Os bolos foram feitos com água da torneira, agora o terrário também.
Não sei como é a água da sua região, você considera boa? Eu considero a água daqui excelente, então apostei nela.
 
Eu quero saber onde posso deixar os copos que estão colonizando, aqui a temperatura média ta 30ºc/31ºc por causa do verão. Pensei em um isopor com uma garrafa de gelo e outra tigela de água(para umidade).
 
Eu quero saber onde posso deixar os copos que estão colonizando, aqui a temperatura média ta 30ºc/31ºc por causa do verão. Pensei em um isopor com uma garrafa de gelo e outra tigela de água(para umidade).
OS COPOS DEVEM ESTAR VEDADOS DURANTE O PROCESSO DE COLONIZAÇAO< PRA QUE MANTER A UMIDADE????
cade o estudo do BASICO gente???
 
Eu estou usando 100% água da torneira, somente pra seringa que usei água destilada.

Os bolos foram feitos com água da torneira, agora o terrário também.
Não sei como é a água da sua região, você considera boa? Eu considero a água daqui excelente, então apostei nela.
A água da que estou no momento, tem bastante cloro. Mas creio que só ferver a água resolva, pois tem pessoas que fervem a água para tirar o cloro e por no aquário, então penso eu que se não causa mal ao peixe é por que realmente tira o cloro, espero que funcione com o cogumelo.
 
A água da que estou no momento, tem bastante cloro. Mas creio que só ferver a água resolva, pois tem pessoas que fervem a água para tirar o cloro e por no aquário, então penso eu que se não causa mal ao peixe é por que realmente tira o cloro, espero que funcione com o cogumelo.
o megadeth mora no pais onde a agua mais limpa do planeta brota.
aqui no brasil eu nao uso agua da torneira de jeito nenhum.
 
A água da que estou no momento, tem bastante cloro. Mas creio que só ferver a água resolva, pois tem pessoas que fervem a água para tirar o cloro e por no aquário, então penso eu que se não causa mal ao peixe é por que realmente tira o cloro, espero que funcione com o cogumelo.
Pede pro seu namorado levar umas garrafinhas de água mineral pra vc!!! Po vc deve estar num lugar irado :), nao tem nenhuma nascente ou água de poço por ai nao?
 
Pede pro seu namorado levar umas garrafinhas de água mineral pra vc!!! Po vc deve estar num lugar irado :), nao tem nenhuma nascente ou água de poço por ai nao?
Agora já foi fiz todo o processo. Vamos ver se da certo não é? Mas eu estou bem confiante que vá dar certo, estou esperando a resposta do meu irmão que faz química para ter certeza que o cloro sai, mas na maioria dos sites em que pesquisei dizem que essa é uma forma muito eficiente de tirar o cloro e minhas outras plantas nunca tiveram problema com o cloro, pois sempre fervi a água.
Mas agora só me resta esperar e torcer para ter dado certo!

_____________________________________________________________
Conversei com o meu irmão e ele pesquisou e conversou com os professores por e-mail, para ter certeza. Essa pode não ser a resposta final para a questão, mas foi a melhor que consegui até o momento.

O cloro é colocado na água, a reação forma o ânion (composto de carga negativa) hipoclorito, que é o que as pessoas chamam de cloro, pois tem o mesmo gosto, esse é o motivo por qual as pessoas dizem que a água esta com gosto de cloro.
Se você ferver a água, você vai matar os microrganismos que estão lá, que poderiam ser prejudicais para os cogumelos. Se for água de torneira, essa é a única coisa que vai acontecer. Lá não tem nada em quantidade suficiente para fazer mal para os seus cogumelos. Qualquer problema que ele tenha, muito provavelmente, será por deficiência de algum nutriente, e não excesso. Ele não vai morrer por causa da água, se ele morrer o problema é outro.
Fonte: http://www.scielo.br/pdf/csp/v10n1/v10n1a11.pdf e professores.
 
Última edição:
Coloquei 5 copos com bolos PF para esterilizar na Autoclave. A autoclave vai terminar a esterilização em 40 minutos, após a esterilização aguardo o esfriamento "natural"? Posso abrir a porta da autoclave depois de 2/3 horas para acelerar o processo de esfriamento?

A seringa de esporos(Psilocybe Cubensis B+) está hidratando desde as 23:00 de ontem, acredito que em 4 ou 5 horas os bolosjá estarão esterelizados e esfriados, aí então poderei inocula-los correto?

Terceira e última pergunta de iniciante preguiçoso estúpido: Os copos enquanto estão colonizando na incubadora têm que estar ao abrigo da luz? Aqui faz 30ºc em média, variando entre 26-32, li no tutorial da tupi que posso deixa-los em uma estante sem muita ventilação...Mas quanto a luz, interfere?

Desde já muitíssimo obrigado!

p.s.: Estou com medo dos copos quebrarem na autoclave :unhas:
 
Última edição:
LouroJose, sim espere esfriar, pois o choque térmico pode quebrar os copos. Eu esperaria no mínimo 10 horas para ter certeza que os copos estão frios, nunca usei uma autoclave, então não sei como é.
É preferível deixar a seringa hidratando os esporos por 24 horas caso os esporos não seja recentes, eu prefiro deixar hidratando sendo eles recentes ou não, só inocule se os bolos estiver frios.
Não pode ter luz nem umidade, a temperatura correta para o desenvolvimento do micélio é entre 27°C a 29°C.
Tem muita pergunta que você faz aqui que é coisa de iniciante, se vai começar um cultivo primeiro esteja preparado para isso.
Bons estudos.
 
Mas uma dúvida besta...Bem...Meus carimbos eu mesmo retirei e armazenei em zip-lock com anti-mofo, mas não foi lá um processo tão higiênico digamos assim. Minha tia chegou a abrir o saco achando que tinha que deixar aberto etc. Já para fazer a seringa de esporos eu fui muito cuidadoso quanto a higienização do ambiente e instrumentos, porém, ao abrir o selo(esqueci de passar alcool antes, mas estava de luvas) verifiquei que o carimbo estava já meio esfarelado, e com o bisturi esfarelei mais ainda, sei que tirei acho que 1/3 de um carimbo grande.

Bom, aí peguei a seringa(20ml) com a agulha e tentei sugar a água que estava misturada aos farelos do carimbo mas estava um processo MUITO LENTO MESMO e eu tava fazendo MUITA FORÇA pra sugar a p***** da água pra seringa, então pensei: Acho que a agulha tem que colocar depois da mistura(5x suga/cospe). Aí tirei a agulha e fui fazendo o processo sem a agulha e logo depois coloquei a agulha.

Well, a seringa está hidratando a quase 24h na geladeira mas a água não ta com aquela corzinha meio escura e só tem os farelos roxos dentro da seringa. Não está homogêneo. Acredito que por eu ter tirado a agulha foi sugado somente farelos grandes, e agora quando eu tentar inocular, estes esporos não passarão pela agulha(ou entupirão sei lá). Enfim, faço outra seringa? Uso essa mesmo? O que errei?

Grato e peço a compreensão dos colegas, estou com TPC(tensão pré-cultivo) ou TPI(tensão pré-inoculação).
 
LouroJose, faça outra seringa se você tem mais esporos, é bom pra treinar,calma e muita assepsia. Sobre os blocos de esporos, não tem problema algum, eles irão se desfazer e passar pela agulha numa boa durante as aplicações.
 
Back
Top