Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Bom, aí peguei a seringa(20ml) com a agulha e tentei sugar a água que estava misturada aos farelos do carimbo mas estava um processo MUITO LENTO MESMO e eu tava fazendo MUITA FORÇA pra sugar a p***** da água pra seringa, então pensei: Acho que a agulha tem que colocar depois da mistura(5x suga/cospe). Aí tirei a agulha e fui fazendo o processo sem a agulha e logo depois coloquei a agulha.
Sei que a pergunta não é minha, mas qual a resposta? Esse processo é feito com ou sem agulha?
 
Sei que a pergunta não é minha, mas qual a resposta? Esse processo é feito com ou sem agulha?

Uso com agulha. Os blocos de esporos são insuficientes para entopi-la e a água sobe lentamente mesmo, se o calibre da agulha for pequeno. Bom que assim se evita tirar e colocar a agulha depois de estéril, eliminando mais um possível vetor de contaminação.
 
Ainda queria saber e a mistura tem que ficar homogênea, se a água precisa estar com aquela corzinha escura, amarronzada, amarelada sei lá. Pq ela ta tipo quase igual(incolor) porém com os fiapos de esporos...
 
Ainda queria saber e a mistura tem que ficar homogênea, se a água precisa estar com aquela corzinha escura, amarronzada, amarelada sei lá. Pq ela ta tipo quase igual(incolor) porém com os fiapos de esporos...
Não precisa ficar 100% homogênea para ser viável, porem, quanto mais misturada e com menos blocos de esporos melhor :)
 
Ainda queria saber e a mistura tem que ficar homogênea, se a água precisa estar com aquela corzinha escura, amarronzada, amarelada sei lá. Pq ela ta tipo quase igual(incolor) porém com os fiapos de esporos...

Se você consegue ver os esporos, então há uma quantidade muito além do mínimo necessário. Relaxa :)
 
Alguém conhece esta contaminação? Fiz 4 copos de Trasnskei e só um deles teve sinal de micélio, e um micélio bem fraquinho por sinal, os outros 3 com essa nuvem escura.

TRANSKEI.jpg TRANSKEI2.jpg
 
Alguém conhece esta contaminação? Fiz 4 copos de Trasnskei e só um deles teve sinal de micélio, e um micélio bem fraquinho por sinal, os outros 3 com essa nuvem escura.

View attachment 42587 View attachment 42588


Nao sei o nome deste fungo cinzento mas é muito comum entre cultivos, eu diria até que é o fungo mais comum depois do trichoderma e o cobweb. Ja tive incontaveis PFs arruinado devido a ele.
 
https://teonanacatl.org/threads/esterilizando-bolsas-de-spawn-seladas.144/
Pessoal, sobre o link acima, é possível fazer esta esterilização em microondas?


Eu diria que não Universe,

Eu usaria microondas pra esterelizacoes mais curtas... acho que o microondas tem a tendencia de degenerar a nutritividade do substrato mais rapido que quando esterilizado na panela de pressao falando-se de longo prazos de esterelizacao.

É só uma suposição, mas nunca vi cultivador esterilizar no microondas por tanto tempo substratos de spawn ou qualquer outra coisa relacionado a cultivos de cogumelos.
 
Eu diria que não Universe,

Eu usaria microondas pra esterelizacoes mais curtas... acho que o microondas tem a tendencia de degenerar a nutritividade do substrato mais rapido que quando esterilizado na panela de pressao falando-se de longo prazos de esterelizacao.

É só uma suposição, mas nunca vi cultivador esterilizar no microondas por tanto tempo substratos de spawn ou qualquer outra coisa relacionado a cultivos de cogumelos.
Minha duvida é pelo motivo de eu só achar sacos plásticos para microondas. :(
 
Minha duvida é pelo motivo de eu só achar sacos plásticos para microondas. :(

Se o material for pp5(polipropileno) serve. Se não, busque alternativas a sacos de pp5. Existem tupwares de pp5, ou potes de vidro com tampa de plastico(o que facilita aclopar um filtro). Use a criatividade.
 
É necessário esterelizar a argila expandida antes de colocá-la no terrário? Se sim, como?

Quando utilizei argila no terrário fiz o seguinte:

- Colocar a argila em uma peneira e lavar em água corrente.
- Deixar de molho por 24 horas em solução de agua + agua sanitaria
- Enxaguar a argila e ferver em uma panela por 15 min
- Colocar a argila no terrário com água até a metade + duas gotas de água sanitária.

Good luck!
 
Quando utilizei argila no terrário fiz o seguinte:

- Colocar a argila em uma peneira e lavar em água corrente.
- Deixar de molho por 24 horas em solução de agua + agua sanitaria
- Enxaguar a argila e ferver em uma panela por 15 min
- Colocar a argila no terrário com água até a metade + duas gotas de água sanitária.

Good luck!

No meu terrário sigo o mesmo procedimento, exceto o passo da fervura, e não tive problemas.
Eu também pingo algumas gotas de água sanitária sempre que preciso repor a água do terrário, depois de fervida.

Abraços.
 
Outra pergunta, estou com 3 bolos com micélios lindos crescendos porém ao lado encontrei um ponto pequeniníssimo de contaminação(verde). Queria saber se existe a possibilidade do micélio vencer a contaminação ou se é melhor descartar logo.

O micélio ta tão lindo e saudável que eu acreditaria nele.
 
eu estou com um spawn de milho 100% colonizado que irei transferir pro balde assim que a camada de pó de côco esfriar, e com outros potes de spawn em colonização (alguns fiz inoculação hoje). a questão é que agora pouco fiquei sabendo que passarei fevereiro todo fora de casa e não tenho como dar continuidade ao cultivo, em relação a o balde vou colher o que der e pensar o que fazer, já em relação ao spawn que está colonizando, li que alguns deixam na geladeira para utilizar depois, é realmente a melhor opção?

obrigado.
 
Back
Top