Eai
@meeex . Boa sorte com a primeira experiência!
Isso, os
esporos devem ser raspados em água destilada ou esterilizada. Pessoal usa bastante a de copinho pois acreditam que o selo é o que protege melhor dentre as embalagens oferecidas. Eu costumo usar de garrafa, e eu fervo ela, até para esterilizar novamente a seringa!
Sobre guardar a seringa preparada, não só é viável como é necessário. Você pode ter se referido aos potes esterilizados, sim, estes também se mantém estereis desde que você não abra a panela de pressão. Mantenha-na fechada. A seringa deve ficar de 12h a 24h na geladeira mesmo para que os esporos fiquem hidratados. Olha, vou te explicar como eu faço! Você pode adaptar conforme a necessidade.
1 Abro garrafa de 1l de
água mineral, ponho uns 250ml para ferver.
2 Dreno água na seringa, completo. Despejo tudo na pia. Dreno novamente e despejo. Dreno uma terceira vez com ela bem quente mas desta vez não descarto, tampo e deixo esfriar em temperatura ambiente.
3 Esterilizo o ambiente de trabalho
4 Nesse passo já usei pote coletor de fezes descartável, que vende em farmácia, gostei da pazinha que vem porém do pote não. Vale a pena comprar um porque custa centavos, mas você pode fazer a raspagem com a seringa mesmo. Esterilizo um copo de shot com álcool e seco com papel toalha, flambo a agulha da seringa e esfrio esterilizando com um papel umedecido com álcool. Pra essa fase gosto de acender uma vela próxima ao local que estou trabalhando. Facilita o acesso ao calor e meu banheiro fica parecendo um laboratório foda.
5 Abro o carimbo e raspo uma quantidade legal pra dentro do copo. (1/4 para carimbos rasos ou pequenos, 1/8 para carimbos mais recheados) Pode usar o copo coletor como eu citei, o de shot, e pra raspar a seringa ou a pázinha, isso realmente fica a seu critério, apenas esterilize tudo. Ah, e eu uso seringa 10ml.
6 Vai espalhando água com a seringa por cima dos esporos e puxando de volta de uma maneira que misture bem e pegue tudo. Pode fazer várias vezes. Por fim puxe tudo pra seringa e voilá. A seringa está pronta.
Tampo bem e envolvo com papel alumínio, guardo na geladeira por pelo menos 24h sempre, ela tem de repousar pelo menos metade disso para hidratar os esporos e eles poderem germinar com saúde. Tenho seringas na geladeira com mais de mês. Só retirar, agitar e sempre esterilizar antes de aplicar no seu substrato. Eu geralmente preparo a seringa antes dos substratos mas no seu caso é só fazer a seringa e não abrir a PP até lá.