Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Fala galera, blz?

Comprei um termo higrometro 33697828_1SZ.jpge chegou hoje. O anuncio dizia que media a temperatura e umidade interna e externa ... só que não ... umidade é somente a externa.

"Eu quero saber se corro o risco de estragar o termo higrometro se coloca-lo dentro do terrário???" e mesmo sabendo que o micélio desenvolvido o risco é menor ... " também gostaria de saber se existe a possibilidade de contaminação por conta desse equipamento dentro do terrário???"

Valeu!!!
 
Última edição:
Fala galera, blz?

Comprei um termo higrometro View attachment 113270e chegou hoje. O anuncio dizia que media a temperatura e umidade interna e externa ... só que não ... umidade é somente a externa.

"Eu quero saber se corro o risco de estragar o termo higrometro se coloca-lo dentro do terrário???" e mesmo sabendo que o micélio desenvolvido o risco é menor ... " também gostaria de saber se existe a possibilidade de contaminação por conta desse equipamento dentro do terrário???"

Valeu!!!

Bolos saudáveis não se contaminam tão fácil, então não será problema.

Sim, ele irá estragar dentro do terrário, sem contar que sempre marcará 99%.

O único higrômetro que serve pro cultivo é o analógico.

No meu primeiro cultivo comprei um igual, estragou e joguei fora.
Com o tempo você percebe que é algo inútil e dispensável.

Tendo perlita/argila no fundo tá tranquilo, no máximo dar uma borrifada quando estiver parecendo seco.
 
Bolos saudáveis não se contaminam tão fácil, então não será problema.

Sim, ele irá estragar dentro do terrário, sem contar que sempre marcará 99%.

O único higrômetro que serve pro cultivo é o analógico.

No meu primeiro cultivo comprei um igual, estragou e joguei fora.
Com o tempo você percebe que é algo inútil e dispensável.

Tendo perlita/argila no fundo tá tranquilo, no máximo dar uma borrifada quando estiver parecendo seco.


Pensando em devolver ... em todo o caso Valeu Texugo!!!
 
Olá pessoal, sou novo por aqui, e comecei a me interessar pelo cultivo indoor de cogumelos, me interessei bastante pela técnica do "MONOTUB", alguém poderia me indicar algum material ou um passo a passo para fazer um monotub de 30 a 40L de cultivo de Champignon
 
Fala galera. Como montar um bulk na marmita? (famosa quentinha). Existe um melhor tamanho de marmita pra isso? A proporção de spawn e o substrato de bulk? Casing ou não? Milho de pipoca vai funcionar bem?
 
Há uma lâmina de água no fundo do meu terrário.
Coloco várias gotas de água sanitária nesta água para evitar contaminantes.

a) Isso é eficiente?
b) Devo me preocupar com vapores da água sanitária nos bolos?
c) Água sanitária solta vapor?
 
Há uma lâmina de água no fundo do meu terrário.
Coloco várias gotas de água sanitária nesta água para evitar contaminantes.

a) Isso é eficiente?
b) Devo me preocupar com vapores da água sanitária nos bolos?
c) Água sanitária solta vapor?


Quando isso acontece é provável que a perlita tenha ficado demasiado molhado quando foi colocada no terrário. Convém molhar completamente e depois deixar escorrer bem.

O terrário também poderá estar com furos a menos, recomendo o estilo shotgun - pessoalmente não fiz buracos no fundo, mas de resto tem por todo o lado.

Eu não colocaria água sanitária, pode levar a mutações/deformações nos frutos. A única altura que a uso é no final do cultivo, para guardar a perlita. Coloco água no terrário até ficar ao nível da perlita e uns 25ml de água sanitária, mexo bem e deixo ficar durante a noite. No dia seguinte passo bem por água 2 ou 3 vezes para tirar vestigios de água sanitária e guardo para futuros cultivos.
Quando volto a utilizar preparo o terrário com a perlita e despejo água a ferver lá dentro, após 1h escorro bem a perlita e está pronto a usar.

Se tiver com excesso de água compra uma seringa de 50ml, inclina o terrário, levantando-o alguns centímetros num dos lados para a água acumular num dos lados e vai retirando com a seringa (sem agulha).

Nunca tive qualquer problema de contaminações em bolos colonizados com estes métodos.
 
Última edição:
Galera eu gostaria de saber qual contaminação é esse, alguém tem conhecimento? Deem zoom e vejam as bolinhas vermelha s
 

Anexos

  • Screenshot_20200512-180811_Messenger.jpg
    Screenshot_20200512-180811_Messenger.jpg
    629.2 KB · Visualizações: 34
Olá. Eu fiz uma pesquisa prévia aqui no fórum sobre o método de inoculação grain-to-grain (g2g) e gostaria de receber conselhos a respeito, afinal não encontrei informações detalhadas sobre quais precauções tomar.

Vocês já tentaram? Recomendam a técnica?
 
Olá. Eu fiz uma pesquisa prévia aqui no fórum sobre o método de inoculação grain-to-grain (g2g) e gostaria de receber conselhos a respeito, afinal não encontrei informações detalhadas sobre quais precauções tomar.

Vocês já tentaram? Recomendam a técnica?

Nunca tentei.
As vantagens da técnica é que você pode transformar um pote de grãos colonizados em vinte, e o melhor, num período de 10 a 14 dias esses vinte colonizam 100% segundo os utilizadores da técnica porque os esporos não precisam germinar, o micélio ativo é inserido no meio. É bem simples e consiste simplesmente em esterilizar os grãos ou substrato nutritivo normalmente mas ao invés de inocular com seringa você deve abrir o selo e enxertar com grão colonizado e selar novamente de imediato.
Logo de cara você enxerga a chave dessa técnica, você vai ter de abrir o substrato esterilizado e selado, alto risco de contaminação. Portanto, muita assepsia e de preferência glove box ou porta de forno.

Encontrei esse tópico no Shroomery sobre:

Galera eu gostaria de saber qual contaminação é esse, alguém tem conhecimento? Deem zoom e vejam as bolinhas vermelha s

Demogorgon :ROFLMAO: :ROFLMAO:
Dei uma pesquisada mas não encontrei igual a esse :unsure:
Mas, se me permite a opinião, o bolo tá bem feio cara... Se for arriscar algo com ele, deixa isolado, mas recomendo descartar, você não sabe o que é esse fungo vermelho e tem cara de ser até perigoso kkk e tem um outro fungo vermelho, mas acho que não é esse, que é o Lipstick alguma coisa, tipo "mancha de batom" que espalha pelo ar e inclusive pelos frutos... Então né kkk


Fala galera. Como montar um bulk na marmita? (famosa quentinha). Existe um melhor tamanho de marmita pra isso? A proporção de spawn e o substrato de bulk? Casing ou não? Milho de pipoca vai funcionar bem?

Cara, uma marmita de uns 500ml deve funcionar. Eu uso potes, inclusive de sorvete.
Método simples é fazer um spawn de milho de pipoca e usar pó de côco como substrato, selar com vermiculita. Tem que esterilizar tudo, claro, e pode acrescentar mais a esse substrato, húmus, pó de café, amido de batata, são muitas opções mas você vai conseguir frutos com os ingredientes que falei. faz uma camada do pó, uma camada com os grãos, cobre com o pó e sela com vermiculita. Não precisam ser muito grossas as camadas e você pode repetir, o ideal se for repetir é que aguarde colonizar e só então replique as camadas... Ah, e aí não precisa selar com a vermiculita, só na camada final. Sempre que dispôr o substrato e os grãos, deixar fechado e selado em condições de incubação por uma semana pra verificar se já é possível destampar e pôr no terrário. Jamais use substrato nutritivo (mais grãos por exemplo) pra fazer as camadas. Aumentam muito a chance de contaminação.


Olá pessoal, sou novo por aqui, e comecei a me interessar pelo cultivo indoor de cogumelos, me interessei bastante pela técnica do "MONOTUB", alguém poderia me indicar algum material ou um passo a passo para fazer um monotub de 30 a 40L de cultivo de Champignon

Cara, se liga nesse vídeo!


Tem muitas alternativas possíveis pra diversos procedimentos, desde o substrato e a inoculação até a configuração do terrário, mas esse vídeo dá um briefing legal.

-----

🖐 Agora eu tenho a minha dúvida kk
Pessoal vocês sabem o nome e onde vende essas bags que utilizam para inocular grãos e esterilizar substrato? São bags que podem ir na PP e tem uma parte com um material próprio para a injeção dos esporos, assim:
1589394848581.png
 
Última edição:
Meu bulk está com umas manchas, é excremento micelial ou contaminantes?

Esterco 12 partes
Vermiculita 6 partes
Gesso 1 parte
Pasteurização de 80 minutos a 79 (variando entre 77 e 81)
Spawn de trigo colonizado 8 partes

Foto de 14 dias depois da adição do Spawn
IMG_20200514_184347538.jpg
IMG_20200514_185142490.jpg
IMG_20200514_184347538.jpg
Agradeço a ajuda, gente!
 
Oi gent! Boa noite, como vao?
Estou começando meu primeiro cultivo. To com os potes com substrato na panela de pressão esfriado. Tenho uma duvida quanto a inoculação. Eu vi indicações de raspar os esporos em agua destilada ou mineral para inocular. Agua mineral é mesmo indicada? Pq n achei a destilada. Caso não, é viavel guardar os insumos ate amanha para inocula los? Caso sim devo guardar na geladeira?
Agradeço desde ja!
Estara salvando meu cultivo rs
 
Oi gent! Boa noite, como vao?
Estou começando meu primeiro cultivo. To com os potes com substrato na panela de pressão esfriado. Tenho uma duvida quanto a inoculação. Eu vi indicações de raspar os esporos em agua destilada ou mineral para inocular. Agua mineral é mesmo indicada? Pq n achei a destilada. Caso não, é viavel guardar os insumos ate amanha para inocula los? Caso sim devo guardar na geladeira?
Agradeço desde ja!
Estara salvando meu cultivo rs
Eai @meeex . Boa sorte com a primeira experiência!
Isso, os esporos devem ser raspados em água destilada ou esterilizada. Pessoal usa bastante a de copinho pois acreditam que o selo é o que protege melhor dentre as embalagens oferecidas. Eu costumo usar de garrafa, e eu fervo ela, até para esterilizar novamente a seringa!
Sobre guardar a seringa preparada, não só é viável como é necessário. Você pode ter se referido aos potes esterilizados, sim, estes também se mantém estereis desde que você não abra a panela de pressão. Mantenha-na fechada. A seringa deve ficar de 12h a 24h na geladeira mesmo para que os esporos fiquem hidratados. Olha, vou te explicar como eu faço! Você pode adaptar conforme a necessidade.

1 Abro garrafa de 1l de água mineral, ponho uns 250ml para ferver.
2 Dreno água na seringa, completo. Despejo tudo na pia. Dreno novamente e despejo. Dreno uma terceira vez com ela bem quente mas desta vez não descarto, tampo e deixo esfriar em temperatura ambiente.
3 Esterilizo o ambiente de trabalho
4 Nesse passo já usei pote coletor de fezes descartável, que vende em farmácia, gostei da pazinha que vem porém do pote não. Vale a pena comprar um porque custa centavos, mas você pode fazer a raspagem com a seringa mesmo. Esterilizo um copo de shot com álcool e seco com papel toalha, flambo a agulha da seringa e esfrio esterilizando com um papel umedecido com álcool. Pra essa fase gosto de acender uma vela próxima ao local que estou trabalhando. Facilita o acesso ao calor e meu banheiro fica parecendo um laboratório foda.
5 Abro o carimbo e raspo uma quantidade legal pra dentro do copo. (1/4 para carimbos rasos ou pequenos, 1/8 para carimbos mais recheados) Pode usar o copo coletor como eu citei, o de shot, e pra raspar a seringa ou a pázinha, isso realmente fica a seu critério, apenas esterilize tudo. Ah, e eu uso seringa 10ml.
6 Vai espalhando água com a seringa por cima dos esporos e puxando de volta de uma maneira que misture bem e pegue tudo. Pode fazer várias vezes. Por fim puxe tudo pra seringa e voilá. A seringa está pronta.

Tampo bem e envolvo com papel alumínio, guardo na geladeira por pelo menos 24h sempre, ela tem de repousar pelo menos metade disso para hidratar os esporos e eles poderem germinar com saúde. Tenho seringas na geladeira com mais de mês. Só retirar, agitar e sempre esterilizar antes de aplicar no seu substrato. Eu geralmente preparo a seringa antes dos substratos mas no seu caso é só fazer a seringa e não abrir a PP até lá.
 
Eai @meeex . Boa sorte com a primeira experiência!
Isso, os esporos devem ser raspados em água destilada ou esterilizada. Pessoal usa bastante a de copinho pois acreditam que o selo é o que protege melhor dentre as embalagens oferecidas. Eu costumo usar de garrafa, e eu fervo ela, até para esterilizar novamente a seringa!
Sobre guardar a seringa preparada, não só é viável como é necessário. Você pode ter se referido aos potes esterilizados, sim, estes também se mantém estereis desde que você não abra a panela de pressão. Mantenha-na fechada. A seringa deve ficar de 12h a 24h na geladeira mesmo para que os esporos fiquem hidratados. Olha, vou te explicar como eu faço! Você pode adaptar conforme a necessidade.

1 Abro garrafa de 1l de água mineral, ponho uns 250ml para ferver.
2 Dreno água na seringa, completo. Despejo tudo na pia. Dreno novamente e despejo. Dreno uma terceira vez com ela bem quente mas desta vez não descarto, tampo e deixo esfriar em temperatura ambiente.
3 Esterilizo o ambiente de trabalho
4 Nesse passo já usei pote coletor de fezes descartável, que vende em farmácia, gostei da pazinha que vem porém do pote não. Vale a pena comprar um porque custa centavos, mas você pode fazer a raspagem com a seringa mesmo. Esterilizo um copo de shot com álcool e seco com papel toalha, flambo a agulha da seringa e esfrio esterilizando com um papel umedecido com álcool. Pra essa fase gosto de acender uma vela próxima ao local que estou trabalhando. Facilita o acesso ao calor e meu banheiro fica parecendo um laboratório foda.
5 Abro o carimbo e raspo uma quantidade legal pra dentro do copo. (1/4 para carimbos rasos ou pequenos, 1/8 para carimbos mais recheados) Pode usar o copo coletor como eu citei, o de shot, e pra raspar a seringa ou a pázinha, isso realmente fica a seu critério, apenas esterilize tudo. Ah, e eu uso seringa 10ml.
6 Vai espalhando água com a seringa por cima dos esporos e puxando de volta de uma maneira que misture bem e pegue tudo. Pode fazer várias vezes. Por fim puxe tudo pra seringa e voilá. A seringa está pronta.

Tampo bem e envolvo com papel alumínio, guardo na geladeira por pelo menos 24h sempre, ela tem de repousar pelo menos metade disso para hidratar os esporos e eles poderem germinar com saúde. Tenho seringas na geladeira com mais de mês. Só retirar, agitar e sempre esterilizar antes de aplicar no seu substrato. Eu geralmente preparo a seringa antes dos substratos mas no seu caso é só fazer a seringa e não abrir a PP até lá.
Laranjeira, vc é incrível!! Gratidão de mais por compartilhar seu metodo :)
Vou seguir suas indicações, ajudou muito! So mais uma coisa... a panela de pressao fechada posso deixar no fogao msm ou guardo na geladeira?
 
boa tarde!!

vou realizar meu primeiro cultivo, mas estou com grades dificuldades de encontrAR o carimbo.

alguem aqui pode me indicar algum site, pagina ou pessoa que tenha o carimbo seja doação ou com algum custo.

obg pela atenção
 
Boa noite galera. Queria saber se as hifas grossas tem algum significado de serem mais fortes ou não?
View attachment 113426
Essas hifas grossas se chamam micelio rizomorfico e o pessoal fala que são muito boas para frutificar. Em contrapartida há o micelio algodoado que é mais fraco.
Quando a galera faz seleção na placa de Petri é buscando identificar o micelio mais rizomorfico e replicar ele em outra placa para poder inocular no substrato.
 
Essas hifas grossas se chamam micelio rizomorfico e o pessoal fala que são muito boas para frutificar. Em contrapartida há o micelio algodoado que é mais fraco.
Quando a galera faz seleção na placa de Petri é buscando identificar o micelio mais rizomorfico e replicar ele em outra placa para poder inocular no substrato.
Valeu jow. Eu tava na dúvida, porque no começo eles eram mais finos. Ainda bem que é uma coisa boa.
Valeu jow. Eu tava na dúvida, porque no começo eles eram mais finos. Ainda bem que é uma coisa boa.
Boa noite galera, queria saber se daria problema de colocar substratos novos 100% colonizados em um terrário que já tenha um bulk
IMG_20200515_171610.jpg
frutificando há 8 dias?
Percebi que nos primeiros 6 dias, o terrário soa muito, e quando começa a pinar, diminui esse aspecto suado no terrário. Então estou com receio de colocar novos substratos
IMG_20200512_235238.jpg
e afetar o desempenho da frutificação.

Agradeço desde já quem puder ajudar.
 
Última edição:
Oi gent! Boa noite, como vao?
Estou começando meu primeiro cultivo. To com os potes com substrato na panela de pressão esfriado. Tenho uma duvida quanto a inoculação. Eu vi indicações de raspar os esporos em agua destilada ou mineral para inocular. Agua mineral é mesmo indicada? Pq n achei a destilada. Caso não, é viavel guardar os insumos ate amanha para inocula los? Caso sim devo guardar na geladeira?
Agradeço desde ja!
Estara salvando meu cultivo rs
Poucas pessoas sabem, mas também é possível achar água destilada em posto de gasolina, e mais comum eu acho, em casa hospitalar. Boa sorte.
 
Back
Top