Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Eu tbm acho que pode, mas melhor ainda seria se vc misturasse vermiculita com arroz nessa mistura em baixas quantidades, ou qualquer substrato utilizado só que nesse caso em conjunto com o esterco e a terra. Bota fubá, borra de café esterilizada e seca, e um pouco de arroz. Vai render bastante e com certeza vai dar bons frutos 😉
Vc coloca alguma coisa para corrigir o pH?
 
Moçada, estou com 2 copos na incubadora a uma semana. Um deles está encharcado (virou dentro da panela) e o outro muito seco. Tem como consertar?

o primeiro é o seco e as outras duas molhado
IMG_20200423_130535763.jpgIMG_20200423_130437450.jpgIMG_20200423_130415849.jpg
 
Pois é, é que eu tô fazendo um outdoor improvisado e achei que o cogu tava pegando muita chuva aí acabei trazendo pra dentro, pois fiquei noiado com essa ideia ai da água direto no micelio. Muito bom, obg por compartilhar sua experiência

Bom, no caso do exterior é bem possível que tenha sim demasiada água.
Eu borrifo directamente os meus bolos até ficarem encharcados, mas não os afogo a não ser durante o processo do dunk and roll antes de colocar no terrário.
 
Alguem ja teve esses bixinhos da foto,eles se transformam em uma lesma e depois um pequeno mosquito,nunca vi esse mosquito antes de fazer bulk,creio q seja do esterco,mas o interessante eh que esterelizei o esterco junto com vermiculila na panela de pressao,ou minha panela de pressao esta ruim ou eh contaminante externo,mas pra ser externo eu teria visto esse mosquito em algum canto de casa e ele so aparece no bulk,mantenho a incubadora sempre fexada so abro para olhar se ja colonizou todo de depois de uns dias,sendo essa a 2 vez que abro a incubadora,notei que a colonizaçao deu uma estagnada tb,os ovos desses mosquitos podem estar suspensos no ar?
Alguma luz.
 

Anexos

  • 20200425_132046.jpg
    20200425_132046.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 16
  • 20200425_131933.jpg
    20200425_131933.jpg
    3.1 MB · Visualizações: 15
Alguem ja teve esses bixinhos da foto,eles se transformam em uma lesma e depois um pequeno mosquito,nunca vi esse mosquito antes de fazer bulk,creio q seja do esterco,mas o interessante eh que esterelizei o esterco junto com vermiculila na panela de pressao,ou minha panela de pressao esta ruim ou eh contaminante externo,mas pra ser externo eu teria visto esse mosquito em algum canto de casa e ele so aparece no bulk,mantenho a incubadora sempre fexada so abro para olhar se ja colonizou todo de depois de uns dias,sendo essa a 2 vez que abro a incubadora,notei que a colonizaçao deu uma estagnada tb,os ovos desses mosquitos podem estar suspensos no ar?
Alguma luz.
creio serem larvas de forídeo, uma mosquinha bem sagaz. tem que manter o terrário fechado sem impedir troca de ar 24/7 só abrir pra olhar e fazer o que tiver q fazer. Pode ter uma frestinha de 1mm que elas conseguem entrar. aqui eu tenho que vedar até a tampa do terrário com fita crepe.
 
creio serem larvas de forídeo, uma mosquinha bem sagaz. tem que manter o terrário fechado sem impedir troca de ar 24/7 só abrir pra olhar e fazer o que tiver q fazer. Pode ter uma frestinha de 1mm que elas conseguem entrar. aqui eu tenho que vedar até a tampa do terrário com fita crepe.
Tinha ate visto esse no contaminantes comuns mais nao q nao era mais agora q vc deu o caminho o mosquito parece mesno com o forideo megaselia halterata comum em agaricus Vlw.
Tava todo fexada a incubadora eh em 1 isopor so abri 1 vez mesmo pra ver como tava a colonizaçao e rapidim,dei azar espero que nao se espalhe pros milhos que estao na incubadora tb pq se nao ja era meu cultivo, os meus cogus sao albinos e produzem quase nada de esporos faço g2g ,tenho golden teacher e florida colonizando tb mais o micelio ta estranho eh a 1 vez que cultivo eles e nao tenho esporos de nenhum.
O foda q agora os mosquitos aprenderam o caminho aki de casa ter q cuidado em todos os cultivos.
 
Tinha ate visto esse no contaminantes comuns mais nao q nao era mais agora q vc deu o caminho o mosquito parece mesno com o forideo megaselia halterata comum em agaricus Vlw.
Tava todo fexada a incubadora eh em 1 isopor so abri 1 vez mesmo pra ver como tava a colonizaçao e rapidim,dei azar espero que nao se espalhe pros milhos que estao na incubadora tb pq se nao ja era meu cultivo, os meus cogus sao albinos e produzem quase nada de esporos faço g2g ,tenho golden teacher e florida colonizando tb mais o micelio ta estranho eh a 1 vez que cultivo eles e nao tenho esporos de nenhum.
O foda q agora os mosquitos aprenderam o caminho aki de casa ter q cuidado em todos os cultivos.
Cara, num quero responder o que o amigo aí já te respondeu não, mas só ressaltando uma questão aí que possa talvez estar passando despercebido ou talvez não. Mas por fim, esses ovinhos aí tbm podiam já estar presente no isopor se talvez o mesmo estivesse infectado e vc não usou um bactericida pra ocasião. Pode parecer que não mas quais quer tipo de alimento ou algo do tipo podem fazer os mesmos se desenvolverem mais, até mesmo uma simples umidade. Tomara que não seja e que vc encontre o que está ocasionando de qualquer maneira, mas fica o alerta de qualquer forma aí, até pq o isopor pode criar pequenas brechinhas pequenas e por vez acabar retendo eles ali. E talvez até mesmo pode o mesmo já ter vindo assim de algum armazenamento ruim em questão. Não é um fato comum em cultivos no isopor, mas pode calhar de acontecer assim como em qualquer outro recipiente 😉
 
Quando chega a hora de abanar e borrifar, qual é a ordem correta? Venho borrifando depois de abanar, não sei se estou fazendo direito e nem se a ordem importa tanto assim. Meu terrário é uma caixa organizadora com furos tampados com micropore e argila expandida no fundo.
 
Última edição:
Meio que tanto faz, a umidade vai se recompor mesmo é depois que você fechar o terrário e mantive-lo fechado.

E nem sempre é necessário fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Aliás, nem sempre é necessário borrifar, depende de como estiver a umidade nos bolos. Às vezes o terrário "chove" dentro e eles já ficam bem úmidos.

Abanar, entretanto, geralmente é preciso. A breve queda de umidade estimula a pinagem e crescimento dos frutos.
 
Bom dia galera. Tô na terceira tentativa de spaw só de arroz integral, hoje completa 5 dias desde a inoculação e resolvi da uma olhada. Apenas um copo está colonizando e os outros não.
IMG_20200427_012412.jpg IMG_20200427_012418.jpg IMG_20200427_012429.jpg IMG_20200427_012442.jpg
Os outros não tem nenhum sinal de vida. Estou na dúvida se usei pouco esporos ou porque balancei no ato da inoculação. Queria saber de alguém mais experiente na área de spaw.
 
Sim acontece. Qual é a temperatura do terrario, por curiosidade?
Não tenho como medir a temperatura exata, mas não acredito que esteja muito quente, ele fica no local mais fresco da casa e está nublado aqui, chovendo quase todo dia. Não sendo nenhuma contaminação eu já fico tranquilo...

Aniversariei os dois dia 24, e em apenas 3 dias os pins já apareceram, mas nenhum sinal no outro bolo ainda, esse tipo de diferença é esperado também, certo?
 
Compra um termómetro de aquário, são demasiado baratos.
Eu uso um igual a este:
termometro_flutuante_para_aquario_de_vidro_com_ventosa_vigo_ar_534313_1_20200325103858.jpg

No terrário recomendo ter temperatura em cerca de 20 a 21ºC - já usei mais alta (cerca de 24ºC) mas tenho optado por apontar para os 20ºC.


Sim, é normal alguns bolos demorarem para nascer pins, em alguns casos mais raros podem até nem surgir ao fim de um mês (pouco depois dessa altura eu descarto os bolos).
 
No terrário recomendo ter temperatura em cerca de 20 a 21ºC
Moro no Nordeste e aqui infelizmente não vai atingir essas temperaturas. Atualmente 25-29ºC constantes. Talvez não seja o ideal, mas levando em conta a época do ano, e relatos de outros cultivadores que tiveram sucesso com essa strain em temperaturas mais elevadas, o cultivo deve ser viável, ainda que extrapolando um pouco.

Vi na página sobre "condições pra um bolo frutificar", recomendando um pouco acima: "A temperatura apropriada para P. cubensis (TMC) é de 23ºC a 26ºC, mas temperaturas mais frias como 20ºC devem funcionar. "

Até o final do ano me mudo pro interior de Minas, onde posso experimentar nessa faixa dos 20. E vou ver sobre o termômetro, obrigado.
 
Back
Top