Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Estou bastante preocupado de dar errado por conta disso. Alguém sabe me dizer se existe a possibilidade de não ocorrer contaminação sem ter fervido a água?
Pois é cara, esse passo é muito importante, porque a água da torneira não é esterilizada. Se fosse água mineral de copo descartável até que ia, mas da torneira assim direto significa que você colocou algo ali que não estava estéril.
Caso tenha contaminação, seria possível retirar nem que seja um pedacinho de alguma parte sadia do micélio é fazer um G2G para um novo copo (estou usando grão de milho) e tentar formar um novo bolo?
É um tiro no escuro, porque a contaminação mesmo não estando em uma parte X do bolo, visível a olho nu, pode ter contaminação no grão. (Caso for fazer esse teste, faça-o usando pouco substrato, caso dê errado a perda não vai ser grande)

Você usou toda a sua solução de esporos pra confeccionar essa seringa? Porque se não, é só fazer outra seringa seguindo a esterilização.

De qualquer maneira deixa esses bolos desenvolverem pra ver no que vai dar!
 
Pois é cara, esse passo é muito importante, porque a água da torneira não é esterilizada. Se fosse água mineral de copo descartável até que ia, mas da torneira assim direto significa que você colocou algo ali que não estava estéril.

É um tiro no escuro, porque a contaminação mesmo não estando em uma parte X do bolo, visível a olho nu, pode ter contaminação no grão. (Caso for fazer esse teste, faça-o usando pouco substrato, caso dê errado a perda não vai ser grande)

Você usou toda a sua solução de esporos pra confeccionar essa seringa? Porque se não, é só fazer outra seringa seguindo a esterilização.

De qualquer maneira deixa esses bolos desenvolverem pra ver no que vai dar!


Pois é mano, vacilo grande em uma coisa tão simples...

Mas só fazendo um adendo, a água não era da torneira, era mineral daquelas de garrafa de 500ml (não achei a de copinho, moro no sítio e só encontrei pelas redondezas aqui só a mineral de garrafa mesmo). Só fiz abrir e rapidamente coloquei no copinho esterilizado e fiz a inoculação.

Infelizmente usei todo o carimbo, era um carimbo pequeno então fiz 3 seringas de 10ml, usei 2 e uma está guardada na geladeira.

Essa mineral de garrafinha de 500ml será rola? Sei que a de copinho era mais indicada mas não encontrei como mencionei.


Vlw irmão, pela atenção
 
Pois é mano, vacilo grande em uma coisa tão simples...

Mas só fazendo um adendo, a água não era da torneira, era mineral daquelas de garrafa de 500ml (não achei a de copinho, moro no sítio e só encontrei pelas redondezas aqui só a mineral de garrafa mesmo). Só fiz abrir e rapidamente coloquei no copinho esterilizado e fiz a inoculação.

Infelizmente usei todo o carimbo, era um carimbo pequeno então fiz 3 seringas de 10ml, usei 2 e uma está guardada na geladeira.

Essa mineral de garrafinha de 500ml será rola? Sei que a de copinho era mais indicada mas não encontrei como mencionei.


Vlw irmão, pela atenção
A indicada mesmo, que os usuários aqui do fórum recomendam é a de copo. Mas como você fez com essa, vai ser um teste. Pode vir a dar certo.

Uma dica é quando for inocular os copos, tente usar no máximo 0,5ml por furo, pois com menores quantidades de solução dentro do copo a chance de injetar algum contaminante pode ser reduzida.
 
A indicada mesmo, que os usuários aqui do fórum recomendam é a de copo. Mas como você fez com essa, vai ser um teste. Pode vir a dar certo.

Uma dica é quando for inocular os copos, tente usar no máximo 0,5ml por furo, pois com menores quantidades de solução dentro do copo a chance de injetar algum contaminante pode ser reduzida.

Beleza mano 👍

Fico então na observação pra ver no que dá... Fica o aprendizado pra não tornar a repetir um vacilo desse por conta da ansiedade 😅
Se der certo, é lucro. Se não, é lição...

Esse carimbo que utilizei era de white Fever, mas estou no aguardo de um Albino A+ e nesse terei mais atenção em todo o processo pra não fazer besteira

Vlw irmão 🙏
 
Para criar a seringa de esporos ou CL fervam sempre a água por vários minutos ou usem mesmo a panela de pressão, seja com água de torneira ou de garrafa. Nenhuma delas vem esterilizada.

Outra opção é colocar a seringa cheia de água (eu uso sempre de garrafa por opção minha) enrolada com papel alumínio dentro da panela de pressão junto com os copos quando vão ser esterilizados.
Desta forma é só colocar a seringa (ainda no alumínio) dentro da glovebox juntamente com os copos esterilizados e um copinho de shot ou chávena de café também ela limpa com álcool 70 para fazer a raspagem do carimbo e misturar com a seringa.
 
Última edição:
Dúvida sobre o micélio, eu inoculei com uma cultura líquida de B+ no método PF tek, e ele cresceu bastante rápido e parecendo raízes, oq eu acho que seja bem positivo, o problema é que eu esqueci de bater os grãos de arroz integral no liquidificador antes de fazer a mistura com vermiculita, e só lembrei depois que já tinha inoculado 😂😂😂, agora ele está só colonizando onde está a comida e está cheio de falhas onde está a vermiculita pura, espero preencher essas falhas antes de aniversariar? , a proporção de foi, 2 de vermiculita pra 1 de arroz integral ... Outro problema é que ele começou a pinar por causa da queda brusca de temperatura
 
agora ele está só colonizando onde está a comida e está cheio de falhas onde está a vermiculita pura, espero preencher essas falhas antes de aniversariar? , a proporção de foi, 2 de vermiculita pra 1 de arroz integral ... Outro problema é que ele começou a pinar por causa da queda brusca de temperatura


Em condições normais seria esperar colonizar todo o arroz que estiver visível, e depois uma semana para consolidar. O procedimento não muda em relação ao substrato com farinha de arroz integral.

Mas, se começou a pinar provavelmente não tem a ver com a temperatura, mas sim com o fato de que o micélio já colonizou tudo que poderia. Pode pensar em aniversariar. Se tiver áreas com arroz não colonizadas, retire-as com um instrumento estéril.
 
Em condições normais seria esperar colonizar todo o arroz que estiver visível, e depois uma semana para consolidar. O procedimento não muda em relação ao substrato com farinha de arroz integral.

Mas, se começou a pinar provavelmente não tem a ver com a temperatura, mas sim com o fato de que o micélio já colonizou tudo que poderia. Pode pensar em aniversariar. Se tiver áreas com arroz não colonizadas, retire-as com um instrumento estéril.
Obrigado pela dica, pensei aqui um pouco e vou aniversariar apenas os que já estão pinando, e vou deixar os outros colonizar os resto ou pintarem, queria fazer um casing com esses bolos, mas vou deixar produzir a primeira leva no bolo PF , já é minha terceira tentativa, parece que só agora que acertei :) , os esporos que usei das duas primeiras vezes não cresceu e quando estava quase tudo colonizado começou a ficar verde, quando foi quando descobri que o forro da minha casa está cheio de penicillium, e como estava inoculado no banheiro, estava contaminando muito, então resolvi fazer no forno, e só contaminou dois copos dos 12 que inoculei, um que usei o esporo antigo que nem nasceu e outro que coloquei micélio líquido, que deve ter contaminado a agulha na hora, de qualquer maneira estou um pouco ansioso
 
Alguém ja chamou seringas de fora do Brasil? Sabem me dizer se tem algum problema?


Antigamente era possível importar seringas dos smart shops holandeses, dentre outras fontes no exterior. Mas atualmente mterial biológico não está passando pela alfândega. É preciso um certificado fitossanitário que eu nunca vi nenhuma loja se oferecer para enviar.
 
Antigamente era possível importar seringas dos smart shops holandeses, dentre outras fontes no exterior. Mas atualmente mterial biológico não está passando pela alfândega. É preciso um certificado fitossanitário que eu nunca vi nenhuma loja se oferecer para enviar.
E carimbos nao se enquadram nesse mesmo tipo de material biologico?
 
E carimbos nao se enquadram nesse mesmo tipo de material biologico?


Se a alfândega perceber sim. Mas carimbos vêm em uma carta simples sem declaração do que é. Nos casos das seringas as smartshops, na última vez que verifiquei, não concordavam em enviar de modo mais discreto, sem declarar o que é.
 
Como pode cogumelos tão diferentes da mesma CL? :unsure:
IMG_20200529_002510062.jpg
Obs:
São MDK
 
Pessoal sou novo aqui no forum e gostaria de saber se vocês sabem de algum site online para fazer a compra dos cogumelos via PAYPAL, alguém pode me ajudar?
 
Pessoal sou novo aqui no forum e gostaria de saber se vocês sabem de algum site online para fazer a compra dos cogumelos via PAYPAL, alguém pode me ajudar?
Bom, não sei se pode citar terceiros, mas vamos lá.
Da um googlada tem diversos sites, EDITADO - ECUADOR

Pessoal, inventei de inocular uns spawn para usar o resto da seringa, só que, tinha muitos copos e eu decidi colocar 0.5ml em cada, mas, alguns copos ficaram com 1 a 2 furos da inoculação. Tem problema ? Ou só vai demorar para o micélio se expandi no copo ?

Alguém tem experiência com ayahuasca ou jurema preta ?
 
Última edição por um moderador:
Alguém tem experiência com ayahuasca ou jurema preta ?


Por favor leia as regras do fórum. O foco são os cogumelos. Não temos interesses em discutir outras substâncias sem que haja relação com o assunto cogumelo.

E por favor não cite sites de vendas.
 
Gostaria de saber se é necessário esterilizar a argila expandida que usarei no fundo do meu terrário. Caso a resposta seja sim como eu faço isso?

Procurei um tópico que falasse sobre isso, mas não consegui achar, talvez pela minha inabilidade (sou novo por aqui).

Agradeço desde já pelos que tomarem seu tempo para me ajudar :)
 
Pessoal, vou tentar a shoebox tek e gostaria de saber qual a proporção de pó de coco e água. Nas receitas que eu vi usam tijolo de fibra de coco então não sei como adaptar as quantidades.

Muito obrigado.
 
Back
Top