Bulk
O esterco de vaca deve ser puro ou pode usar esses que vem com terra vegetal em forma de adubo de planta?
Eu tbm acho que pode, mas melhor ainda seria se vc misturasse
vermiculita com arroz nessa mistura em baixas quantidades, ou qualquer substrato utilizado só que nesse caso em conjunto com o esterco e a terra. Bota fubá, borra de café esterilizada e seca, e um pouco de arroz. Vai render bastante e com certeza vai dar bons frutos
Olá, tô iniciando meu primeiro cultivo agora e preciso da ajuda de vocês para identificar possíveis contaminações nos meus
bolos PF, inoculados dia 24/03.
Os copos 1 e 2 apresentaram um desenvolvimento muito rápido do
micélio (colonizaram 100% do copo em 2 semanas). Além disso o aspecto visual deles me deixou um pouco suspeito, o micélio tá desigual e pouco
rizomórfico. Porém fica difícil julgar devido ao copo escuro que usei para esses dois bolos. (não farei isso novamente).
Os copos 3 e 4 tiveram um avanço mais "normal" do micélio (colonizaram 100% em 3 semanas e meia) e ao meu ver eles estão com uma cara mais saudável, o que acham?
Na dúvida eu provavelmente aniversariarei os copos 1 e 2 em garrafas pets, isolando do resto do cultivo que aparenta estar ok.
Fala aí sasori, eu acho que ta td de boas com o seu cultivo cara, só que se tivesse que te dar um conselho era pra que vc desse uma revisada sobre a quantidade de água no seu substrato. Sou iniciante tbm, e na primeira vez que tentei inocular o micélio demorou bastante pra se desenvolver, mas na ocasião o substrato estava um pouco seco, resultado, ele demorou pra surgir mas surgiu fazendo aquela bolinha padrão. Só parou pq na época eu abandonei o cultivo devido a falta de um ambiente melhor.
Já agora com quase td pronto eu decidi retornar, e veja só, decidi aumentar um pouco a quantidade de água no substrato, resultado, o micélio tbm se desenvolveu mas dessa vez de forma irregular. Acho que está td certo, até pq ele está crescendo por debaixo da fita isolante e não dá pra ver muito bem, mas acho que está vindo dessa forma por conta do excesso d'água assim como disse. Ainda estou tirando uma métrica mais perfeita e que se enquadre no mais plausível, mas por vez é isso.
E quase já ia me esquecendo, e eu inoculei 2 potes, dentre eles só um deu sinal de micélio, como eu disse muita agua não é bom, o melhor é sempre o meio termo, muito seco tbm demora a colonizar, isso se o micélio adquirir força suficiente pra tomar td o pote.
Mas apesar do conselho cada pessoa tem o seu próprio jeito de cultivar, comigo por exemplo não tem dado muito certo esterilizar a vermiculita tbm. Tenho apenas cozinhado e ao mesmo esterilizado a FAI e misturado com ela. Na ocasião eu acho que ela tem queimado nas minhas ultimas tentativas, na primeira eu fiz sem esterilizar nem mesmo o arroz e o micélio cresceu bem mais saudável, mas varia muito tbm pq demorou mais tempo