Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Pessoal, tentei pesquisar e estou com uma dúvida quanto a conservação dos cogus. Tô com mais ou menos 5g de cogumelos dentro de um pote com dessecante, separados por uma folha de papel toalha... Eu deixo eles armazenados ali mesmo? Ou depois que secou passo pra um ziplock? Tem problema deixar no pote junto com o dessecante por tempo indeterminado? (Meses que sejam)
Se eles estiverem crocantes e bem secos num tem problema vc armazenar sem o dessecante não, mas não de deixa de ser melhor de qualquer forma. É que em alguns casos não se faz necessário, ainda mais quando não possível. Como vc colocaria dessecante se vc os encapsulassem por exemplo? Teria que pôr num pote e colocar o dessecante em sachê, já se vc os embalassem a vácuo não seria necessário. Depende muito da quantidade, como vc armazena, e se vc abri o recipente com frequência, e se os mesmo estão totalmente secos como já dito.
Dá na mesma.

Pessoalmente, prefiro separar meus cogumelos por dosagem,
Faço vários pacotes com as dosagens que gosto de consumir, com um pouco de sílica.

Assim, não preciso ficar abrindo o pote de sílica toda hora para tirar e colocar mais cogumelos com níveis de umidade diferente.
Mas não tem nenhum problema em deixar.

Como no seu caso é outro dissecante, não sei como faria pra por junto no ziplock.
Para armazenar com segurança, é imprescindível manter um pouco de dissecante seco junto,
Fala aí Texugo, pow mano to respondendo na sua resposta pra poder perguntar sem mesclar a última que eu respondi, rs. Td tranqui 🤔

Mas enfim, bem galera, qual substrato vcs acham que o micélio se desenvolve mais rápido, o mais seco ou o puxado um pouco mais úmido?
 
Última edição:
Tira uma dúvida minha aí gente!

Tenho carimbos de mais de 1 ano. Não posso colocar a seringa de esporos na geladeira pra hidratar por uma semana, por exemplo. A questão é: Posso deixar uma seringa de esporos hidratar fora da geladeira? Durante quanto tempo?
 
Tira uma dúvida minha aí gente!

Tenho carimbos de mais de 1 ano. Não posso colocar a seringa de esporos na geladeira pra hidratar por uma semana, por exemplo. A questão é: Posso deixar uma seringa de esporos hidratar fora da geladeira? Durante quanto tempo?

Já deixei de um dia pro outro fora da geladeira e foi de boas.
 
Bom dia galera. Queria saber qual a diferença entre spaw de milho e spaw de arroz, em termos geral?

Spawn de arroz vira um blocão difícil de quebrar pra fazer casing, por isso é mais usado pra bolo.

Spawn de milho é mais fácil soltar e ideal pra casing.
 
Existe uma maneira xuxa de germinar esporos de seringa?

Por exemplo, coisas loucas que não devem funcionar:
e aqui tb nao germinou NADA!
pra grminar ESPOROS eu inoculei em DUREX(fita colante, fita adesiva)
e DOBREI a gota dentro da fita, quando o micelio se apresentou, colei o durex no papelao ;)
testa ae show e fala: PORQUE EU NA PENSEI NISSO ANTES?
consegui um LINDO isolamento de mex (a partir de multi-esporos) utilizando-me dessa tecnica.
penaque a loucura é demais hoje em dia e eu nao acho um tempo pra fotografar, documentar e publicar esses estudos(eu estava seguindo uma thread no micotopya sobre esse assunto...)
Aqui, técnica do papelão:
Outra pergunta.. é possivel utilizar essa técnica com seringa multiesporos pra isolar micelio rizomorfico?
 
Olá, tô iniciando meu primeiro cultivo agora e preciso da ajuda de vocês para identificar possíveis contaminações nos meus bolos PF, inoculados dia 24/03.

Os copos 1 e 2 apresentaram um desenvolvimento muito rápido do micélio (colonizaram 100% do copo em 2 semanas). Além disso o aspecto visual deles me deixou um pouco suspeito, o micélio tá desigual e pouco rizomórfico. Porém fica difícil julgar devido ao copo escuro que usei para esses dois bolos. (não farei isso novamente).

Os copos 3 e 4 tiveram um avanço mais "normal" do micélio (colonizaram 100% em 3 semanas e meia) e ao meu ver eles estão com uma cara mais saudável, o que acham?

Na dúvida eu provavelmente aniversariarei os copos 1 e 2 em garrafas pets, isolando do resto do cultivo que aparenta estar ok.
 

Anexos

  • copos1e2contam.jpg
    copos1e2contam.jpg
    345.8 KB · Visualizações: 22
  • copos3e4.png
    copos3e4.png
    1.9 MB · Visualizações: 21
Última edição:
Bulk
O esterco de vaca deve ser puro ou pode usar esses que vem com terra vegetal em forma de adubo de planta?
:)
 
Eu não sei bem se esse é o lugar certo, mas lá vai a pergunta:

Por qual motivo não pode pingar água diretamente no micélio? Leio muito isso aqui no fórum, mas ainda não ficou claro pra mim o motivo. Porque na natureza chove e claro que vai molhar diretamente o micélio e nem por isso ele deixa de desenvolver, contrário até.
 
Olá, tô iniciando meu primeiro cultivo agora e preciso da ajuda de vocês para identificar possíveis contaminações nos meus bolos PF, inoculados dia 24/03.

Os copos 1 e 2 apresentaram um desenvolvimento muito rápido do micélio (colonizaram 100% do copo em 2 semanas). Além disso o aspecto visual deles me deixou um pouco suspeito, o micélio tá desigual e pouco rizomórfico. Porém fica difícil julgar devido ao copo escuro que usei para esses dois bolos. (não farei isso novamente).

Os copos 3 e 4 tiveram um avanço mais "normal" do micélio (colonizaram 100% em 3 semanas e meia) e ao meu ver eles estão com uma cara mais saudável, o que acham?

Na dúvida eu provavelmente aniversariarei os copos 1 e 2 em garrafas pets, isolando do resto do cultivo que aparenta estar ok.
Pela foto achei os 4 saudáveis, mas você vai poder ver melhor. O que você pode fazer é identificar melhor na hora de aniversariar e ai decide o que fazer.


Bulk
O esterco de vaca deve ser puro ou pode usar esses que vem com terra vegetal em forma de adubo de planta?
:)
Tive um bolo contaminado depois de 2 flushes essa semana, despedacei e juntei a terra adubada e vermiculita, borrifei também uma água com esporos no vaso de uma espada de são jorge que tenho em casa. Minha ideia é ver se frutifica algum cogumelo pra tirar uma foto bonita junto com a planta rs. Mas não tive resultado ainda pra te responder com certeza... E também vai ficar difícil saber se foram os esporos que borrifei ou o micélio que deu os frutos... Mas acho que serve só que tem que fazer uma esterilização rigorosa.
Eu não sei bem se esse é o lugar certo, mas lá vai a pergunta:

Por qual motivo não pode pingar água diretamente no micélio? Leio muito isso aqui no fórum, mas ainda não ficou claro pra mim o motivo. Porque na natureza chove e claro que vai molhar diretamente o micélio e nem por isso ele deixa de desenvolver, contrário até.
Também quero saber isso kkkk
Borrifo bastante água no terrário e não é raro que caia neles, até porque faço uma "névoa" dentro do terrário e nesse processo muita água entra em contato com eles. Também é importante que eu sempre faço roll neles assim fica uma camada de vermiculita protegendo. Uso um borrifador com uma solução de água com um pouco de água oxigenada.
 
Eu não sei bem se esse é o lugar certo, mas lá vai a pergunta:

Por qual motivo não pode pingar água diretamente no micélio? Leio muito isso aqui no fórum, mas ainda não ficou claro pra mim o motivo. Porque na natureza chove e claro que vai molhar diretamente o micélio e nem por isso ele deixa de desenvolver, contrário até.

Na natureza o micélio não forma um bolo exclusivo e consumido inteiramente por ele.
Fica dentro do estrume ou algo semelhante e tem para onde escorrer o excesso no dia seguinte.

No terrário, você pode e é benéfico borrifar diretamente.
Mas precisa perceber quando passa a ser um malefício.
Por isso, se a pessoa precisa perguntar se pode, quer dizer que não tem a experiência ainda.

O excesso de água/gotículas são um prato cheio para o crescimento de bacterias e ainda o micelio vai estar mais frágil nesses pontos de contato direto.

Você não quer uma piscina ou sopa de micélio, só quer manter ele hidratado e apenas na hora certa.

Bulk
O esterco de vaca deve ser puro ou pode usar esses que vem com terra vegetal em forma de adubo de planta?
:)

Nunca utilizei dessa forma, mas já usei húmus e terra vegetal e deu certo.
Pasteurização normal.
 
Eu não sei bem se esse é o lugar certo, mas lá vai a pergunta:

Por qual motivo não pode pingar água diretamente no micélio? Leio muito isso aqui no fórum, mas ainda não ficou claro pra mim o motivo. Porque na natureza chove e claro que vai molhar diretamente o micélio e nem por isso ele deixa de desenvolver, contrário até.

Penso que seja mito, ao longo dos anos eu sempre borrifei os bolos directamente até ficarem completamente molhados, pelo menos até à altura em que os cogumelos já estão a crescer.
Também borrifo as paredes do terrário, claro. Nunca tive contaminações no terrário.

É importante é ter também uma boa troca de CO2. Também não deixo que se formem "poças" de água no alumínio/tampa onde o bolo está pousado.

Edit: Ah, e uso água mineral de garrafa.
 
Bulk
O esterco de vaca deve ser puro ou pode usar esses que vem com terra vegetal em forma de adubo de planta?
:)
Eu tbm acho que pode, mas melhor ainda seria se vc misturasse vermiculita com arroz nessa mistura em baixas quantidades, ou qualquer substrato utilizado só que nesse caso em conjunto com o esterco e a terra. Bota fubá, borra de café esterilizada e seca, e um pouco de arroz. Vai render bastante e com certeza vai dar bons frutos 😉
Olá, tô iniciando meu primeiro cultivo agora e preciso da ajuda de vocês para identificar possíveis contaminações nos meus bolos PF, inoculados dia 24/03.

Os copos 1 e 2 apresentaram um desenvolvimento muito rápido do micélio (colonizaram 100% do copo em 2 semanas). Além disso o aspecto visual deles me deixou um pouco suspeito, o micélio tá desigual e pouco rizomórfico. Porém fica difícil julgar devido ao copo escuro que usei para esses dois bolos. (não farei isso novamente).

Os copos 3 e 4 tiveram um avanço mais "normal" do micélio (colonizaram 100% em 3 semanas e meia) e ao meu ver eles estão com uma cara mais saudável, o que acham?

Na dúvida eu provavelmente aniversariarei os copos 1 e 2 em garrafas pets, isolando do resto do cultivo que aparenta estar ok.
Fala aí sasori, eu acho que ta td de boas com o seu cultivo cara, só que se tivesse que te dar um conselho era pra que vc desse uma revisada sobre a quantidade de água no seu substrato. Sou iniciante tbm, e na primeira vez que tentei inocular o micélio demorou bastante pra se desenvolver, mas na ocasião o substrato estava um pouco seco, resultado, ele demorou pra surgir mas surgiu fazendo aquela bolinha padrão. Só parou pq na época eu abandonei o cultivo devido a falta de um ambiente melhor.

Já agora com quase td pronto eu decidi retornar, e veja só, decidi aumentar um pouco a quantidade de água no substrato, resultado, o micélio tbm se desenvolveu mas dessa vez de forma irregular. Acho que está td certo, até pq ele está crescendo por debaixo da fita isolante e não dá pra ver muito bem, mas acho que está vindo dessa forma por conta do excesso d'água assim como disse. Ainda estou tirando uma métrica mais perfeita e que se enquadre no mais plausível, mas por vez é isso.

E quase já ia me esquecendo, e eu inoculei 2 potes, dentre eles só um deu sinal de micélio, como eu disse muita agua não é bom, o melhor é sempre o meio termo, muito seco tbm demora a colonizar, isso se o micélio adquirir força suficiente pra tomar td o pote.

Mas apesar do conselho cada pessoa tem o seu próprio jeito de cultivar, comigo por exemplo não tem dado muito certo esterilizar a vermiculita tbm. Tenho apenas cozinhado e ao mesmo esterilizado a FAI e misturado com ela. Na ocasião eu acho que ela tem queimado nas minhas ultimas tentativas, na primeira eu fiz sem esterilizar nem mesmo o arroz e o micélio cresceu bem mais saudável, mas varia muito tbm pq demorou mais tempo 😉
 
Última edição:
Penso que seja mito, ao longo dos anos eu sempre borrifei os bolos directamente até ficarem completamente molhados, pelo menos até à altura em que os cogumelos já estão a crescer.
Também borrifo as paredes do terrário, claro. Nunca tive contaminações no terrário.

É importante é ter também uma boa troca de CO2. Também não deixo que se formem "poças" de água no alumínio/tampa onde o bolo está pousado.

Edit: Ah, e uso água mineral de garrafa.

Pois é, é que eu tô fazendo um outdoor improvisado e achei que o cogu tava pegando muita chuva aí acabei trazendo pra dentro, pois fiquei noiado com essa ideia ai da água direto no micelio. Muito bom, obg por compartilhar sua experiência
 
Back
Top