Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Alguém sabe que gotinhas são essas?
É sinal de alguma contaminte?
Sim, já joguei fora, mas queria saber o que pode ter gerado isso para evitar acontecer no futuro.
View attachment 112727
View attachment 112728
Eh kit de cultivo se sim as vezes ja vem contaminado
Pois eh kvasir ,parece excreçao micelar mas e esse micelio saindo pra fora nao parece codweb?micelio de cubensis as vezes quer sair do pote mais nunca vi desse jeito,veja q pela foto parece meio fosco acizentado
 
Alguém manja um Higrômetro que tenha custo beneficio ?
 
Olá, estou na fase de incubação do meu primeiro cultivo, e a colonização parece estar ocorrendo bem na maioria dos copos, com exceção de um, que está me preocupando.

Ele é o copo mais avançado, quase completamente colonizado, tirando a parte visível na foto (1), onde parece ter estagnado. Digo isso porque já fazem alguns dias que não vejo muita diferença nessa parte, enquanto todo o resto colonizou, incluindo o fundo do copo. A câmera não consegue captar muito bem, mas creio que ainda é possível ver que não é apenas substrato ali, mas tem alguma coisa que se assemelha a um micélio meio transparente, diferente do normal, que é bem denso. Algum grower mais experiente pode confirmar se é alguma contaminação? Ou não devo me preocupar e esperar mais alguns dias? Acho que poderia ser micélio do próprio cubensis também, mas não tenho certeza, pois não vi nada parecido nos outros copos.

Outra coisa diferente nele é que o aspecto do micélio está excessivamente algodoado (fotos 2 e 3), pelo menos em comparação com os outros copos. Seria problema de troca gasosa? Incluí uma foto (4) do desenvolvimento de outro copo para fins de comparação.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    597.5 KB · Visualizações: 30
  • 2.jpg
    2.jpg
    685.7 KB · Visualizações: 27
  • 3.jpg
    3.jpg
    670.9 KB · Visualizações: 29
  • 4.jpg
    4.jpg
    708.8 KB · Visualizações: 30
Olá, estou na fase de incubação do meu primeiro cultivo, e a colonização parece estar ocorrendo bem na maioria dos copos, com exceção de um, que está me preocupando.

Ele é o copo mais avançado, quase completamente colonizado, tirando a parte visível na foto (1), onde parece ter estagnado. Digo isso porque já fazem alguns dias que não vejo muita diferença nessa parte, enquanto todo o resto colonizou, incluindo o fundo do copo. A câmera não consegue captar muito bem, mas creio que ainda é possível ver que não é apenas substrato ali, mas tem alguma coisa que se assemelha a um micélio meio transparente, diferente do normal, que é bem denso. Algum grower mais experiente pode confirmar se é alguma contaminação? Ou não devo me preocupar e esperar mais alguns dias? Acho que poderia ser micélio do próprio cubensis também, mas não tenho certeza, pois não vi nada parecido nos outros copos.

Outra coisa diferente nele é que o aspecto do micélio está excessivamente algodoado (fotos 2 e 3), pelo menos em comparação com os outros copos. Seria problema de troca gasosa? Incluí uma foto (4) do desenvolvimento de outro copo para fins de comparação.

Parece tudo ok... só o tempo dirá.
É esperar...
 
Pessoal, tô com uma duvida, tentei procurar palavras-chave mas não achei exatamente algo sobre como proceder.
Tô com um bolo aniversariado que pinou legal no terrário.
Na incubadora, um segundo bolo estava demorando MUITO pra colonizar 100%. Inoculei-o dia 29/03 - Ontem (04/04) aniversariei, quase 5 semanas depois. O problema é que ele estava pinando forte antes de ter colonizado 100%, estava com suspeita de contaminação bacteriana nele pela demora na colonização e algumas mancinhas no micélio. Mas os cogus são a prova mais firme de que há um cubensis saudável ali. Quero saber se procedi da forma correta. O bolo estava uns 85 ~ 90% colonizado, aniversariei, retirei um pouco o substrato não colonizado com a mão mesmo para ter menos espaço pra possíveis invasores, borrifei solução de H2O e H2O2, rolei na vermiculita e pus no terrário. Não retirei as primórdias que já apareceram, estão meio grandinhas, tenho esperança de ainda desenvolverem, devia ter arrancado? Como proceder quando o micélio começa a pinar antes de ser 100% colonizado?
 
Pessoal, tô com uma duvida, tentei procurar palavras-chave mas não achei exatamente algo sobre como proceder.
Tô com um bolo aniversariado que pinou legal no terrário.
Na incubadora, um segundo bolo estava demorando MUITO pra colonizar 100%. Inoculei-o dia 29/03 - Ontem (04/04) aniversariei, quase 5 semanas depois. O problema é que ele estava pinando forte antes de ter colonizado 100%, estava com suspeita de contaminação bacteriana nele pela demora na colonização e algumas mancinhas no micélio. Mas os cogus são a prova mais firme de que há um cubensis saudável ali. Quero saber se procedi da forma correta. O bolo estava uns 85 ~ 90% colonizado, aniversariei, retirei um pouco o substrato não colonizado com a mão mesmo para ter menos espaço pra possíveis invasores, borrifei solução de H2O e H2O2, rolei na vermiculita e pus no terrário. Não retirei as primórdias que já apareceram, estão meio grandinhas, tenho esperança de ainda desenvolverem, devia ter arrancado? Como proceder quando o micélio começa a pinar antes de ser 100% colonizado?
Estranho,geralmente eh sabido que bolos nao pinam antes de colonizar 100% se isso esta ocorrendo vc tem uma strain muito interresante,quais sao as condicoes que vc deixa os copos incubando?
As vezes a umidade no fundo do copo nao deixa colonizar o substrato talvez seja isso q estava acontecendo.
No mais acho que fez certo nao tinha motivo arrancar as primodias.
 
O problema é que ele estava pinando forte antes de ter colonizado 100%, estava com suspeita de contaminação bacteriana nele pela demora na colonização e algumas mancinhas no micélio.


Isso geralmente indica que um concorrente tomou parte do substrato, a que o micélio de cubensis não conseguiu colonizar.

Outras opções menos prováveis são falta de oxigênio ou pote muito grande.

Se você ainda não o fez corte fora a parte não colonizado, com um instrumento estéril.
 
Isso geralmente indica que um concorrente tomou parte do substrato, a que o micélio de cubensis não conseguiu colonizar.

Outras opções menos prováveis são falta de oxigênio ou pote muito grande.

Se você ainda não o fez corte fora a parte não colonizado, com um instrumento estéril.
Tenho a memória de ter lido que instrumentos de aço (como uma faca ou tesoura) fazem oxidar o micélio ou algo assim, que nem cortar alface com faca sabe? Pode usar tranquilo? uma faca flambada e passada no álcool?
Como o amigo disse:
Estranho,geralmente eh sabido que bolos nao pinam antes de colonizar 100% se isso esta ocorrendo vc tem uma strain muito interresante,quais sao as condicoes que vc deixa os copos incubando?

Acredito que um concorrente tenha tomado a outra parte do substrato então. São esporos de B+ adquiridos na internet. Notei meio acinzentado onde ele não colonizou e no micélio pequeninhas manchas que pareciam mais a cor do substrato ou aquela secreção do micélio (Possivelmente contaminação bacteriana). Essa parte acinzentada talvez fosse algum tipo de mofo. Mas acho que cuidei com o H2O2 e tirando essa parte com a mão antes de colocar no terrário. No mais ficou um pouco difícil visualizar o possível contaminante deopis que eu revesti o bolo de vermiculita. Se ficar mais evidente eu esterilizo a faca e corto então...


Mais uma dúvida rs, se o bolo tiver contaminante o fruto passa a trazer algum risco a saúde?
Comprei fibra de côco confundindo com o pó de cocô. Se eu processar a fibra o material é semelhante pros fins de cultivo?
 
Tenho a memória de ter lido que instrumentos de aço (como uma faca ou tesoura) fazem oxidar o micélio ou algo assim, que nem cortar alface com faca sabe? Pode usar tranquilo? uma faca flambada e passada no álcool?


Pode usar metal.
 
Comprei fibra de côco confundindo com o pó de cocô. Se eu processar a fibra o material é semelhante pros fins de cultivo?
Nunca cultivei com fibra de coco ,mas ja vi relatos de sucesso no forum com esse material,meu proximo cultivo sera feito com uma fibra de coco produzida por mim,pelo fato da quarentena nao ter onde comprar vermiculita o substrato que sempre cultivei.
 
Pessoal, dá uma olhadinha aqui. Tô nessa situação:
1586194950390.png
Esse maior é meu primeiro cogumelo e quero tirar um carimbo dele.
Rompeu o píleo hoje e acho que até o final do dia vou ter de colhê-lo. O problema é que ele tá colado na base junto com os outros cogus que ainda tão se desenvolvendo... Queria conseguir colhê-lo sem retirar os outros cogus... Vocês acham que o melhor é eu aguardar até o último momento possível ou tem algum jeito de fazer isso?esse que tá logo do lado dele ta literalmente colada a base nele...
 
Pessoal, dá uma olhadinha aqui. Tô nessa situação:
View attachment 112775
Esse maior é meu primeiro cogumelo e quero tirar um carimbo dele.
Rompeu o píleo hoje e acho que até o final do dia vou ter de colhê-lo. O problema é que ele tá colado na base junto com os outros cogus que ainda tão se desenvolvendo... Queria conseguir colhê-lo sem retirar os outros cogus... Vocês acham que o melhor é eu aguardar até o último momento possível ou tem algum jeito de fazer isso?esse que tá logo do lado dele ta literalmente colada a base nele...

Se é pra carimbo, eu tiraria já, junto com os outros.

Eu faço assim, talvez te ajude...
Eu espeto um palito de dente bem no meio do chapéu, para acertar o "caule", depois que espeto eu corto com uma tesoura ou bisturi o mais próximo possível do chapéu, mas sem encostar nele.

Porque quanto mais você deixar ele com o véu rompido dentro do terrário, maior a chance de trazer contaminantes com o carimbo

Eu sempre colho na mesma hora, mas talvez se você deixar o resto não estrague tão rápido, mas eu colheria no máximo até amanhã cedo de qualquer jeito.


------

Vendo a imagem, acho que os outros não vão crescer muito mais, eu já colheria tudo mesmo.
 
Se é pra carimbo, eu tiraria já, junto com os outros.

Eu faço assim, talvez te ajude...
Eu espeto um palito de dente bem no meio do chapéu, para acertar o "caule", depois que espeto eu corto com uma tesoura ou bisturi o mais próximo possível do chapéu, mas sem encostar nele.

Porque quanto mais você deixar ele com o véu rompido dentro do terrário, maior a chance de trazer contaminantes com o carimbo

Eu sempre colho na mesma hora, mas talvez se você deixar o resto não estrague tão rápido, mas eu colheria no máximo até amanhã cedo de qualquer jeito.


------

Vendo a imagem, acho que os outros não vão crescer muito mais, eu já colheria tudo mesmo.

Cara, então, a ideia era tirar carimbo apenas desse maior.
O restante está se desenvolvendo ainda, muito bem... Todos esses cogus apareceram há menos de 3 dias, por isso acho que tem que desenvolver mais ainda
 
Dificilmente você conseguir colher ele sem afetar os 2 que estão junto com ele. melhor colher logo todos os 3 ou esperar mais e deixar para fazer o carimbo de outro cogumelo que ainda esta se desenvolvendo.
 
olá a todos do fórum, hoje pela manhã quando olhei o terrário notei que um casing tinha uma contaminação pequena em um dos cantos por cobweb, imediatamente retirei os dois casings do terrário, descartei o casing contaminado, borrifei uma solução com cloro no terrário e voltei o casing saudável pra frutificação. É o meu primeiro cultivo, gostaria de saber se o outro casing pode contaminar também
 
olá a todos do fórum, hoje pela manhã quando olhei o terrário notei que um casing tinha uma contaminação pequena em um dos cantos por cobweb, imediatamente retirei os dois casings do terrário, descartei o casing contaminado, borrifei uma solução com cloro no terrário e voltei o casing saudável pra frutificação. É o meu primeiro cultivo, gostaria de saber se o outro casing pode contaminar também
Cobweb pode ser tratada com água oxigenada... Sugiro borrifar solução de água com água oxigenada nos casings e no terrário. Podia não ter descartado o outro também aplicando água oxigenada em cima também... Claro, isso se for cobweb mesmo.
 
Olá, estou na fase de incubação do meu primeiro cultivo, e a colonização parece estar ocorrendo bem na maioria dos copos, com exceção de um, que está me preocupando.

Ele é o copo mais avançado, quase completamente colonizado, tirando a parte visível na foto (1), onde parece ter estagnado. Digo isso porque já fazem alguns dias que não vejo muita diferença nessa parte, enquanto todo o resto colonizou, incluindo o fundo do copo. A câmera não consegue captar muito bem, mas creio que ainda é possível ver que não é apenas substrato ali, mas tem alguma coisa que se assemelha a um micélio meio transparente, diferente do normal, que é bem denso. Algum grower mais experiente pode confirmar se é alguma contaminação? Ou não devo me preocupar e esperar mais alguns dias? Acho que poderia ser micélio do próprio cubensis também, mas não tenho certeza, pois não vi nada parecido nos outros copos.

Outra coisa diferente nele é que o aspecto do micélio está excessivamente algodoado (fotos 2 e 3), pelo menos em comparação com os outros copos. Seria problema de troca gasosa? Incluí uma foto (4) do desenvolvimento de outro copo para fins de comparação.

Meu relato pessoal, bolos que passaram 1 semana completamente parados, tendem a ter algum problema. Pega uma caneta dessas que dá pra riscar copo (caneta para retro-projetor) e marca a borda de colonização, anota a data e espera uma semana.
 
Boa tarde pessoal. Depois de um tempinho parado, vou retomar o cultivo. Porém estou com uma dúvida sobre spaw para cassing. Já procurei aqui no fórum, mas ainda estou confuso.

1- Então, eu queria saber se dá pra fazer spaw só com arroz úmido, ou tem que cozinhar o arroz junto com fibra de coco.

2- Pode ser arroz normal ou tem que ser integral?

3- A receita que eu tô querendo fazer é formada com, fibra de côco misturado com o spaw e vermiculita por cima. Alguém poderia dizer se dá certo desse jeito?

Quem puder ajudar, desde já agradeço.
 
Back
Top