Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
3- A receita que eu tô querendo fazer é formada com, fibra de côco misturado com o spaw e vermiculita por cima. Alguém poderia dizer se dá certo desse jeito?
Sim
2- Pode ser arroz normal ou tem que ser integral?
É relatado melhor desenvolvimento com o integral pq ele n passa pelas químicas de clareamento mas o normal funciona também.
1- Então, eu queria saber se dá pra fazer spaw só com arroz úmido, ou tem que cozinhar o arroz junto com fibra de coco.
junto com a fibra acho que é o correto, tanto pela esterilização quanto pra controle de umidade, mas não tenho certeza dessa informação :)
 
1- Então, eu queria saber se dá pra fazer spaw só com arroz úmido, ou tem que cozinhar o arroz junto com fibra de coco.

Sim, mas nunca utilizei. Não consigo te dar dica sobre o ponto de umidade dele.

Se for utilizar como spawn não tem porquê utilizar fibra de coco.
A única utilidade que teria seria para absorver qualquer umidade extra dos grãos.

Então colocaria apenas no fundo do copo, caso achasse necessário.

2- Pode ser arroz normal ou tem que ser integral?
Nunca utilizei arroz normal, mas as vezes que eu vi tópico sobre isso era falando que não compensava, que o micelio não se dava muito bem.

Eu sugiro utilizar o integral se quiser cogumelos com certeza e testar um copo com o arroz branco.

3- A receita que eu tô querendo fazer é formada com, fibra de côco misturado com o spaw e vermiculita por cima. Alguém poderia dizer se dá certo desse jeito?

Eu já utilizei fibra de coco em Bulk.
É horrível para separar e montar, ela fica toda grudada uma na outra e é mais difícil do micelio colonizar.
Sem mencionar na hora de colher, que você puxa um cogumelo e arrasta várias fibras de coco.

Se eu preparasse fibra em casa eu continuaria usando, sem problemas. Provavelmente cortaria ela antes, se fosse usar só ela e vermiculita em cima.

Meu bulk eu utilizava humus (30%), fibra ou pó de coco (35%) e vermiculita (35%).
Rendia bem e só precisava pasteurizar no microondas.
Já fiz apenas húmus e pó de coco também, deu certo igual.

Do jeito que você falou da certo sim, apenas a questão do tamanho das fibras que é um pouco chato, fica muito espaço vazio entre elas. (Pelo menos as que eu utilizava)
 
Galera eu vi que é muito debatido, tanto aqui quanto no Shroomery, li opiniões diversas, mas queria um relato em primeira mão:
Produto sanitário de gato (Areia de gato) de sílica gel, funciona como dessecante?

A real mesmo é que pelo que tenho pesquisado não é muito confiável, vai absorver alguma coisa mas não vai deixar cracker dry. Eu tô desesperado, to com uns cogus no vento ja tem um pouco mais de 24h porque não tenho um lugar para passar eles... Silica só vou conseguir comprar pela internet e não vai dar tempo de chegar.
Não tem nenhum produto de supermercado que funcione bem como dessecante? No Shroomery eles falam muito de um Damprid mas acho que é um produto que só tem nos EUA.
 
Galera eu vi que é muito debatido, tanto aqui quanto no Shroomery, li opiniões diversas, mas queria um relato em primeira mão:
Produto sanitário de gato (Areia de gato) de sílica gel, funciona como dessecante?

A real mesmo é que pelo que tenho pesquisado não é muito confiável, vai absorver alguma coisa mas não vai deixar cracker dry. Eu tô desesperado, to com uns cogus no vento ja tem um pouco mais de 24h porque não tenho um lugar para passar eles... Silica só vou conseguir comprar pela internet e não vai dar tempo de chegar.
Não tem nenhum produto de supermercado que funcione bem como dessecante? No Shroomery eles falam muito de um Damprid mas acho que é um produto que só tem nos EUA.
Cara, eu uso antimofo, só que tem que ser natural, sem cheiro. Cê acha nos super mercados o problema é achar sem cheiro.

Deixo 24h numa ventoinha, e 24h no antimofo, dentro de uma sacola vedada.

Nunca tive problema com perca de potência nem nada parecido, e olhe que eu guardo meus cogus por uns 2 há 3 meses tranquilo.

images (32).jpeg
 
E possivel criar cogumelos na horta com esterco seco me ajudem gente tenho essa duvida


Sugiro começar por aqui:

 
Cara, eu uso antimofo, só que tem que ser natural, sem cheiro. Cê acha nos super mercados o problema é achar sem cheiro.

Deixo 24h numa ventoinha, e 24h no antimofo, dentro de uma sacola vedada.

Nunca tive problema com perca de potência nem nada parecido, e olhe que eu guardo meus cogus por uns 2 há 3 meses tranquilo.

View attachment 112791

Mas ai como você faz depois? Armazena com o antimofo?
 
O micélio que produziu cogumelos já prontos para colheita ainda desenvolvem outros ciclos de cogumelos ou devem ser retirados do terrário e dispensados?
Sim. São chamados flushes. O micélio pode ter 2, 3, 4 e mais flushes... A frutificação acontece no micélio como que em lotes. Primeiro, colheita, segundo, colheita, etc.. Existem técnicas pra tornar esse processo mais saudável, especialmente dunkar entre um flush e outro para manter água disponível para o micélio frutificar.
 
Não, não funciona de jeito nenhum.
Cara, sem querer ser insistente mas essa sua conclusão é de primeira mão? Você comprou certa marca e fez a experiência?
Como eu falei no outro post eu tava desesperado porque não conseguiria comprar pela internet, procurei em todos os lugares na cidade e não achei nada, sem ter onde armazenar os cogus comprei a sílica de gato. Coloquei em um pote novo hermético, forrei com papel toalha e os cogus estão lá. Sequei um flush que ficou bem seco, mas coloquei uma segunda porção agora e tirei foto para ver qual a diferença observada em 24h. Coloquei faz uma hora, amanhã vou ver os resultados e posso postar aqui em primeira mão se tive algum resultado ou não com a marca.
Acredito que possa ter desperdiçado e não ser útil realmente. Mas nesse caso vou aproveitar e usar pro meu gato mesmo :ROFLMAO::ROFLMAO:😸😸😸
Daí vou procurar algum antimofo de urgência ou dar algum jeito de comprar a bendita sílica laranjinha.
Segue a saga.
 
Cara, sem querer ser insistente mas essa sua conclusão é de primeira mão? Você comprou certa marca e fez a experiência?
Como eu falei no outro post eu tava desesperado porque não conseguiria comprar pela internet, procurei em todos os lugares na cidade e não achei nada, sem ter onde armazenar os cogus comprei a sílica de gato. Coloquei em um pote novo hermético, forrei com papel toalha e os cogus estão lá. Sequei um flush que ficou bem seco, mas coloquei uma segunda porção agora e tirei foto para ver qual a diferença observada em 24h. Coloquei faz uma hora, amanhã vou ver os resultados e posso postar aqui em primeira mão se tive algum resultado ou não com a marca.
Acredito que possa ter desperdiçado e não ser útil realmente. Mas nesse caso vou aproveitar e usar pro meu gato mesmo :ROFLMAO::ROFLMAO:😸😸😸
Daí vou procurar algum antimofo de urgência ou dar algum jeito de comprar a bendita sílica laranjinha.
Segue a saga.

Conhecimento geral nos cultivos. Foi uma dúvida muito comum até 2015. Olha a entrada no Glossário sobre Sílica Gel.

Já tentei eu também e não funcionou. :)
 
Conhecimento geral nos cultivos.


Complementando, não precisamos errar tudo de novo para tirarmos nossas próprias conclusões.

Mas se a pessoa quiser mesmo experimentar, é um direito dela.
 
É senhores... Valeu a experiência.
Misturada sílica gato com arroz,sal grosso e anti-mofo de mercado kkkk consegui cogumelos bem secos. Um resultado ok mas tenho certeza que menos efetivo que a sílica laranja. Já estou encomendando, é isso...

Tô com uma dúvida, colhi meu primeiro flush dos dois bolos, um dos bolos eu só borrifei água e deixei no terrário e já apareceu um primeiro pin, mas o outro (que foi o primeiro a ser colhido) dunkei por umas 18h na geladeira e coloquei de volta no terrário e faz uns 4-5 dias já e nada... Pode ter algo de errado?
 
Alguem saberia me dizer se eh contaminação ou excreção micelar ,esta com uma coloração amarelada mas em algumas partes quase rosada na dúvida separei em 1 balde para observação.
 

Anexos

  • 20200412_182904.jpg
    20200412_182904.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 36
É senhores... Valeu a experiência.
Misturada sílica gato com arroz,sal grosso e anti-mofo de mercado kkkk consegui cogumelos bem secos. Um resultado ok mas tenho certeza que menos efetivo que a sílica laranja. Já estou encomendando, é isso...

Tô com uma dúvida, colhi meu primeiro flush dos dois bolos, um dos bolos eu só borrifei água e deixei no terrário e já apareceu um primeiro pin, mas o outro (que foi o primeiro a ser colhido) dunkei por umas 18h na geladeira e coloquei de volta no terrário e faz uns 4-5 dias já e nada... Pode ter algo de errado?

Nada errado.
Alguem saberia me dizer se eh contaminação ou excreção micelar ,esta com uma coloração amarelada mas em algumas partes quase rosada na dúvida separei em 1 balde para observação.

Parece muito escura pra ser excremento micelial. Mas a foto não tá muito boa. Pode não ser contaminante, mas só alguma parte escrustada do micélio.
 
Pessoal, tentei pesquisar e estou com uma dúvida quanto a conservação dos cogus. Tô com mais ou menos 5g de cogumelos dentro de um pote com dessecante, separados por uma folha de papel toalha... Eu deixo eles armazenados ali mesmo? Ou depois que secou passo pra um ziplock? Tem problema deixar no pote junto com o dessecante por tempo indeterminado? (Meses que sejam)
 
Pessoal, tentei pesquisar e estou com uma dúvida quanto a conservação dos cogus. Tô com mais ou menos 5g de cogumelos dentro de um pote com dessecante, separados por uma folha de papel toalha... Eu deixo eles armazenados ali mesmo? Ou depois que secou passo pra um ziplock? Tem problema deixar no pote junto com o dessecante por tempo indeterminado? (Meses que sejam)

Dá na mesma.

Pessoalmente, prefiro separar meus cogumelos por dosagem,
Faço vários pacotes com as dosagens que gosto de consumir, com um pouco de sílica.

Assim, não preciso ficar abrindo o pote de sílica toda hora para tirar e colocar mais cogumelos com níveis de umidade diferente.
Mas não tem nenhum problema em deixar.

Como no seu caso é outro dissecante, não sei como faria pra por junto no ziplock.
Para armazenar com segurança, é imprescindível manter um pouco de dissecante seco junto,
 
Back
Top