Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
O que fazer com o bolo quando ele parar de dar frutos?

Se vc ja tiver feito dunk e roll, frutificado várias vezes, e realmente esgotado o micélio... enterra ele num vaso ou quintal. Vez ou outra nasce um cogu, e é melhor que jogar fora pra ir parar no aterro sanitário ou lixão.
 
Boa tarde povo fungo.
Tô com meu cultivo na ativa, e no momento um dos bolos acaba de ser 100% colonizado. Minha dúvida no entanto, é que preparei dois bolos, sob as exatas mesmas condições, estão no mesmo ambiente, o substrato e a inoculação foram iguais, porém um está demorando muito mais para colonizar e cheguei a desconfiar que havia estagnado e abri uma passagem de ar e cobri com micropore nele ainda. Ele está colonizando mas muito lento. Existe alguma razão especial pra isso, ou é só uma condição da natureza? Obrigado
 
Boa tarde povo fungo.
Tô com meu cultivo na ativa, e no momento um dos bolos acaba de ser 100% colonizado. Minha dúvida no entanto, é que preparei dois bolos, sob as exatas mesmas condições, estão no mesmo ambiente, o substrato e a inoculação foram iguais, porém um está demorando muito mais para colonizar e cheguei a desconfiar que havia estagnado e abri uma passagem de ar e cobri com micropore nele ainda. Ele está colonizando mas muito lento. Existe alguma razão especial pra isso, ou é só uma condição da natureza? Obrigado

Genética.

Tava pensando aqui, partir um bolo PFtek ao meio e colocar no terrário aumentaria o numero de frutos? já que a área de superfície também iria aumentar

Não. Importa a massa de substrato total.

Boa noite, sou novata na comunidade, tenho uma dúvida e não sei se estou postando no lugar correto, mas coloquei meu bolo de cubensis no terrário no dia 24/02/2020, mais ele ainda não lançou nenhum pino e tá com a cor meio amarelada. Sou de Recife, aqui a temperatura chega a 30º, faço a troca de oxigênio 3 vezes por dia.
Será que ele tá contaminado. O que devo fazer?

Você deixou o bolo consolidar por uns 4 a 7 dias depois de colonizar os 100%?
 
Eu costumo cultivar em potes de palmito, eles possuem a tampa que pode ser completamente vedada.
Durante a colonização, ficar fechado vai travar o crescimento do micélio, mas não vai matar ele a médio prazo (pelo menos).

Eu poderia usar isso para armazenar potes colonizados por algum período? Após chegar a 100%, lacrar o pote e conservar fora da geladeira mesmo...
 
Eu poderia usar isso para armazenar potes colonizados por algum período? Após chegar a 100%, lacrar o pote e conservar fora da geladeira mesmo...


Acho que na temperatura ambiente, mesmo com pouco oxigênio, o micélio não vai durar muito.

Mas é só achismo. Talvez o pessoal dos fóruns estrangeiros já tenha testado algo semelhante.
 
estou colhendo alguns cogumelos mas estou com problemas em conserva! minha silica laranja esta branca, e parece nao ter mais efeito na sua função. (alguns cogumelo começaram a mofa)
estou tentando manter eles em vinagre, sabem me dizer si ira fica conservado? soube que é bom!
o mel é melhor?
ou teria algum ou modo de conservação de maneira simples, nao encotrei tópico

estou secando eles no ventilador antes, e dps colocando eles no vinagre, (esta parecendo que não adianta secar pq to colocando no vinagre) O que eu faço?
se alguem mais experiente poder me ajudar com orientação por favor

grato!
 
Alguem sabe que especie de contaminaçao eh essa ,fiz um g2g nesse pote e acabou nisso,
Alguem conhece a contaminacao e se a chance do micelio vencer e dominar ela estou na duvida entre jogar fora ou fazer outdoor mais tenho medo do out pois creio que ela se espalhe pelo ar.
Mas pelo menos os bolos que estavam na incubadora com ela nao mostraram sinal de contaminaçao ,mas ainda nao os aniversariei.
 

Anexos

  • 20200330_141124.jpg
    20200330_141124.jpg
    809.3 KB · Visualizações: 20
  • 20200330_141116.jpg
    20200330_141116.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 20
Alguem sabe que especie de contaminaçao eh essa ,fiz um g2g nesse pote e acabou nisso,
Alguem conhece a contaminacao e se a chance do micelio vencer e dominar ela estou na duvida entre jogar fora ou fazer outdoor mais tenho medo do out pois creio que ela se espalhe pelo ar.
Mas pelo menos os bolos que estavam na incubadora com ela nao mostraram sinal de contaminaçao ,mas ainda nao os aniversariei.

Que contaminação? De qualquer jeito, se você enterrar o bolo num vaso para fazer out, assim os esporos não se espalham tanto, pois estão enterrados. De qualquer jeito, ao abrir o pote você vai espalhar milhares de esporos, só de abrir. Faça isso no quintal ao ar livre para enterrar num vaso, e depois não vá mexer no cultivo logo em seguida para não carregar esporos. No entanto, esporos estão no ar de qualquer jeito, neste exato momento estamos todos respirando esporos e esporos estão voando e caindo nas coisas. Já reparou que qualquer coisa orgânica largada por ai pega fungo? isso é pq os esporos estão em toda parte. Por isso manter o ambiente com pouca circulação de ar durante inoculações e afim, ou criando uma corrente ascendente com calor para que esporos não caiam no procedimento, é muito importante para a assepsia.
 
Que contaminação? De qualquer jeito, se você enterrar o bolo num vaso para fazer out, assim os esporos não se espalham tanto, pois estão enterrados. De qualquer jeito, ao abrir o pote você vai espalhar milhares de esporos, só de abrir. Faça isso no quintal ao ar livre para enterrar num vaso, e depois não vá mexer no cultivo logo em seguida para não carregar esporos. No entanto, esporos estão no ar de qualquer jeito, neste exato momento estamos todos respirando esporos e esporos estão voando e caindo nas coisas. Já reparou que qualquer coisa orgânica largada por ai pega fungo? isso é pq os esporos estão em toda parte. Por isso manter o ambiente com pouca circulação de ar durante inoculações e afim, ou criando uma corrente ascendente com calor para que esporos não caiam no procedimento, é muito importante para a assepsia.
Os das fotos nao sei se deu para ver umas partes pretas esverdeadas e outras total verdes.
Fiz o processo em glovebox caseira mas paciencia ,2 cultivo meu que contamina o 1 era uma mancha azul escura retirei a mancha e joguei h202 e ja ta no segundo flush depois disso ,fiz o menos processo nesse mas acho que esta se espalhando de 1 lado e do outro o micelio parece esta vencendo.
O foda eh q sem saber qual contaminante eh fica dificil de ter coragem de comer pois algum ja li q sao bem toxicos.
 
Os das fotos nao sei se deu para ver umas partes pretas esverdeadas e outras total verdes.
Fiz o processo em glovebox caseira mas paciencia ,2 cultivo meu que contamina o 1 era uma mancha azul escura retirei a mancha e joguei h202 e ja ta no segundo flush depois disso ,fiz o menos processo nesse mas acho que esta se espalhando de 1 lado e do outro o micelio parece esta vencendo.
O foda eh q sem saber qual contaminante eh fica dificil de ter coragem de comer pois algum ja li q sao bem toxicos.
Na hora que vi a mensagem não tinha foto, não sei se foi bug. Enfim, não sei dizer exatamente qual contaminante é, mas contaminantes pretos no cultivo são ruins de qualquer jeito. Eu enterraria no num vaso, já obtive frutos muito bonitos de bolos contaminados que enterrei.
 
Boa tarde galera! Tudo bem?

Esses tempos comprei uma casing de Thai Pink Buffalo pela internet. Logo que ela chegou (05/03), a coloquei para frutificar em saco de cultivo. Os cogumelos cresceram super bem e no décimo dia eu colhi (15/03).
imagem1.jpg

Apos a colheita e a retirada de todos os abortos, procedi para a reidratação dela. (Quando estava tirando ela do alumínio, percebi que o composto estava bastante solto. Fiz de tudo para que ele não despedaçasse e até que consegui.) Deixei ela submerso em água mineral, dentro de um pode e na geladeira, da noite do dia 15 até a tarde do dia 16/03. Quando o retirei, deixei escorrer bem a água, o coloquei em um prato e o cobri com vermiculita esterilizada.
imagem2.jpg imagem3.jpg imagem4.jpg

Acontece que, por ter colocado vermiculita em excesso, me foi indicado fazer outro dunk nela e desta vez não colocar verm. em cima dela. Feito isso (da noite do dia 23 para a manhã do 24/03), coloquei novamente no meu terrário.
imagem5.jpg imagem6.jpg

Após ela não apresentar nenhuma evolução, também me foi indicado que eu deveria tapar os furos do meu terrário, pois daquela forma ele não estaria conservando a umidade necessária para a colônia. Então no dia 27/03 tapei todos o furos com fita microporosa.
imagem7.jpeg

Acontece que até agora ele continua com a mesma cara de quando eu dei o segundo dunk :(

Alguém saberia me dizer se há esperança para a pobre coitada?

Muito obrigado!!
 
Esses tempos comprei uma casing de Thai Pink Buffalo pela internet.
Muito obrigado!!

Olá, dê uma olhada nestes topicos


 
Olá, dê uma olhada nestes topicos



Obrigado mestre!
Entendo a política do fórum. Não tenho dúvida sobre o "não objetivo" daqui ser o FAQ do site que vende isso.

Acontece que antes de colocar a colônia fora por falta de conhecimento sobre o que fazer com ela; ou por causa do terrário estar todo "vedado", ter a possibilidade de arruinar algum dos bolos que preparei e estão quase na hora de frutificar, pensei que poderia obter ajuda do pessoal daqui.

@Ecuador , @Priscillocibina e @Kvasir, se alguém puder me auxiliar ou apontar um caminho, realmente fico agradecido.
 
Última edição:
Obrigado mestre!
Entendo a política do fórum. Não tenho dúvida sobre o "não objetivo" daqui ser o FAQ do site que vende isso.

Acontece que antes de colocar a colônia fora por falta de conhecimento sobre o que fazer com ela, pensei que poderia obter ajuda do pessoal daqui.
(me questiono aqui: E se eu não tivesse dito que havia adquirido essa colônia?)

Se alguém puder me ajudar realmente, fico agradecido.
Tu deu foi sorte de ter dado tantos cogumelos ,fiquei imprecinado na real,eu comprei 1 onde os cogumelos nao foram suficientes nem para 1 trip e outra q 1 dia depois de aberta ja apresentava um contaminante cor verde,se fosse vc tentava clonar um desses cogumelos q vc colheu e dar inicio ao um cultivo
No mais paciencia vai q nasce mais, creio q nao de pra fazer mais nada,nunca ouvi falar de ter que dar 2 dunks seguidos,e sobre fechar os buracos o indicado seria o contrario pois e necessario que a umidade saia do bolo favorecendo a formacao de pins.
 
Tu deu foi sorte de ter dado tantos cogumelos ,fiquei imprecinado na real,eu comprei 1 onde os cogumelos nao foram suficientes nem para 1 trip e outra q 1 dia depois de aberta ja apresentava um contaminante cor verde,se fosse vc tentava clonar um desses cogumelos q vc colheu e dar inicio ao um cultivo

Pior que por esse lado eu dei bastante sorte mesmo! hehe
Essa semana inoculei 3 bolos com um pedaço de um dos vários carimbos que fiz :)
 
Qual seria o tempo máximo que um pf tek aguenta dentro do copo após 100% de colonização ??

Já deixei mais de 20 dias, tem gente que conversei que deixa 30 dias pra consolidação ou até aparecerem pins.

Porém, se crescer cogumelo invitro e continuar dentro por muito tempo, pode apodrecer e contaminar.
 
Alguém sabe que gotinhas são essas?
É sinal de alguma contaminte?
Sim, já joguei fora, mas queria saber o que pode ter gerado isso para evitar acontecer no futuro.
IMG_20200402_164404629.jpg
IMG_20200402_164418870.jpg
 
Back
Top