O que é G2G e como é feito?

G2G significa transferência de Grão para Grão.

Uma vez que se tenha aprendido a preparar spawns (veja: Como fazer inóculo de grãos) esterilizados de sementes de pássaros, arroz ou grãos e colonizá-los totalmente com micélio, pode-se facilmente propagar um único frasco de 250 ml colonizado em mais 20 via transferência G2G.

Proporções de spawn alcançando de 1:10 a 1:40 estão sendo usadas, com 1:40 estando "na margem de ser mal sucedido" [Stamets, GGMM 2000].

Frascos propagados via G2G geralmente colonizam 100% em condições ótimas em cerca de 10 a 14 dias. Dado isto, esporos não tem que germinar, já que o que é transferido para os frascos novos é micélio ativo colonizado em grãos ou sementes.

O método é preparar frascos novos, como se você fosse inocular via seringa. A diferença é que se transfere os grãos de um frasco colonizado para os frascos não-colonizados. O procedimento é simples e requer somente bom senso, preparação mínima e o máximo de assepsia possível.

Prepare o menor e mais limpo cômodo da sua casa (sem carpete) no seguinte modo: limpe o cômodo o máximo possível; livre-se de qualquer sujeira, mancha ou mofo. Remova roupas penduradas. Borrife Lysol em tudo.

Limpe todos os frascos que utilizará com um papel toalha borrifado com Lysol. Ponha-os na superfície de trabalho. Use roupas limpas, recém-lavadas. Se você possui uma máscara, use-a. Se possui uma touca, use-a. Borrife Lysol novamente no ambiente e nas suas mãos, secando-as.

Retire a tampa do frasco colonizado. Deixe o disco de filtro interno (se possuir) no lugar cobrindo o conteúdo. Retire a tampa do frasco novo deixando o disco de filtro no lugar. Remova o filtro do frasco colonizado e cave cerca de ¼ do conteúdo, que estará colonizado em uma massa sólida. Encha duas colheres de sopa com o material e transfira-os para o frasco não-colonizado, levantando o filtro dele para fazer isso. Recoloque o filtro no frasco novo imediatamente após inoculá-lo com o material colonizado.

Repita o mesmo processo em todos os frascos. Quando acabar feche todos os frascos, cubra as tampas dos frascos não-colonizados com uma dupla camada de filtro de café e prenda-o com elástico. Agite cada frasco novo para espalhar o material colonizado. Ponha seus frascos num local seco, escuro e numa temperatura entre 26°C e 29°C. Transferência G2G e a agitação do frasco machuca o micélio, por isso levará cerca de 3 dias para ele se recuperar do choque. Não há necessidade de agitar os frascos mais de uma vez. Fazer isso só atrasará a colonização, ao invés de agilizá-la.