O que posso e o que não posso fazer com frascos de grãos colonizados?

  • Pode fazer casing com eles diretamente.
  • Pode inocular outros frascos de grãos.
  • Pode usá-lo como spawn de substratos bulk como palha, esterco bovino ou equino ou composto.
  • Pode fazer seringas de micélio
  • etc.
Não pode... ( .. )

ExPoro disse:
Se serve como substrato pra casing, porque não pode também formar um bolo só de milho e botar pra frutificar?

Provavelmente porque sem o casing ele tenha dificuldades de sair do estado vegetativo e também porque o casing é muito importante ao frutificar spawn de grãos, pois estes não guardam muita umidade, especialmente o milho, que tem uma película grossa. Frutificar spawn de grãos sem casing nunca é boa ideia, porque falta uma boa reserva de água para a formação de frutos vigorosos.

O primeiro problema é que a produção de substratos de grão puro eram imprevisíveis. Uma resposta não encontrada até 1971, quando o micologista James P. San Antonio tentou o casing de greda de Falconer em um spawn de grãos de Sinden para produzir Agaricus brunnescens, com resultados fabulosos. Ele demonstrou que cobrir o micélio (ou estado vegetativo) deste cogumelo com cerca de meia polegada de um solo levemente alcalino poderia aumentar bastante a produção, levando a frutificar repetidamente com flushes aparecendo periodicamente.

Devo deixar os grãos de molho durante a noite ou cozinhá-los logo na pressão?

Grãos (particularmente arroz e trigo) carregam altas quantidades de endoesporos de bactérias. Os grãos podem ser deixados de molho durante a noite (até 24 horas) antes de cozinhá-los na pressão, para permitir que os endoesporos germinem.

Se você deixar de molho por muito tempo o grão começará a germinar, o que não é desejável. Particularmente esse pode ser o caso se a temperatura na qual os frascos foram deixados for alta, como no verão, por exemplo. Nesse caso é melhor diminuir o tempo de molho para cerca de 12 horas.

Não recomendamos deixar arroz de molho. A recomendação acima é válida para grãos com casca, como grãos de pássaros (painço, alpiste, etc.), trigo, centeio, etc.

Salaam`aleik disse:
Arroz deixado de molho absorve muita água e fica mole, como ou quase como se estivesse cozido. Deixando de molho pode ser complicado acertar a quantidade de água no substrato PF depois. Além de quê, arroz fermenta rápido quando hidratado.

Como eu inoculo um frasco com tampa polyfill (perlon) com uma seringa?

Faça um buraco separado na tampa, ponha uma fita sobre ele antes de esterilizar, inocule nesse local e logo após feche o buraco novamente com fita. Use um pedaço de fita pequeno.

C-lid.jpg]​

É melhor usar um buraco tampado para inocular do que inocular através do filtro - as inoculações podem não ser eficientes.

C-syrg.jpg

Qual a diferença entre substratos de grãos e os estilo PF Tek?

Tempo de colonização:
A diferença principal entre frascos de grãos inteiros e estilo PF Tek é que os grãos ficam soltos podendo ser agitados o que espalha os pontos com micélio e promove uma colonização mais rápida.

Frascos PF são compactos e não podem ser agitados.​

Esterilização:
Substratos PF podem ser suficientemente esterilizados mesmo sem o uso da panela de pressão enquanto grãos precisam dela pra esterilizar efetivamente. (Ver também esterilização fracionada)​

Inoculação:
Grãos podem ser inoculados com uma seringa e transferência de grãos para grãos, enquanto bolos PF são limitados à seringa.​

Preciso de uma panela de pressão se eu quiser preparar grãos?

Grãos comumente contêm altas cargas de endósporos de bactérias que podem sobreviver à temperatura de fervura, então um cozimento normal não as matará. Por isso uma panela de pressão faz-se necessária, já que a temperatura na panela de pressão é capaz de eliminá-los. Um outro método, porém que consome mais tempo, é a esterilização fracionada.

Que tipos de grãos eu posso usar?

Pode-se usar quase todo tipo de grãos desde que na sua forma inteira.

O grão mais utilizado no preparo de spawn (veja Como fazer inóculo de grãos) é arroz, mas também centeio, trigo, milheto (com casca), sementes de pássaro, sorgo, milho de pipoca, aveia inteira...

Se possível use grãos orgânicos, porém qualidades de grãos para alimentar animais também funcionam.

Qual o melhor modo de preparar grãos para o cultivo de cogumelos?

Os três mais importantes aspectos da preparação de grãos são: conseguir uma quantidade de água correta e uniforme, matar todos os contaminantes e obter um substrato que possa ser agitado.

Há dois métodos principais para a preparação de grãos:

:teo_apontar_direita: Método 1: Lave os grãos várias vezes sob água corrente e ferva-os até que estejam ensopados e começando a inchar. Com arroz o tempo de fervura é de cerca de 45 minutos, com milho ou semente de pássaro é de 30 minutos. Então escorra os grãos cozinhados por 20 minutos, encha os frascos, feche-os com filtros e depois com as tampas e cozinhe na pressão por uma hora.

:teo_apontar_direita: Método 2: Encha os frascos diretamente com a quantidade apropriada de grãos e água. Os grãos podem ser deixados de molho por 24 horas antes do cozimento na pressão para permitir que os endósporos de bactérias germinem.

Receita básica de arroz para frascos de 500 ml:
  • 100 g de arroz
  • 110 ml de água
  • ponta de faca cheia de gesso
Receita básica de milho ou semente de pássaro para frascos de 500 ml:
  • 100 g de sementes de pássaros
  • 80 ml de água
  • ponta de faca cheia de gesso
Se você for preparar arroz para produzir spawn (Veja: Como fazer inóculo de grãos), você deve usar um pouco menos de água (105 ml).

Encha os frascos, ponha a tampa adaptada com polyfill (Perlom) ou um disco de filtro e cozinhe na pressão por 1 hora. Imediatamente após o cozimento, usando luvas de proteção ou um pano, agite os frascos ainda quentes.

A capacidade de retenção de água pode variar dependendo da qualidade do grão, do tipo e tamanho da panela de pressão e do tempo de esterilização. O ideal é conseguir o máximo de quantidade de água possível sem deixar que os núcleos dos grãos explodam produzindo um substrato encharcado. É melhor fazer uma série de frascos-teste com um determinado grão, por exemplo, usar 100 g de arroz e 100, 105, 110, 115 e 20 ml de água. Então será possível ver qual quantidade de água fornece o melhor resultado para você.

Quais as melhores receitas de grãos para as diferentes espécies?

Um resumo de receitas para a criação de spawn (veja: Como fazer inóculo de grãos), ou substratos usando grãos inteiros.

:teo_apontar_direita: 1. Receitas para preparação de:


- Substrato para Psilocybe cubensis
- Spawn para Psilocybe cubensis, Panaeolus cyanescens, Panaeolus tropicalis, Panaeolus cambodiginenses, Psilocybe mexicana, Psilocybe tampanensis, Psilocybe atlantis, Psilocybe samuensis, Psilocybe azurescens, Psilocybe cyanescens...

Receita 1: Sementes de pássaros
  • frasco de 250 ml
  • 140 g de sementes de pássaros
  • 70 ml de água
  • ponta de faca cheia de gesso (opcional)
Receita 2: Grãos de arroz
  • frasco de 250 ml
  • 125 g de arroz
  • 105 ml de água
  • ponta de faca cheia de gesso (opcional)
Receita 3: Milheto
  • frasco de 250 ml
  • 140 g de milho
  • 70 ml de água
  • ponta de faca cheia de gesso (opcional)

:teo_apontar_direita: 2. Receitas para preparação de:


- Substrato para formação de sclerotia em Psilocybe mexicana, Psilocybe tampanensis e Psilocybe atlantis
- Substrato para Psilocybe semperviva, Psilocybe mexicana, Psilocybe tampanensis, Psilocybe atlantis...

Receita 1: Arroz branco inteiro
  • frasco de 250 ml
  • 150 g de arroz branco inteiro
  • 200 ml de água
Receita 2: Azevém
  • frasco de 250 ml
  • 150 g de azevém
  • 75 ml de água

Por que o uso de uma tampa porosa (polyfill, filtros) quando usar grãos inteiros?

Frascos com micélio se desenvolvendo em grãos necessitam de trocas gasosas porque o micélio precisa de oxigênio para a conversão de nutrientes.

Para conseguir essa troca gasosa os frascos precisam ser tampados com filtros polyfill ou um disco de filtro, ou a tampa do frasco deve ficar solta e ser coberta com um pedaço de papel alumínio. É preferível algum tipo de filtro já que o substrato tem menores chances de contaminar do que com a tampa solta.

Por que meus grãos parecem oleosos e excessivamente úmidos depois que eu esterilizei?

Você usou muita água, reduza a água na sua receita.

Se você preparou o grão fervendo ele antes, reduza o tempo de fervura.

Posso usar sementes de cannabis como substrato?

Sementes de cannabis são muito elevadas em gordura, algo não muito desejável num cultivo de cogumelos, mas provavelmente você obterá algum desenvolvimento. Há substratos melhores, mais baratos e mais disponíveis.

Como tornar os frascos fáceis de agitar?

Se for adicionada muita água muitos grãos explodem e fazem seus núcleos se aderirem. Para prevenir que isso aconteça, adicione menos água, mas só um pouquinho menos. Uma adição de aproximadamente 1 g de gesso (CaSO4) para cada 500 ml do frasco também ajuda a prevenir que os grãos se juntem.

Um outro ponto é a quantidade de grão utilizada por frasco. Depois de cozinhado na pressão, o frasco não deve estar mais do que ⅔ cheio para permitir que seja agitado.

Posso usar um bolo PF para inocular um frasco de grãos?

Sim, claro.

Você só deverá fazer esse processo tomando muito cuidado com contaminações. Realize esse procedimento numa glove box ou em frente a um forno e usando instrumentos esterilizados.

Quando eu devo agitar os frascos de grãos?

Quando se preparam esses frascos, é bom agitá-los após o cozimento na panela de pressão enquanto ainda estão quentes para redistribuir os grãos mais secos e mais úmidos.

Após a inoculação:
  • Agite os frascos imediatamente após a inoculação.
  • Agite novamente quando a colonização alcançar cerca de 5-10% da superfície do frasco.
  • Agite pela última vez quando o micélio for visível em cerca de 50% do frasco.

Agitar mais vezes do que isso não garantirá colonização mais rápida, então não faça isso.

Quanto tempo leva a colonização de grãos?

Depende da strain, tipo de grão, quantidade de água, do tipo de inoculação e da temperatura de incubação.

Em condições ótimas, frascos de 500 ml levam 7 dias para colonizar completamente, mas pode levar até 30 dias.

Como perceber se um frasco está totalmente colonizado?

Quando todos os grãos visíveis estiverem cobertos de micélio. Pode-se deixar mais um tempo depois disso para se ter certeza.

O que é G2G e como é feito?

G2G significa transferência de Grão para Grão.

Uma vez que se tenha aprendido a preparar spawns (veja: Como fazer inóculo de grãos) esterilizados de sementes de pássaros, arroz ou grãos e colonizá-los totalmente com micélio, pode-se facilmente propagar um único frasco de 250 ml colonizado em mais 20 via transferência G2G.

Proporções de spawn alcançando de 1:10 a 1:40 estão sendo usadas, com 1:40 estando "na margem de ser mal sucedido" [Stamets, GGMM 2000].

Frascos propagados via G2G geralmente colonizam 100% em condições ótimas em cerca de 10 a 14 dias. Dado isto, esporos não tem que germinar, já que o que é transferido para os frascos novos é micélio ativo colonizado em grãos ou sementes.

O método é preparar frascos novos, como se você fosse inocular via seringa. A diferença é que se transfere os grãos de um frasco colonizado para os frascos não-colonizados. O procedimento é simples e requer somente bom senso, preparação mínima e o máximo de assepsia possível.

Prepare o menor e mais limpo cômodo da sua casa (sem carpete) no seguinte modo: limpe o cômodo o máximo possível; livre-se de qualquer sujeira, mancha ou mofo. Remova roupas penduradas. Borrife Lysol em tudo.

Limpe todos os frascos que utilizará com um papel toalha borrifado com Lysol. Ponha-os na superfície de trabalho. Use roupas limpas, recém-lavadas. Se você possui uma máscara, use-a. Se possui uma touca, use-a. Borrife Lysol novamente no ambiente e nas suas mãos, secando-as.

Retire a tampa do frasco colonizado. Deixe o disco de filtro interno (se possuir) no lugar cobrindo o conteúdo. Retire a tampa do frasco novo deixando o disco de filtro no lugar. Remova o filtro do frasco colonizado e cave cerca de ¼ do conteúdo, que estará colonizado em uma massa sólida. Encha duas colheres de sopa com o material e transfira-os para o frasco não-colonizado, levantando o filtro dele para fazer isso. Recoloque o filtro no frasco novo imediatamente após inoculá-lo com o material colonizado.

Repita o mesmo processo em todos os frascos. Quando acabar feche todos os frascos, cubra as tampas dos frascos não-colonizados com uma dupla camada de filtro de café e prenda-o com elástico. Agite cada frasco novo para espalhar o material colonizado. Ponha seus frascos num local seco, escuro e numa temperatura entre 26°C e 29°C. Transferência G2G e a agitação do frasco machuca o micélio, por isso levará cerca de 3 dias para ele se recuperar do choque. Não há necessidade de agitar os frascos mais de uma vez. Fazer isso só atrasará a colonização, ao invés de agilizá-la.