Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: PC Xapuri - AC - Substrato de FAI e Vermiculita

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoal!!

Estou iniciando hoje meu tópico de cultivo! Espero vê-lo em breve com bastante fotos de belíssimos cogumelos!! =)

Bom, hoje de madrugada preparei a seringa dentro da glovebox, primeiramente borrifei lysolform dentro da glovebox e deixei fechada por uns 5 minutos. Após retirei o excesso com um pano limpo, seco e fino. Borrifei alcool 70% e aguardei mais alguns minutos e tirei o excesso.
Seringa feita de acordo com os procedimentos encontrado aqui na CM. Utilizando copo água mineral (tampa de alumínio), pote de coleta de exames com paleta estéril comprado em farmácia. Seringa nova e estéril.

Raspei 1/4 do carimbo Xapuri recebido da PF. E que carimbão! Os 20ml ficaram bem escuros! Após coletar todo conteúdo do pote para a seringa, enrolei a mesma em papel alumínio, guardei em um ziplock e guardei na gaveta da geladeira. Finalizando este procedimento as 5:30h de hoje (26/03/13).

Esta parte do processo vai ficar sem fotos, não acredito que seja necessário.

Amanhã de manhã vou preparar o substrato para realizar a inoculação pela noite!

Então, amanhã pela noite já devo postar fotos de como ficou meu substrato.

Comprei pó de casca de pinus, fibra de coco e calcário de concha. Para fazer casing, porém pretendo deixar também que pelo menos 2 bolos PF produzam.

Vamos que vamos!! Me desejem sorte ai galera! =D

Abraços!
 
Última edição:
Então meus amigos, a temperatura continua constante nos 24.5 graus... a umidade deve continuar alta até quando?
 
Então meus amigos, a temperatura continua constante nos 24.5 graus... a umidade deve continuar alta até quando?


Até os pins começarem a crescer. Depois é bom baixar um pouco, principalmente se você for esperar o chapéu abrir para coletar esporos.

Quando o chapéu abre e a umidade está muito alta as lamelas ficam úmidas e "meladas".
 
E ai meu amigos!

Passando pra atualizar como está o desenvolvimento dos pins.

Tirei uma foto de cada bolo, destacando os pins mais evidentes, estão em sequência do 1 ao 4.

DSC07633.JPG DSC07641.JPG DSC07638.JPG DSC07640.JPG


======> Aproveitando o post:

A temperatura no terrário ta ficando em torno de 26,7 graus, acham que é necessário colocar garrafa com gelo para abaixar a temperatura?

Adaptei um umidificador de ar ao terrário, por enquanto estou pensando em usa-lo só quando achar que os bolos estão precisando de um pouco mais de umidade ou caso seja necessário por gelo no terrário.

Alguma dica amigos?

Abraços!!!
 
Última edição:
A temperatura tem subido bastante, então tenho colocado garrafa com água congelada e usado o umidificador pra suprir o que o gelo consome de umidade.

Espero que não prejudique o desenvolvimento dos nós hifais e primórdias.
 
se subir mais que 27 graus é melhor colocar uma garrafa de gelo sim. Mas se manter a media dos 26 nao tem problema.

Eles adoram!
 
Opa! Brigadão Insider, então vou tentar manter esses padrões.
Percebi que a umidade gerada pelo umidificador de ar... dá uma abaixada nesse micélio que fica algodoado em torno dos bolos... isso pode gerar aborto?

Abraços! Obrigado!
 
Como estão os bolos hoje:

Bolo 1: DSC07644.JPG Bolo 2: DSC07645.JPG Bolo 3: DSC07643.JPG Bolo 4: DSC07642.JPG

Parecem apresentar um desenvolvimento um pouco lento... mas o importante é que cresçam. =)

Seguem as fotos dos "4 lados" de cada pote... estes inoculados no dia 10/04... completando hoje 19 dias de inoculação, o que acham? É interessante fazer furos para troca de ar? Ponho de cabeça pra baixo?

DSC07652.JPGDSC07653.JPGDSC07654.JPGDSC07655.JPGDSC07657.JPGDSC07658.JPGDSC07659.JPGDSC07660.JPGDSC07661.JPGDSC07662.JPGDSC07663.JPGDSC07664.JPG

Lembrando que o Pote 3 foi inoculado com um restinho da solução multi-esporos no restinho que estava sobrando do substrato.

Estou querendo fazer casing com estes 3 potes... ou posso mudar de idéia. rs

Vibrações positivas!!
Paz e luz meus amigos!!
 
Última edição:
Aeee mano, parabens.. os cogus que ja tao frutificando vao ficar grandes emmm... e mano muito legal esses copos grandes, to querendomto comprar uns copos compridos pra fazer uns bolos exoticos hehehehe, Boa sorte mano !
 
Seguem as fotos dos "4 lados" de cada pote... estes inoculados no dia 10/04... completando hoje 19 dias de inoculação, o que acham? É interessante fazer furos para troca de ar? Ponho de cabeça pra baixo?

View attachment 47203View attachment 47204View attachment 47205View attachment 47206View attachment 47207View attachment 47208View attachment 47209View attachment 47210View attachment 47211View attachment 47212View attachment 47213View attachment 47214

Lembrando que o Pote 3 foi inoculado com um restinho da solução multi-esporos no restinho que estava sobrando do substrato.

Estou querendo fazer casing com estes 3 potes... ou posso mudar de idéia. rs

Vibrações positivas!!
Paz e luz meus amigos!!
Mano, que rizomorfismo é esse?! Impressionante, nunca tinha visto micélio tão rizomórfico assim, muito legal. Creio que é bom sim fazer furos para respiração do micélio. Para prevenir de contaminação, eu costumo selar os furos com fita micropore. Obrservação: fica de olho no pote da última foto, ele me pareceu contaminado. Mas beleza total, parabéns!
 
Aeee mano, parabens.. os cogus que ja tao frutificando vao ficar grandes emmm... e mano muito legal esses copos grandes, to querendomto comprar uns copos compridos pra fazer uns bolos exoticos hehehehe, Boa sorte mano !


Esses potes grandes são de Palmito... cortei a boca pra não ficarem menores que o corpo do pote... vale a pena fazer isso... não é difícil de cortar. =)


Tô achando "a cabeça" deles bem escuras... procurei outras fotos pra comprar e parecem que são mais claras... tomara que não seja algum fator que esteja errado.
E também dizem que a média pra amadurecimento é de aproximadamente 5 dias... estes maiores surgiram na quinta passada... então hoje estão completando 5 dias... será q to errando em algo?

A bomba de ar fica ligada direto... fazendo troca de ar constante e tento sempre completar a umidade ligando o umidificador por alguns minutos.

Valew meu amigo!! =D


-----------------

Mano, que rizomorfismo é esse?! Impressionante, nunca tinha visto micélio tão rizomórfico assim, muito legal. Creio que é bom sim fazer furos para respiração do micélio. Para prevenir de contaminação, eu costumo selar os furos com fita micropore. Obrservação: fica de olho no pote da última foto, ele me pareceu contaminado. Mas beleza total, parabéns!

Ashtar... é verdade, também fiquei um pouco cismado com aquela gota mais amarelada presa na parede do pote... vou ficar atento!

Valew!!
 
Última edição:
E também dizem que a média pra amadurecimento é de aproximadamente 5 dias... estes maiores surgiram na quinta passada... então hoje estão completando 5 dias... será q to errando em algo?


Talvez a temperatura média esteja ficando abaixo de 26º celsius. Mas pode ser outro fator também. Entretanto não se preocupe. Desde que continuem crescendo está tudo bem. A cor mais escura também é normal.
 
Talvez a temperatura média esteja ficando abaixo de 26º celsius. Mas pode ser outro fator também. Entretanto não se preocupe. Desde que continuem crescendo está tudo bem. A cor mais escura também é normal.


Eu estava tentando manter a temperatura mais próxima de 24 graus possível... as vezes um pouco abaixo por um determinado tempo. Sem gelo naturalmente fica em torno de 27,5 graus... se nao tiver problema vou retirar o gelo. :)


--- news

Tirei o gelo... depois de algumas horas percebi eles mais felizes e eretos hehe
 
Última edição:
Amigos! Estou em choque! :eek:h:

Meus meninos já são praticamente adolescentes! :ROFLMAO::love:

São realmente mágicos! :rollees:
Parecem apetitosos! :fome:

Olhe as fotos! Xapuris sejam bem vindos! :)
DSC07665.JPGDSC07666.JPGDSC07667.JPGDSC07668.JPGDSC07672.JPGDSC07674.JPGDSC07675.JPGDSC07676.JPGDSC07677.JPGDSC07678.JPG
 
Última edição:
Back
Top