Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: PC Xapuri - AC - Substrato de FAI e Vermiculita

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoal!!

Estou iniciando hoje meu tópico de cultivo! Espero vê-lo em breve com bastante fotos de belíssimos cogumelos!! =)

Bom, hoje de madrugada preparei a seringa dentro da glovebox, primeiramente borrifei lysolform dentro da glovebox e deixei fechada por uns 5 minutos. Após retirei o excesso com um pano limpo, seco e fino. Borrifei alcool 70% e aguardei mais alguns minutos e tirei o excesso.
Seringa feita de acordo com os procedimentos encontrado aqui na CM. Utilizando copo água mineral (tampa de alumínio), pote de coleta de exames com paleta estéril comprado em farmácia. Seringa nova e estéril.

Raspei 1/4 do carimbo Xapuri recebido da PF. E que carimbão! Os 20ml ficaram bem escuros! Após coletar todo conteúdo do pote para a seringa, enrolei a mesma em papel alumínio, guardei em um ziplock e guardei na gaveta da geladeira. Finalizando este procedimento as 5:30h de hoje (26/03/13).

Esta parte do processo vai ficar sem fotos, não acredito que seja necessário.

Amanhã de manhã vou preparar o substrato para realizar a inoculação pela noite!

Então, amanhã pela noite já devo postar fotos de como ficou meu substrato.

Comprei pó de casca de pinus, fibra de coco e calcário de concha. Para fazer casing, porém pretendo deixar também que pelo menos 2 bolos PF produzam.

Vamos que vamos!! Me desejem sorte ai galera! =D

Abraços!
 
Última edição:
De fraquinhos nao tem nada.. o micelio esta vigorozo e rizomorfico!

Daí vao sair muitos carequinhas!
 
De fraquinhos nao tem nada.. o micelio esta vigorozo e rizomorfico!

Daí vao sair muitos carequinhas!


Obrigado pelas vibrações positivas amigos!!

Dei mais uma olhadinha hoje e é impressionante como desenvolvimento agora é rápido, o micélio hoje já está visivelmente mais evoluído que ontem!!

Como é meu primeiro real cultivo, acredito que no momento da inoculação... devido a falta de prática, eu não inoculei colado ao vidro... foi próximo mas não precisamente na parede do pote. Então percebi que o micélio aparenta estar vindo de dentro pra fora... hehe

Vou ver se hoje faço mais 3 potes maiores! Pretendo usa-los para casing. Espero conseguir tempo para fazer os preparos. E se possível já inocula-los pela noite!!

Obrigado a todos! Paz e luz!!
 
Aeee mano isso ai vai q vai... nao liga pras contaminaçoes nao, segue o passo a passo de novo e faz mais copos pro estoque !!! abraços boa sorte irmao
 
Obrigado pelas vibrações positivas amigos!!

Dei mais uma olhadinha hoje e é impressionante como desenvolvimento agora é rápido, o micélio hoje já está visivelmente mais evoluído que ontem!!

Como é meu primeiro real cultivo, acredito que no momento da inoculação... devido a falta de prática, eu não inoculei colado ao vidro... foi próximo mas não precisamente na parede do pote. Então percebi que o micélio aparenta estar vindo de dentro pra fora... hehe

Vou ver se hoje faço mais 3 potes maiores! Pretendo usa-los para casing. Espero conseguir tempo para fazer os preparos. E se possível já inocula-los pela noite!!

Obrigado a todos! Paz e luz!!


Oba vão ter uns copos ai para mim hehehehe

Parabéns brother estou acompanhado tudo ....

O micélio para estar forte !!! Joga fora o que contaminou com copo e tudo !

Vai dar tudo certo !
 
Bom amigos,

Percebi um grão contaminado no copo 1... como se fosse mofado um pouco cinza... estou achando o copo 1 bastante suspeito. Já é preciso isolar este copo?

No copo 2 eu percebi um local onde aparentemente umas hifas morreram... amarelaram e nao desenvolveram, suspeitei de contaminação bacteriana, será? =/

O copo 3 esta se desenvolvendo, diferente dos outros cultivos que vejo aqui na comunidade, os meus copos parecem estar se desenvolvendo pelo miolo do bolo... nao apresentando totalmente pelo exterior do copo, isso pode acontecer?

O copo 4 aparenta um "emagrecimento das hifas" o que poderia ocasionar isso?

Amanhã pela manhã posto fotos para que vejam o desenvolvimento.
Obrigado a todos!!
 
Bom dia meus amigos cogumeleiros...

Estou postando as fotos da atual situação dos copos... não sei se estou muito cismado... mas com certeza o copo 1 tem um grão contaminado, visivelmente perto do numero 1... e a olho nú percebo que há pelo menos mais 1 ao lado dele que apresenta a mesma contaminação.

O que acham dos demais?
DSC07526.JPGDSC07527.JPGDSC07528.JPGDSC07529.JPGDSC07530.JPGDSC07531.JPGDSC07533.JPGDSC07534.JPGDSC07536.JPGDSC07537.JPGDSC07538.JPGDSC07539.JPGDSC07540.JPGDSC07541.JPGDSC07542.JPGDSC07543.JPGDSC07544.JPGDSC07545.JPGDSC07547.JPG
 
Creio que está tudo em ordem, mas talvez seja interessante você manter esse copo 1 em observação e longe dos outros que me parecem bem sadios. Acho que você vai ter uma bela frutificação brevemente. :blackalien:
 
cara o micélio parece mesmo estar meio fraquinho, mas acho q ele consegue completar a colonização.. vmos esperar a opiniao dos experientes... pq vc ja nao joga o copo 1 fora ja que esta com 2 graos contaminados ? assim sua energia emana apenas nos copos bons, sem ficar grilado com o copo contaminado, afinal ja contaminou... faz mais uns pra estoque e fique tranquilo. vamos tercer pelos copos saudaveis completar tudo.... se o miscélio ficar mto fraco, nao rola fazer bulk ou casing,inves de bolo ja q vai fornecer nutrientes amais pro miscélio fraco??!!
 
Parece duende verde...
Isole o cope e monitore nos próximos dias.
Essa praga se alastra por tudo.
 
Olá meu amigos,

Novos membros na família para tentar garantir o cultivo!!
E dessa vez me esforcei pra seguir todos os procedimentos, inclusive a inoculação escorrendo pelo vidro. =)
Substrato de vermiculita, arroz integral com casca, agua e 2 colheres de sopa de cremogema.

DSC07549.JPG
 
Última edição:
Cber, tivemos quase a mesma ideia. Hoje de manhã preparei 6 copos com Vermiculita e FAI (com e sem casca). Só não usei Cremogema. Daqui a pouco vou tomar um banho, por uma roupa limpa e inocular com GT, cujas seringas de esporos já fiz ontem. Vamos que vamos, mano, é por aí mesmo! :)
 
Atualização sem fotos,


O micélio está progredindo, inclusive o do copo 1, separei ele dos demais e reparei que o micélio sobrepôs os grãos contaminados... aparentemente sufocando a contaminação... será que isso é seguro?

Bom... estou monitorando diariamente o copo 1... e pretendo monitorar os demais apenas de 2 em 2 dias.
 
Olá meus amigos,


Hoje dia 17/04 os primeiros copos completam 19 dias de inoculação, achei que o desenvolvimento deles deu uma decaída... li que era recomendado fazer furos para troca de ar e também virar os potes caso percebesse uma possível estagnada do micélio. Então comprei fita micropore e fiz o seguinte, limpei a glovebox com lysol e após tirar o excesso, limpei com alcool 70 graus.
Fiz 3 furos em cada pote com o tamanho aproximado da cabeça de uma caneta, então vedei com duas camadas de fita micropore. Para garantir, coloquei dupla camada de filtro de café na boca dos copos. Vou utilizar a nova caixa que será o terrário como incubadora por enquanto... devido a ter percebido o desenvolvimento de nós hifais em alguns bolos, acredito que a caixa antiga como era velha, estava permitindo a passagem de luz.
Pretendo deixar os copos de cabeça para baixo, então os filtros de café deixaram os copos um pouco mais elevados, acredito que facilitando a troca com o interior da caixa.

Comprei todos os materiais para a construção do terrário, bomba de ar, pedras porosas, mangueiras e divisor, caixa de 60 litros, lampada, timer, tambem tenho um umidificador de ar que pretendo usar... na verdade falta o vidro... mas logo vou providenciar, e mais alguma coisa que venha ser necessária.


Estado dos copos inoculados no dia 28/03:

DSC07586.JPGDSC07587.JPGDSC07588.JPGDSC07589.JPGDSC07574.JPGDSC07575.JPGDSC07576.JPGDSC07577.JPGDSC07578.JPGDSC07579.JPGDSC07580.JPGDSC07581.JPGDSC07582.JPGDSC07583.JPGDSC07584.JPGDSC07585.JPG

Impressionante o caso daquela contaminação no copo 1... o micélio passou por cima do grão que estava contaminado. E o mais interessante é que essa parte que estava o grão contaminado é exatamente onde o micélio aparenta mais força no copo 1.

E aqui os potes com completando hoje 1 semana de inoculação:

DSC07590.JPGDSC07591.JPGDSC07592.JPGDSC07593.JPGDSC07594.JPGDSC07595.JPGDSC07596.JPGDSC07597.JPGDSC07598.JPG

O pote 3 foi praticamente inoculado com o vapor da seringa kkkkk... calculei um pouco mal a quantidade em cada pote. Mas tem dois pontos com indicio de micélio. Vai ser interessante pra mim ver como é o desenvolvimento com pouca quantidade.


Bom... vamos aguardar e torcer pela vitória do micélio.

Abraço a todos.
 
Última edição:
Eu nao daria mais do que 1 semana para os potes do dia 28/03.

Estao praticamente prontos.

Me da a impressao de que o substrato contem mais vermiculita e menos FAI da conta.

Você colocou camada de vermiculita seca encima e embaixo?

Apesar de tudo parece ocorrer tudo ok até agora.

Sorte.
 
Eu nao daria mais do que 1 semana para os potes do dia 28/03.

Estao praticamente prontos.

Me da a impressao de que o substrato contem mais vermiculita e menos FAI da conta.

Você colocou camada de vermiculita seca encima e embaixo?

Apesar de tudo parece ocorrer tudo ok até agora.

Sorte.

Opa Insider... então... eu também tive essa impressão de que errei a proporção dos primeiros copos. Realmente parecer ter muita vermiculita... e parece também terem secado um pouco mais durante a esterilização. Vivendo e aprendendo :olhoroxo:.

Somente o copo 4 é copo de requeijão... os outros são menores, tenho impressão de que exagerei também no selo de vermiculita, tentei colocar 1cm em baixo e em cima de cada.

Bacana, 1 semana é um tempo bom pra eu preparar o terrário. Daqui a te lá vou me informando também em relação ao Dunk com ou sem cold-shock e roll.

Brigadão! Paz!!
 
Última edição:
Olá meus amigos,

Tentei ser um pouco menos ansioso... só que hoje fui dar uma olhada nos copos e tive uma surpresa. =x

Tem uns cogumelos crescendo neles!! Já pinaram =X Não entendo, permaneci eles dentro de uma caixa de isopor... mas ela tinha alguns pequenos rachados que fechei com fita adesiva... achei que nao fosse passar luz, mas pelo visto passava bastante. E agora? Faço o dunk? Retiro eles antes?

Olha o Xapuri! Ta nervoso querendo sair de dentro do copo!


Obrigado!!
DSC07599.JPGDSC07600.JPGDSC07601.JPGDSC07602.JPGDSC07603.JPGDSC07604.JPGDSC07605.JPGDSC07606.JPGDSC07607.JPGDSC07608.JPGDSC07609.JPGDSC07610.JPGDSC07611.JPGDSC07612.JPGDSC07613.JPGDSC07614.JPG
 
Última edição:
E agora? Faço o dunk? Retiro eles antes?


Há mais de uma opção, mas a minha opinião, e o que eu faria é: retire os bolos dos copos, colha todos esses pins / cogumelos com cuidado, não deixe nenhum, mesmo pequeno. Eles são aproveitáveis, é claro. Seque-os.

Em seguida faça o dunk e se quiser o roll e depois coloque-os no terrário para esperar o próximo flush, que deve vir logo.
 
Obrigado Ecuador, vou seguir sua opinião. Vou na farmácia agora comprar as luvas para manipular os bolos. Acha necessário fazer isso dentro da gloverbox ou não é preciso tanto? Ainda bem que tô terminando de montar meu terrário hoje. Na sua opinião faço dunk de 12 ou 24 horas?

Novamente obrigado!!
Paz e Luz galera!! Tô feliz com a chegada dos garotinhos!! :D
Tô pensando em já mandar um pin desse pra dentro. kkkkkkk
 
Back
Top