Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: PC Xapuri - AC - Substrato de FAI e Vermiculita

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoal!!

Estou iniciando hoje meu tópico de cultivo! Espero vê-lo em breve com bastante fotos de belíssimos cogumelos!! =)

Bom, hoje de madrugada preparei a seringa dentro da glovebox, primeiramente borrifei lysolform dentro da glovebox e deixei fechada por uns 5 minutos. Após retirei o excesso com um pano limpo, seco e fino. Borrifei alcool 70% e aguardei mais alguns minutos e tirei o excesso.
Seringa feita de acordo com os procedimentos encontrado aqui na CM. Utilizando copo água mineral (tampa de alumínio), pote de coleta de exames com paleta estéril comprado em farmácia. Seringa nova e estéril.

Raspei 1/4 do carimbo Xapuri recebido da PF. E que carimbão! Os 20ml ficaram bem escuros! Após coletar todo conteúdo do pote para a seringa, enrolei a mesma em papel alumínio, guardei em um ziplock e guardei na gaveta da geladeira. Finalizando este procedimento as 5:30h de hoje (26/03/13).

Esta parte do processo vai ficar sem fotos, não acredito que seja necessário.

Amanhã de manhã vou preparar o substrato para realizar a inoculação pela noite!

Então, amanhã pela noite já devo postar fotos de como ficou meu substrato.

Comprei pó de casca de pinus, fibra de coco e calcário de concha. Para fazer casing, porém pretendo deixar também que pelo menos 2 bolos PF produzam.

Vamos que vamos!! Me desejem sorte ai galera! =D

Abraços!

Última edição:
Acompanhando.

Sorte eu não desejo não. Desejo atenção, destreza e que dê tudo certo!

Aí sim! :)

Acompanhando.

Sorte eu não desejo não. Desejo atenção, destreza e que dê tudo certo!

Aí sim! :)

E isso ai RainSpirit, nada de sorte e sim dedicação e destreza!!

Obrigado!

Última edição:
não usou seringa esterelizada?

Raspei 1/4 do carimbo Xapuri recebido da PF. E que carimbão! Os 20ml ficaram bem escuros!

Dá próxima vez coloque menos esporos na seringa. Se a água fica escura é porque você colocou esporos de mais e além de desperdiçar carimbo pode diminuir a velocidade de colonização.

vai inocular tudo em bolos PFs?

no mais, tudo certo. Boa Sorte

não usou seringa esterelizada?

SladeAbdala... tirei ela no pacote já dentro da Glovebox... imaginei que ela já venha esterilizada... errei? =/

Dá próxima vez coloque menos esporos na seringa. Se a água fica escura é porque você colocou esporos de mais e além de desperdiçar carimbo pode diminuir a velocidade de colonização.

vai inocular tudo em bolos PFs?

no mais, tudo certo. Boa Sorte

Hmmm... não imaginei que fosse ficar tão escura, mas valew a dica!
Sim, estou pensando em inocular tudo em bolos PFs, porém alguns vou quebrar para fazer casing.
Alguma dica? Obrigado!! :)

SladeAbdala... tirei ela no pacote já dentro da Glovebox... imaginei que ela já venha esterilizada... errei? =/
rsrsrs...perguntei por que achei que você tinha usado lysolform e alcool para esterelizar a seringa, mas acho que fiz confusão né? rsrsrs

rsrsrs...perguntei por que achei que você tinha usado lysolform e alcool para esterelizar a seringa, mas acho que fiz confusão né? rsrsrs

kkkkkk... só um pouco, hehe, limpei a seringa com alcool 70% somente antes de embrulhar em papel alumínio para guarda-la. Neste momento limpei a agulha, capa da agulha e a seringa por fora. =)

Quando for fazer a inoculação, vou substituir a agulha utilizada na seringa por um cateter que é maior é 'mais largo'.

Bom cultivo, acompanhando!
FAI + verm é uma boa pedida, grandes chances de sucesso
e PC Xapuri uma boa strain, já consolidada e provando ser forte nos cultivos!

Olá meu amigos(as)...

Quarta 27/03/13,

Meu substrato foi feito de Vermiculita e Farinha de Arroz Integral com Casca, triturei por pouco tempo no liquidificador. Humidificado com água mineral.

Substato.jpg

Os copos utilizados foram fervidos em uma panela por aproximados 45 minutos.

Pelo tamanho da minha panela e copos disponíveis só pude fazer 5. Já estou planejando melhor o próximo cultivo.:!:

Coloquei 1 cm de vermiculita seca no fundo dos copos, então coloquei o substrato sem soca-lo e mais 1 cm de vermiculita seca.

Tentei pôr duas camadas de papel alumínio na boca dos copos e apenas aperta-las para que não caíssem durante a esterilização. A ideia era de no momento da inoculação, levantar somente a camada de cima, inocular na debaixo e devolver a de cima lacrando em seguida. Mas isso não deu muito certo. :cabecada:

A PP iniciou a pressão as 12:08h, deixei até as 13:30h, então desliguei a panela de pressão e deixei fechada até que eu pudesse retornar o processo (12h depois). :sleep:

Quinta 28/03/13,

Por volta de 1:30h, inicie a assepsia da glovebox e de todos os materiais que seriam utilizados. Tudo limpo e dentro da glovebox. Tirei os copos da PP e levei para a glove. Primeiro 3 depois os outros dois. Enquanto eu inoculei os 3 primeiros os outros ficaram dentro da panela de pressão fechada. Achei que o substrato ficou com aparência bastante seca na maior parte... em outros pontos até aparentava ter um pouco de humidade. :entendiado:

Inoculação

Tive um pouco de dificuldade nesta parte do processo porque minha glovebox não ficou muito legal, ficou estreita, permitindo pouca mobilidade, esbarrei demais nos objetos quando tentava me mover. Vou fazer uma melhor posteriormente.

No copo 1 precisei fazer uma nova camada de papel aluminio pois a camada rasgou bastante no momento da inoculação (ficou bastante frágil após esterilizar). Peguei um novo pedaço de alumínio e passei por cima. (Lembrei da dica de colar a fita no alumínio no local onde furar.) :unhas:

No copo 2 mesmo com a fita (precisei usar pedacinhos de silver tape, meu durex sumiu e já estava tarde :( ) 0 aluminio rasgou um pouco... então cobri com mais alumínio. E reforcei com a silver tape na hora de fechar. :ressaca:

No copo 3 consegui furar em cima das fitas e tampar com outro pedaço de fita. Reforcei após lacrar os alumínios.

Fiz por ultimo os copos 4 e 5, preferi dar uma arriscada e ja colei as fitas nos locais que iria perfurar e uns pedaços de fita para tampar os buracos... deixei presos na beirada do copo, tudo fora da glove pra facilitar o processo la dentro. Tomara que não contamine, tava muito ruim manipular os copos com as luvas e ainda tentar usar a silver tape dentro da glove. Com essa ajuda foi um pouco mais fácil. Minha glove realmente não ficou boa.

copos 1 e 2.jpgcopo 3 e 4.jpgcopo 5.jpg

Todos copos numerados e bem fechados, foram colocados na caixa termica as 3:50h. A temperatura atual dentro da caixa é 26,5 graus e a humidade dentro da caixa é de 83%. O tempo aqui anda bastante chuvoso.

Essa temperatura está boa para incubação?

Agora é aguardar pra ver se o micelio decide me dar o ar da graça.

Fiquei bastante inseguro quanto a assepsia... acho que é normal né? Mas acredito que eu ainda possa fazer melhor. Realmente na primeira tentativa nos esbarramos com vários detalhes que precisam ser melhorados. :olhoroxo:

Ansiedade!! Ansiedade! Nem tanto pela trip... mas muita em ver o micelio colonizar os substratos... hifas, primórdias, pins... :rolleyes:

Última edição:
Parece que correu tudo normalmente, com exceção mesmo da camada de papel alumínio que ficou um pouco prejudicada. Mas a fita deve ajudar.

26 graus para incubação não é a temperatura mais ideal, mas deve fornecer boas condições para o micélio.

Vamos ver o que ocorre!

Essa temperatura está boa para incubação?

Agora é aguardar pra ver se o micelio decide me dar o ar da graça.

Fiquei bastante inseguro quanto a assepsia... acho que é normal né? Mas acredito que eu ainda possa fazer melhor. Realmente na primeira tentativa nos esbarramos com vários detalhes que precisam ser melhorados. :olhoroxo:

Ansiedade!! Ansiedade! Nem tanto pela trip... mas muita em ver o micelio colonizar os substratos... hifas, primórdias, pins... :rolleyes:
Caro cyber, de fato, quando usamos papel alumínio como tampas é conveniente colocar esparadrapo (eu uso fita micropore) antes da inoculação, justamente para evitar rasgar o alumínio. A temperatura ideal para incubação, pelo que venho estudando e sendo orientado, é de 27/28 graus célsius. E para você ter uma noção, o micélio nas minhas culturas tem levado perto de 14 dias para dar os ares da graça. No mais, estou torcendo pelo seu sucesso. Creio que tudo vai rolar suave. Força aí! :blackalien:

Caro cyber, de fato, quando usamos papel alumínio como tampas é conveniente colocar esparadrapo (eu uso fita micropore) antes da inoculação, justamente para evitar rasgar o alumínio.

Eu particularmente nunca usei esparadrapo para proteger o ponto antes de fazer a inoculação. Basta ter a mão treinada para fazê-lo.

Uma boa maneira de treinar a mão é treinar mesmo, com um copo de teste, que nem precisa ser esterilizado. E que você pode ficar trocando as tampas de papel alumínio. Use um seringa com água mesmo para inocular nada, só para treinar.

Mas cada qual tem a sua técnica preferida.

Então pessoal ou vcs podem inocular sem furar nada so gotejar o liquido
com a boca do copo se nada, isso se chama inoculação direta e muito eficiente tbm.
logo apos o gotejamento lacra o copo, economia as fitas usadas.

Então pessoal ou vcs podem inocular sem furar nada so gotejar o liquido
com a boca do copo se nada, isso se chama inoculação direta e muito eficiente tbm.

Tirar completamente a tampa de alumínio?

Isso não é nem um pouco eficiente, vai ser porta aberta pra todo tipo de contaminante possível que viaja pelo ar!

Tudo bem que ele fez dentro de uma Glove box, mas é totalmente arriscado.

Discorda e rs, depois te mostro os copo colonizando dessa forma propriamente certo.;)
logico rain q tem q ser rapido eu acho melhor de q ta furano com seringa esterelinzando
essa forma e mais direta fez dois gotejamento pronto rapidamente lacra parada.

Discorda e rs, depois te mostro os copo colonizando dessa forma certo.;)

Pode até ter dado certo uma vez, mas é ineficiente e pode por toda a esterilização a perder.

Se fosse assim, não precisaríamos acrescentar o alumínio na panela de pressão.

Gostaria de ver! Pode postar uma foto?

Irmão parabens, agora vai que vai... a insegurança com assepsia eh normal mesmo,só lembre de dar uma passada com algodao/papel com alcool no papelaluminio que vc vai tampar, o meu por exemplo fica jogado na cozinha se eu nao fizer isso acho que tem um risco de contaminante entrar pelo buraco de inoculação... e a temperatura, os meus primeiros 11 copos foram colonizados em temperatura de 29º a 31º graus, dentro do quarto fazia todo dia 31º entao no guarda roupa ou era isso ou mais quente...e os 4 copos de agora estao colonizando rapido tbm em temperatura alta... mas se vc puder manter os parametros acho bem melhor.boa sorte mano.

Back