Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: PC Xapuri - AC - Substrato de FAI e Vermiculita

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoal!!

Estou iniciando hoje meu tópico de cultivo! Espero vê-lo em breve com bastante fotos de belíssimos cogumelos!! =)

Bom, hoje de madrugada preparei a seringa dentro da glovebox, primeiramente borrifei lysolform dentro da glovebox e deixei fechada por uns 5 minutos. Após retirei o excesso com um pano limpo, seco e fino. Borrifei alcool 70% e aguardei mais alguns minutos e tirei o excesso.
Seringa feita de acordo com os procedimentos encontrado aqui na CM. Utilizando copo água mineral (tampa de alumínio), pote de coleta de exames com paleta estéril comprado em farmácia. Seringa nova e estéril.

Raspei 1/4 do carimbo Xapuri recebido da PF. E que carimbão! Os 20ml ficaram bem escuros! Após coletar todo conteúdo do pote para a seringa, enrolei a mesma em papel alumínio, guardei em um ziplock e guardei na gaveta da geladeira. Finalizando este procedimento as 5:30h de hoje (26/03/13).

Esta parte do processo vai ficar sem fotos, não acredito que seja necessário.

Amanhã de manhã vou preparar o substrato para realizar a inoculação pela noite!

Então, amanhã pela noite já devo postar fotos de como ficou meu substrato.

Comprei pó de casca de pinus, fibra de coco e calcário de concha. Para fazer casing, porém pretendo deixar também que pelo menos 2 bolos PF produzam.

Vamos que vamos!! Me desejem sorte ai galera! =D

Abraços!
 
Última edição:
Pois não rain, desculpe não tirar no decorrer do experimento
mais te garanto na novas tentativas, e outra não recomendo aos iniciante tanta
ousadia faça os procedimentos com agulha.
038.JPG
 
Atualização sem fotos...

Olá pessoal, há uma formação de uma nuvem branca nos copos... exatamente nos locais da inoculação! Acredito que seja a evolução do micelio... mas ainda estou com bastante medo de contaminação.

Amanhã de noite acredito que já será possível registrar esse esbranquiçado, então posto as fotos para que me ajudem a descobrir se estou sendo agraciado com a presença do micélio ou se pode ser alguma contaminação.

Paz e luz galera!!
 
Cyber, meu caro, eu tenho tido a mesma dúvida com frequência. Será que é o micélio cubensis ou contaminante?! Óh dúvida cruel. Eu tenho optado por deixar a coisa avançar, e só depois de comprovar que o micélio rizomórfico não está se desenvolvendo, mas só Cobweb ou outra praga parecida, é que eu descarto a experiência frustrada. Sei é que alguns micélios aparentemente saudáveis (bem rizomórficos e tudo) estão progredindo, trazendo a esperança de 100% de colonização e futura frutificação.

Parabéns por seus cultivos, cyber, você já é um vencedor!
:blackalien:
 
Olá meus amigos! O micélio vem desenvolvendo nos copos, algumas partes já estão aparecendo os filamentos característicos de um micélio rizomorfico. =)
As fotos não ficaram boas pois ainda não estão com o branco muito acentuado... percebi em um copo que o micélio aparenta uma cor um pouco mais puxada pro cinza... será falta de umidade?

Bom... como falei, as fotos não ficaram muito boas mas vou posta-las para registro, são somente cinco copos, mas tirei fotos de ângulos diferentes. Valeww
2013-04-02 20.37.47.jpg2013-04-02 20.38.12.jpg2013-04-02 20.38.38.jpg2013-04-02 20.38.48.jpg2013-04-02 20.39.02.jpg2013-04-02 20.39.10.jpg2013-04-02 20.39.25.jpg2013-04-02 20.39.32.jpg2013-04-02 20.40.03.jpg2013-04-02 20.40.24.jpg2013-04-02 20.40.41.jpg
 
Que felicidade! hehehe
Está começando legal, parece estar tudo ok, Psico_cyber!

Acompanhando.


:D Que ótimo!! Fico muito feliz!
Tenho pesquisado bastante, tomara que dê tudo certo!!

Em falar em pesquisado... andei fuçando vídeos sobre cogumelos no youtube e acabei encontrando Know your mushrooms, postado e traduzido por RainSpirit! Olha que coincidência!
Parabéns e obrigado, excelente os vídeos!!
 
Só eu senti cobweb ai?

seila, pra mim ta estranho isso ai.

monitore o micélio nos próximos dias pra acompanhar o desenvolvimento.

na torcida.

Abraçoss
 
Tô aqui tentando explicar pro micélio que uma das ajudas que eu preciso deles é pra me livrar da ansiedade... então ele podia me dar uma força e mostrar-se mais rizomórfico. :unhas:
 
Em falar em pesquisado... andei fuçando vídeos sobre cogumelos no youtube e acabei encontrando Know your mushrooms, postado e traduzido por RainSpirit! Olha que coincidência!
Parabéns e obrigado, excelente os vídeos!!

hehehe... Valeu!

Tô aqui tentando explicar pro micélio que uma das ajudas que eu preciso deles é pra me livrar da ansiedade... então ele podia me dar uma força e mostrar-se mais rizomórfico. :unhas:

Ah, algumas strains são assim mesmo... geralmente micélios que não foram isolados diversas vezes não apresentam rizomorfismo, mas não deixam de ser saudáveis.
 
Hoje dei mais uma olhadinha rápida e percebi diversos filamentos característicos de um micélio Rizo! Amanhã de noite tem mais fotos!!
 
Olá amigos, posto aqui fotos atuais dos copos...

Estou um pouco preocupado com o desenvolvimento do micélio... em alguns copos deu impressão dele ter "retraído". Um pouco apagado.

Em outros a aparência um pouco algodoada, fiquei com receio de ter um cobweb compartilhando espaço com o micélio...

Tomara que não. :censored:


Obs.: O copo cinco... ao lado do numero tem um pouco de fita que ta dando uma aparência estranha... bem ao lado do papel com o número. Só pra não confundir vcs.
DSC_1532-001.JPGDSC_1533-001.JPGDSC_1534-001.JPGDSC_1535-001.JPGDSC_1536-001.JPGDSC_1537-001.JPG
 
Micélio de cubensis! ;)

Dá para notar por esses "fiozinhos" que ser formam nas áreas que o micélio está ocupando.

Como sempre digo, deixe o micélio fazer o seu trabalho!
 
Micélio de cubensis! ;)

Dá para notar por esses "fiozinhos" que ser formam nas áreas que o micélio está ocupando.

Como sempre digo, deixe o micélio fazer o seu trabalho!


Que ótimo! Então vou deixar pra olhar pra eles somente daqui uns 4 dias hehehe... vou ver se consigo.
Deixe-me te perguntar... tenho impressão de que os copos estão bem secos... isso não é problema?

Valeww
 
Que bom!! =D Eu preocupado e vcs mais seguros hehehe...

Meus amigos, deixa eu aproveitar pra fazer uma perguntinha pra vcs.

No dia da inoculação 28/03... eu preparei uma seringa de 20ml e sobrou uns 5 ou 6 ml se não me engano. Limpei ela com alcool 70%, embrulhei em papel alumínio e coloquei num ziplock na gaveta da geladeira.

Essa seringa ainda está boa? Posso inocular outro pote sem problemas? =) Gracias amigos!
 
Que bom!! =D Eu preocupado e vcs mais seguros hehehe...

Meus amigos, deixa eu aproveitar pra fazer uma perguntinha pra vcs.

No dia da inoculação 28/03... eu preparei uma seringa de 20ml e sobrou uns 5 ou 6 ml se não me engano. Limpei ela com alcool 70%, embrulhei em papel alumínio e coloquei num ziplock na gaveta da geladeira.

Essa seringa ainda está boa? Posso inocular outro pote sem problemas? =) Gracias amigos!


Pode sim, sem problemas.
 
Olá meus amigos,

Vim atualizar as fotos... e relatar que infelizmente o copo 5 contaminou, algo verde meio cinza... parece bolor:

DSC07470.JPGDSC07471.JPGDSC07473.JPG

Espero que os outros copos estejam bem. Bom, por gentileza solicito a analise de vocês.

Muito obrigado!!DSC07474.JPGDSC07475.JPGDSC07476.JPGDSC07477.JPGDSC07478.JPGDSC07482.JPGDSC07483.JPGDSC07484.JPGDSC07485.JPGDSC07486.JPGDSC07487.JPGDSC07488.JPGDSC07489.JPGDSC07490.JPGDSC07491.JPGDSC07492.JPGDSC07493.JPGDSC07494.JPGDSC07495.JPGDSC07496.JPGDSC07497.JPG
 
É, o bolo 5 contaminou mesmo!

Os outros estão se desenvolvendo normalmente. O micélio está fraquinho mas está prosseguindo de acordo.

Acompanhando!
 
É, o bolo 5 contaminou mesmo!

Os outros estão se desenvolvendo normalmente. O micélio está fraquinho mas está prosseguindo de acordo.

Acompanhando!

Obrigado RainSpirit!
Tô torcendo pra que seja o único a contaminar. hehe
Valew
 
Back
Top