Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: PC Xapuri - AC - Substrato de FAI e Vermiculita

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoal!!

Estou iniciando hoje meu tópico de cultivo! Espero vê-lo em breve com bastante fotos de belíssimos cogumelos!! =)

Bom, hoje de madrugada preparei a seringa dentro da glovebox, primeiramente borrifei lysolform dentro da glovebox e deixei fechada por uns 5 minutos. Após retirei o excesso com um pano limpo, seco e fino. Borrifei alcool 70% e aguardei mais alguns minutos e tirei o excesso.
Seringa feita de acordo com os procedimentos encontrado aqui na CM. Utilizando copo água mineral (tampa de alumínio), pote de coleta de exames com paleta estéril comprado em farmácia. Seringa nova e estéril.

Raspei 1/4 do carimbo Xapuri recebido da PF. E que carimbão! Os 20ml ficaram bem escuros! Após coletar todo conteúdo do pote para a seringa, enrolei a mesma em papel alumínio, guardei em um ziplock e guardei na gaveta da geladeira. Finalizando este procedimento as 5:30h de hoje (26/03/13).

Esta parte do processo vai ficar sem fotos, não acredito que seja necessário.

Amanhã de manhã vou preparar o substrato para realizar a inoculação pela noite!

Então, amanhã pela noite já devo postar fotos de como ficou meu substrato.

Comprei pó de casca de pinus, fibra de coco e calcário de concha. Para fazer casing, porém pretendo deixar também que pelo menos 2 bolos PF produzam.

Vamos que vamos!! Me desejem sorte ai galera! =D

Abraços!
 
Última edição:
Bom dia a todos meus companheiros da CM!

Segue fotos do meu terrário finalizado e com os bolos posicionados. Coloquei também a foto do túnel de vento estilo reggae kkk já sequei os pins q retirei ontem, ficou bem silencioso muito bom.

Só pra ficar claro, os bolos acabaram ficando umas 13h em dunk cold-shock e antes de por no terrário fiz roll.

Fui pego um pouco de surpresa com o aparecimento das primórdias então não deu pra eu comprar mais vermiculita e os pratinhos q queria por os bolos, foi preciso usar do bom e velho improviso.

A respeito da umidade e temperatura do terrário... só lembrei agora de resetar o higrómetro pra calcular os altos e baixos... porém parece estar algo constante de 24.4 graus e 67%... o que acham?

Outra coisa... sou meio cismado com esse meu higrómetro... quando comprei fiquei em duvida se marcava a umidade na sonda, então coloquei ela dentro da geladeira e deixei um pouco, o resultado foi 90% de umidade. Achei o teste positivo, o que acham?
Será confiável? A temperatura externa estranhamente o higrómetro identifica com IN, não seria OUT? (n) Não encontrei nada que me garanta que a umidade é marcada pela sonda... além do teste improvisado ai.

Ainda não sei qual a técnica vou usar pra melhor umidificar, tenho gatos e por causa deles estou tentando fazer o cultivo em cima do guarda-roupas :atrapalhado: fica um pouco dificil pra ficar borrifando água, pois tento que tirar sempre a caixa lá de cima, tenho um umidificador de ar sem ser utilizado... mas já to imaginando o trabalhão que isso vai dar e já tenho os bolos no terrário.

Então mestres! Qual a opinião de vocês?

Obrigado sempre!
DSC07615.JPGDSC07616.JPGDSC07617.JPGDSC07618.JPGDSC07619.JPGDSC07620.JPGDSC07621.JPG
 
Última edição:
A temperatura está boa, mas seria bom aumentar a umidade até que o próximo flush apareça.

Concordo pelo que venho lendo. Vou fazer um teste colocando um pote com a água para a outra mangueira.

Obrigado!
 
Nao tem acesso a argila expandida ou perlita? seria o melhor para cntrolar a umidade do terrário.

Tenho sim, então ainda tenho dúvidas quanto a assepsia destes... não li ainda. Tenho como comprar até perto daqui, elas ficam dentro d`água? Porque reparei que fiz as vazões de ar muito no "pé" da caixa... se precisar ter água acho que irá vazar. Acabei não lendo sobre o assunto porque segui o modelo da caixa de outros membros e achei que não teria o problema.
 
Tenho sim, então ainda tenho dúvidas quanto a assepsia destes... não li ainda. Tenho como comprar até perto daqui, elas ficam dentro d`água? Porque reparei que fiz as vazões de ar muito no "pé" da caixa... se precisar ter água acho que irá vazar. Acabei não lendo sobre o assunto porque segui o modelo da caixa de outros membros e achei que não teria o problema.


A principio nao é necessário esterelizar argila/perlita para coloca rno terrario.

Basta usar agua limpa para o mesmo..

Se for argila, cubra o fundo com 2 dedos maximo de argila coloque agua suficiente pra cobrir 1 dedo.

Se for perlita, refogue a perlita em agua, penere a agua e ponha no terrario.

Se ainda assim quer garantir maxima assepsia pode usar o metodo de profiláxia.

Use uma solucao de 1 colher de agua sanitara para cada litro de agua.

Repita o processo com a perlita/argila.
 
Cber, eu acho que o seu termohigrômetro, assim como o meu, está lendo a umidade relativa do ambiente não a ur do interior do terrário. A sonda só lê a temperatura interna, não a umidade. Avaliando as fotos que você postou, dá pra perceber que a umidade interna está por volta dos 90%, porque dá pra visualizar gotículas de água por dentro do terrário. Sendo assim, creio que você não precisa intervir na ur, eu acho que a bomba de aquário dentro da garrafa já dá conta da umidificação e arejamento. Minha opinião. Ficou legal o seu rastatunel de vento! :)
 
porque dá pra visualizar gotículas de água por dentro do terrário.

Eu borrifei agua nas paredes do terrario, depois tentei tirar o excesso do vidro mas ainda restou. :)
Também fiquei em dúvida mais cedo por causa disso... depois lembrei.
Ashtar e o teste da geladeira q fiz... vc nao acha que pode ser válido?

Vou tentar arrumar uma vasilha pra por a argila expandida...
 
Verdade AshtarSherry,

Meu termo-higrometro tem 2 medidores separados, pra medir a umidade é preciso por o termo-higrometro inteiramente dentro do terrário.

Tem q realmente prestar atencao nisso, tive muita confusao por causa disso no comeco quando adquiri meu higrometo.
 
Então vou fazer isso agora pra garantir quais as verdadeiras condições da umidade e tomar as providência correta. Logo posto o resultado do teste. Valew pelas opiniões sempre muito instrutivas. :)


== Resultado do teste ==

Até o momento a umidade que foi lá pra 96%!
Quanto tempo será que o higrometro resiste a essas condições de umidade?
 
Última edição:
== Resultado do teste ==

Até o momento a umidade que foi lá pra 96%!
Quanto tempo será que o higrometro resiste a essas condições de umidade?


Pode tirar de lá. Como o AshtarSherry disse, o importante é que se estiver condensando significa que esta suficientemente umedo.

Agora q vc ja confirmou, deixe somente o medidor de temperatura dentro.

Nao é mto bom manter o o hidro-termomentro constantemente dentro do terrario(pelomenos o meu da piripak).

Aqui no meu qdo sobe demais ele fica em vez de "99%" vai pra "--", ja nao mostra nada no visor.(simplesmente porque foram feitos para medir a umidade relativa do ar EXTERIOR como ja apontaram porai)
 
Perfeito, já retirei, confirmei 99% de umidade relativa dentro do terrário.
Agora é torcer e aguardar pelos pins.

Grato a todos!! Paz amigos!
 
Aeee manoparabens ficou muito dez o terrário, e quanto a usar aagua noisopor acho a maior fria, pq o isopor ele vasa a agua por ele mesmo, o meu eu cobri com mais de 6 camadas de termolina, e mesmo asssim com o excesso de agua que sai da transpiração da garrafa de gelo é o suficiente pra vazar agua, entao se colocar agua com argila vai acontecer igual cmgo, vai inundar seu quarto hehehehe ou pior né, esta em cima do seu guarda roupa e pode estraga-lo. Parabens pelo empenho mano
 
Valew meu brother... meu terrário é uma cópia tímida do seu hehehehe não ficou perfeito mas até que ficou legal, é pirata. hehe

Ainda bem que a garrafa dágua e a bomba de ar estão fazendo um belo trabalho, realmente seria um problema pra mim usar água solta dentro do terrário.

:)
 
No começo, quando eu tinha espaço no terrário, usava uma bacia pra colocar agua e pedraporosa, pq lembro q diziam q quando o clima ta muito seco, pra espalhar pela casa bacia de bocalargacom aguapra ajuda na umidade, tenta por uma vasilinhinha de boca larga ai nas pedras qlq coisa um topware sabe que nao seja tao fechado igual as garrafas, talvez a umidade consiga se dissipar melhor, mano e seu terrario fico perfeito sem crise :D
 
Cara... tenho um aquário de cogumelos em cima do meu guarda-roupas. Agora preciso parar de olhar de 2 em 2 minutos... não faz muito sentido. :LOL:
 
... Aqui no meu qdo sobe demais ele fica em vez de "99%" vai pra "--", ja nao mostra nada no visor.(simplesmente porque foram feitos para medir a umidade relativa do ar EXTERIOR como ja apontaram porai)
Pois no meu, de 99% vai para H1%... kkk... É justamente o que você disse, insider, eles foram feitos para medir a ur externa. :)
Perfeito, já retirei, confirmei 99% de umidade relativa dentro do terrário.
Agora é torcer e aguardar pelos pins.

Grato a todos!! Paz amigos!
Estamos na torcida, torçam para os meus pinarem também! :blackalien:
 
Olá meus amigos, hoje meu dia começou com a presença dos pequenos, já consigo ver 3 pins no Bolo 4... no bolo 3 eu vejo 1 pin... ainda não vejo nenhum no bolo 1 e 2... podem estar do outro lado dos bolos quietinhos! :D


É isso ai, agora é acompanhar o desenvolvimento das crianças!!

Paz e luz meus nobres!
 
Back
Top