Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 
Para inocular a partir dessa CL eu teria que chacoalhar a CL e depois sugar um pouco do micélio com uma nova seringa?

Valeu aí.. abraços!

nesse momento seria bom ter uma agulha mais grossa na seringa, agulhas finas dão um baita trabalho. Mas é isso, tire um pouquinho do micélio e inocule nos potes.
 
Meus terrários são basicamente como o seu, com relação aos furos. Tem dado certo!

SUCESSO aí!

Que massa @AshtarSherry , vou me animar mais com o seu depoimento. Porém, já li por aí que você tem um quarto, tipo laboratório, exclusivamente para os seus cultivos. No meu caso, não conto com esse espaço, mas nunca vi insetos preambulando pelo meu apartamento... no mais, de vez em quando tem algum pernilongo que entra em casa, mas considero o meu apê bem limpinho. De qualquer maneira, vou tentar desinfetar o espaço que usarei e tentarei manter o mais limpo possível, e como o @Cosmik indicou, vou me dar o trabalho e de colocar micropore nos furos para evitar contaminantes.

Valeu aí pela torcida e boas vibes! ;)
 
terrário é uma parte complicada mesmo ... pq ao mesmo tempo em que temos que manter a oxigenação em abundancia temos que nos preocupar com esporos contaminantes entrando junto com a circulação de ar , verifique bem onde o terrário vai ficar , se não há muita circulação de ar , pois esporos contaminantes estão em todos os lugares , pegam carona em suas vestes , pele , cabelo , e vao para dentro de casa com vc , um vento que bata em vc , pode leva-los , para seu terrário .
Procure realmente tampar essa quantidade de furos , e disponibilizar se possível uma bomba , ou cooler de pc mesmo , para induzir a troca gasosa , claro , tudo devidamente "filtrado" .
O micélio em seus primeiros flush's tende a ser mais vigoroso , com vários flush's vai ficando enfraquecido , dando brecha para contaminantes se instalarem .
Na minha opinião , uma alternativa para você , seria disponibilizar uma parte de um armário (ou algo parecido) , que voce não utilize muito (evitar de abrir e fechar ) , fazer uma limpeza e instalar seu terrário lá , seria uma segurança a mais .
Boa sorte nos seus cultivos ;).
 
Procure realmente tampar essa quantidade de furos , e disponibilizar se possível uma bomba , ou cooler de pc mesmo , para induzir a troca gasosa , claro , tudo devidamente "filtrado" .

Olá @Underxad, valeu aí pela sugestão. Porém, não tenho idéia como enfiar um cooler de PC dentro do terrário. Tenho um cooler antigo, que é para notebook, tipo uma base, mas aí como que eu coloco dentro do terrário? Como a perlita (úmida) ficará na parte de baixo, só se eu colocar o cooler pendurado na parede do terrário na parte de dentro- mas ainda preciso ver se não é muito pesado.
Alguma sugestão?

Qual é a probabilidade dos bolos pegarem algum contaminante na hora de abanar a tampa para aumentar a troca gasosa?
 
Olá @Underxad, valeu aí pela sugestão. Porém, não tenho idéia como enfiar um cooler de PC dentro do terrário. Tenho um cooler antigo, que é para notebook, tipo uma base, mas aí como que eu coloco dentro do terrário? Como a perlita (úmida) ficará na parte de baixo, só se eu colocar o cooler pendurado na parede do terrário na parte de dentro- mas ainda preciso ver se não é muito pesado.
Alguma sugestão?

Qual é a probabilidade dos bolos pegarem algum contaminante na hora de abanar a tampa para aumentar a troca gasosa?

O melhor jeito de colocar o cooller seria cortando o terrário e encaixando e colocando filtro nele. e quanto a probabilidade de pegar contaminante, tem q ver ai o seu ambiente, onde está o terrário... quando for abanar, procure fechar as janelas, esperar o ar ficar parado ai vc abana... pq ao contrário acho q vc pode abanar e jogar sujeira proeira e etc pra dentro..
 
Vi que no manual aqui da CM fala que é para usar uma esponja entre o bolo e a tampa do tupperware. Realmente é necessário? Não usei esponja nenhuma, pois não tinha nada do tipo aqui em casa, mas o tupperware ficou cheio de água até a tampa.

Não é necessário. Onde você viu isso exatamente?

Para inocular a partir dessa CL eu teria que chacoalhar a CL e depois sugar um pouco do micélio com uma nova seringa?

Siga a dica do @tupy. Particularmente, como eu inoculo grãos abrindo a tampa do pote dentro da GB, parei de usar agulhas. Uso apenas a seringa esterilizada e descartável.

Porém, não tenho idéia como enfiar um cooler de PC dentro do terrário. Tenho um cooler antigo, que é para notebook, tipo uma base, mas aí como que eu coloco dentro do terrário? Como a perlita (úmida) ficará na parte de baixo, só se eu colocar o cooler pendurado na parede do terrário na parte de dentro- mas ainda preciso ver se não é muito pesado.
Alguma sugestão?

Teria que fazer mais furos e adaptar o cooler na parte externa do terrário (exemplo). Servindo de exaustor, ou seja, removendo o ar de dentro para fora. Mas sinceramente, recomendo que deixe para se aventurar com o cooler quando tiver mais experiência e equipamentos necessários. O cooler pode diminuir a umidade relativa e sem o monitoramento adequado, pode acabar deixando o seu terrário "desequilibrado". Foque-se no básico. Um passo de cada vez. ;)

Qual é a probabilidade dos bolos pegarem algum contaminante na hora de abanar a tampa para aumentar a troca gasosa?

Em PF TEk a probabilidade é muito baixa. Uma vez que o micélio dominou o substrato é difícil contaminar. É comum contaminar depois de vários flushes, o que é perfeitamente normal, é o ciclo da vida.
 
Não é necessário. Onde você viu isso exatamente?

https://teonanacatl.org/threads/dunk-tek.150/

Siga a dica do @tupy. Particularmente, como eu inoculo grãos abrindo a tampa do pote dentro da GB, parei de usar agulhas. Uso apenas a seringa esterilizada e descartável.
Amanhã vou comprar uma seringa grossa para poder sugar o CL e inocular os potes.

Teria que fazer mais furos e adaptar o cooler na parte externa do terrário (exemplo). Servindo de exaustor, ou seja, removendo o ar de dentro para fora. Mas sinceramente, recomendo que deixe para se aventurar com o cooler quando tiver mais experiência e equipamentos necessários. O cooler pode diminuir a umidade relativa e sem o monitoramento adequado, pode acabar deixando o seu terrário "desequilibrado". Foque-se no básico. Um passo de cada vez. ;)
Não poderia concordar mais. Se não der certo com o terrário atual, depois eu penso em como melhorá-lo, mas agora é muito tarde para ficar inventando.

Em PF TEk a probabilidade é muito baixa. Uma vez que o micélio dominou o substrato é difícil contaminar. É comum contaminar depois de vários flushes, o que é perfeitamente normal (é o ciclo da vida).
Perfeito. De qualquer maneira, vou deixar sempre a janela desse quarto fechada para evitar ventos e outros contaminantes da rua. E vou colocar micropore em cada furinho, assim como vc indicou. :) Também vou espirrar um lysol em todo o ambiente antes de colocar o terrário lá.

Valeu aí pelas dicas...já me sinto mais confiante! :D
 
Você diz essas bases para notebook certo ? dependendo do modelo não daria certo , pois você teria que retirar o cooler , da base para utiliza-lo , e em alguns modelos ele é embutido , o ideal seriam os coolers para gabinete de pc , nesta foto do @kinney acho que dá para ver melhor como seria colocado .
2013-09-02 21.45.45.jpg
lembrando que o ideal seria usar o cooler como exaustor (jogando o ar para fora do terrário) , dependendo do modelo do cooler eles trabalham em até 12v , mas aconselho você a trabalhar com eles entre 3v e 5v , pois pode diminuir muito a umidade se ele trabalhar frenéticamente o dia todo .
Você pode optar sim pela troca gasosa manual , mas tem que ter alguns cuidados , fechar todo tipo de entrada de ventilação do comodo onde estiver o terrário , em casa eu uso uma solução de lisoclyn ( ou lysol) , uma colher de água sanitária , e borrifo no ar , aguardo uns 10 min antes de trabalhar com o terrário aberto , e sempre use touca ,e mascara quando for realizar esta orperação .
 
E aí pessoal, tudo certo?

Obrigada pelas dicas @Underxad. Vou pesquisar melhor como o @kinney montou esse terrário, pois parece interessante e talvez eu possa fazer alguma adaptação no meu para os próximos cultivos. Também vou ter bastante cuidado quando for abrir o terrário, já vou deixar o borrifador de lysol do lado.

De ontem pra hoje deixei os bolos em dunk por 24 horas e hoje preparei o terrário, e fiz o roll nos 4 bolos.
A primeira coisa que fiz foi lavar o terrário e depois borrifei bastante lysol dentro, depois tampei cada furinho do terrário com micropore, com excessão dos furos do lado inferior (onde fica a perlita).
A perlita eu molhei com agua corrente e coloquei algumas gotinhas de água sanitária. Depois escorri o excesso de água e fui colocando no terrário. Tem um pouco de cheiro da água sanitária dentro do terrário, isso afeta os bolos ou não?

Seguem as fotos:
IMG_20140105_124857.jpg IMG_20140105_124839.jpg

Será que o terrário precisa de mais perlita ou essa quantidade é suficiente para manter a umidade? Agora estou pensando que deveria ter comprado um higrometro. Tem algum que vocês recomendem? Já li por aí que vários higrometros que não marcam direito a umidade.
Dentro do terrário, haveria alguma outra forma de aumentar a umidade, tipo com alguma tupperware com água ou nada a ver?
Só para complementar, o terrário vai ter luz indireta da janela que está ao lado.

Mudando o assunto, ontem preparei o substrato FAI + vermiculita para PF-TEK. Todos os 7 copos estão com uma camada fina de vermiculita úmida na parte inferior e uma camada de vermiculita seca na parte superior. Os 7 foram esterilizados na panela de pressão por 1h30 e em nenhum deles entrou água :) .
Hoje aproveitei para fazer a inoculação em todos eles.
IMG_20140105_161901.jpg
Os copos baixinhos (C-1, C-2, C-3) foram inoculados a partir da cultura liquida que já tinha. Chacoalhei a CL até o micélio se quebrar todinho, aí suguei com uma seringa nova com agulha grossa. Inoculei nas mesmas quantidades que uma seringa multiesporos, tipo 1ml por copo. É isso aí @tupy ou precisava ser num volume maior? Só me atrapalhei um pouco na hora de inocular por causa da grossura da agulha, o papel alumínio acabou rasgando um pouco, mas logo em seguida coloquei micropore.
Os outros 4 copos de requeijão (S-1, S-2, S-3, S-4) eu inoculei com a seringa multiesporos que já tinha usado no cultivo anterior.

Valeu aí pelas dicas e a vibe positiva!
Abraços!
 
Tem um pouco de cheiro da água sanitária dentro do terrário, isso afeta os bolos ou não?
Creio que um pouco não faça mal, mas se arder os olhos ao abrir o terrário, então é bom diluir.

Será que o terrário precisa de mais perlita ou essa quantidade é suficiente para manter a umidade?

É suficiente, mas eu colocaria um pouco mais. Agora que já aniversariou, evite fazer alterações no terrário, deixe para o próximo flush ou limpeza do terrário.

Agora estou pensando que deveria ter comprado um higrometro. Tem algum que vocês recomendem? Já li por aí que vários higrometros que não marcam direito a umidade.

Higrômetros bons para trabalhar com alta umidade são caros, então recomendo que não gaste dinheiro atoa com higrômetros baratos. Aprenda observar o cultivo, o próprio micélio pode lhe dar algumas dicas caso a umidade esteja baixa.

Os copos baixinhos (C-1, C-2, C-3) foram inoculados a partir da cultura liquida que já tinha. Chacoalhei a CL até o micélio se quebrar todinho, aí suguei com uma seringa nova com agulha grossa. Inoculei nas mesmas quantidades que uma seringa multiesporos, tipo 1ml por copo.

Fez tudo certo. É isso aí, 1ml é suficiente. :)
Agora você poderá observar de perto a diferença entre inoculação de seringa ME e CL.

Enviando muitas positividades do outro lado da Terra. Dedos cruzados! :)
 
Poxa, valeu @Cosmik, você sempre me deixando confiante! :)

E se o terrário precisar de mais umidade, qual seria uma boa alternativa para isso, colocar um recipiente com água funcionaria?
 
E se o terrário precisar de mais umidade, qual seria uma boa alternativa para isso, colocar um recipiente com água funcionaria?

Use a própria perlita. Quando notar que ela está ficando seca, coloque mais água limpa. O ideal é que sempre fique um pouco de água no fundo do terrário.
 
Use a própria perlita. Quando notar que ela está ficando seca, coloque mais água limpa. O ideal é que sempre fique um pouco de água no fundo do terrário.

Entendi, mas o fundo do meu terrário tem furos, então se eu colocar água, ela começa a vazar pelos furinhos. :confused:
 
Entendi, mas o fundo do meu terrário tem furos, então se eu colocar água, ela começa a vazar pelos furinhos. :confused:

Hmmm... Então sugiro vedá-los com silicone no próximo flush. Até lá, quando notar que a perlita está ficando seca, borrife água limpa nas paredes do terrário. Ou borrifar água na própria perlita, com cuidado para não respingar muita água nos bolos.
 
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.


Abraços e Buenas vibras!

Fala Champis tudo na paz?

Reveja alguns procedimentos que você efetuou. Os potes de coletas podem não ser 100% garantido porem é * confiável sim * desde que o mesmo esteja lacrado, ficar manuseando o copinho ou colocar álcool isso sim não é aconselhável.

Quanto mais ágil for o processo da seringa maior as chaces de sucesso. A seringa maior e mais difícil e demorado de manusear pelo poder de sucção ser maior e quanto maior a força na mão mais entra ar na seringa tornando-se pouco aconselhável num ambiente hostil.
 
Última edição:
Reveja alguns procedimentos que você efetuou. Os potes de coletas podem não ser 100% garantido porem é * confiável sim * desde que o mesmo esteja lacrado, ficar manuseando o copinho ou colocar álcool isso sim não é aconselhável.


E aí @Arcturus, tudo certo?
Então, os potes de coleta que eu comprei não vinham lacrados.. eu fiquei sem entender se era isso mesmo pois achei estranho que um pote de coleta não lacrado pudesse ser estéril. O pote vinha fechado apenas dentro de uma caixinha de papel, a qual poderia ter muiiiiitos contaminantes, e só isso. Por isso fiquei desconfiada e joguei álcool dentro para esterilizar. No final das contas, deu certo! ;)
 
Poxa, valeu @Cosmik, você sempre me deixando confiante! :)

E se o terrário precisar de mais umidade, qual seria uma boa alternativa para isso, colocar um recipiente com água funcionaria?
Eu controlo a umidade do terrário com uma bomba de aquário com pedra-porosa imersa numa garrafa pet com o bico cortado cheia d'água. Além de controlar a umidade, a bomba também promove oxigenação, troca gasosa dentro do terrário, necessária na frutificação.
2013-05-18 11.22.39.jpg Nesta foto dá pra ver a garrafa pet com a mangueirinha e pedra-porosa dentro. Eu não uso argila expandida nem perlita no fundo.
SUCESSO!
 
Última edição:
Eu controlo a umidade do terrário com uma bomba de aquário com pedra-porosa imersa numa garrafa pet com o bico cortado. Além de controlar a umidade, a bomba também promove oxigenação, troca gasosa no terrário, necessária na frutificação. SUCESSO!
Bom dia @AshtarSherry !!
Confesso que sou meio leiga para essa questão de equipamentos (sou menina, né?). Vi no mercado livre várias bombas de aquário, porém não tenho ideia se uma é melhor do que a outra ou se há especificações técnicas necessárias. Achei essa aqui no ML, você acha que funcionaria?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527335925-bomba-submersa-com-filtro-p-aquario-fonte-lago-_JM
Seria muito pedir se você pudesse postar uma foto do esquema da sua bomba de aquário, para eu ter uma noção melhor? (desculpa, não vi a edição do seu post)
Outra pergunta. Você disse que a mesma bomba promove a oxigenação no terrário. Nesse caso, não é necessário usar cooler no terrário? A bomba já faz o serviço?

Abraçooos!:)
 
essa bomba ai da foto não presta, vá em uma petshop de sua cidade e peça uma bomba de ar de aquário, tem umas por 30 reais.
seria algo assim:
http://produto.mercadolivre.com.br/...a-para-aquario-frete-gratis-p-todo-brasil-_JM

tendo essa bomba não há necessidade de cooler.

Não se preocupe muito com equipamentos nesse primeiro momento, opte pelo mais simples. Lembre que de uma garrafa pet voce pode fazer um terrário.

Valeu @tupy, obrigada pela resposta!
Realmente não tenho noção sobre equipamentos, por isso que desde o começo acabei me convencendo em montar o Shotgun terrarium.. pq achei simples e prático, e agora fiquei preocupada que ele não me dê os resultados esperados devido às opiniões dos outros membros.

Mas vou acompanhar esse primeiro cultivo e ver se há algum problema com contaminação, oxigenação ou umidade e, qualquer coisa, agora já sei que instalando uma bomba dessas aí, já resolvo duas questões (umidade e oxigenação) e evito me quebrar a cabeça comprando um cooler e modificando muito o terrário para fazer a instalação.

Na sua opinião, se eu colocar uma bomba dessas aí no futuro, seria necessário fechar todos os furos do terrário com silicone ou posso manter os furos tampados com micropore?

Abraços!
 
Back
Top