Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 
mantenha com micropore, ou use filtro de café, funciona igual.
 
Valeu @tupy,
Mas vou acompanhar esse primeiro cultivo e ver se há algum problema com contaminação, oxigenação ou umidade e, qualquer coisa, agora já sei que instalando uma bomba dessas aí, já resolvo duas questões (umidade e oxigenação) e evito me quebrar a cabeça comprando um cooler e modificando muito o terrário para fazer a instalação.
Na sua opinião, se eu colocar uma bomba dessas aí no futuro, seria necessário fechar todos os furos do terrário com silicone ou posso manter os furos tampados com micropore?
Não costumo usar perlita mas pelo que sei a mesma dar de conta da umidade a não ser que tenha algo de errado.

@Champis você deixou um pouco de água esterilizada no fundo do terrário junto a perlita?

Você deve ter notado que esta caixa plastica que esta usando vaza muito pela tampa provavelmente a umidade esteja escapando e devido a esta brecha o cultivo esta praticamente exposto. Com a bomba conseguira manter o fluxo de ar pra fora da caixa de tal forma que a unica entrada de ar sera através da bomba.
 
Não costumo usar perlita mas pelo que sei a mesma dar de conta da umidade a não ser que tenha algo de errado.

@Champis você deixou um pouco de água esterilizada no fundo do terrário junto a perlita?


Oi @Arcturus, já tentei colocar mais água mineral na perlita, porém ela vaza pelos furos do fundo do terrário, então não tem como deixar água esterilizada no fundo. O jeito é borrifar água nas paredes do terrário e na perlita para manter a umidade.

Pelo que eu li na web à respeito do ShotGun, os furos no fundo são essenciais para que a umidade da perlita se disperse no terrário, ou algo do estilo, tem a ver com pressão de ar frio e quente (não me garanto muito em física, não).

Mas aí, se eu ver que tá difícil manter a umidade relativa, vou comprar uma bombinha dessas aí e fazer igual ao @AshtarSherry.

De qualquer maneira, nem sei se estou sendo alarmista, pois hoje vi que havia um pouco de umidade nas paredes do terrário... mas vou estar acompanhando de perto.

Qual seria um indicativo de que a umidade do terrário está baixa?
 
Em relação a esta bomba ai quanto maior a circulação de ar mais sera prejudicada a umidade cuidado ai com tanta saída de ár vai escapar a umidade.

@Champis Um indicativo da presença de umidade é água condensando nas paredes e teto do terrário mas por enquanto não vejo motivo para alarde acredito que colhera frutos.
Um indicativo da falta seria azulamento mas acredito que nessa faze ainda não seja o caso.
 
Última edição:
Oi pessoal!
Acabei de chegar em casa e vi que os meus bolos estão começando a ficar azulados, então acredito que preciso de uma bomba de aquário para aumentar a umidade do terrário.
Vou tentar ir agora num pet shop pra comprar esse compressor (bomba) de aquário, conforme a indicação do @tupy, mas não entendi direito como é o esquema. O compressor fica do lado de fora, então preciso também uma mangueira, certo? e como é o esquema da pedra porosa? não entendi essa parte... é só pedir no pet shop que os caras vão saber me explicar ou a pedra compra por separado em outro lugar?? A mangueira encaixa na pedra??? (desculpem a minha ignorância)
Você tem alguma outra foto mais clara do seu, @AshtarSherry?

Obrigada!
 
Não é garantido que só essa bomba de aquário consiga resolver o problema. Não é garantido nem mesmo que eleve a umidade nesse terrário cheio de furos.

Em que altura da perlita está a água? Se estiver muito baixa coloque mais água, até a altura recomendada, nem que precise tampar os buracos mais baixos, por onde você escreveu que a água escorre, com esparadrapo ou outra fita mais resistente. E se mesmo assim não resolver tampe o resto dos buracos e use a boma de aquário e ainda borrife o interior do terrário umas duas ou três vezes por dia. Umidade é mais importante que ventilação, principalmente nessa fase. Quando os bolos pinarem você poderá reabrir alguns dos furos e aumentar a ventilação.

Você parece bem apegada a esse esquema de terrário shotgun, mas cuidado para ele não colocar o seu cultivo a perder.
 
Vou tentar ir agora num pet shop pra comprar esse compressor (bomba) de aquário, conforme a indicação do @tupy, mas não entendi direito como é o esquema. O compressor fica do lado de fora, então preciso também uma mangueira, certo? e como é o esquema da pedra porosa? não entendi essa parte... é só pedir no pet shop que os caras vão saber me explicar ou a pedra compra por separado em outro lugar?? A mangueira encaixa na pedra??? (desculpem a minha ignorância)

Fala, hermanita! Muita calma nessa hora.
O esquema da bomba é bem simples; a bomba fica fora conectada a uma mangueira e na ponta a pedra porosa, que deve ficar dentro de um recipiente com água ou no fundo do terrário.

Sugiro seguir a dica do @Ecuador, pode ser que tampando alguns furos à mais resolva o problema, ou ao menos irá diminuir a evasão de umidade.
400px-Airpump_checkvalve_diagram.png
 
Bom dia @AshtarSherry !!
Confesso que sou meio leiga para essa questão de equipamentos (sou menina, né?). Vi no mercado livre várias bombas de aquário, porém não tenho ideia se uma é melhor do que a outra ou se há especificações técnicas necessárias. Achei essa aqui no ML, você acha que funcionaria?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-527335925-bomba-submersa-com-filtro-p-aquario-fonte-lago-_JM
Seria muito pedir se você pudesse postar uma foto do esquema da sua bomba de aquário, para eu ter uma noção melhor? (desculpa, não vi a edição do seu post)
Outra pergunta. Você disse que a mesma bomba promove a oxigenação no terrário. Nesse caso, não é necessário usar cooler no terrário? A bomba já faz o serviço?

Abraçooos!:)
@Champis , eu controlo o microclima de 3 terrários de ~50l cada de três maneiras. Primeiramente controlo umidade e um tanto de aeração com a bomba de aquário da foto, que tem 3 saídas, uma para cada terrário, com mangueiras finalizadas com pedra-porosa. A temperatura eu controlo com aquecedores de aquário com termostato, sendo um para cada terrário também.
2013-10-20 12.02.52.jpg 2013-10-20 12.03.14.jpg
E para ajudar na circulação gasosa, uso uma ventoinha de 12V instalada em cada terrário, a meia altura para soprar o CO2 produzido na frutificação e substituição dele por O2, que é o que interessa. Estas ventoinhas são controladas por um timer analógico, que liga as ventoinhas por 15min duas vezes ao dia (mais ou menos conforme necessário)
2013-10-20 12.04.15.jpg
Importante no processo não é nos perdermos em minúcias técnicas e tecnológicas, mas sim criar o microclima ideal para o bom desenvolvimento do micélio e promover sua frutificação, de preferência farta kkk. Abraços e SUCESSO aí!
 
Não é garantido que só essa bomba de aquário consiga resolver o problema. Não é garantido nem mesmo que eleve a umidade nesse terrário cheio de furos.
Nessa vida não temos nada garantido, mas vale a pena tentar né.. vale mais eu comprar uma bomba de aquário que possa ser reutilizada depois do que sentar e chorar. Se eu soubesse de algum lugar onde vendesse terrário, já teria ido comprar.

Em que altura da perlita está a água? Se estiver muito baixa coloque mais água, até a altura recomendada, nem que precise tampar os buracos mais baixos, por onde você escreveu que a água escorre, com esparadrapo ou outra fita mais resistente. E se mesmo assim não resolver tampe o resto dos buracos e use a boma de aquário e ainda borrife o interior do terrário umas duas ou três vezes por dia. Umidade é mais importante que ventilação, principalmente nessa fase. Quando os bolos pinarem você poderá reabrir alguns dos furos e aumentar a ventilação.

Como expliquei em outros posts, o terrário não tem nivel de água porque a água vaza. O fundo do terrário tem furos, não só as paredes, assim como é indicado no esquema do ShotGun (fazer furos nos 6 lados do terrário). Encher de água nesse momento não é uma opção. Para tampar os furos da parte inferior, só se eu tampar com silicone.

Você parece bem apegada a esse esquema de terrário shotgun, mas cuidado para ele não colocar o seu cultivo a perder.
Não é uma questão de apego, é uma questão de adaptação, por isso estou pedindo dicas para melhorar o que atualmente tenho. Acho que nesse momento é inviável jogar fora um terrário e montar outro da noite pro dia. Então a melhor solução é procurar alternativas para o meu problema atual. Se escolhi esse tipo de terrário é porque nas minhas pesquisas li que pra muita gente deu certo... como ia saber que no meu caso talvez não funcionasse direito?

Se eu conseguir resolver a questão da umidade, não vejo porque não possa funcionar. Nada está perdido ainda.

Gente,
Obrigada mesmo pela ajuda e dicas.
O meu marido está agora no pet shop do Walmart, e me mandou a foto abaixo desse compressor (filtro). Esse aí funciona pro terrário ou não?
foto.JPG
Se for o caso, já peço pra ele comprar!

Obrigada!
 
Última edição:
O meu marido está agora no pet shop do Walmart, e me mandou a foto abaixo desse compressor (filtro). Esse aí funciona pro terrário ou não?

Nãããooo!! Isso é um filtro de aquário. Não é bomba (compressor de ar) de aquário!
 
Nãããooo!! Isso é um filtro de aquário. não é bomba de aquário!
Eu desconfiei, mas preferi perguntar!

Estou pensando que posso tampar os furos do fundo da caixa com fita isolante, e assim deixar um pouco de água no fundo do terrário. Essa seria uma solução imediata, enquanto isso eu compro uma bomba (não filtro) de aquário num petshop ou no ML.
 
Nessa vida não temos nada garantido, mas vale a pena tentar né..



Conhece aquele ditado que mais vale um pássaro na mão que dois voando?

É difícil fazer a maioria dos novatos entenderem isso. Em termos práticos isso quer dizer: faça um primeiro cultivo sem esquemas complexos e sem inventar.

Dos muitos que ignoraram esse conselho, continuamente repetido aqui no CM, poucos conseguiram levar o cultivo até o final ou uma boa colheita.

Mas é claro que você é livre para tentar ...
 
Galera, será q uma maneira de ajudar a amiga, não seria indicando o terrário em garrafa pet ? pq ele mantem a propria temperatura e a umidade boa, qlq coisa coloca a garrafa pet dentro desse terrário, assim manteria ele em segurança... cada garrafa de 2 ou 3 litros cabe 1 bolo... se vc colocar a perlita na garrafa tenho ctza q a umidade vai ficar ótima... Foi unica maneira q consegui pensar pra ajudar.
 

Conhece aquele ditado que mais vale um pássaro na mão que dois voando?

É difícil fazer a maioria dos novatos entenderem isso. Em termos práticos isso quer dizer: faça um primeiro cultivo sem esquemas complexos e sem inventar.

Dos muitos que ignoraram esse conselho, continuamente repetido aqui no CM, poucos conseguiram levar o cultivo até o final ou uma boa colheita.

Mas é claro que você é livre para tentar ...

@Ecuador, me perdoe mas eu não sai inventando terrário nenhum por aí. Aliás, até onde sei, o ShotGun é um terrário que é usado por muitos cultivadores e com muito sucesso. Até o @Cosmik que é experiente já disse que ele mesmo tentou usar esse mesmo esquema de terrário, mas tampouco se deu tão bem com ele. Por outro lado, hoje mesmo li um monte de tópicos na web de gente que usa esse terrário e tem 100% de sucesso.

Acho que esquema complexo e inventar seria eu ter feito um terrário desses aí complicados que os mais experientes tem... e foi justamente o que eu quis evitar. Por algum motivo, não está dando certo como gostaria, talvez coloquei perlita de menos, ou sei lá o que. Mas se eu fiz a escolha errada, nada diz que eu não possa corrigir o erro.. para isso estou aqui pedindo dicas.

De qualquer maneira, agradeço a atenção.
 
Estou pensando que posso tampar os furos do fundo da caixa com fita isolante, e assim deixar um pouco de água no fundo do terrário. Essa seria uma solução imediata, enquanto isso eu compro uma bomba (não filtro) de aquário num petshop ou no ML.

Acredito que os furos embaixo do terrário são os mais responsáveis pela evasão de umidade. Então seria uma boa vedá-los com fita isolante. E até a compra da bomba de aquário, continue borrifando água nas paredes do terrário.
 
@Ecuador, me perdoe mas eu não sai inventando terrário nenhum por aí. Aliás, até onde sei, o ShotGun é um terrário que é usado por muitos cultivadores e com muito sucesso.


Onde eu escrevi que você saiu inventando? Você se sente como se tivesse ineventando?

Eu sugeri que você faça um cultivo básico. E esse terrário shotgun não é nem de perto um terrário básico.
 
Back
Top