Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 
A minha conclusão após esta experiência: agora bulk & spawn é a minha técnica favorita, acho que vou deixar os bolos de lado. :D

Meus parabéns, champis! Você está crescendo rápido, heim?! :eba:

Sobre os abortos, acredito que não foi exclusivamente por causa da falta de troca de ar. Lembre-se que cogumelos não precisam de tanta oxigenação, caso contrário não frutificariam em monotub (ou balde). É complexo determinar a causa, pois pode ser uma soma de vários fatores, como: muita/pouca umidade, água, troca de ar, nutrientes, iluminação ou contaminantes que ainda não são visíveis olho nu.

E outra, vendo essas últimas 3 fotos, a porcentagem de abortos esta dentro dos padrões, basta ver que a colheita foi farta. :fome:
 
Pessoal,

Algumas semanas atrás improvisei um outdoor com uns bolos, misturei com humus de minhoca e terra e coloquei em vasinhos de planta, no lado de fora da janela da área se serviço.
Na última semana começaram a aparecer uns pins. Porém, eles não cresceram, ficaram uns cogumelos gordinhos e anões, e o centro do chapéu começou a afundar até ficar um buraco.

Seguem as fotos:
IMG_20140215_131908.jpg IMG_20140216_124119.jpg IMG_20140216_164557.jpg IMG_20140216_171505.jpg
Alguém arrisca algum palpite de porque esse furo e porque os cogumelos não cresceram mais, mas também não abortaram? Já aconteceu com alguém?

Abs!
 
Alguém arrisca algum palpite de porque esse furo e porque os cogumelos não cresceram mais, mas também não abortaram? Já aconteceu com alguém?

Nunca aconteceu comigo, mas acredito que seja apenas uma mutação (falha genética), ou pode ser algum tipo de contaminação bacteriana.
 
Nunca aconteceu comigo, mas acredito que seja apenas uma mutação (falha genética), ou pode ser algum tipo de contaminação bacteriana.

Mas alguém já teve algum cogumelo com contaminação bacteriana? Gostaria de ver alguma foto para comparar qual é o aspecto do cogumelo.
Quando jogo contaminação bacteriana na busca do google, me aparecem umas fotos muito nojentas e com uns negócios gosmentos. Porém, os cogumelos que estão crescendo não estão nojentos, gosmentos ou com manchas bizarras. Apenas têm um buraco no chapéu.
Nem sinais de duende verde eu vi ainda.

Em outro vasinho começaram a aparecer uns pins. Vou acompanhar para ver como se desenvolvem esses outros.
 
Mas alguém já teve algum cogumelo com contaminação bacteriana? Gostaria de ver alguma foto para comparar qual é o aspecto do cogumelo.
Quando jogo contaminação bacteriana na busca do google, me aparecem umas fotos muito nojentas e com uns negócios gosmentos. Porém, os cogumelos que estão crescendo não estão nojentos, gosmentos ou com manchas bizarras. Apenas têm um buraco no chapéu.
Nem sinais de duende verde eu vi ainda.

Em outro vasinho começaram a aparecer uns pins. Vou acompanhar para ver como se desenvolvem esses outros.
Nessa minha cultura atual, apareceram muitos assim pela primeira vez. @Champis . Eu acho que foi mesmo da genética do print que tirei. Mas também penso que foi excesso de umidade com excesso altas temperaturas. Tudo oscilando muito. (condições de frutificação sem estabilidade). Foi o que aconteceu com alguns frutos nesse cultivo.Foto0568.jpg
 
Oi @Barcellonn, tudo certo?

Seus cogumelos me parecem bem normais e saudáveis. :)
Na verdade, acredito e tenho quase certeza que o que aconteceu com os meus outdoors (cogumelos anões e com buraco no chapéu) foi por conta de condições de frutificação não ideais:

1.) Pouca umidade: Não havia um microclima em volta, pois estavam isolados em vasinhos, do lado de fora da janela
2.) Muito vento: Esses dias ventou muito e deve ter um vento constante também, pois estão numa parte mais alta e sem proteção de outras plantas.
3.) O micélio já devia estar mais enfraquecido. Foram bolos que quebrei e misturei com terra e húmus.

Os cogus que cresceram no outro vasinho também ficaram anões. Porém, ventou menos e tinha maior umidade relativa nesses dias então acredito que esse foi um dos motivos para não terem ficado com um buraco no chapéu.
Seguem fotos dos segundo vasinho:

IMG_20140219_073141.jpg
IMG_20140219_073206.jpg

E ontem apareceram dois pins num terceiro vaso. :)
Mesmo sendo cogumelos anões, tá valendo. Ou era isso, ou era jogar os bolos fora.

Abraços!
 
Última edição:
Tá valendo e muito! @Champis .
Essa minha cultura tá difícil porque eu inoculei muitos copos com pouco espaço que tenho atualmente. Mas agora vamos ter que dá nosso "Geitinho brasileiro".
Vamo que vamo na marcha! Mano.
Abraços!
 
Última edição por um moderador:
Mesmo sendo cogumelos anões, tá valendo. Ou era isso, ou era jogar os bolos fora.

E como vale! Nada como acordar pela manhã e ter um presente desses na janela!

Morning tea...
 
@Champis parabéns cara! lindo diário, lindos resultados!
obrigado por compartilhar com todos! :)

Valeu @F.J.P.! Por ser o meu primeiro cultivo e o meu primeiro diário, fiz com muito carinho :)
Tive muita sorte também, a Australian se mostrou uma ótima strain, fácil de cultivar e bem resistente ao calor.
 
Pessoal, bom dia!

Ontem eu colhi os frutos do terceiro flush do bulk. Foi razoável! :)
IMG_20140223_114101.jpg

E sabem aqueles dois pins que disse que estavam crescendo no outdoor? Olhem só como eles se desenvolveram, um cresceu cabeção e bonitão.
IMG_20140222_132155.jpg IMG_20140223_005622.jpg IMG_20140223_111128.jpg IMG_20140223_113907.jpg

Abraços!
 
tava dando uma olhada nesse seu "out" e me parece ser falta de umidade e muito vento tbm , se vc olhar bem eles procuram crescer no limite da boca do vasinho ou passar pouco acima desse limite, onde ele recebe muito vento (por não ter nenhuma barreira) , va atras de uns vasinhos maiores ou pelo menos mais compridos , e cubra - os com com 2 ou 3 toucas cirurgicas (crédito ao @Premonisom pela idéia das toucas) , para dar uma aerada no vaso sacuda as toucas como se fosse uma sanfona.
De resto belo trabalho e sorte na empreitada :)
 
Nossa @Champis , parabéns pelo cultivo! Arrasou hein! ;)

Cogumelos outdoor e selvagens costumam ter um formato diferenciado... no caso do "furo", pode ser a genética + as condições que você citou.

Boas viagens! hehe
 
Salve pessoal!

Acabei de chegar em casa depois de 5 dias fora da cidade devido ao feriado de carnaval.
Antes de viajar estava um pouco preocupada com o meu bulk. Deixei-o para frutificar no 4to flush no mesmo dia que saí de viagem. Fiquei torcendo para que, quando voltasse, não fosse muito tarde para colher os cogumelos.
Olhem a surpresa que tive chegando em casa:
IMG-20140305-WA0000.jpg
O timing foi perfeito. Os cogus estavam esporulando muito, ainda a tempo de colhê-los. O 4to flush não foi tão farto mas o tamanho de alguns cogumelos foi considerável. :D
IMG_20140305_201804.jpg IMG_20140305_201906.jpg IMG_20140305_201843.jpg

É isso galera, continuarei atualizando se houver novidades. :D
Abraços!
 
Nossa @Champis , parabéns pelo cultivo! Arrasou hein! ;)

Cogumelos outdoor e selvagens costumam ter um formato diferenciado... no caso do "furo", pode ser a genética + as condições que você citou.

Boas viagens! hehe

Valeu Rain!
Pode crer, no outdoor os cogumelos cresceram bem diferentes mesmo, mas justamente, o ambiente deixou de ser controlado... Mas eles continuam lindos.. rsrs
 
@RainSpirit , referente ao seu ponto de reputação, eu acabei arrancando os pins sim. Se não tivesse arrancado, os cogumelos teriam estragado antes de eu voltar. Esse 4to flush foi após arrancar os pins e dunkar o bulk. ;)
 
eu acabei arrancando os pins sim. Se não tivesse arrancado, os cogumelos teriam estragado antes de eu voltar.

Nessas horas o que conta é a intuição do cultivador. E quando ponderamos com sabedoria, eis o resultado mágico! :D
 
Parabéns @Champis !! Li seu diário "ex post facto" (após ter sido concluído).
ele esta repleto de dedicação e informações - confesso que demorei alguns dias para lê-lo inteiro, mas foi mto útil para mim. estou no meu 1 º cultivo tb e as diversas discussões propiciadas aqui me foram muito úteis! sem falar que seu sucesso no 1º cultivo me encheram de otimismo!! :)
 
Parabéns @Champis !! Li seu diário "ex post facto" (após ter sido concluído).
ele esta repleto de dedicação e informações - confesso que demorei alguns dias para lê-lo inteiro, mas foi mto útil para mim. estou no meu 1 º cultivo tb e as diversas discussões propiciadas aqui me foram muito úteis! sem falar que seu sucesso no 1º cultivo me encheram de otimismo!! :)

Oi Pedori, tudo certo?
Poxa, fico muito feliz que meu diário esteja sendo útil pra você e pro seu cultivo. Mesmo estudando muito, na hora de cultivar, sempre aparecem algumas dúvidas e situações inesperadas. O importante é não desistir e sempre aprender com os nossos erros. Muita calma e paciência nos momentos críticos também são fundamentais.

Muito sucesso com o seu primeiro cultivo, certeza que vai dar tudo certo!
 
Back
Top