Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 

Deixa que o cogumelo cuida disso. Cubensis dá a maior bad trip em baratas intrusonas.

Seráaaaa?? A psilocibina também faz efeito em insetos?:cautious:mmmmm

Se fosse possível tente cobrir com um rede ou tela fina da próxima vez que tentar um outdoor. Em ambiente urbano é complicado mesmo.
Até pensei nisso, mas por ser num canteiro do prédio (que é muito pequeno) acho que ficaria meio suspeito. O outro dia o zelador/porteiro me viu enterrando o substrato lá e eu tive que inventar uma desculpa, falei que tinha ganhado umas sementes de presente (que não sabia que planta era pq vinham do México) e que estava tentando plantar lá pra ver se dava alguma coisa.
Ele, muito gentil, ainda falou que me avisaria se crescesse qualquer coisa.:D
 
Seráaaaa?? A psilocibina também faz efeito em insetos?:cautious:mmmmm
Foi uma piada. Até coloquei um :D lá agora.

Mas esses alcalóides como a psilocina / psilocibina costumam ter a função de proteger o cogumelo ou a planta de forrageadores. Entretanto não sei mesmo se a psilocina / psilocibina afetará insetos como baratas, ou se têm mesmo essa função de proteger contra forrageadores.


Até pensei nisso, mas por ser num canteiro do prédio (que é muito pequeno) acho que ficaria meio suspeito. O outro dia o zelador/porteiro me viu enterrando o substrato lá e eu tive que inventar uma desculpa, falei que tinha ganhado umas sementes de presente (que não sabia que planta era pq vinham do México) e que estava tentando plantar lá pra ver se dava alguma coisa.
Ele, muito gentil, ainda falou que me avisaria se crescesse qualquer coisa.:D


Essa é uma boa tática. E você pode até comprar alguma planta frágil e pequena em alguma floricultura ou supermercado e plantá-la junto ao outdoor, se o condomínio permitir. E em seguida coloque a tela ou rede por cima.
 
Última edição:
Foi uma piada. Até coloquei um :D lá agora.

Mas esses alcalóides como a psilocina / psilocibina costumam ter a função de proteger o cogumelo ou a planta de forrageadores. Entretanto não sei mesmo se a psilocina / psilocibina afetará insetos como baratas, ou se têm mesmo essa função de proteger contra forrageadores.

Isso, essa é apenas uma das teorias de porque os cogumelos desenvolveram alcalóides.

Se levada em conta, parece ter tido o efeito inverso, com a grande propagação desses fungos pelos humanos.
 
Se levada em conta, parece ter tido o efeito inverso, com a grande propagação desses fungos pelos humanos.



Os humanos propagaram o gado, não os cogumelos em si.

Ou você está pensando nos cultivadores? Por mais cultivadores ativos que existam, acho que não se comparam a 1 bilhão de bovinos espalhando estrume por todo o planeta.
 
Ou você está pensando nos cultivadores? Por mais cultivadores ativos que existam, acho que não se comparam a 1 bilhão de bovinos espalhando estrume por todo o planeta.

Hahah.... sim, me referia aos cultivadores!

Claro, a escala é muito menor, mas não deixa de ser válida por isso. :)
 
E ai pessoal, venho postar as últimas fotos que tirei dos potes.

Os potinhos mais desenvolvidos são os PP-A e o PP-B.

PP-A
PPA-1.jpg PPA-2.jpg

PP-B
PPB1.jpg PPB2.jpg

PP-C
PPC1.jpg PPC2.jpg PPC3.jpg
Esse é o único que eu acho que ainda não está totalmente colonizado.

PN-B
PNB-1.jpg PNB-2.jpg
Acredito que esse aí só não colonizou a vermiculita ainda, mas já colonizou o substrato.

O que vocês acham, dá pra aniversariar esse final de semana? Todos ou só os 3 (PP-A, PP-B, PN-B)?

Obrigada!!
 
Ei, desculpem o flood, mas como agora o limite são só 10 fotos por msg, então me vi obrigada a escrever outra msg.

Já estou com todos os materiais prontos para montar o terrário. Como disse antes, o meu terrário é um ShotGun Terrarium- que dispensa maiores equipamentos como bomba de ar, umidificador, etc (conforme uns vídeos que vi na net e outras pesquisas que fiz). De qualquer maneira, queria que os mais experientes dessem uma olhada no tamanho dos furos que fiz. São furos muito pequenos, mas tem entre 19 e 24 furos em cada um dos lados.

Seguem as fotos:

Terrario (caixa organizadora grande- não sei de quanto é o volume, mas peguei das maiores que achei por aí)
IMG_20140103_193343.jpg

Perlita (tenho perlita para dar e vender)
IMG_20140103_193425.jpg

Furos no terrario (coloquei meu dedo ao lado do furo como referência do tamanho dos furos)
IMG_20140103_193652.jpg

E aí, será que preciso fazer os furos maiores?
Quanto à temperatura, aqui em casa deve estar em torno de 27 a 30 graus nesse momento.

Também queria compartilhar com vocês as fotos dos cogus que foram atacados pelas baratas nojentas...
IMG_20140103_183529.jpg IMG_20140103_183536.jpg

Bom, é isso!

Valeu aí pela help!
Abraços!
 
São furos muito pequenos, mas tem entre 19 e 24 furos em cada um dos lados.
...
E aí, será que preciso fazer os furos maiores?

Acredito que são suficientes. Mas por comodidade, prefiro poucos furos e maiores, assim dá menos trabalho para vedá-los com filtros.

Também queria compartilhar com vocês as fotos dos cogus que foram atacados pelas baratas nojentas...

A minha iguana imaginária disse que faria um chá desses cogumelos sem problemas. :fome:
 
O micélio está muito bonito, e creio que pronto também!

Prossiga com os trabalhos!

Quanto aos furos, creio que estão um pouco pequenos sim! Como o @Cosmik disse, é melhor poucos mas grandes furos que facilita o trabalho, além de permitir uma troca gasosa maior (e uma facilidade na instalação de filtros como o polyfill).
 
@Cosmik e @RainSpirit, valeu aí.
Mas, sendo os furos tão pequenos, será que realmente é necessário usar filtro?
Um dos sites no qual peguei as dicas do terrarium é esse aqui: http://www.mushroomvideos.com/Terrarium-Tek . Nesse mesmo site diz que se eu fizer os furos maiores, então perderei umidade. No shroomery.com também tem alguns tópicos falando que os furos devem ser pequenos.

Tem algum outro cultivador aqui do fórum que já tenha feito um ShotGun igual a esse?
 
Mas, sendo os furos tão pequenos, será que realmente é necessário usar filtro?



Por esse furo que você mostrou entra até uma mosca pequena, ou formigas e ácaros. Quanto mais esporos de bactérias e fungos ...
 
Mas, sendo os furos tão pequenos, será que realmente é necessário usar filtro?
...
Tem algum outro cultivador aqui do fórum que já tenha feito um ShotGun igual a esse?

Depende. Se o ambiente é muito seco e a perlita não e de boa qualidade, então a umidade relativa não fica alta. Obviamente, como o @Ecuador citou acima, contaminantes terão passe livre. Então eu penso assim, se for um cultivo somente para "observação científica", sem preocupar-se com carimbos ou contaminação, então esse método é eficiente. Principalmente se a pessoa mantem um ciclo rápido.

O método shotgun não é muito popular por aqui. Talvez por razões climáticas? Confesso que não sei.
 
O método shotgun não é muito popular por aqui. Talvez por razões climáticas? Confesso que não sei.



Você tem que ter um ambiente limpo para colocar o terrário se for usar esse método. E o clima quente em boa parte do ano em quase todo o Brasil dificulta isso. O calor favorece a proliferação de contaminantes e insetos.

Mas para quem pode isolar um quarto ou um espaço e mantê-lo bem limpo pode valer a pena. Se não, filtro.
 
Esqueci de citar, nas minhas primeiras aventuras eu segui à risca os vídeos do RR que você postou, mas sofri com problema de baixa umidade, e olha que tinha bem menos furos que o recomendado, meus bolos quase azularam, tive que cobrir os furos com micropore. Claro, talvez a perlita que usei não era de boa qualidade, mas acabei desistindo depois que tive excelentes resultados com bomba de aquário e argila expandida.
 
Poxa... então escolhi o terrário errado, pensando que tinha feito certo. Bom, considerem que o terrário vai ficar num quarto, encima de um móvel e nunca vi uma mosca ou formiga nesse quarto.
Mas bom, já que a merda foi feita, vou precisar me adaptar com o que tenho, pois não tenho condições de comprar outra caixa e jogar essa fora. Os furos já foram feitos, e não dá pra voltar atrás, então aceito sugestões para trabalhar com o que tenho atualmente.

Também não custa nada tentar fazer do jeito que os gringos fazem o shotgun, vai que cola. Tenho bastante perlita então posso tentar manter a perlita bem hidratada e já tinha considerado a questão de abanar a cada 12hs para facilitar a troca de ar.

Se no futuro eu continuar cultivando com certa freqüencia, então vou considerar montar um terrário mais adequado e complementar com equipamentos mais sofisticados, mas agora vou aproveitar o calor e a umidade do verão pra ver se dá certo com o shotgun.

Se eu colocar filtros de café em todo o terrário, será que vai ficar muito escuro? Caso eu coloque filtros de café em volta de todo o terrário, eu precisaria aumentar o tamanho dos furos?

Não quero discordar de vocês os mais experientes, mas a minha intuição diz que vai dar certo sim. :)
 
Também não custa nada tentar fazer do jeito que os gringos fazem o shotgun, vai que cola. Tenho bastante perlita então posso tentar manter a perlita bem hidratada e já tinha considerado a questão de abanar a cada 12hs para facilitar a troca de ar.

Se no futuro eu continuar cultivando com certa freqüencia, então vou considerar montar um terrário mais adequado e complementar com equipamentos mais sofisticados, mas agora vou aproveitar o calor e a umidade do verão pra ver se dá certo com o shotgun.

A vida é baseada em trial and error, não?! Gostei do espírito! :contente:

Se eu colocar filtros de café em todo o terrário, será que vai ficar muito escuro?

Não, pois a iluminação serve apenas para estimular a frutificação e direcionamento dos frutos.

Caso eu coloque filtros de café em volta de todo o terrário, eu precisaria aumentar o tamanho dos furos?

Não, mas pelo custo-benefício, acho que micropore sai mais barato, não?

Não quero discordar de vocês os mais experientes, mas a minha intuição diz que vai dar certo sim. :)

Não dissemos que dará errado. Apenas afirmamos sobre a circulação de contaminantes. O que é bem comum na verdade, a cada metro cúbico contém milhares de contaminantes.
 
Bom dia pessoal!!

Acabei de fazer o dunk nos 4 bolos. Soltou bastante vermiculita, principalmente aquela da parte inferior que não estava colonizada. Na parte superior dos bolos o micélio já estava avançando na vermiculita seca, e também soltou parte dessa vermiculita aí.
Tentei trabalhar com bastante assepsia. Previamente, deixei os tupperware de molho em água com água sanitária para desinfeção.
Usei água mineral engarrafada e coloquei cada bolo por separado dentro de um tupperware e logo coloquei na geladeira.
Não quis manusear muito o bolo, então praticamente virei o pote dentro do tupperware e logo preenchi com água mineral. Assim que vamos torcer para que realmente o micélio tivesse colonizado todo o substrato.
Vi que no manual aqui da CM fala que é para usar uma esponja entre o bolo e a tampa do tupperware. Realmente é necessário? Não usei esponja nenhuma, pois não tinha nada do tipo aqui em casa, mas o tupperware ficou cheio de água até a tampa.

Amanhã de manhã, montarei o terrário e colocarei os bolos para frutificarem. Hoje vou fazer outros bolos PF-TEK da mesma strain, Australian e penso inocular a metade com a seringa multiesporos e a outra metade com uma CL que fiz algumas semanas atrás com a mesma seringa multiesporos. O @Cosmik já estava acompanhando essa CL que eu fiz, na qual usei Xarope de Agave.

Segue foto:
IMG_20140104_112151.jpg
Para inocular a partir dessa CL eu teria que chacoalhar a CL e depois sugar um pouco do micélio com uma nova seringa?

Valeu aí.. abraços!
 
Back
Top