Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 
Olha, como você deve ter notado, os potes trabalhados na panela normal não deram muito certo, o arroz não ficou muito bom, o micélio não ficou tão saudável. A maioria das tentativas sem uma panela de pressão dá errado, então não adianta apostar em algo com baixas chances de sucesso.

O micélio está bonito! Parabéns pelo cultivo! ;)
 
Olha, como você deve ter notado, os potes trabalhados na panela normal não deram muito certo, o arroz não ficou muito bom, o micélio não ficou tão saudável. A maioria das tentativas sem uma panela de pressão dá errado, então não adianta apostar em algo com baixas chances de sucesso.

Oi Rain, tudo certo?
Então, na verdade eu esterilizei apenas dois bolos com panela normal (os PN). Em um deles entrou água (PN-A) mas no outro não (PN-B -está dando certo). Então posso dizer que a panela normal não me deu problemas na questão de contaminação, mas sim pelo fato de colocar muita água nela por causa da evaporação. Então, digamos que 50% está dando certo- não podemos descartar totalmente.

O bolo que contaminou foi esterilizado em panela de pressão (o PP-D). Acredito que eu apertei muito as tampas de papel alumínio e o vapor não entrou direito no potinho, e não esterilizou direito. (É a minha intuição, não tenho certeza- mas me lembro que quando comparei todos os potinhos depois de esterilizar, esse era o mais "seco").

O micélio está bonito! Parabéns pelo cultivo! ;)
Obrigada! :D

Mas agora em diante vou só trabalhar com panela de pressão mesmo, até para diminuir qualquer risco de dar errado e também vou prestar mais atenção na questão das tampas de papel alumínio. Só pra garanti! :)
 
O bolo que contaminou foi esterilizado em panela de pressão (o PP-D). Acredito que eu apertei muito as tampas de papel alumínio e o vapor não entrou direito no potinho, e não esterilizou direito. (É a minha intuição, não tenho certeza- mas me lembro que quando comparei todos os potinhos depois de esterilizar, esse era o mais "seco").

Tenha cuidado com o excesso de vapor dentro dos potes, pois pode acabar deixando o substrato muito úmido. Acho essencial abrir a PP somente quando estiver bem fria, evitando assim a condensação.
 
E aí pessoal, Feliz 2014!!!

Depois de 4 dias fora de casa, cheguei hoje de viagem e venho a atualizar o crescimento do micélio nos potes. Hoje fazem 25 dias que inoculei os potes, mas ainda não estão colonizados ao 100% (tem uma camada de vermiculita na parte inferior que está demorando um pouco para colonizar). Ao meu ver, dois potes estão com uma colonização um pouco mais devagar. Hoje, quando voltei, deixei os copos um par de horas virados de ponta cabeça conforme a indicação do @Cosmik.

Tentei postar as fotos, mas deu algum tipo de erro. Amanhã vou tentar novamente.

Abraços!
 
Feliz 2014, Champis!! :contente:

Se a parte não colonizada for muito pequena, você pode aniversariar assim mesmo. Basta remover bem qualquer vestígio de substrato não colonizado. Faz o roll e... Good to go!

https://teonanacatl.org/threads/erro-no-upload-de-imagens.9590/

E aí @Cosmik, tudo certo?
Se até amanhã vcs conseguirem resolver esse erro no upload de imagens, então eu posto as fotos para que vcs possam conferir o crescimento do micélio. De qualquer maneira, só vou conseguir proceder com o "aniversário" e o dunk no final de semana... sem pressa! ;)
 
Legal! Geralmente sobra um pedacinho que demora mais para colonizar. Mas não aconselho abrir até que esteja pronto! Boa sorte @Champis !
 
mas ainda não estão colonizados ao 100% (tem uma camada de vermiculita na parte inferior que está demorando um pouco para colonizar).



Feliz 2014, @Champis.

Não entendi essa questão de camada de vermiculita não colonizada. Vermiculita não conta quando falamos de substrato colonizado. Às vezes o micélio se expande pela vermiculita, mas o importante é que 100% do substrato orgânico esteja colonizado.
 

Feliz 2014, @Champis.

Não entendi essa questão de camada de vermiculita não colonizada. Vermiculita não conta quando falamos de substrato colonizado. Às vezes o micélio se expande pela vermiculita, mas o importante é que 100% do substrato orgânico esteja colonizado.

Saudações @Ecuador!

Eu coloquei uma camada de vermiculita no fundo de cada potinho caso houvesse um excesso de água nos potes (conforme é recomendado em alguns tópicos e diários de cultivo). Achei que essa camada de vermiculita também tivesse que ser colonizada, para evitar qualquer chance de contaminação.
Dois potes já estão com uma colonização bem avançada, inclusive estão colonizando essa camada de vermiculita. Os outros dois potes ainda tem um pedacinho bem pequeno de substrato para colonizar e também falta uma grande parte da camada de vermiculita.

Neste caso, se eu fosse aniversariar os bolos, imagino que a camada de vermiculita que não está colonizada soltaria do substrato e ficaria no pote... Não há problema com isso?

obrigada, abraços!
 
Neste caso, se eu fosse aniversariar os bolos, imagino que a camada de vermiculita que não está colonizada soltaria do substrato e ficaria no pote... Não há problema com isso?



Não há problema se essa camada só de vermiculita estiver sem micélio. Ela pode ficar no pote ou mesmo ir junto com o bolo para o terrário.

O que deve estar 100% colonizado é o substrato.

 
E ai pessoal,

Sera que valeria a pena fazer uns furinhos nas tampas dos potes para acelerar a colonizaçao do micelio? (Deixei uma camada de vermiculita seca na parte superior).

abraços
 
E ai pessoal,

Sera que valeria a pena fazer uns furinhos nas tampas dos potes para acelerar a colonizaçao do micelio? (Deixei uma camada de vermiculita seca na parte superior).

abraços

Pode fazer, mas não esqueça de tampar os furos com esparadrapo micropore. Ou algo similar.
 
Pessoal, bom dia!

Hoje eu ia compartilhar uma novidade bem legal que descobri ontem... mas hoje não é tão legal assim. :(

Sabem aquele pote que joguei fora por conta da contaminação?
Então, ontem de manhã fui dar uma espiada e vi que tinha uns pins nascendo bem no lugar onde enterrei ele, no canteiro do prédio. Fiquei super feliz, eram uns 5 pins, até estava esperando eles crescerem um pouco mais para tirar uma foto. Um estava com uma apariencia não muito boa, tipo com o chapéu meio machucado mas os outros bem pequenininhos estavam todos bonitinhos. :love: Parece que a natureza esperou eu voltar de viagem para me presentear, pois mesmo na quarta-feira, não tinha nascido nada ainda.
Fiquei cheia de orgulho e já estava torcendo para ninguém reparar neles antes de que eu pudesse colher.
Aí, ontem à noite, quando meu marido e eu estávamos voltando de correr, decidimos dar só uma conferida e não é que o ser que eu mais odeio, detesto, aborreço neste mundo e nesta vida estava comendo ele. :mad::mad::mad::mad: Aliás, "os seres", pois tinha um grupo de baratas nojentas e detestáveis encima dos meus pins.:eca:.. eu não consegui enxergar direito porque estava escuro e eu sou meio ceguinha mesmo, mas meu marido viu e deu uma soprada para afastar as malditas. Fiquei triste e frustrada, pois já era, não adianta que elas iriam voltar...:(:cry::mad::cry::drepessivo:
Hoje de manhã fui dar uma olhada e efetivamente os meus pins estavam todos machucados e comidos, cheios de manchinhas azuis da psilocibina. :cry::cry:

E aí, alguém tem uma sugestão ou definitivamente já era? Não duvido que as malditas voltem cada noite para se alimentarem dos meus pins (me dá um enjoo só de pensar).

Abraços
 
Eu acho que já era sim, esses insetos quando atacam é complicado controlar. Fora que eles machucaram bastante os pins, se eles se desenvolverem sem apodrecer vai ser sorte. E baratas, um bicho bem asqueroso mesmo!

gregor samsa.png
A metamorfose - Franz Kafka
 
e não é que o ser que eu mais odeio, detesto, aborreço neste mundo e nesta vida estava comendo ele. :mad::mad::mad::mad: Aliás, "os seres", pois tinha um grupo de baratas nojentas e detestáveis encima dos meus pins.:eca:..

Deixa que o cogumelo cuida disso. Cubensis dá a maior bad trip em baratas intrusonas. (Obs. às 11:34 :D )

Se fosse possível tente cobrir com um rede ou tela fina da próxima vez que tentar um outdoor. Em ambiente urbano é complicado mesmo.
 
Última edição:
Back
Top