Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 
Desculpa aí, mas terrário básico é o pasto, esse que é o terrário básico. No mais, é tudo Ciência e Experimentos Micológicos. O domínio das técnicas, das mais arcaicas às mais tecnológicas, é fundamental para o sucesso dos cultivos. Queira me perdoar pela intervenção. Eu mesmo me dei mal no primeiro cultivo, primeiro porque fui tentar direto domesticar um selvagem quase apodrecido, e acabei cultivando CobWeb, como todos sabem. Depois adotei a PF Teck básica, com que tive meus primeiros resultados positivos com os gloriosos GT, então parti para casings altamente frutíferos com Mexacan, após com bulk e outros experimentos, inclusive tendo domesticado o PC Guararemensis. Um passo de cada vez, e não dar o passo maior que a perna. Assim é certeza de SUCESSO! :)

@Champis , aqui está o detalhamento do sistema que uso, pode vir a ser útil: https://teonanacatl.org/threads/meus-terrários-e-incubadora.8997/#post-141280
 
Eu mesmo me dei mal no primeiro cultivo, primeiro porque fui tentar direto domesticar um selvagem quase apodrecido, e acabei cultivando CobWeb, como todos sabem. Depois adotei a PF Teck básica, com que tive meus primeiros resultados positivos com os gloriosos GT, (...)

@Champis , aqui está o detalhamento do sistema que uso, pode vir a ser útil: https://teonanacatl.org/threads/meus-terrários-e-incubadora.8997/#post-141280


É isso aí. Tem que começar com o básico, embora pasto não seja terrário nenhum, pelo menos para mim. Pasto é pasto, e quando queremos cultivar podemos usar terrários.

Seus terrários shotgun tinham furo no fundo, @AshtarSherry? Ou tão perto do fundo que se você colocasse certa quantidade de água ela vazava pelos furos?
 
Isso pra mim depende da habilidade do cultivado e de suas tecnicas, pode cultivar ate em garrafas pet isso se vc
seguir os procedimentos basicos logicos com a esterelização por ai vai.
 
Seus terrários shotgun tinham furo no fundo, @AshtarSherry? Ou tão perto do fundo que se você colocasse certa quantidade de água ela vazava pelos furos?

Meus terrários têm furos em todas as faces, inclusive no fundo e na tampa. Assim, não posso nem quero botar água no fundo dos terrários, a umidade é mantida sob controle com a bomba e o aquecedor de aquário. Isto evita contaminações oportunistas e permite um controle bastante preciso do microclima ideal. :idea:
 
Acredito que os furos embaixo do terrário são os mais responsáveis pela evasão de umidade. Então seria uma boa vedá-los com fita isolante. E até a compra da bomba de aquário, continue borrifando água nas paredes do terrário.

Conheço esta caixa térmica que ela esta usando é afirmo que a Tampa não veda e chega a ser preocupante por se tratar duma folga considerável acredito que ate maior que os buracos.

Champis veda estes furos de baixo de alguma maneira pra colocar água esterilizada.

Outra coisa @Champis notei que tem muitos furos na caixa qual o diâmetro desses furos?
 
Oi pessoal!

Só quero deixar claro que eu segui o Tek do ShotGun Terrarium do RogerRabbit. Esse terrario baseia-se em leis de física..."a teoria de operação deste terrário é que correntes de ar natural viajam de areas de alta pressão para areas de baixa pressão. O ar frio mantém as moléculas mais juntas que o ar quente, mas o ar frio tem uma pressão maior que o ar quente. Quando se colocam várias polegadas de perlita úmida no fundo do terrario, se cria uma area com uma temperatura um pouco mais baixa que o ar acima, a qual é exposta à luz que gera calor a aos substratos, os quais estão um pouco mais quentes que o ar envolta devido à termogênese".
"A diferença em temperatura, mesmo sendo sutil, resulta numa gradiente de pressão que faz com que o ar suba pela perlita, absorvendo umidade enquanto viaja, para a pressão relativamente mais baixa dentro da porção de frutificação do terrário."
"Este ar então sai através dos furos na parte superior do terrario, carregando o CO2 excessivo produzido pelo micélio. Com este design, não é necessário ter equipamento elétrico ou mecánico. Umedecer regularmente ajuda os bolos ou outros substratos a absorver umidade, e também serve para substituir a umidade que evapora da perlita."
Para que o terrário funcione, devem ser feitos pequenos furos de 1/4" nos 6 lados do terrário (também na fundo do terrário e na parte superior). E o terrário deve estar elevado, para que o ar possa entrar pela parte inferior, onde está a perlita.
Também dizem que para que o terrário funcione, a umidade relativa do ar deve estar em 35% como mínimo.

A tradução está meio tabajara, mas peguei o texto deste site.
http://www.mushroomvideos.com/Terrarium-Tek

Se alguém quiser conferir e pesquisar mais informações a respeito do ShotGun Terrarium (do jeito que foi idealizado pelo RR, podem também entrar nos sites abaixo).

http://gamerchronic.com/magic-mushrooms/terrarium/
www.shroomery.org (procurar nos tópicos)

Porém, já li váaarios tópicos e depoimentos e para algumas pessoas dá super certo o esquema do shotgun e outras têm alguns problemas com a umidade. A alternativa e justamente colocar uma bomba de aquário igual o @AshtarSherry fez, para aumentar a umidade.

Agradeço a todos pelas dicas e pelas boas vibrações!
Abraços!
 
Última edição:
Conheço esta caixa térmica que ela esta usando é afirmo que a Tampa não veda e chega a ser preocupante por se tratar duma folga considerável acredito que ate maior que os buracos.

Observando melhor, acho que você tem razão. Tenho uma caixa similar que uso somente como GB (nunca usei como terrário) e de fato a tampa não veda direito, há uma boa passagem de ar. Até desisti de usar essa tampa, no lugar dela uso filme plástico.
 
Remover a tampa e usar o filme plastico vai dificultar as regas periódicas para hidratar os bolos. aconselho a deixar a tampa ali mesmo e o que vc acha @Cosmik da Champis usar o filme plastico pra amenizar a brecha da tampa?

Alguém sugeri algo pra remediar?
 
Porém, já li váaarios tópicos e depoimentos e para algumas pessoas dá super certo o esquema do shotgun e outras têm alguns problemas com a umidade. A alternativa e justamente colocar uma bomba de aquário igual o @AshtarSherry fez, para aumentar a umidade.

Agradeço a todos pelas dicas e pelas boas vibrações!
Abraços!
@Champis , bomba de aquário para manutenção da umidade e aeração segura, e aquecedor de aquário ou garrafa de gelo para controle da temperatura. Durante a frutificação, é recomendável manter os bolos, casings, bulks e outros à temperatura de ~25 graus centígrados com ~85% de umidade. Nesta fase, temperaturas altas demais (acima dos 28 gc) e umidade muito elevada (+ de 85%) prejudica a frutificação. Temperaturas muito baixas apenas retardam o processo, mas umidade baixa demais é extremamente prejudicial. Só contribuindo para sua próxima etapa!
DON'T WORRY, BE HAPPY!
 
Durante a frutificação, é recomendável manter os bolos, casings, bulks e outros à temperatura de ~25 graus centígrados com ~85% de umidade. Nesta fase, temperaturas altas demais (acima dos 28 gc) e umidade muito elevada (+ de 85%) prejudica a frutificação.

Permita-me discordar apenas em relação a umidade relativa. Bolos PF requerem uma umidade mais alta e constante (por volta dos 98%). Casings/Bulks podem ficar em torno dos 90%.
 
@Cosmik , pela experiência nos cultivos que tenho feito, umidade acima dos 85%, na frutificação, faz com que os cogumelos fiquem úmidos demais, meio que derretendo, e a quantidade de abortos aumenta significativamente. Além de facilitar a ação de contaminantes, é claro. Por isso recomendo esse nível de umidade. ;)
 
umidade acima dos 85%, na frutificação, faz com que os cogumelos fiquem úmidos demais, meio que derretendo, e a quantidade de abortos aumenta significativamente. Além de facilitar a ação de contaminantes, é claro.


Além daquele micélio subindo pela haste do cogumelo. Embora há quem diga que esse micélio nas hastes está relacionado à falta de troca de ar, mas bem, geralmente uma boa troca de ar baixa a umidade.

E a secagem de cogumelos úmidos costuma ser bem mais difícil.


Mas é bom lembrar que baixar a umidade não significa secar o bolo. Por isso uma camada de vermiculita úmida (ou duas camadas, uma inferior e outra superior - https://teonanacatl.org/wiki/double-casing/) pode ser bem útil. Ao mesmo tempo que a umidade do ar cai, o que favorece o crescimento dos cogumelos, o bolo continua hidratado.

E esse conselho de baixar a umidade na frutificação, após a formação dos pins, não é exatamente novo ... Vejam esse verbete do Shroomery de 1990: http://www.shroomery.org/5187/Why-do-cakes-and-bulk-substrates-require-different-humidities ("If you are growing with cakes, cover them with wet vermiculite, and allow the humidity to drop a little during the maturation stage. Don't keep it at 100% at least get it down a little, your mushrooms will get larger, and they will grow faster.")
 
Última edição:
Mas é bom lembrar que baixar a umidade não significa secar o bolo. Por isso uma camada de vermiculita úmida (ou duas camadas, uma inferior e outra superior - https://teonanacatl.org/wiki/double-casing/) pode ser bem útil. Ao mesmo tempo que a umidade cai, o que favorece o crescimento dos cogumelos, o bolo continua hidratado.


Ecuador, confesso que fiquei um pouco confusa referente ao uso da vermiculita após fazer o dunk.
Na técnica do roll, dizem que é para usar vermiculita seca, mas nesta técnica double casing, diz para usar vermiculita úmida.

No meu caso, eu não tinha me informado direito sobre a técnica do double casing e acabei fazendo o roll com vermiculita seca.
 
Ecuador, confesso que fiquei um pouco confusa referente ao uso da vermiculita após fazer o dunk.
Na técnica do roll, dizem que é para usar vermiculita seca, mas nesta técnica double casing, diz para usar vermiculita úmida.

No roll se usa vermiculita seca porque a mesma adere melhor ao bolo, que presumivelmente está úmido ou molhado. Mas a ideia é umedecê-la depois, borrifando gotículas bem pequenas de água no terrário, mas não diretamente nos bolos (https://teonanacatl.org/wiki/roll/).

Já no double casing, como você simplesmente coloca a vermiculita em cima e embaixo dos bolos, pode colocá-la já umedecida.

A função tanto da vermiculita do double casing quanto da vermiculita do roll é fornecer umidade extra aos bolos.
 
K D os pins, @Champis , estamos loucos pra ver os frutos da sua dedicação! Cuidado com o excesso de fotos do processo, ficar abrindo e fechando o terrário nessa hora é facilitar pra eventuais contaminantes. Mas queremos ver seus primeiros pins! :fotos:
 
K D os pins, @Champis , estamos loucos pra ver os frutos da sua dedicação! Cuidado com o excesso de fotos do processo, ficar abrindo e fechando o terrário nessa hora é facilitar pra eventuais contaminantes. Mas queremos ver seus primeiros pins! :fotos:

Hahaha meu amigo, eu ainda nem resolvi a questão da umidade... estou correndo atrás do compressor, mangueira e pedra porosa, mas tá dificil, viu... mas vou torcer para que você esteja certo e os pins apareçam logo!
 
opa , só pra reforçar a dúvida do terrário , @Champis , no caso do terrário shotgun , vc viu em algum artigo gringo certo ? pelo que eu dei uma lida em um fórum lá de fora , geralmente o pessoal tem um ambiente maior controlado , vejo eles usando muito isso :
20045.jpg 58742.jpg
se nao me enganam eles chamam de homer tek , ali eles conseguem controlar a umidade do ambiente externo o terrário , talvez por isso eles usem bastante os terrários shotgun . No seu caso o ambiente externo do terrário é o mesmo que o seu , e acaba perdendo umidade facilmente .
Eu não aconselho muito ficar mechendo no terrário quando os bolos estão se preparando pra frutificar (aliás em nenhum momento que tenha micélio colonizando ou frutificando ) , percebi que eles gostam bastante de sossego , mas se não tiver outra maneira , talvez se você higienizar um saco de lixo preto e cobrir o fundo e as laterais da caixa , deixando livre só a tampa da caixa para entrada de luz (nunca tentei isso , foi apenas uma idéia que tive , se alguém achar que não seja válida fique a vontade para contestar ...) assim você pode colocar um pouco mais de água na perlita , mesmo que vaze um pouco ainda vai ficar dentro do saco .

Fonte de imagens : Mycotopia
 
opa , só pra reforçar a dúvida do terrário , @Champis , no caso do terrário shotgun , vc viu em algum artigo gringo certo ? pelo que eu dei uma lida em um fórum lá de fora , geralmente o pessoal tem um ambiente maior controlado , vejo eles usando muito isso :
View attachment 64016 View attachment 64017
se nao me enganam eles chamam de homer tek , ali eles conseguem controlar a umidade do ambiente externo o terrário , talvez por isso eles usem bastante os terrários shotgun . No seu caso o ambiente externo do terrário é o mesmo que o seu , e acaba perdendo umidade facilmente .
Fonte de imagens : Mycotopia


Que interessante essa informação @Underxad, eu não li nada a respeito desse Homer Tek quando pesquisei a respeito do ShotGun.
Esses gringos são muito criativos, pena que eu moro num apê muito pequeno e mal tenho espaço para colocar o terrário, menos ainda para bolar um esquema desses aí.

De qualquer maneira, já encomendei pela internet um compressor de ar e acessórios, e agora só espero receber logo :). - Só não fui comprar fisicamente pq não tem nenhuma loja por aqui perto que venda tudo o que preciso.

Valeu aí pela sugestão do saco de plástico.
 
Permita-me discordar apenas em relação a umidade relativa. Bolos PF requerem uma umidade mais alta e constante (por volta dos 98%). Casings/Bulks podem ficar em torno dos 90%.
O @AshtarSherry mencionou que a umidade deve ser mais baixa durante a frutificação, Cosmik. E realmente procede.

A umidade alta, próxima a 100%, é para a fase de pré-pinagem, pins e entre flushs.
@Cosmik , pela experiência nos cultivos que tenho feito, umidade acima dos 85%, na frutificação, faz com que os cogumelos fiquem úmidos demais, meio que derretendo, e a quantidade de abortos aumenta significativamente. Além de facilitar a ação de contaminantes, é claro. Por isso recomendo esse nível de umidade. ;)
Realmente, vocês tem razão. Ignorem o que eu disse, o sono de ontem (hoje cedo) acabou me atrapalhando. :sleep::desculpa:

Segue o link para mais informações: https://teonanacatl.org/threads/por-que-bolos-e-casings-requerem-umidades-diferentes.175/
 
Back
Top