Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 
Ta bonito o micélio. Agora é o jogo da espera (que na minha opinião corresponde a uns 80% de um cultivo amador comum).
Boa sorte e força pra esse micélio!

Ah, vou dar meu pitaco duvidoso aqui, mas acho que os furos são pequenos! Eles não são obrigatórios, então não devem atrapalhar o desenvolvimento do micélio, muita gente não costuma fazer antes de estagnar visto que não tem motivo, tecnicamente só atrasa um pouco a colonização. Mas o selo de vermiculita seca é sua principal proteção contra os contaminantes, teoricamente mesmo abrir um furo maior proporcionaria uma troca superior de ar com as mesmas chances de contaminação (visto que são esporos microscópicos de qualquer forma, um furo de 1cm se pode passar tantos esporos quanto um furo de 5cm, por exemplo).
Mas deixa pra fazer este experimento por uma próxima hora. Por enquanto está tudo ótimo!
 
E aí pessoal, tudo certo?

Só atualizando, os potes PN-B, PP-A, PP-B, PP-C e PP-D estão com o micélio crescendo saudável. Apenas o PN-A apresenta um micélio fraco na parte superior do pote (não dá pra ver direito porque está embaixo da fita crepe), mas o resto do pote continua sem micélio e com muita água embaixo. Não boto muita fé nesse aí, mas não custa esperar pra ver no que dá, ou vocês sugerem jogar fora ou isolar dos outros?

Estou apenas com uma pequena preocupação em relação ao copo PN-B. Apesar do micélio estar bonitão e crescendo forte, vi uma manchinha verde em um grão de arroz que o micélio ainda não colonizou. Segue foto.
IMG_20131218_190457.jpg

Devo me preocupar?

Valeu pessoal!!!
Abs!
 
Última edição:
Não boto muita fé nesse aí, mas não custa esperar pra ver no que dá, ou vocês sugerem jogar fora ou isolar dos outros?
Sugiro que aguarde um pouco mais. Mesmo que não colonizem completamente, futuramente você poderá enterrá-los, presenteando-os à natureza.

Estou apenas com uma pequena preocupação em relação ao copo PN-B. Apesar do micélio estar bonitão e crescendo forte, vi uma manchinha verde em um grão de arroz que o micélio ainda não colonizou.
...
Devo me preocupar?

O micélio de cubensis está bem desenvolvido, então há grande chance do possível contaminante perder a batalha. Fique de olho. :deolho:
 
Esta correndo bem, procure manter a temperatura estável para o micélio não perder em velocidade de colonização.
 
Valeu @Cosmik e @tupy.
Hoje cedinho dei uma olhada e continua praticamente igual, mas hoje a noite, quando voltar do trabalho vou dar uma espiada e ver qual é!:deolho:

Mas vou botar fé que o micélio vai ganhar essa batalha sim! Pensamentos positivos! :D

Abs!
 
Oi!!!
Referente ao pote PN-B, parece que tudo está indo bem! :feliz:

IMG_20131219_191016.jpg

O micélio já colonizou a manchinha suspeita.. porém, ao vivo, ainda dá pra ver uma coloração um pouco diferente no grão de arroz, mas não tão"verde" como ontem. :)

Energias positivas a todos!
 
Oi pessoal, tudo certo?

Então, tenho uma má notícia.
Hoje fui dar uma conferida nos potes e me deparei com uma cena não muito legal.. um dos meus potes contaminou com o detestável duende verde. :cry:Ontem mesmo eu não tinha notado nada estranho, pois a contaminação parece que se originou bem debaixo de onde fica a fita crepe. A cor do contaminante é um verde bem escuro.

Segue foto do pote contaminado PP-D.
foto.JPG

Fiquei triste, pois era um dos potes mais colonizados e o micélio estava crescendo bonitão.
Existe alguma possibilidade de que o micélio possa vencer essa batalha, ou devo imediatamente descartar (fora de casa, claro)?:(

Aguardo a opinião dos mais experientes.

Abs!
 
Existe alguma possibilidade de que o micélio possa vencer essa batalha, ou devo imediatamente descartar (fora de casa, claro)?:(



Espere.

além disso, esse verde não tem um matizes meio azulados?

 
Espere.

além disso, esse verde não tem um matizes meio azulados?
Oi Ecuador.. obrigada pela resposta.
Então, não sei identificar bem o azulamento do micélio, mas parece um verde militar escuro (meio acinzentado). Está crescendo perto de um dos pontos de inoculação, bem embaixo da camada de vermiculita. Até estou me questionando se não esterilizei direito a seringa na hora de inocular esse último potinho ou se eu apertei demais o papel alumínio na hora da esterilizar na PP e o vapor não entrou direito (é possível?).

De qualquer maneira, tirei outra foto mais nítida e com mais luz para que você possa enxergar melhor essas manchas.
foto (1).JPG
Se você perceber, essas manchas estão num lugar onde o micélio ainda não colonizou totalmente, não sei se isso tenha algo a ver.

Se for o caso, posso esperar um pouco mais para tomar uma decisão, porém amanhã vou viajar e volto só no dia 25. O que posso fazer e deixar esse pote incubando em outra caixa de papelão, separado do resto (aliás, já separei do resto).
Tomara que não encontre um monstro na minha volta.. rsrs.

Valeu aí pela ajuda! Abraço!
 
Até estou me questionando se não esterilizei direito a seringa na hora de inocular esse último potinho ou se eu apertei demais o papel alumínio na hora da esterilizar na PP e o vapor não entrou direito (é possível?).

Em alguns casos, mesmo que todos os seus procedimentos de higiene sejam impecáveis, não é incomum o carimbo vir com algum contaminante.

Se for o caso, posso esperar um pouco mais para tomar uma decisão, porém amanhã vou viajar e volto só no dia 25. O que posso fazer e deixar esse pote incubando em outra caixa de papelão, separado do resto (aliás, já separei do resto).

Tudo indica que é duende verde, e no estágio atual já estão esporulando. Então sugiro que descarte esse pote o quanto antes, mas tome cuidado ao abri-lo. Se ṕossível, abra o pote fora da sua casa ou dentro de algum saco plástico para minimizar a esporulação pelo ambiente.
 
Se for o caso, posso esperar um pouco mais para tomar uma decisão, porém amanhã vou viajar e volto só no dia 25. O que posso fazer e deixar esse pote incubando em outra caixa de papelão, separado do resto (aliás, já separei do resto).



Pelo tom de verde creio que vale a pena esperar sim.

Quem sabe é um contaminante menos agressivo que tricho e o micélio consegue superá-lo?

Mesmo que o micélio não vença você pode tentar um outdoor com esse copo, se tiver espaço para fazê-lo.

 
thricoderma.jpg

É raro um copo com ponto de contaminante estagnar e perder pro cubensis. Eu pessoalmente nunca vi.
Outdoor nele.
 
É raro um copo com ponto de contaminante estagnar e perder pro cubensis. Eu pessoalmente nunca vi.
Eu já vi. O cubensis cobriu o contaminante e depois o bolo frutificou normal.

É bom lembrar também que nem todo contaminante verde ou esverdeado é trichoderma.
 
Oi pessoal (@Ecuador @Cosmik @tupy),

Obrigada pela atenção. Então, como as opiniões foram unanimes, fui me desfazer do pote PP-D num canteiro do prédio. Meio que enterrei o substrato e misturei com a terra, no meio de umas plantinhas... não sei se vai dar certo, mas será o que a mãe natureza mandar.
Aliás, ainda bem que me desfiz desse pote, pois tinha mais manchas verdes crescendo em outras partes embaixo da camada de vermiculita e até um mofo meio preto :eek: em algumas partes (inclusive bem no meio do substrato).. Já aproveitei pra levar um pote de sorvete com uma mistura de água e água sanitária e depois de despejar o substrato, imediatamente submergi o pote e a pázinha antes de levar de volta pra casa.

Agora tem que torcer para que os outros potinhos não contaminem.
@Cosmik espero que não sejam os esporos que carreguem a contaminação e sim seja alguma falta de cuidado minha, pois senão ficarei com receio de que os outros potes também contaminem. :confused:

Voltando de viagem postarei fotos dos outros potinhos... se o PN-A não tiver avanços com o micélio, acho que vou me desfazer dele também e deixar apenas os que realmente estão dando certo.

É isso pessoal, um abraço a todos e felizes festas! :)
 
E aí pessoal!!
Saudações natalinas!!:)

Hoje cheguei de viagem, depois de 4 dias fora de casa. Aí, a primeira coisa que fiz foi dar uma conferida nos potinhos.
Até agora, tá tudo certo. Seguem as fotos. :fotos:

PN-A
PN-A.JPG
Estou pensando em me desfazer desse potinho assim que voltar do reveillon, já que o crescimento do micélio está muito devagar e o pote está algo encharcado. Não sei se vai dar certo.

PN-B
PN-B1.JPG PN-B2.JPG PN-B3.JPG

PP-A
PP-A1.JPG PP-A2.JPG PP-A3.JPG

PP-B
PP-B1.JPG PP-B2.JPG PP-B3.JPG

PP-C
PP-C1.JPG PP-C2.JPG PP-C3.JPG

Hoje fazem 19 dias que inoculei os potes. No sábado, 28 de Dezembro vou viajar novamente e volto só dia 1ro de Janeiro. Creio que dá para esperar até lá para que estejam 100% colonizados, ou o que vcs acham?
E a velocidade da colonização?... será que é necessário fazer mais furinhos para a troca de ar ou está tudo certo?

Adiantando, o terrário que usarei será o Shot Gun. Comprei uma caixa organizadora de plástico (uma grande) e fiz vários furinhos pequenos nos 6 lados com uma furadeira. Já comprei suficiente perlita para manter a umidade alta. Depois coloco umas fotos, é que agora estou usando como caixa organizadora mesmo, para os materiais do cultivo.. rsrs:D

Abs!!!
 
Saudações abelha dentuça! :D

Hoje fazem 19 dias que inoculei os potes. No sábado, 28 de Dezembro vou viajar novamente e volto só dia 1ro de Janeiro. Creio que dá para esperar até lá para que estejam 100% colonizados, ou o que vcs acham?

Sim, creio que até lá estarão com a rede micelial bem estabilizada, aptos para aniversariar.

Offtopic (nonsense): Déjà vu! Em um universo alternativo eu tive essa premonição, lembra? Acho que vou fazer uns bicos de vidente nesse outro universo.

E a velocidade da colonização?... será que é necessário fazer mais furinhos para a troca de ar ou está tudo certo?

A velocidade está dentro do padrão. Aliás, o micélio continua com a aparência bem saudável, não vejo necessidade de mais furos. Uma técnica alternativa seria deixar os potes virados de ponta-cabeça por algumas horas para remover o acúmulo de CO2 no fundo dos potes, quem sabe assim ajudando na colonização restante. :geek:
 
Saudações abelha dentuça! :D



Sim, creio que até lá estarão com a rede micelial bem estabilizada, aptos para aniversariar.

Offtopic (nonsense): Déjà vu! Em um universo alternativo eu tive essa premonição, lembra? Acho que vou fazer uns bicos de vidente nesse outro universo.

Pode crer @Cosmik, bem que você falou que antes de 1ro de Janeiro eles ainda não iam estar prontos pra aniversariar... eu que fiquei ansiosa por nada... mas a mãe natureza é foda e está fazendo tudo no timing certo para que eu possa aniversariar sem pressa e sem pressão. :feliz:
Se vc for fazer esses bicos de vidente ainda nesta vida e neste universo, me avisa aí que estou precisando saber de algumas cositas do futuro.. :D

A velocidade está dentro do padrão. Aliás, o micélio continua com a aparência bem saudável, não vejo necessidade de mais furos. Uma técnica alternativa seria deixar os potes virados de ponta-cabeça por algumas horas para remover o acúmulo de CO2 no fundo dos potes, quem sabe assim ajudando na colonização restante. :geek:

Curti a idéia de virar os potes de ponta cabeça.. vou fazer isso hoje à noite. ;)

Abs!
 
Back
Top