Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo- PC Australian

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, tudo certo?

Já faz um par de semanas que eu recebi o meu primeiro print da ProFungos, o PC Australian.
Como eu tive alguns finais de semana agitados, com trabalho e depois tive que viajar a trabalho também, só hoje eu tive tempo de começar o meu cultivo.
Eu já venho acompanhando o fórum faz um par de meses, lendo vários diários de cultivo, entre outros tópicos. Já tinha comprado todo o material necessário, também. Venho dizer que, mesmo com muita teoria na cabeça, na hora de fazer na prática, não é tão fácil assim.

Hoje decidi fazer as seringas. Não foi fácil, na hora eu acabei me atrapalhando mais do que eu pensava.
Improvisei um glove box com a mesma caixa organizadora a qual penso usar mais tarde para a frutificação. Na verdade não fiz um glove box e tals como deveria de ser, mas usei a caixa como "casinha" para evitar correntezas de ar e manter o ambiente mais fechado.
Primeiro passei uma agua sanitária diluída com agua na caixa, ao mesmo tempo espirrei lysol no ambiente e dentro da caixa também. Depois passei álcool em gel dentro da caixa, assim como em cada instrumento que fosse precisar e fui deixando dentro da caixa.
Usei máscara, touca e luvas cirúrgicas.
Como recipiente para fazer a mistura dos esporos, usei pote de coleta (assim como alguém indicou no forum em algum tópico).
Usei água injetável que comprei na farmácia para misturar os esporos, dessa forma eu já evitei o trabalho de ficar fervendo a água.
A primeira seringa, foi uma de 20ml. Li no forum que era o tamanho mais recomendável, porém, acabei de atrapalhando um pouco com ela, pois ela é grande e eu não tive muito jeito na hora de ficar puxando o liquido, entrava muito ar.
Confesso que não confiei muito na "esterilização" do pote de coleta, então passei um álcool dentro. Depois cortei um pedaço do carimbo com uma tesoura esterilizada em álcool e com a pazinha do pote de coleta raspei pra dentro do potinho. Eu só não percebi que muitos dos esporos ficaram grudados na pazinha, então se perderam pois na ansiedade da primeira vez, acabei não percebendo na hora. Fiquei misturando várias vezes a solução com os esporos, puxando com a seringa e eu acabei me atrapalhando pois toda hora puxava muito ar. Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml. Voltei a passar lysol dentro da caixa organizadora e álcool em tudo para repetir o procedimento e usei um novo pote de coleta. Do mesmo jeito, nessa segunda tentativa, também usei aquela água para injeção de 10ml.
Acho que essa segunda seringa ficou melhor, pelo menos achei mais fácil usar uma seringa menor e não me atrapalhei tanto quanto a primeira vez.

Coloquei as duas seringas dentro de ziplock e na geladeira.

Agora é torcer para que nenhuma das seringas tenha contaminado... não foi fácil. O carimbo de PC Australian já era, mas hoje, felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa. Então ainda tenho outra oportunidade para fazer certo caso eu tenha pisado na bola dessa vez.

É isso pessoal. Amanhã vou fazer a mistura de vermiculita e arroz integral para o meu PF TEK e inocular. Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Mandem boas vibes para que tudo possa dar certo!!! Qualquer comentário, sugestão, bronca, são bem vindos. Eu estou aqui para aprender.
Abraços e Buenas vibras!
 
decidi usar o resto do carimbo

Fez isso mesmo? Se fez, não devia! Um carimbo faz mais de 30 seringas, só se usa uma pequena quantidade de conteúdo de esporos. Muitos esporos podem até ser prejudicial.
E se não der certo agora, como recomeça? É sempre bom economizar os esporos!
 
Fez isso mesmo? Se fez, não devia! Um carimbo faz mais de 30 seringas, só se usa uma pequena quantidade de conteúdo de esporos. Muitos esporos podem até ser prejudicial.
E se não der certo agora, como recomeça? É sempre bom economizar os esporos!
Anão, o carimbo era pequeno, porém, o papel alumínio era grande. Quando cortei um pedaço para usar, pensando que seria apenas um pedaço, acabou sendo o resto do carimbo, sendo que o papel alumínio que sobrou não tinha mais nada.
Eu já tinha lido que um carimbo dá para várias seringas, mas não imaginei que 30.
Como disse, é a minha primeira vez. É muito fácil para quem é experiente querer que as pessoas façam tudo certo logo no começo.
Bom, se der errado... paciência, um dia vai dar certo, posso continuar tentando, não posso?
Não nasci sabendo nem dominando a técnica, já foi difícil fazer uma seringa como para logo o primeiro carimbo cortar em 30 pedaços para fazer 30 seringas.

E se não der certo agora, quem sabe na segunda tentativa dá certo sim.

Abs.
 
Eu sei como é, também usei bastante do meu carimbo a primeira vez, mas fica a dica pra próxima. Eu costumo usar como parâmetro uns 3 centímetros de esporos, na teoria qualquer quantidade visível de esporos no potinho já é suficiente para as inoculações.
Além disso, outra dica (e outra teoria, não sei a explicação científica) seria porque num carimbo de esporos, vários esporos possuem uma "linhagem" diferente das outras, que competem entre si na inoculação até formarem uma cadeia única. Menos esporos, seria menos competidores e mais fácil para formar uma cadeia micelial, mas mais esporos pode aumentar a chance de germinar mais rápido também.

Te desejo boa sorte para as próximas etapas! Faz com carinho, que vai dar tudo certo!

Não se esqueça, 0,5ml por furo na hora da inoculação. Se sobrar, guarde para outras inoculações.
Outra dica, queime a seringa entre as inoculações, para evitar contaminação cruzada.

Acabei de ler sobre a outra strain que veio da FSRE. Sensacional, nunca havia ouvido falar! Boa sorte com ambas!
 
Eu sei como é, também usei bastante do meu carimbo a primeira vez, mas fica a dica pra próxima. Eu costumo usar como parâmetro uns 3 centímetros de esporos, na teoria qualquer quantidade visível de esporos no potinho já é suficiente para as inoculações.
Além disso, outra dica (e outra teoria, não sei a explicação científica) seria porque num carimbo de esporos, vários esporos possuem uma "linhagem" diferente das outras, que competem entre si na inoculação até formarem uma cadeia única. Menos esporos, seria menos competidores e mais fácil para formar uma cadeia micelial, mas mais esporos pode aumentar a chance de germinar mais rápido também.

Te desejo boa sorte para as próximas etapas! Faz com carinho, que vai dar tudo certo!

Não se esqueça, 0,5ml por furo na hora da inoculação. Se sobrar, guarde para outras inoculações.
Outra dica, queime a seringa entre as inoculações, para evitar contaminação cruzada.

Acabei de ler sobre a outra strain que veio da FSRE. Sensacional, nunca havia ouvido falar! Boa sorte com ambas!

VAleu aí... suas dicas são muito valiosas!

Estava pensando isso mesmo, se a seringa der certo, não vou usar tudo de uma vez, apenas um pouco e guardar na geladeira, assim como outras pessoas já guardaram por algum tempo.
E claro, me adiantando e pensando que vai dar certo, uma das coisas que penso fazer e retribuir para a ProFungos com futuros carimbos. Vou ser otimista!
Vou postar cada passo do meu primeiro cultivo, para fazer o mais certinho possível e evitar pissar na bola!
;)
 
Menos esporos, seria menos competidores e mais fácil para formar uma cadeia micelial, mas mais esporos pode aumentar a chance de germinar mais rápido também.



Sinto muito mas nada a ver.

Ao contrário, dentro de uma strain quanto mais variabilidade genética melhor.
 
boas vibrações e que tudo de certo! :coffee:
 
Confesso que não boto muita fé nessa seringa. Ela também não ficou com uma cor muito escura.
Devido à primeira tentativa, que não achei que fiz muito certo, decidi usar o resto do carimbo e fazer outra seringa, mas esta vez de 10ml.

A ideia é essa, não precisa deixar a seringa escura. Veja esse tópico: https://teonanacatl.org/threads/uma-seringa-de-esporos-escura-nem-sempre-é-uma-seringa-de-qualidade.9442/

felizmente recebi a minha cartinha da FSRE com um carimbo de Orissa.

Muito bom! Espero que tenha muito sucesso com essa strain. Se possível, não deixe de carimbá-la e compartilhar. Seria muito bom reintroduzir essa strain novamente em nossa comunidade. Dedos cruzados. :fome:

Tenho 6 potinhos de vidro de 250ml, então estou pensando inocular metade com uma seringa e a outra metade com a segunda, caso tenha dado alguma merda.

Concordo. Aumenta a probabilidade de acertos. Lembre-se que 1ml por pote é suficiente. :)

Enviando boas vibrações. Sucesso no cultivo! :contente:
 
A primeira vez é assim mesmo, quando fiz minha primeira seringa não consegui enxergar nenhum esporo dentro, fiquei com medo de n ter pego nada, mas não desisti dela e inoculei normalmente, e 7 dias depois estava la o micélio tomando de conta... =D
Eu uso aproximadamente 0,5cm do carimbo para uma seringa de 10ml, não fica visível a "olho nu" mas estão la!
Boa sorte no cultivo, parabéns pela iniciativa!
 
Oi pessoal, tudo bom?
Obrigada aí pela torcida.. tô na luta!

Voltando ao cultivo, hoje fiz os substratos de vermiculita com farinha de arroz e agua mineral. O arroz integral eu tive que jogar no liquidificador. Eu li que não era para deixar uma farinha de arroz muito fina, e no final ficou um pouco de farinha e alguns grãos meio quebrados. Isso pode afetar o desenvolvimento do micéio? Tinha que ter deixado o arroz mais "esfarelado" ainda, será?
No final do substrato, deixei aquela camada de vermiculita seca. E tampei com 3 folhas de papel alumínio.

Como as minhas panelas não são tão grandes e os copos são baixinhos e gordinhos, comecei por fazer dois potes de vidro numa panela normal e dois potes numa panela de pressão. Deixei os 4 potes esterilizando por 1 hora e meia.
Depois de deixar esfriar por un tempo, tirei os 4 potes e coloquei fita crepe nas 2 primeiras folhas do papel alumínio de cada pote, esterilizando os potes por fora e com cuidado. Porém, observei que num dos potes, um que foi feito na panela normal, entrou um pouco de água, pois além do pote estar mais pesado e o substrato um pouco inchado, a apariência do arroz do substrato estava diferente, cozido mesmo, e grãos inchados. Os outros 3 potes, tudo certo.

Agora coloquei os últimos dois potinhos na panela de pressão.
Confesso que tenho uma dúvida de algo que não ficou muito claro para mim. É necessário fazer dois furos nas duas folhas de papel alumínio ou não? Tenho lido alguns tutoriais onde não é especificado essa questão dos furos no papel alumínio (mas em tampas sim). E outros tópicos e tutoriais onde é dito que sim tem que fazer os furos.

Referente ao potinho que entrou um pouco de agua, devo descartar logo ou ainda há esperanças? O que vcs acham?

No próximo post eu coloco algumas fotos.
Abs!
 
Última edição:
Veda os copos normalmente com o alumínio e a fita, sem furos.
Quando for inocular coloca um pedaço de durex ou fita isolante em cima de onde você irá furar com a agulha da seringa, aí vai facilitar de não rasgar o papel alumínio na hora da inoculação, depois que terminar feche os furos novamente.
Se na colonização do substrato o micélio estagnar, se você não ver ele continuar crescendo em uma semana, você faz uns furos e tampa com fita micróporo para trocar um pouco de ar e ver se a colonização volta a crescer.
Sempre faço isso nos meus e dá certo. :)

OBS: antes de coloca-los na panela de pressão não feche o alumínio com fita, apenas cubra o copo, para que a esterilização ocorra dentro do copo.
 
Eu li que não era para deixar uma farinha de arroz muito fina, e no final ficou um pouco de farinha e alguns grãos meio quebrados. Isso pode afetar o desenvolvimento do micéio?

Não, creio que não afetará em nada.

Confesso que tenho uma dúvida de algo que não ficou muito claro para mim. É necessário fazer dois furos nas duas folhas de papel alumínio ou não? Tenho lido alguns tutoriais onde não é especificado essa questão dos furos no papel alumínio (mas em tampas sim). E outros tópicos e tutoriais onde é dito que sim tem que fazer os furos.

Você pode fazer os furos logo após a inoculação, depois tampando-os com micropore. Ou pode deixar para depois, quando os potes estiverem bem colonizados. Eu recomendo fazer o quanto antes.

Referente ao potinho que entrou um pouco de agua, devo descartar logo ou ainda há esperanças? O que vcs acham?

Ainda há esperanças sim, mas observe-os de perto. Como foram "esterilizados" em panela comum, é possível que algum contaminante tenha resistido.
 
@Tauren e @Cosmik valeu ai pelos comentários e respostas!
Vocês até responderam algumas dúvidas que eu nem tinha perguntado ainda!

Como ainda estou com 2 potinhos esterilizando na panela, vou esperar até que todos os potes estejam esterilizados para fazer um só procedimento de inoculação e não ter que repetir 2 vezes.
Aí eu posto algumas fotos! :fotos:

Abs!!!
 
Como as minhas panelas não são tão grandes e os copos são baixinhos e gordinhos, comecei por fazer dois potes de vidro numa panela normal e dois potes numa panela de pressão.

Aqui no Brasil geralmente é perda de tempo usar panela normal. Os contaminantes são abundantes e agressivos.
 
Oiée..

Hoje de manhã fiz a inoculação dos potes. A esterilização dos 6 potes foi feita conforme as dicas do @Tauren e do @Cosmik nas mensagens acima. Não vedei o papel alumínio, mas deixei bem apertado e assim que tirei os potes das panelas, além de borrifar lysol no ambiente, na mesa, limpar as luvas com álcool, vedei com fita crepe os 6 potes. (Espero que não tenha contaminado nessa parte do procedimento).
Deixei para fazer os furos dos potes hoje após inoculação e, antes de inocular os 6 potes, passei álcool no papel alumínio de cada um deles, coloquei um pedaço de micropore em cada um dos 4 cantos de cada pote onde pensei inocular para evitar que o papel alumínio rasgasse. Logo, queimei a ponta da agulha, e inoculei cada pote, esterilizando a agulha a cada vez e cobrindo os furos novamente com micropore.

Para inocular, usei as duas seringas de esporos que tinha feito, caso alguma não tenha dado certo.

Os potes estão identificados e inoculados da seguinte forma:
Panela Normal
PN A- é o pote que entrou água durante a esterilização
PN B- o outro pote que foi esterilizado junto em panela normal
IMG_0726.jpgIMG_0725.jpg
Esses dois potes eu inoculei com a primeira seringa que fiz, aquela de 20ml com a qual eu me atrapalhei. Não achei muito confortável o manuseio dessa seringa, nem mesmo para inocular, pois como ela é grande, e mais dura na hora de puxar e apertar. (Não penso usar mais esse tipo de seringas).
Estou com receio que estes dois potes possam sofrer de algum contaminante, devido ao processo de esterilização, que foi feito em panela normal e também devido a que entrou um pouco de agua nos potes. Pelo mesmo motivo, usei a seringa na qual eu menos confio.

Panela de Pressão
PP A e PP B- São os dois primeiros potes que esterilizei na panela de pressão.
IMG_0723.jpg
Nestes potes, eu inoculei com a seringa de 10ml. Senti muito mais segurança, conforto e controle ao usar esta seringa e medir as quantidades de ml.

PP C e PP D- São os últimos dois potes que eu esterilizei na panela de pressão. Usei um pouco menos de água na panela, para evitar que pudesse espirrar dentro do pote.
IMG_0724.jpg
Estes dois potes também estão inoculados com a seringa de 10ml.

Para finalizar, passei álcool no papel alumínio de todos os potes e logo fiz dois furinhos (maiores que uma agulha) em cada copo e cobri com micropore.

Cobri todos os potes com aquela terceira folha de papel alumínio e coloquei dentro de uma caixa de papelão (na qual antes eu borrifei lysol). Como atualmente faz calor e a temperatura aqui dentro do apê deve estar em uns 24 ou 25 graus, espero que seja suficiente para que o micélio possa se desenvolver.

Posso falar que, para as minhas futuras tentativas, penso montar uma glovebox. Me senti algo insegura fazendo alguns procedimentos e percebi como uma glovebox pode fazer a diferença.

Qualquer comentário ou sugestão são bem vindos!!
Me avisem se as imagens estão de bom tamanho ou se precisam ser maiores!!!

Buenas vibras a todos! Abs.
 
Última edição:
Isso ai, tente usar uma glovebox, é fácil de fazer, barato e vale muito a pena para proceder com os cultivos.
 
Nos potes PN é possível notar como o arroz ficou bem cozido. Talvez o micélio tenha um pouco de dificuldade para colonizar a parte mais densa/compacta. Acompanhemos a evolução.

Aparentemente o restante está tudo certo. A temperatura também está na média. :)

Read to go!
 
Oi pessoal, tudo bom?

Após uma semana de incubação, venho compartilhar com vocês o andamento da colonização dos potes (meus filhotes).
Meus potes foram inoculados no domingo dia 08/12/13 e até quinta-feira de manhã da semana passada (12/12/2013), não tinha nenhum aparecimento de micélio. Cheguei até a ficar preocupada, pensando que eu tivesse feito alguma besteira os esporos estivessem estéreis. Mas aí, quinta-feira à noite eu consegui perceber um embaçamento nos potes, uma nuvenzinha aparecendo. Gente, confesso que dei uns pulos de felicidade quando notei o micélio estava começando a aparecer. :feliz::love::love::love::love::love::love::love:
Dos 6 potes inoculados, 5 estão com um apariência de micélio saudável. Apenas aquele que entrou água e foi esterilizado na panela normal, que ainda não consegui notar o micélio crescendo encostado ao vidro, mas vou deixar sob observação e ver o que acontece. Eu fiz 4 pontos de inoculação em cada pote, então cada um dos 5 potes está com 4 micélios crescendo.
Seguem as fotos:

PN-A - O substrato desinchou um pouco, soltando um pouco da água que entrou no pote. Porém, dá pra notar que embaixo ele está um pouco encharcado. Não exageradamente, mas tem um pouco de água sobrando sim. O micélio ainda não apareceu neste pote, porém, um pouco embaixo da fita crepe, tive a impressão de ver um pequeno embaçamento. Vou esperar um pouco para ver o que acontece.
PN-A.JPG PN-A2.JPG

PN-B - Micélio crescendo normalmente. Apesar de ter sido esterilizado na panela normal, até agora não tem sinais de contaminação.
PN-B.JPG PN-B2.JPG

PP-A (panela de pressão)-
PP-A.JPG PP-A2.JPG

PP-B (panela de pressão)
PP-B.JPG PP-B2.JPG

PP-C (panela pressão)
PP-C.JPG PP-C2.JPG

PP-D (Panela pressão)
PP-D.JPG PP-D2.JPG

Uma foto dos furos que fiz em cada pote. Os do meio são para a troca de ar, segundo recomendação do @Cosmik.
FUROS.JPG

Na minha opinião (não sou experiente), o micélio está com uma cara boa... mas aguardo os comentários dos mais experientes aí!
Se as fotos estiverem muito pequenas, avisem aí.

Um abraço e energias positivas para todos!!!! :)
 
O primeiro micélio a gente nunca esquece. :love:

Está tudo em ordem. :)
Se continuar no mesmo ritmo, creio que em menos de 2 semanas estará 100% colonizado. Prontos para aniversariar.

Offtopic (devaneio): Agora que caiu a ficha, o micélio faz aniversário e quem ganha o presente somos nozes. Com sabedoria, retribuímos o conhecimento em nossa volta. Pura magia! :feliz:
 
O primeiro micélio a gente nunca esquece. :love:

Está tudo em ordem. :)
Se continuar no mesmo ritmo, creio que em menos de 2 semanas estará 100% colonizado. Prontos para aniversariar.

Offtopic (devaneio): Agora que caiu a ficha, o micélio faz aniversário e quem ganha o presente somos nozes. Com sabedoria, retribuímos o conhecimento em nossa volta. Pura magia! :feliz:

Pode crer, @Cosmik! Esse micélio lindo crescendo está sendo o meu presente de aniversário (obrigada, Natureza). :love: E no aniversário do micélio, haverá mais um motivo para comemorar.. rsrs
Valeu aí pelas boas energias e o pensamento positivo nessa última semana. :feliz:
 
Back
Top