Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu cultivo baseado no C.M.

Diário de cultivo completo.
Olá,
Decidi criar um diário de cultivo por que realmente faz a diferença registrar os processos de cultivo.
Sou como todos aqui, apaixonado de alma e coração pelo universo fúngico, então como uma colaboração e com imensa alegria posto este diário.
Não tenho certeza do triunfo, mas estou aberto a todas críticas e sugestões dos hermanos experientes.
- Comecei fervendo em água filtrada por 20 minutos uma seringa, depois enchi ela umas 4 vezes com água fervente e esvaziei em outro recipiente, após este procedimento para limpar a seringa enrolei ela num papel alumínio previamente limpo com álcool. Coloquei na geladeira para esfriar.
- Fervi por 20 minutos grãos de milho de pipoca com uma colher de água sanitária (tive a ideia na hora).
- Escoei, limpei bem, pois a água ficou bem suja, depois com os grãos limpinhos fervi mais dez minutos, escoei bem e coloquei nos frascos previamente limpos.
- Para vedar os copos usei uma tecnica daqui do forúm com filtro de café e aluminio.
- Esterilizei por 1hora na pressão.
- Como sobrou um pouco de grãos e não tinha outra panela aproveitei e fiz uma nova experiencia para ver no que dá, coloquei na marmitinha e no forno a 250º por 1:30h numa forma com água, já tenho uma seringa pronta só para este caso.
- Enquanto estava na pressão já liimpei a glovebox, esterilizei um copinho, e fiz uma seringa de 10ml de esporos Thai, embrulhei de novo em aluminio e guardei na geladeira dentro de um pote fechado.
segue fotos:
IMG_0829.jpgIMG_0831.jpgIMG_0832.jpgIMG_0834.jpgIMG_0835.jpgIMG_0836.jpgIMG_0838.jpgIMG_0839.jpgIMG_0841.jpgIMG_0843.jpgIMG_0844.jpg

Borrifar ajuda a manter a umidade, mais o indicado mesmo seria um DUNK, com o DUNK você consegue saturar todo o meio colonizado, com água. Borrifar seria mais indicado para manter a camada de casing umida, mais não do casing no todo. Eu utilizo água sem ferver :)

Borrifar ajuda a manter a umidade, mais o indicado mesmo seria um DUNK, com o DUNK você consegue saturar todo o meio colonizado, com água. Borrifar seria mais indicado para manter a camada de casing umida, mais não do casing no todo. Eu utilizo água sem ferver :)
então nesse caso vou borrifar apenas, usar uma técnica pela primeira vez teria muitas chances de por tudo a perder... grato Amaral!

acho q vc tem mais a perder se deixar como esta, só dunkar ele em uma vasilha limpa com agua limpa, sem medo de ser feliz.

acho q vc tem mais a perder se deixar como esta, só dunkar ele em uma vasilha limpa com agua limpa, sem medo de ser feliz.
sem querer dar uma de folgado galera, mas... podem passar um link ai de onde tem essa técnica explicada de forma objetiva e simples? valeu mesmo!

Última edição:
https://teonanacatl.org/wiki/dunk/

Melhor q isso só olhando nos diarios, sempre rola umas fotos de dunk
ok, dei uma pesquisada no fórum, parece simples,

-vou colocar um casing de cada vez num tapware previamente limpo com sabão e alcool,
-então irei mergulha-lo em água mineral recém aberta como indica Ecuador...
-Tamparei e deixarei na geladeira por 24h..

Então retiro depois o excesso de água do tapware, só não sei como retirar o excesso de água do casing sem deixar cair tudo hehehhe! uso um prato como apoio? vou matutar aqui um plano...

Depois é só por no terrário de volta....

grato povo, este fórum realmente és mui rico!:)

Já saquei agora @cubensisdedread como fazer, valeu mesmo !!!

Última edição por um moderador:
Então retiro depois o excesso de água do tapware, só não sei como retirar o excesso de água do casing sem deixar cair tudo hehehhe! uso um prato como apoio?

grato povo, este fórum realmente és mui rico!:)

com a ponta dos dedos vc segura o casing na propria bandeja e tomba a bandeja de lado, assim a agua escorre. nao precisa tirar o casing e por em outro pote, só colocar agua no proprio pote q ele esta.

O se não vc vai sugano com uma seringa esterelizada,e vai juntano a agua em outro pote ate o ponto certo.

o principal é não deixar encharcado o fundo do casing? ou não dá nada que fique um pouco de excesso no fundo?

Podia ter colocado água dentro da quentinha de aluminio, vc limpou ela pra por ai ? pq nao adiantou vc por agua mineral se nao limpou bem a quentinha de aluminio, ela foi colocado no terrário manipulada com as maos, tem granndes chances de ter contaminante nela, e talvez no dunk passar pro substrato.

Podia ter colocado água dentro da quentinha de aluminio, vc limpou ela pra por ai ? pq nao adiantou vc por agua mineral se nao limpou bem a quentinha de aluminio, ela foi colocado no terrário manipulada com as maos, tem granndes chances de ter contaminante nela, e talvez no dunk passar pro substrato.
na verdade fiz assim:
- retirei o casing do terrário
- usando luvas cirurgicas e máscara
- abri a água e joguei dentro do casing, fui esperando o micélio ir "bebendo" a água e ia completando, quando encharcou bem coloquei o casing dentro do tapware, fechei e pus na geladeira.

fiz alguma :poop: :question:

uuuuufaaaa!:rolleyes:

Blezau! sucesso! aie.
grato @Barcellonn pelos votos de sucesso, que ele venha para todos nós!

Vamos atualizando a odisseia:

- Fiz uns bolos PF, desta vez, ai estão os Vale Chopins com 8 dias de atividade
IMG_1438.jpg IMG_1439.jpg IMG_1440.jpg

- Aqui um experimento, tinha uns potes contaminados, retirei somente o micélio saudável e coloquei com (pó de coco + esterco de cavalo + vermiculita) pasteurizados... o micélio está bem ativo e não há sinal de cobweb nem de outra contaminação... a minha dúvida é oque faço quando isto estiver mais tomado pelo micélio?
IMG_1443.jpg IMG_1442.jpg IMG_1441.jpg

Penso em dar um dunk, dentro deste pote mesmo, por água e deixar na geladeira por 24h , depois despedaçar e fazer um casing, oque acham ?

Deixa colonizar mais e dá um dunk and cold shock sim. Desse jeito de 1 a 2 dias de retorno ao terrário eles pinam! Seu cultivo está muito promissor, parabéns! :homenvelho

quando pinar vou abrir uma garrafa de vinho pra comemorar... tô na angustia a mais de 1 ano :drepessivo:

depois do dunk pina rápido assim ?
eu acreditava que depois do dunk e camada nova de casing tivesse que tapar e esperar uns dias para colonizar o solo...

depois do dunk pina rápido assim ?
eu acreditava que depois do dunk e camada nova de casing tivesse que tapar e esperar uns dias para colonizar o solo...
na verdade depois do dunk voce re-cobre o bolo com vermiculita umidecida(levemente) e aniversaria.
se for bullk ou casing tambem.
aqueles da bosta de cavalo, se puder aniversarie em terrario separado do seus cultivos limpos, pois tem MUITA chance disso tudo estar 100% contaminado e passar pros outros cultivos sadios.
pode levar ate 20 dias pra pinar, necessitando alguma medida corretiva apenas a partir do 15 dia de aniversario.

na verdade depois do dunk voce re-cobre o bolo com vermiculita umidecida(levemente) e aniversaria.
se for bullk ou casing tambem.
aqueles da bosta de cavalo, se puder aniversarie em terrario separado do seus cultivos limpos, pois tem MUITA chance disso tudo estar 100% contaminado e passar pros outros cultivos sadios.
pode levar ate 20 dias pra pinar, necessitando alguma medida corretiva apenas a partir do 15 dia de aniversario.
grato pelos conselhos ! :)

só repassando para ver se entendi::ler:

- Dou um dunk no micélio de bosta de cavalo 24h (geladeira)
- Preparo o solo de cobertura (ou mistura) do casing: só tenho fibra de coco, terra vegetal preta e calcário.
- Tiro o micélio do dunk, retiro o excesso de água, despedaço ele no pote que servirá de casing e cubro (ou misturo???) com a camada recém preparada utilizando a técnica que o Maurício me ensinou de pasteurizar (envolvido em pano 30 min. fervendo)
- O passo seguinte seria fechar este casing com alumínio e fazer pequenos furos para respiração e deixar na incubadora para colonizar o solo, oque levará em média uns 10 dias... após o solo estar colonizado cobrir com uma fina camada de vermiculita e aniversariar.

Me equivoquei em algum passo?

mais uma vez muito agradecido pelos parceiros do fórum darem a MAIOR FORÇA com orientações e torcida ! :)

Back