Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu cultivo baseado no C.M.

Diário de cultivo completo.
Olá,
Decidi criar um diário de cultivo por que realmente faz a diferença registrar os processos de cultivo.
Sou como todos aqui, apaixonado de alma e coração pelo universo fúngico, então como uma colaboração e com imensa alegria posto este diário.
Não tenho certeza do triunfo, mas estou aberto a todas críticas e sugestões dos hermanos experientes.
- Comecei fervendo em água filtrada por 20 minutos uma seringa, depois enchi ela umas 4 vezes com água fervente e esvaziei em outro recipiente, após este procedimento para limpar a seringa enrolei ela num papel alumínio previamente limpo com álcool. Coloquei na geladeira para esfriar.
- Fervi por 20 minutos grãos de milho de pipoca com uma colher de água sanitária (tive a ideia na hora).
- Escoei, limpei bem, pois a água ficou bem suja, depois com os grãos limpinhos fervi mais dez minutos, escoei bem e coloquei nos frascos previamente limpos.
- Para vedar os copos usei uma tecnica daqui do forúm com filtro de café e aluminio.
- Esterilizei por 1hora na pressão.
- Como sobrou um pouco de grãos e não tinha outra panela aproveitei e fiz uma nova experiencia para ver no que dá, coloquei na marmitinha e no forno a 250º por 1:30h numa forma com água, já tenho uma seringa pronta só para este caso.
- Enquanto estava na pressão já liimpei a glovebox, esterilizei um copinho, e fiz uma seringa de 10ml de esporos Thai, embrulhei de novo em aluminio e guardei na geladeira dentro de um pote fechado.
segue fotos:
IMG_0829.jpgIMG_0831.jpgIMG_0832.jpgIMG_0834.jpgIMG_0835.jpgIMG_0836.jpgIMG_0838.jpgIMG_0839.jpgIMG_0841.jpgIMG_0843.jpgIMG_0844.jpg

... estudei o tutorial de Cultura Líquida, fiz 2 frascos com esporos de Texas e Z-strain, (faz dois dias);

É seu primeiro cultivo?

Se for, deixe essas técnicas mais avançadas para depois e comece com um PFTek básico, inoculação direta.

Vai dar certo. CL é tudo de bom, porque é bem diferente inocular o substrato com seringa multiesporos a fazer isso com seringa de CL. Inoculando com CL a colonização é muito mais rápida, eficiente e completa, e por isso são mais resistentes a possíveis contaminações. Trata-se de micélio sadio vivo.

Inoculando com solução multiesporos, os esporos levam bastante tempo para eclodir e demoram um certo tempo até que o micélio dicariótico comece a se formar no substrato, coisa que facilita a ocorrência de contaminações e não garante um micélio saudável. Isso reflete imediatamente no índice de frutificação de bolos, casings e bulks. Eu também estou fazendo CL de Mexican, uma strain que eu acho excelente. SUCESSO aí nos seus cultivos!

Capricha mesmo! @F.J.P
Você recebeu o print da Flórida?

um amigo me enviou...

É seu primeiro cultivo?

Se for, deixe essas técnicas mais avançadas para depois e comece com um PFTek básico, inoculação direta.

eu já fiz 3 cultivos, usando trigo, esporos, casing, camada de turfa, estufa de isopor etc... fiquei 1 ano sem cultivar e recomecei agora, tenho tido uns problemas com contaminação, tenho que me habituar novamente, pretendo fazer a PFTek sim, mas ainda tenho muitas coisas por organizar, estou comprando uma panela de pressão de 20 litros, uma caixa de isopor nova etc...

Vai dar certo. CL é tudo de bom, porque é bem diferente inocular o substrato com seringa multiesporos a fazer isso com seringa de CL. Inoculando com CL a colonização é muito mais rápida, eficiente e completa, e por isso são mais resistentes a possíveis contaminações. Trata-se de micélio sadio vivo.

Inoculando com solução multiesporos, os esporos levam bastante tempo para eclodir e demoram um certo tempo até que o micélio dicariótico comece a se formar no substrato, coisa que facilita a ocorrência de contaminações e não garante um micélio saudável. Isso reflete imediatamente no índice de frutificação de bolos, casings e bulks. Eu também estou fazendo CL de Mexican, uma strain que eu acho excelente. SUCESSO aí nos seus cultivos!

obrigado pelos votos de sucesso mano! boa sorte ai também para todos nós!

Última edição por um moderador:
Bom dia parceiros CM.
umas fotos novas...
fiz umas Culturas líquidas, tem uns 4 dias e parece que estão se formando pequenas nuvens brancas, como é a 1º CL que faço preciso de uma opinião dos membros do fórum com experiência nisso.
IMG_1009.jpgIMG_1010.jpg

Dificil dizer com exatidão F.J.P. ,deixa desenvolve mais alguns dias e tira novas fotos :)

Não tenho muita experiência em CL, mas pelo que andei estudando aki pelo forum, ainda está cedo, deve-se aguardar mais alguns dias, até que se forme uma nuvem acumulada, branca e uniforme.
Boa sorte. Torcendo..

tranquilo, vou aguardar (ansiosamente :unhas:)
pelas fotos fica difícil visualizar, mas parece que realmente os esporos eclodiram e começaram a crescer, assim que a nuvem ficar maior tiro novas fotos!
valeu pela torcida!

Bom dia parceiros CM.
umas fotos novas...
fiz umas Culturas líquidas, tem uns 4 dias e parece que estão se formando pequenas nuvens brancas, como é a 1º CL que faço preciso de uma opinião dos membros do fórum com experiência nisso.
View attachment 50650View attachment 50651

Parece que os esporos estão eclodindo mesmo... como os colegas já disseram, é preciso aguardar mais alguns dias para ver se o micélio se desenvolve sadio. Boa Sorte!

Olá pessoal !
Vou comprar uma caixa de isopor de 170 litros, creio que seja a maior que tem por aqui, quero arriscar uns cultivos de shiitake nela e vou aproveitar e colocar uns cubensis enquanto aprendo melhor essa outra espécie.

Estava projetando um esquema de ventilação, tem uns cooler(s) usados aqui por 4 R$, dependendo da posição ele puxa ou empurra o ar, então tive a ideia deste desenho e gostaria da opinião de vocês.

- Um cooler ficará no alto e puxará o O² de fora para dentro da estufa, pensei em por uma camada generosa de toucas dobradas (aquelas toucas de cozinheiro bem fininha) formando assim um filtro de ar.

- Ao mesmo tempo ligo o outro cooler que irá jogar o ar de dentro para fora, ele ficará na posição do desenho, mais a baixo e consequentemente expulsará o CO² de dentro da estufa, creio que por 10 minutos ligados já renovem bem o ar.

- Já fiz um teste com uma caixa de 24 litros usando lâmpada fluorescente, o bocal gera exatamente 28º graus. Não sei se em uma caixa deste tamanha uma lâmpada de watts irá gerar 28º, mas penso em fazer testes com voltagens maiores e selecionar a melhor.

- A luz necessária virá na própria lâmpada 12 horas ligada e 12 horas desligada.

- A umidade será com argila expandida ou perlita com água no fundo da estufa.

Será que irá funcionar bem este esquema?
projeto estufa.JPG

Perfeito, brow... eu uso um set semelhante, só que a saída de CO2 é pelas perfurações do terrário, e a ventoinha para injeção de O2 e circulação de gases, com filtro, é mais para baixo na caixa. Dá uma olhada: Ah... a luz superior vem do teto da sala do laboratório mesmo, uma lâmpada econômica de neon comum. Os cogus crescem todos para cima!
2013-07-04 10.31.00.jpg

Capricha mesmo! @F.J.P
Você recebeu o print da Flórida?

recebi e fiz já uma CL, tá branquinho, pelo jeito vai formar a nuvenzinha de micélio em poucos dias...;)

preciso de uma luz aqui, já tem umas nuvenzinhas, porém estão com cor roxa claro e não estão totalmente agrupadas, será que estão saudáveis...?
IMG_1054.jpg IMG_1053.jpg

Essa de baixo é a Flórida enviada por Barcellonn, em dois dias já surgiram pequenas nuvens no fundo...
IMG_1043.jpgIMG_1047.jpg

e essa é a incubadora dos magicos..
IMG_1006.jpg

A primeira me parece ser contaminação. A de Florida parece saudável, mas estes resíduos no fundo não são micélio.

Pelo que lí aqui no CM o micélio em Cl é agrupado e branco, E não suja a água.
Mas os mestres cultivadores que tem que dar a opinião deles.

As CL estão contaminadas. Acho melhor jogar fora e recomeçar.
Você tem glove Box? Sem gloveBox CL é pura perda de tempo.

Quanto ao set do terrário acho melhor você fazer como o Ash disse. Bomba de aquário para manter umidade e saída de CO2 no nivel do casing.
Argila expandida dá mais trabalho e contamina mais.

Boa sorte

Realmente, CL sem glovebox não funciona. Diversos já tentaram e não deu certo.

Boa sorte na próxima tentativa.

Realmente, CL sem glovebox não funciona. Diversos já tentaram e não deu certo.

Boa sorte na próxima tentativa.

Eu que diga...Já tentei várias vezes e só me dei mal.
Mas os novato normalmente tem um pouco de descrença em algumas "teorias" ditas no forum.
Só aprende depois de "se fo*d*r na prática...

Os grãos que inoculei estão com 7 dias e dos 6 tem 2 de vale do chopim e 2 de austrália que estão andando bem, o micélio já iniciou seu processo, vamos ver se dessa vez completa os 100% sem contaminantes.

Esses dias ganhei de um amigo um pote de Flórida já nos 100% e já pus para frutificar, usei uma camada de casing preparada desta forma:
- 1 copo de vermiculita
- 1 copo de pó de coco
- 2 colheres de húmus
- 1 colher de pó de casca de ovo

Esterilizei por 1hora na pressão... usando um pote de (pp)

Limpei a estufa (plástico) com lysoform, como não tive como comprar perlita e argila expandida coloquei 1,5 litro de água mineral com 2 gotas de cloro e um pouco de água oxigenada, no fundo da estufa... Como ainda não tenho termostato coloquei uma lâmpada incandescente centralizada, oque está gerando 26º exatos. Tampei a bandeja de plástico onde está o micélio com aquelas tampas de marmita...

IMG_1179.jpgIMG_1185.jpgIMG_1184.jpgIMG_1186.jpgIMG_1187.jpg

- Como meus recursos estão precários (sem bomba de aquário, argila expandida etc) creio que a umidade não está boa dentro da estufa, creio que precisarei borrifar um pouco por cima do casing, preciso saber se a água mineral de copinho é a mais indicada para isso. grato!

Back