Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu cultivo baseado no C.M.

Diário de cultivo completo.
Olá,
Decidi criar um diário de cultivo por que realmente faz a diferença registrar os processos de cultivo.
Sou como todos aqui, apaixonado de alma e coração pelo universo fúngico, então como uma colaboração e com imensa alegria posto este diário.
Não tenho certeza do triunfo, mas estou aberto a todas críticas e sugestões dos hermanos experientes.
- Comecei fervendo em água filtrada por 20 minutos uma seringa, depois enchi ela umas 4 vezes com água fervente e esvaziei em outro recipiente, após este procedimento para limpar a seringa enrolei ela num papel alumínio previamente limpo com álcool. Coloquei na geladeira para esfriar.
- Fervi por 20 minutos grãos de milho de pipoca com uma colher de água sanitária (tive a ideia na hora).
- Escoei, limpei bem, pois a água ficou bem suja, depois com os grãos limpinhos fervi mais dez minutos, escoei bem e coloquei nos frascos previamente limpos.
- Para vedar os copos usei uma tecnica daqui do forúm com filtro de café e aluminio.
- Esterilizei por 1hora na pressão.
- Como sobrou um pouco de grãos e não tinha outra panela aproveitei e fiz uma nova experiencia para ver no que dá, coloquei na marmitinha e no forno a 250º por 1:30h numa forma com água, já tenho uma seringa pronta só para este caso.
- Enquanto estava na pressão já liimpei a glovebox, esterilizei um copinho, e fiz uma seringa de 10ml de esporos Thai, embrulhei de novo em aluminio e guardei na geladeira dentro de um pote fechado.
segue fotos:
IMG_0829.jpgIMG_0831.jpgIMG_0832.jpgIMG_0834.jpgIMG_0835.jpgIMG_0836.jpgIMG_0838.jpgIMG_0839.jpgIMG_0841.jpgIMG_0843.jpgIMG_0844.jpg

essa luz ai, não sei não...Melhor trocar por um aquecedor de aquário e uma lampada fluorescente.
A temperatura de cor da lampada incandescente é menor que o minimo recomendável para o micélio.

essa luz ai, não sei não...Melhor trocar por um aquecedor de aquário e uma lampada fluorescente.
A temperatura de cor da lampada incandescente é menor que o minimo recomendável para o micélio.

A luz não interfere em muita coisa não.

Cogumelos podem nascer naturalmente no escuro, a luz serve somente para guiá-los.

Com relação ao aquecedor de aquário, é preferível ter um aquecedor com termostato externo. Se for aquecedor com termostato conjugado, ele aquece a água mas não aquece o terrário todo de forma conveniente (experiência própria). Já com relação à temperatura de cor, as lâmpadas incandescentes têm um espectro maior que as fuorescentes, desde o vermelho até o azul, coisa que as fluorescentes não têm... Dá pra explicar melhor? Grato.

A luz não interfere em muita coisa não.

Cogumelos podem nascer naturalmente no escuro, a luz serve somente para guiá-los.

esse é um assunto meio polêmico.
O Stamets diz no livro dele que a luz influência sim, principalmente na formação de pins. Mas como você disse não é necessário.
O ideal seria uma lampada com temperatura de cor entre 5,000 kelvin e 7,000, ou seja, algo entre a luz branca e a luz azul.

Temperaturas de cor:

Color_temperature.svg.png

Se for assim, então as lâmpadas fluorescentes são melhores mesmo. As lâmpadas incandescentes têm um espectro mais voltado ao vermelho.

Com relação ao aquecedor de aquário, é preferível ter um aquecedor com termostato externo. Se for aquecedor com termostato conjugado, ele aquece a água mas não aquece o terrário todo de forma conveniente (experiência própria). Já com relação à temperatura de cor, as lâmpadas incandescentes têm um espectro maior que as fuorescentes, desde o vermelho até o azul, coisa que as fluorescentes não têm... Dá pra explicar melhor? Grato.

Mas a lampada que ele está utilizando é amarela. Balanço de cor +- 27000.
Capiche?

Concordo com você sobre o termostato externo, ainda mais no frio aqui de curitiba. Inclusive o FJP já viu aqui em casa como meu setting está montado, porém, acho que ele não está podendo investir nisso agora.
Abss

Só para esclarecer, Comecei a fazer testes com lampadas. Aparentemente tem influenciado bastante. Quando finalizar abro um tópico para apresentar os resultados.

Se fosse essa de 20w em uma caixa de isopor passaria dos 50 graus, já experimentei esse fenômeno, mas como a caixa é de plástico fica cravado nos 26º, estou deixando permanentemente acesa e não aumenta nem diminui essa temperatura.

Mas a lampada que ele está utilizando é amarela. Balanço de cor +- 27000.
Capiche?

Concordo com você sobre o termostato externo, ainda mais no frio aqui de curitiba. Inclusive o FJP já viu aqui em casa como meu setting está montado, porém, acho que ele não está podendo investir nisso agora.
Abss

Só para esclarecer, Comecei a fazer testes com lampadas. Aparentemente tem influenciado bastante. Quando finalizar abro um tópico para apresentar os resultados.

é isso mesmo vizinho! SladeAbdala... estou com uma lista de compras pronta, mas negativado no banco tem que manejar as economias milimetricamente :cautious:... sei que essa luz talvez não seja legal, por isso cobri o casing, mas quando iniciar os pins ainda não sei oque fazer, tenho certo receio que este tipo de cor possa interferir no desenvolvimento dos primórdios...

salve o_O

Preciso de um help, por que afinal inexperiente é :cabecada: #!

Tenho esses potes aqui e as seguintes dúvidas:

Vale do chopim:
IMG_1207.jpgIMG_1208.jpgIMG_1204.jpgIMG_1205.jpgIMG_1206.jpg
- A minha ideia é usar uma mistura pronta que tenho aqui de (vermiculita e pó de coco) esterilizar por uns 40min na pressão e por uma leve camada dentro deste pote mesmo. Mas como o milho tem umas partes meio melecadas não sei se já posso por para frutificar ou esperar mais um pouco. ele tem hoje exatamente 14 dias! (achei que colonizou rápido) oque acham?

Australia:
IMG_1209.jpg IMG_1210.jpg
- Esse Australia tem também 14 dias hoje! parece que ainda está avançando, mas bem menos que o V.C. gostaria de uma opinião sobre isso, é normal ou pode ser devido aos grãos que um é de milho e outro trigo?

grato povo:)

indo bem, micélio saudável. Abrir o pote para colocar camada de fibra e vermiculita não é necessário, vai ter grandes chances de contaminar se o fizer, deixe terminar a colonização dos grãos primeiro.

Vale do chopim:

- A minha ideia é usar uma mistura pronta que tenho aqui de (vermiculita e pó de coco) esterilizar por uns 40min na pressão

Esterilizar NÃO, ponha num pano, amarre e deixar em água fervendo por 30 minutos, tire espere esfriar, espreme e utilize.

e por uma leve camada dentro deste pote mesmo. Mas como o milho tem umas partes meio melecadas não sei se já posso por para frutificar ou esperar mais um pouco. ele tem hoje exatamente 14 dias! (achei que colonizou rápido) oque acham?

O milho pela foto está pronto, para uso

Australia:

- Esse Australia tem também 14 dias hoje! parece que ainda está avançando, mas bem menos que o V.C. gostaria de uma opinião sobre isso, é normal ou pode ser devido aos grãos que um é de milho e outro trigo?

grato povo:)

Com cuidado dê duas ou três batidas, cuidado para não abrir, isso misturará os grãos.
Você pode enrolar em filme pvc para antes de agitar para prevenir qualquer acidente, ok

Esterilizar NÃO, ponha num pano, amarre e deixar em água fervendo por 30 minutos, tire espere esfriar, espreme e utilize.

O milho pela foto está pronto, para uso

Com cuidado dê duas ou três batidas, cuidado para não abrir, isso misturará os grãos.
Você pode enrolar em filme pvc para antes de agitar para prevenir qualquer acidente, ok
:)ok! vou seguir suas dicas! grato Maurício!
- só uma questão: Por que exatamente é melhor ferver no pano ao invés de esterilizar o (pó de coco+ vermiculita)?

Esterilizar é para substrato organico (carbohidrato: milho, trigo, centeio, cevada, etc).
O substrato deve está livre que qualquer micro para ser inoculado pelo esporo ou micélio PC.
Não há necessidade de esterilizar o material que será utilizado no casing ou bulk, é de fato prejudicial.

Última edição por um moderador:
Esterilizar é para substrato organico. O substrato deve está livre que qualquer micro para ser inoculado pelo esporo ou micélio PC
Não há necessidade de esterilizar o material que será utilizado no casing ou bulk, é de fato prejudicial.
:) entendi!
mesmo que esta camada tenha esterco por exemplo não vale a pena esterilizar, o indicado é pasteurizar. Esse método de fervura que passou é um tipo de pasteurização?

Back