Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu cultivo baseado no C.M.

Diário de cultivo completo.
Olá,
Decidi criar um diário de cultivo por que realmente faz a diferença registrar os processos de cultivo.
Sou como todos aqui, apaixonado de alma e coração pelo universo fúngico, então como uma colaboração e com imensa alegria posto este diário.
Não tenho certeza do triunfo, mas estou aberto a todas críticas e sugestões dos hermanos experientes.
- Comecei fervendo em água filtrada por 20 minutos uma seringa, depois enchi ela umas 4 vezes com água fervente e esvaziei em outro recipiente, após este procedimento para limpar a seringa enrolei ela num papel alumínio previamente limpo com álcool. Coloquei na geladeira para esfriar.
- Fervi por 20 minutos grãos de milho de pipoca com uma colher de água sanitária (tive a ideia na hora).
- Escoei, limpei bem, pois a água ficou bem suja, depois com os grãos limpinhos fervi mais dez minutos, escoei bem e coloquei nos frascos previamente limpos.
- Para vedar os copos usei uma tecnica daqui do forúm com filtro de café e aluminio.
- Esterilizei por 1hora na pressão.
- Como sobrou um pouco de grãos e não tinha outra panela aproveitei e fiz uma nova experiencia para ver no que dá, coloquei na marmitinha e no forno a 250º por 1:30h numa forma com água, já tenho uma seringa pronta só para este caso.
- Enquanto estava na pressão já liimpei a glovebox, esterilizei um copinho, e fiz uma seringa de 10ml de esporos Thai, embrulhei de novo em aluminio e guardei na geladeira dentro de um pote fechado.
segue fotos:
IMG_0829.jpgIMG_0831.jpgIMG_0832.jpgIMG_0834.jpgIMG_0835.jpgIMG_0836.jpgIMG_0838.jpgIMG_0839.jpgIMG_0841.jpgIMG_0843.jpgIMG_0844.jpg

:) entendi!
mesmo que esta camada tenha esterco por exemplo não vale a pena esterilizar, o indicado é pasteurizar.

Vou modificar lá em cima.
Esterco é orgânico, mas não deve ser esterilizado, deve ser pasteurizado.

Não há necessidade de esterilizar o material que será utilizado no casing ou bulk, é de fato prejudicial.

Esse método de fervura que passou é um tipo de pasteurização?

É um método de pasteurização

Última edição por um moderador:
Seguindo as dicas do @Mauricio :

- Utilizei panela a vapor para pasteurizar o (pó de coco e vermiculita)
IMG_1215.jpg IMG_1214.jpg
- Tempo: 40 minutos do início da fervura, era para ser 30, mas estava tomando um café:coffee: e deixei passar 10...
- Esterilizei uma colher "vermelhando" ou "flambando" - a e esfriando com álcool, manobra ninja :teo_ninja:.
- Espremi o pano para retirar o excesso de água e coloquei uma fina camada no pote de V.C.
IMG_1217.jpg IMG_1218.jpg
Ficou assim
IMG_1219.jpg

Coloquei a tampa em cima sem vedar, para ocorrer as trocas gasosas e puz no terrário.

Agora é esperar para ver o resultado...

e mais uma vez sou muito grato por todos os parceiros C.M. triunfo a todos! :feliz:

Acho que seria melhor sé vc tivesse quebrado o milho em um pote mais horizontal, pro casing cobrir todo o milho, tipo em uma quentinha.Mas bom trabalho, boa sorte!

Atualizando...

Estou achando estranho a velocidade do micélio, isso é normal???

- Estes potes estão com 4 dias na incubadora! Strains=Australian e Vale do Chopim
IMG_1227.jpg e IMG_1226.jpg

- Este pote de Australian está com um micélio na parte superior meio suspeito, parece Coweb, confere?
coweb2.jpg e coweb.jpg coweb? :unhas:

- Este micélio é dos Pans, papai @Anatman, a propósito, parabéns pelo dia dos pais! :)
As duas primeiras fotos são das partes saudáveis e tem duas fotos onde ciculei em vermelho duas manchas esverdeadas, provavelmente sejam contaminantes:(...
Infelizmente o carimbo estava ralinho e só deu para este pote... paciência.
IMG_1221.jpg IMG_1228.jpg :)
MANCHAS:
IMG_1222.jpg IMG_1223.jpg :olhoroxo:

- E enfim, os potes na estufa aguardando os frutos, esperados a mais de 1 ano (tempo que fiquei sem cultivar).
IMG_1231.jpg IMG_1230.jpg

Esse Australian com micélio na parte superior parece sim cobweb, @F.J.P.

E os pontos esverdeados que você assinalou também devem ser contaminação.

Os primeiros potes estão muito bem, inoculou com cultura líquida? Com CL a colonização inicia rapidamente. Os Australian estão com cobweb.

Os potes de pans parecem saudáveis, inoculou ME ou CL?

Na parte inferior , onde tem manchas, os grãos estão muito molhados. Pra evitar isso eu coloco uma camada de vermiculita seca no fundo dos potes antes de esterilizar. Agite esses potes que estão com excesso de água pra distribuí-la pois os grãos molhados podem causar problemas.

Muito boa escolha, centeio é o melhor substrato. Sucesso aí!

Acompanhando.

Os primeiros potes estão muito bem, inoculou com cultura líquida? Com CL a colonização inicia rapidamente. Os Australian estão com cobweb.

Os potes de pans parecem saudáveis, inoculou ME ou CL?

Na parte inferior , onde tem manchas, os grãos estão muito molhados. Pra evitar isso eu coloco uma camada de vermiculita seca no fundo dos potes antes de esterilizar. Agite esses potes que estão com excesso de água pra distribuí-la pois os grãos molhados podem causar problemas.

Muito boa escolha, centeio é o melhor substrato. Sucesso aí!
Acompanhando.
Não fiz com CL não,
Vou descartar esse cob...
Desculpe, mas oque seria o ME? eu fiz o padrão com a seringa mesmo :)...
Das próximas usarei vermiculita :)
Você diz para agitar o pote de Pans?
Centeio é muito barato aqui, só 4,50 o kilo!

ME é o que você fez então: Seringa Multiesporos!

Isso, agite o pote de Panaeolus pra distribuir essa água do fundo.

Aqui também é muito barato. Infelizmente tem muita gente que não o encontra, aproveite o produto! :)

Abraço!

:teo_seta_direita:Vamos ver com quantas páginas deste diário veremos os frutos, o trabalho tá em movimento, este pote de V.Chopim está a 17 dias e ainda nenhum pin:
IMG_1316.jpg - Oque será que pode estar acontecendo?
A umidade está boa, não tenho um controle preciso, mas a tampa de visualização está "suada". A temperatura está em 28 e 29º. É aconselhável borrifar um pouco de água mineral? (sem ferver)...

:teo_seta_direita:Esta marmitinha está a 3 dias, IMG_1317.jpg feita com micélio de Vale também, cobri com filme e fiz vários furos com agulha, o micélio está subindo depressa, em que momento exatamente posso retirar o filme?

:teo_seta_direita:Estas são CL´s novas que fiz com Flórida White e Vale C. desta vez utilizei a Glovebox, estão com 3 dias, me parece estar saudável IMG_1314.jpgIMG_1311.jpgIMG_1312.jpg

:teo_seta_direita:Gostaria de saber se é possível armazenar as CL´s da seguinte forma: Com uma seringa de 20ml (nova) e agulha grossa, furo o alumínio do pote CL e sugo os 20ml enrolo em alumínio e deixo na geladeira. Procede correto isso?

@SladeAbdala @Mauricio @Ecuador @tup e cia.... se puderem me dar uma luz :idea: fico grato!:)
:) aos consultores fúngicos!:)

Última edição por um moderador:
Se não pinou a 17 dias tem algo errado!
Ou contaminou o meio com alguma bactéria, ou esta faltando umidade.
Você aplicou alguma técnica de hidratação, dunk?
Noix.

Se não pinou a 17 dias tem algo errado!
Ou contaminou o meio com alguma bactéria, ou esta faltando umidade.
Você aplicou alguma técnica de hidratação, dunk?
Noix.
não Amaral, eu nunca usei esta técnica, não sei oque houve, travou bonito, mas fiz o seguinte... retirei o pote, em um ambiente limpo retirei a cobertura (verm+po de coco) e retirei todo o micélio, e para minha surpresa bem de baixo tinha um cogumelinho de uns 5 cm, já bem azuzinho...o micélio 100% saudável, cheiroso que só... dai fiz um casing, e uma nova camada de cobertura dessa vez só com vermiculita, está no terrário, creio que vai pinar agora, estou confiante...
segue as fotos:
os casing do momento IMG_1426.jpg

o casing mais veloz V.C. IMG_1428.jpg

terrário IMG_1427.jpg

terrário abençoado por Lakshmi IMG_1431.jpg

Casing do Vale que não estava frutificando, agora recoberto por nova camada IMG_1433.jpg

terrário de cima IMG_1432.jpg

De acordo com as expectativas é pra ter frutos daqui umas duas semanas, vamos ver!

Então bem pro fim das contas, não pinou por falta de umidade.
Adere a essa técnica de dunk, alem de favorecer o micélio a formação de pins, favorece bons flushs :)
@Amaral sei que tu é fera, vai uma pergunta boba pra ti, liga não blz?
seguinte,
- se a falta de umidade foi a causa seria indicado eu borrifar água e deixar bem umedecida a superfície dos casing? e esta água pode ser mineral sem ferver ou fervida?
grato man!

Back