Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu cultivo baseado no C.M.

Diário de cultivo completo.
Olá,
Decidi criar um diário de cultivo por que realmente faz a diferença registrar os processos de cultivo.
Sou como todos aqui, apaixonado de alma e coração pelo universo fúngico, então como uma colaboração e com imensa alegria posto este diário.
Não tenho certeza do triunfo, mas estou aberto a todas críticas e sugestões dos hermanos experientes.
- Comecei fervendo em água filtrada por 20 minutos uma seringa, depois enchi ela umas 4 vezes com água fervente e esvaziei em outro recipiente, após este procedimento para limpar a seringa enrolei ela num papel alumínio previamente limpo com álcool. Coloquei na geladeira para esfriar.
- Fervi por 20 minutos grãos de milho de pipoca com uma colher de água sanitária (tive a ideia na hora).
- Escoei, limpei bem, pois a água ficou bem suja, depois com os grãos limpinhos fervi mais dez minutos, escoei bem e coloquei nos frascos previamente limpos.
- Para vedar os copos usei uma tecnica daqui do forúm com filtro de café e aluminio.
- Esterilizei por 1hora na pressão.
- Como sobrou um pouco de grãos e não tinha outra panela aproveitei e fiz uma nova experiencia para ver no que dá, coloquei na marmitinha e no forno a 250º por 1:30h numa forma com água, já tenho uma seringa pronta só para este caso.
- Enquanto estava na pressão já liimpei a glovebox, esterilizei um copinho, e fiz uma seringa de 10ml de esporos Thai, embrulhei de novo em aluminio e guardei na geladeira dentro de um pote fechado.
segue fotos:
IMG_0829.jpgIMG_0831.jpgIMG_0832.jpgIMG_0834.jpgIMG_0835.jpgIMG_0836.jpgIMG_0838.jpgIMG_0839.jpgIMG_0841.jpgIMG_0843.jpgIMG_0844.jpg
 
- Comecei fervendo em água filtrada por 20 minutos uma seringa, depois enchi ela umas 4 vezes com água fervente e esvaziei em outro recipiente, após este procedimento para limpar a seringa enrolei ela num papel alumínio previamente limpo com álcool. Coloquei na geladeira para esfriar.


Na minha opinião o preço de uma seringa nova e estéril é muito baixo para correr esse risco.
 
Fazem meses que não compro seringas, esterilizo as velhas dessa mesma forma, deixando até por menos tempo na fervura.

Pode ser mais trabalhoso, mas a eficiência até agora é de 100%.
 
Deixei 7 horas a seringa descansando com os esporos, os potes estavam em temperatura ambiente.
- Inoculei de forma mais rigorosa, antes não usava luvas, nem glovebox, tinha muitos fracassos, agora que estou tomando vergonha na cara e deixando a preguiça meio de lado parti para os procedimentos mais indicados, mesmo assim estou ciente de que posso estar cometendo algum erro e se alguém o indicar agradeço.
- abri a seringa dentro da glovebox, antes borrifei alcool nela ainda embrulhada, assim como nos potes, usei o isqueiro para esquentar a ponta da seringa e fita micróporo para vedar, depois vedei mais com fita isolante.
- armazenei numa caixa de papelão, a média de temperatura é 20º não uso nenhum aparato para aumentar temperatura.
- desta forma o micélio tem crescido lentamente, mas quando pega embalo avança rápido.
- mas como cada cultivo é único vamos ver o que acontecerá nesse.

Thai! Qual thai?
Boa sorte irmão :)


foi um amigo que deu o carimbo, ele é um dos fornecedores da profungos, só estava escrito THAI, não sei qual é.

valeu...:)
IMG_0867.jpgIMG_0868.jpgIMG_0873.jpgIMG_0876.jpgIMG_0877.jpgIMG_0878.jpgIMG_0879.jpgIMG_0880.jpgIMG_0881.jpg
 
- compra dos materiais (fibra de coco em pó + vermiculita)
- esterilização de mais dois potes com vermiculita 30% e grãos de trigo com casca 70% - (1 hora na pressão)
- a inoculação será feita com (costa rica e equador)
IMG_0887.jpgIMG_0890.jpg
 
Peço ajuda aos experientes.
mesmo fervendo a água e esterilizando bem a seringa tive uma contaminação, pelas evidências são da água pois nasceram primeiramente no percurso por onde ela entrou nos potes. Usei água da torneira filtrada por filtros comuns. será que é isso? é melhor usar água mineral fervida? mesmo com seringas novas tive o mesmo problema. Para experimentar uma nova alternativa deixei na pressão por 1 hora um pote com água filtrada, e depois que esfriou congelei, será que esta água após descongelar ficará limpa de princípios de contaminantes? outra questão, como identificar se o problema está no carimbo? obrigado!
IMG_0892.jpgIMG_0893.jpgIMG_0894.jpg
 
Peço ajuda aos experientes.
mesmo fervendo a água e esterilizando bem a seringa tive uma contaminação, pelas evidências são da água pois nasceram primeiramente no percurso por onde ela entrou nos potes.


Água fervida não é esterilizada.

Mas o problema pode estar em outro lugar, como nos esporos ou no substrato.


Ah, já tentou em experimentar a velha e boa técnica Pf?
 
Água fervida não é esterilizada.

Mas o problema pode estar em outro lugar, como nos esporos ou no substrato.


Ah, já tentou em experimentar a velha e boa técnica Pf?


pode ser esporos então, pois se fosse no substrato os focos se apresentariam em vários pontos do milho, neste caso só aparece onde escorreu a água. vou estudar mais e reiniciar este cultivo. nunca usei a técnica pf, seria mais fácil e com menos riscos?
 
Também recomendo fortemente, por experiência pessoal, começar com pf, até pegar o "jeito" da coisa. Depois fica mais fácil conseguir bons resultados com técnicas mais avançadas. Bons cultivos aí!
 
Olá,
- Comecei fervendo em água filtrada por 20 minutos uma seringa, depois enchi ela umas 4 vezes com água fervente e esvaziei em outro recipiente, após este procedimento para limpar a seringa enrolei ela num papel alumínio previamente limpo com álcool. Coloquei na geladeira para esfriar.
- Fervi por 20 minutos grãos de milho de pipoca com uma colher de água sanitária (tive a ideia na hora).
- Escoei, limpei bem, pois a água ficou bem suja, depois com os grãos limpinhos fervi mais dez minutos, escoei bem e coloquei nos frascos previamente limpos.

essa técnica que você usou com o milho não é eficiente. Milho é bem trabalhoso de preparar.
Da uma olhada aqui:
Técnica do Mauricio
https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-problema-e-solução.1237/page-4#post-129658

Outra coisa: quando for trabalhar com grãos (milho, trigo, cevada, centeio, etc) deixe 1/3 do copo sem substrato, pois, além de diminuir os riscos de contaminação (menos substrato -> colonização mais rápida) mantem dentro do copo o ar necessário para o micélio desenvolver.

Pra preparar centeio ou trigo faça assim:
Lave bem e deixe de molho na água por 24 horas.
Ferva por 10 minutos.
Lave em água corrente novamente até tirar todo o amido.
Deixe na geladeira frost-free por no minimo 2 horas.
Enxugue os grãos com papel toalha
 
essa técnica que você usou com o milho não é eficiente. Milho é bem trabalhoso de preparar.
Da uma olhada aqui:
Técnica do Mauricio
https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-problema-e-solução.1237/page-4#post-129658

Outra coisa: quando for trabalhar com grãos (milho, trigo, cevada, centeio, etc) deixe 1/3 do copo sem substrato, pois, além de diminuir os riscos de contaminação (menos substrato -> colonização mais rápida) mantem dentro do copo o ar necessário para o micélio desenvolver.

Pra preparar centeio ou trigo faça assim:
Lave bem e deixe de molho na água por 24 horas.
Ferva por 10 minutos.
Lave em água corrente novamente até tirar todo o amido.
Deixe na geladeira frost-free por no minimo 2 horas.
Enxugue os grãos com papel toalha


ok! obrigado pela ajuda ! vou seguir essas orientações... só uma questão que me veio agora: não é interessante misturar grãos certo? é sempre melhor fazer de um tipo apenas por pote? grato!
 
ok! obrigado pela ajuda ! vou seguir essas orientações... só uma questão que me veio agora: não é interessante misturar grãos certo? é sempre melhor fazer de um tipo apenas por pote? grato!

Nao vejo vantagem, mas tem gente no forum que obteve sucesso misturando grãos
 
Processo reiniciado hoje, grãos de milho limpos e de molho, seguindo a dica dos companheiros do fórum.

Um amigo meu certa vez me disse que se deixar saladas e legumes de molho com tintura de iodo praticamente boa parte de agrotóxicos e venenos se dissolvem, então utilizei a receita dele nos milhos, para limpá-los neste aspecto.

Estou aguardando uns carimbos da profungos para utilizar neste cultivo, pretendo usar o Thai Pink Buffalo e o tradicional B+ :fome:

Gostaria de saber se alguém já preparou os grãos (esterilização) e deixou na geladeira aguardando a chegada de carimbos, isso prejudica a esterilização? ou é melhor fazer tudo mais sequencial possível?
 
Processo reiniciado hoje, grãos de milho limpos e de molho, seguindo a dica dos companheiros do fórum.

Um amigo meu certa vez me disse que se deixar saladas e legumes de molho com tintura de iodo praticamente boa parte de agrotóxicos e venenos se dissolvem, então utilizei a receita dele nos milhos, para limpá-los neste aspecto.

Estou aguardando uns carimbos da profungos para utilizar neste cultivo, pretendo usar o Thai Pink Buffalo e o tradicional B+ :fome:

Gostaria de saber se alguém já preparou os grãos (esterilização) e deixou na geladeira aguardando a chegada de carimbos, isso prejudica a esterilização? ou é melhor fazer tudo mais sequencial possível?

É melhor preparar os grãos e deixar para esterelizar depois.

A geladeira é frost-free? Se for, é melhor deixar os grãos de milho na geladeira por no minimo 12 horas, antes da PP. A geladeira frost-free tira a umidade dos grãos e deixa-os secos por fora. Isso ajuda contra contaminações. Antes de colocar os grãos nos copos enxugue com papel toalha.
 
valeu galera, obrigado pelas respostas! vou caprichar desta vez! :rolleyes:
 
... estudei o tutorial de Cultura Líquida, fiz 2 frascos com esporos de Texas e Z-strain, (faz dois dias);

Preparei também 6 potes (5 com milho e 1 com preparo Pf) desta vez segui a orientação dos parceiros de por apenas metade do frasco preenchido, sequei bem os grãos, os potes estão na geladeira aguardando os carimbos (australian, florida e vale do chopim) para dar início na esterilização...

Os grãos foram trabalhados como ensinaram aqui, ficaram de molho por 24 h e assim por diante.

Asim que a CL apresentar alguma modificação na aparência vou postar uma foto para me ajudarem a identificar o estado da mesma, é a primeira vez que faço CL.

...
 
Back
Top