Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu cultivo baseado no C.M.

Diário de cultivo completo.
Olá,
Decidi criar um diário de cultivo por que realmente faz a diferença registrar os processos de cultivo.
Sou como todos aqui, apaixonado de alma e coração pelo universo fúngico, então como uma colaboração e com imensa alegria posto este diário.
Não tenho certeza do triunfo, mas estou aberto a todas críticas e sugestões dos hermanos experientes.
- Comecei fervendo em água filtrada por 20 minutos uma seringa, depois enchi ela umas 4 vezes com água fervente e esvaziei em outro recipiente, após este procedimento para limpar a seringa enrolei ela num papel alumínio previamente limpo com álcool. Coloquei na geladeira para esfriar.
- Fervi por 20 minutos grãos de milho de pipoca com uma colher de água sanitária (tive a ideia na hora).
- Escoei, limpei bem, pois a água ficou bem suja, depois com os grãos limpinhos fervi mais dez minutos, escoei bem e coloquei nos frascos previamente limpos.
- Para vedar os copos usei uma tecnica daqui do forúm com filtro de café e aluminio.
- Esterilizei por 1hora na pressão.
- Como sobrou um pouco de grãos e não tinha outra panela aproveitei e fiz uma nova experiencia para ver no que dá, coloquei na marmitinha e no forno a 250º por 1:30h numa forma com água, já tenho uma seringa pronta só para este caso.
- Enquanto estava na pressão já liimpei a glovebox, esterilizei um copinho, e fiz uma seringa de 10ml de esporos Thai, embrulhei de novo em aluminio e guardei na geladeira dentro de um pote fechado.
segue fotos:
IMG_0829.jpgIMG_0831.jpgIMG_0832.jpgIMG_0834.jpgIMG_0835.jpgIMG_0836.jpgIMG_0838.jpgIMG_0839.jpgIMG_0841.jpgIMG_0843.jpgIMG_0844.jpg

segui a dica e a intuição, fiz um bolinho bonito e tá cheiroso, pelo jeito os contaminantes foram devorados pelo micélio, agressivo esse Vale!
IMG_1630.jpgIMG_1629.jpg

Bonito isso ai em mano ! vc inoculou o substrato onde pra ter formado esse bolo ? ou vc fez em copos e foi moldando até virar esse bolo grande ?
usei grãos inoculados saudáveis e montei um casing, o casing era aquele tapware onde estavam as primordias, a superfície ficou tomada de tricho e cob... pus pra fora de casa... o micélio pelo visto ganhou a luta ali ao ar livre .. dai só virei o casing e caiu esse bolão, cobri com vermiculita e umedeci... agora é esperar pra ver se vem mais primordias ai e cresçam frutos maiores... na torcida! :)
mto bom mano ! mas nao esta colocando ele no terrário com outros não, né ?
não, é muito arriscado né? deixei onde estava, out mesmo... interessante que a temperatura aqui esta na média de 15º... condições atípicas e nasceu muitas primórdias ali, dunk natural da mãe natureza, chuvarada forte!

Última edição por um moderador:
usei grãos inoculados saudáveis e montei um casing, o casing era aquele tapware onde estavam as primordias, a superfície ficou tomada de tricho e cob... pus pra fora de casa... o micélio pelo visto ganhou a luta ali ao ar livre .. dai só virei o casing e caiu esse bolão, cobri com vermiculita e umedeci... agora é esperar pra ver se vem mais primordias ai e cresçam frutos maiores... na torcida! :)
mto bom mano ! mas nao esta colocando ele no terrário com outros não, né ?

Minha pergunta é: oque faço? viro esse conteúdo de cabeça pra baixo?

Quer enterrá-lo e fazer um outdoor, é isso?

Se for posicione de modo que as primórdias tenham o caminho livre para crescerem.

E cuidado com essas manipulações de substratos contaminados. Você pode espalhar esporos dos contaminantes por todo lado.

No bolo da foto (27 dias) tem manchas azuis na parte superior, é um azul bem marcante, talvez não dê para visualizá-lo bem na foto... gostaria de saber se ainda dá para usar este bolo, ou se é só o azulamento por falta de água...
IMG_1639.jpg IMG_1635.jpg IMG_1636.jpg IMG_1638.jpg
Esse é o bolo GT também com 27 dias...
IMG_1640.jpg IMG_1641.jpg

duas estufas que adquiri em um site.
velhinho, o_O acho que essa dúvida sua esta no lugar errado... e estufa adquirida em site é um kit, certo? e kit é podado (proibido) aqui... o fórum é para cultivadores que iniciam seu cultivo do Zero...

<< quanto ao micélio da foto parece estar ok, depende muito essa questão de dias, tem que saber a temperatura que isso tá... mas a "média" (variáveis) é uns 10 dias para cobrir tudo e uns 14 para pinar legal... mas como disse tudo depende... >>

:)

F.J.P. entendo sua posição, mas entenda a minha, não quis começar com um cultivo porque não tenho experiência e ainda não tenho os recursos certos para trabalhar, mas agradeço da mesma forma!

F.J.P. entendo sua posição, mas entenda a minha, não quis começar com um cultivo porque não tenho experiência e ainda não tenho os recursos certos para trabalhar, mas agradeço da mesma forma!
entendo você perfeitamente :)

Bom dia!

A umidade do terrário está adequada?
IMG_1667.jpg IMG_1668.jpg IMG_1673.jpg

Esta tudo certo com esse bolo? (3 dias de vida)
IMG_1674.jpg IMG_1676.jpg

Isso são primórdios? (casing com 9 dias de terrário)
IMG_1677.jpg IMG_1679.jpg IMG_1678.jpg

Existem áreas de micélio algodoado, mas não estão crescendo, isso descarta a possibilidade de cobweb, certo?
percebi que o micélio de Vale do Chopim tem essa característica mais algodoada...

grato :)

Última edição por um moderador:
tudo certo por ai, primórdias são os pontinhos brancos, bem pequenos, na foto não dá pra ver direito, mas já parecem ser pins.

Atualização do dia
--------------------

Bolo PF, 4 dias de terrário...
A parte superficial do bolo está bem "cabeluda" será que está boa de umidade?
quantos dias pra pinar um bolo? é o meu 1º PF.;)
CM zomm 2.JPG CM zomm 2.JPG

O casing está a exatos 10 dias hoje! Já estão aparecendo várias primórdias, mas tem uma mancha meio amarelada me preocupando, (parte superior da foto) será que o cultivo corre riscos? Nunca tinha visto uma mancha deste tipo, parece um tecido levemente queimado.
CM zomm.JPG

gratidão povo :)

sobre o bolo eu nao sei dizer, mas acho q o casng é normal, parece excremento micelial ... mas o bolo posso opinar !

Back