Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu cultivo baseado no C.M.

Diário de cultivo completo.
Olá,
Decidi criar um diário de cultivo por que realmente faz a diferença registrar os processos de cultivo.
Sou como todos aqui, apaixonado de alma e coração pelo universo fúngico, então como uma colaboração e com imensa alegria posto este diário.
Não tenho certeza do triunfo, mas estou aberto a todas críticas e sugestões dos hermanos experientes.
- Comecei fervendo em água filtrada por 20 minutos uma seringa, depois enchi ela umas 4 vezes com água fervente e esvaziei em outro recipiente, após este procedimento para limpar a seringa enrolei ela num papel alumínio previamente limpo com álcool. Coloquei na geladeira para esfriar.
- Fervi por 20 minutos grãos de milho de pipoca com uma colher de água sanitária (tive a ideia na hora).
- Escoei, limpei bem, pois a água ficou bem suja, depois com os grãos limpinhos fervi mais dez minutos, escoei bem e coloquei nos frascos previamente limpos.
- Para vedar os copos usei uma tecnica daqui do forúm com filtro de café e aluminio.
- Esterilizei por 1hora na pressão.
- Como sobrou um pouco de grãos e não tinha outra panela aproveitei e fiz uma nova experiencia para ver no que dá, coloquei na marmitinha e no forno a 250º por 1:30h numa forma com água, já tenho uma seringa pronta só para este caso.
- Enquanto estava na pressão já liimpei a glovebox, esterilizei um copinho, e fiz uma seringa de 10ml de esporos Thai, embrulhei de novo em aluminio e guardei na geladeira dentro de um pote fechado.
segue fotos:
IMG_0829.jpgIMG_0831.jpgIMG_0832.jpgIMG_0834.jpgIMG_0835.jpgIMG_0836.jpgIMG_0838.jpgIMG_0839.jpgIMG_0841.jpgIMG_0843.jpgIMG_0844.jpg

grato pelos conselhos ! :)

só repassando para ver se entendi::ler:

Me equivoquei em algum passo?

mais uma vez muito agradecido pelos parceiros do fórum darem a MAIOR FORÇA com orientações e torcida ! :)
nao tem como quebrar e misturar depois do dunk, o dunk e a re-cobertura sao os ultimos passos antes do aniversario.

o passo seguinte eh cobrir com algum material e aniversariar.
nao esqueca de esterelizar esse material.
se ainda tiver duvidas PERGUNTE, nao faca cagada agora no finzinho que tem tudo pra dar certinho.

nao tem como quebrar e misturar depois do dunk, o dunk e a re-cobertura sao os ultimos passos antes do aniversario.

o passo seguinte eh cobrir com algum material e aniversariar.
nao esqueca de esterelizar esse material.
se ainda tiver duvidas PERGUNTE, nao faca cagada agora no finzinho que tem tudo pra dar certinho.
ok, então vou dunkar, cobrir com o preparo e já colocar no terrário... o problema é que tenho só 1 terrário, não tem como deixar separado dos outros casing(s).
- Vou esterilizar sim a bandeja de alumínio onde farei o casing e a colher que irei utilizar para espalhar a camada... A bandeja eu deixo no forno na temperatura máx. por 20 minutos e a colher eu deixo em contato direto com o fogo até ficar bem vermelha, dai resfrio ela e passo álcool.

O casing que dunkei esses dias já foi aniversariado, está no terrário a dois dias e parece saudável, depois posto fotos!

valeu!

Estou postando estas fotos para tirar uma dúvida...
este micélio está com umas partes amareladas, me parece que não é contaminação, uma reação a água oxigenada que dei uma borrifada esses dias? o cheiro está muito bom, doce e característico do micélio, oque pode ser?
IMG_1483.jpg IMG_1484.jpg IMG_1485.jpg

Tem alguma coisa ainda que tenho falhado nos casing, apesar de já ter conseguido colher cogumelos com eles... tenho dois casing no terrário e ainda sem sinais de primórdios, estou mantendo úmido, a temperatura está em 26º e ventilo com cooler (O²) 3 vezes ao dia... Os micélios que usei estavam bem saudáveis aparentemente e a camada foi feita da forma que o Mauricio me ensinou (pasteurização)...

Para garantir uma futura frutificação eu segui o conselho de alguns amigos do fórum para usar a Tek PF, com ((FAI, vermiculita e água)) ... segui a receita padrão rigorosamente e desde 22 de agosto os potes estão na incubadora, estão lá as seguintes strains:

Flórida, Golden Teacher, Vale do chopim

Alguns estão avançando bem, micélio saudável e veloz, assim que conseguir tempo posto as fotos...

agradeço a todos que deram sua força neste diário, seguindo em andamento! :)

--- Seguindo diário ---

Os micélios dos quais falei são estes:

12º Dia

(2:1:1) vermiculita, arroz integral batido, água.

IMG_1510.jpg IMG_1511.jpg IMG_1512.jpg IMG_1506.jpg IMG_1507.jpg IMG_1509.jpg

IMG_1508.jpg POR QUE SERÁ QUE O MICÉLIO DO GT ESTÁ DIFERENTE DOS VALE DO CHOPIM?

Enquanto estes micélio terminam de devorar o subs, estou acompanhando os casing que não frutificaram ainda, este será o prazo para descartá-los caso não deem frutos e limpar o terrário para estes bolos.
:)

Tá lindo, mano, é isso aí, belos micélios. Eles estão diferentes do Vale porque cada strain tem suas particuralidades, diferenças genotípicas e fenotípicas. Deixa colonizar pra lá de 100% antes de aniversariar. BOA SORTE!

multiesporo ou repicagem de isolamento?
Multiesporo mesmo, este carimbo que veio da profungos veio que veio vivo da silva! :)

Tá lindo, mano, é isso aí, belos micélios. Eles estão diferentes do Vale porque cada strain tem suas particuralidades, diferenças genotípicas e fenotípicas. Deixa colonizar pra lá de 100% antes de aniversariar. BOA SORTE!
valeu o esclarecimento, já tava pensando nos cobweb, traumas, traumas...
dessa vez to com o caderno e a caneta na mão fazendo os inventários, corrigindo erros ...
rumo aos frutos sagrados...

Atualizando
---------------------------
IMG_1541.jpg

Hoje montei 2 casing, 1 grande e 1 pequeno utilizando 3 potes de micélio Vale do Chopim 100% colonizados.

Estes micélios ficaram 18 dias no terrário em temperatura de 30º ! colonizou super rápido, o aspecto estava perfeito, sem contaminantes e com o perfume característico.:)...

Usei para a camada de cobertura Terra vegetal e Pó de coco esterilizados.

Vamos na torcida! :fumar:

Prezados,

Meus dois Coolers de ventilação do terrário queimaram, como não tenho a bomba de aquário coloquei uma tela com várias camadas de um tecido, o qual possui minúsculos furos, gostaria de saber se entra O² suficiente.

Segue imagens:

Entrada superior de O²: IMG_1550.jpgIMG_1551.jpgIMG_1553.jpgIMG_1555.jpg

Saída inferior para CO²:IMG_1552.jpg

Micélios em desenvolvimento (casing): IMG_1554.jpg

Temperatura: 25º

Aniversariado em 09/09

:)

Casing contaminado, pro lixo! :oops:

A esperança está nos PF´s que em poucos dias terá aniversário...(Flórida, GT e Vale Chopin)

Terrário reorganizado e limpo... A esperança ainda vive!

:)...

Dunk realizado em um pote de Vale Chopim:
IMG_1617.jpg IMG_1611.jpg IMG_1616.jpg
- Água mineral de copo
- Início 10am até 10am = 24horas
- Vermiculita esterilizada para Roll.

1º PF - indo para o aniversário, muita expectativa!

Obs: A vermiculita depois da esterilização ficou bem seca, após rolar o bolo nela é aconselhável borrifar água? deixar a superfície úmida?

:)...

Obs: A vermiculita depois da esterilização ficou bem seca, após rolar o bolo nela é aconselhável borrifar água? deixar a superfície úmida?

Sim, a vermiculita do roll deve ficar úmida após grudar nos bolos.

Aumentar a umidade do ambiente com um spray, sem atingir diretamente os bolos, é um dos meios para conseguir isso.

Saudações!

Preciso de opiniões, hoje pela manhã fui retirar o excesso de água de chuva de um pote contaminado que deixei para fora de casa, estava contaminado com tricho e cobweb, deixei o pote ao ar livre e depois da chuvarada fui averiguar e escorri a água, quando estava escorrendo percebi uma coisa muito interessante! haviam dezenas de primórdias nas laterais, vejam nas fotos:
IMG_1619.jpgIMG_1620.jpgIMG_1621.jpgIMG_1622.jpgIMG_1623.jpgIMG_1624.jpg

Minha pergunta é: oque faço? viro esse conteúdo de cabeça pra baixo?

:) !

Carimbolândia:
IMG_1628.jpg

1º Aniversário de PF:
IMG_1627.jpg

Última edição por um moderador:
Back