Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Boa tarde gente!!

Fiz uns bolos aqui em casa, mas sei que pequei no preparo do substrato porque misturei a agua com a farinha de kibe e po de coco e deixei umas horas na bacia pq tive urgencia com um compromisso.
Quando eu voltei eu vi que o kibe tinha aderido a agua, mas continuei e processo e esterilizei na panela por 1h...
Não deu certo pq contaminou, vou postar fotos pra voces verem como ficou.
Aí queria saber se tem como eu aproveitar esses bolos... Uma vez eu joguei na planta um albino e cresceu um cogumelo só, porem bem grande. MAs aqui na minha cidade tá muuuuito calor, uns 40° de sensação termica RJ...
Alguem poderia me explicar se tem como e se o calor prejudicaria ?

Pelo que entendi nem colonizou o substrato, certo?
Se o micélio não colonizou, não vai ter sucesso enterrando.
Se ele colonizou, pode tirar alguns cogumelos.

40°C é muito quente pra outdoor, porque vai estar seco também.

Estou começando meu primeiro cultivando usando monotub e não sei o que utilizar como substrato...
Eu já tenho milho de canjica colonizado com o micélio e tenho em mãos: esterco de vaca e fibra de coco.
Alguém sabe em qual quantidade eu devo colocar cada um deles e com mais o que eu devo misturar?
Tem diferença entre adubo, esterco e composto de vaca?

O esterco precisa ser curtido.
Se você não tem experiência, sugiro utilizar mais fibra de coco para deixar o substrato mais aerado.

Sim, tem bastante diferença. Mas não sei o que é composto de vaca.

Os dois precisam de pausterização.
 
Pelo que entendi nem colonizou o substrato, certo?
Se o micélio não colonizou, não vai ter sucesso enterrando.
Se ele colonizou, pode tirar alguns cogumelos.

40°C é muito quente pra outdoor, porque vai estar seco também.



O esterco precisa ser curtido.
Se você não tem experiência, sugiro utilizar mais fibra de coco para deixar o substrato mais aerado.

Sim, tem bastante diferença. Mas não sei o que é composto de vaca.

Os dois precisam de pausterização.
Colonizou... olha as fotos
O calor q ta demais aqui!
Sera q se eu molhar bem não pega ?
 

Anexos

  • 1B0767EA-9474-4381-9539-703F025DED28.jpeg
    1B0767EA-9474-4381-9539-703F025DED28.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 15
  • 9D5FE602-C817-470A-A7FD-17229FAB5528.jpeg
    9D5FE602-C817-470A-A7FD-17229FAB5528.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 16
Colonizou... olha as fotos
O calor q ta demais aqui!
Sera q se eu molhar bem não pega ?

Tem pouca parte colonizada, mas a única chance é enterrar mesmo.
Pode cortar a boca de uma garrafa pet, borrifar e colocar em cima de onde enterrar o bolo.
Isso ajuda a aumentar a umidade, mas não sei se com essa temperatura não vai fazer um efeito estufa e piorar a situação.

Enfim, a única chance é enterrar ou esperar ver se coloniza mais substrato.
 
estou começando meu cultivo agr e estou com mt duvida sobre como fazer a secagem! nao tenho silica em gel! posso deixar 12/14hs no ventilador e depois em um saco com algum dessecante de mercantil com Cloreto de cálcio?
 
estou começando meu cultivo agr e estou com mt duvida sobre como fazer a secagem! nao tenho silica em gel! posso deixar 12/14hs no ventilador e depois em um saco com algum dessecante de mercantil com Cloreto de cálcio?
Eu acho 12/14 hr pouco.
Pelo menos 24hr.
Ainda vai estar com água, a não ser que o clima esteja bem seco.

Mas sim, pode.
Utilize o sem cheiro.


 
Eu acho 12/14 hr pouco.
Pelo menos 24hr.
Ainda vai estar com água, a não ser que o clima esteja bem seco.

Mas sim, pode.
Utilize o sem cheiro.


sim eu vou deixar umas 24hs vlw pela dica! mais uma coisa como eu uso o cloreto de cálcio? deixo ele em um saco com os cogumelos? eles devem ficar no escuro durante a descecagem? por quanto tempo? e depois oq eu faço p armazenar? posso deixar em um ziploc com um saquinho de silica em gel?
 
Olha, pode até funcionar, mas não vai ser ideal. Um terrário para bolos PF é bem simples. Furos em grades de 5x5cm no seis lados da caixa e perlita úmida no fundo. É isso! Tudo que você adicionar vai ser mais um elemento para dar errado.

Erros comuns ao montar um terrário:
  1. Se preocupar demasiadamente com a temperatura e fazer um terrário em um isopor. É ruim porque significa que a troca de ar vai sofrer, deixando o ar parado, alta concentração de CO2. Os contaminantes adoram, os cogumelos sofrem.
  2. Se preocupar demasiadamente com a troca de ar e usar um cooler. A umidade cai, os cogumelos não desenvolvem bem, ficam pequenos, às vezes a troca de ar nem fica boa com essas gambiarras.
  3. Se preocupar demasiadamente com a umidade. Costuma ter os mesmos problemas que o 1.
  4. Se preocupar com a entrada de contaminantes no terrário e colocar fita microporosa nos buracos do terrário, fazer poucos buracos e não abanar nem borrifar. Costuma ter os mesmos problemas que o 1.
Eu vejo iniciantes confundindo algo com muita frequência em relação a procedimentos de assepsia. Quando estamos inoculando os bolos, devemos ter o máximo de preocupação com contaminantes pois temos um substrato rico em nutrientes recém esterilizado, mas depois que o bolo está completamente colonizado, você pode colocar ele para frutificar nas suas costas que não tem problema. Por isso quando vejo pessoas tapando o buraco do terrário com fita microporosa rola um :facepalm:. Tentando manter contaminantes fora do terrário (uma tentativa fútil por sinal) eles fazem com que a concentração de CO2 dentro do terrário fique alta e prejudique a produção.
Posso aproveitar seu comentário para tirar um dúvida? Sou novo no fórum e tenho aprendido bastante por aqui!

Quando decidi fazer minha FC, acabei optando pelo tek monotub, pois queria muito, no futuro, fazer spawn to bulk. Ainda tenho pouca experiência, então estou comprando uns casings colonizados pra aprender primeiro como o cogumelo frutifica pra depois fazer todo o processo sozinho, mas não descarto tentar com os bolos PF. Nesse sentido, fiquei em dúvida sobre seu comentário sobre colocar fita microporosa nos buracos. Aliás, sempre tive dúvida sobre a qualidade dos furos/dos materiais que eu usei pra tapar os furos no meu monotub. Considerando que estou fazendo por casing e quero fazer por bulk, tudo bem estar como está? (Foto abaixo). Colocar ou não micropore é uma decisão que muda de acordo com a tek que eu uso no momento (bolo, casing, spawn to bulk etc)? Sei que SGFC é mais recomendado para bolos, mas ainda é possível cultivar em bolos dentro de um monotub?
Aliás, coloquei o micropore apenas nos buracos menores em baixo (4 nas laterais maiores e 2 nas menores) e, nos buracos maiores (um de cada lado da caixa), coloquei TNT. Acha TNT uma boa escolha?

A humidade tem se mantido sempre bem a 99%, o que acho que deve ser um bom sinal.

Obrigado :sorriso: :sorriso:
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.52.jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.52.jpeg
    71.1 KB · Visualizações: 6
  • WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.52 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2021-01-28 at 16.18.52 (1).jpeg
    68.1 KB · Visualizações: 5
Socorro! Meu liquidificador decidiu dar pau bem agora que eu ia começar um novo cultivo, agora tô sem meios de triturar o arroz. :chorando::chorando::chorando::chorando::chorando::chorando::chorando:

Alguém que saiba um meio eficaz de "triturar manualmente"??
 
Socorro! Meu liquidificador decidiu dar pau bem agora que eu ia começar um novo cultivo, agora tô sem meios de triturar o arroz. :chorando::chorando::chorando::chorando::chorando::chorando::chorando:

Alguém que saiba um meio eficaz de "triturar manualmente"??
Já vi alguns diários onde percebi que os grãos estavam praticamente inteiros e não teve nenhum problema.
Veja na Broke Boy Tek que o arroz não é triturado e coloniza numa boa...

Eu achei que as partes que ficaram mais trituradas (tipo farinha grossa) nos meus bolos, foram as que mais demoraram para colonizar, da próxima vez que eu for fazer PFTek triturarei bem menos ou talvez nem mesmo triture.


 
Boa rapaziada!
Queria saber se alguém ja usou esta marca de Agar, se é boa e se a solução fica clara/transparente.
Segue foto
 

Anexos

  • 20210204_114924.jpg
    20210204_114924.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 6
  • 20210204_114929.jpg
    20210204_114929.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 6
estou fazendo meu primeiro cultivo em um pftek que eu fiz com uma seringa comprada na net hj fazem 6 dias des coloquei p aniversariar! isso que mostra nas fotos sao os pinos? ou sao primordias?
 

Anexos

  • 145924848_233998298394810_737671141560495032_n.jpg
    145924848_233998298394810_737671141560495032_n.jpg
    145.9 KB · Visualizações: 30
  • 146297928_252518616477734_8998075194148045584_n.jpg
    146297928_252518616477734_8998075194148045584_n.jpg
    152.3 KB · Visualizações: 32
estou fazendo meu primeiro cultivo em um pftek que eu fiz com uma seringa comprada na net hj fazem 6 dias des coloquei p aniversariar! isso que mostra nas fotos sao os pinos? ou sao primordias?

A maioria é nó hifal.

Como você fez esse seu... PFTek?
O que utilizou na montagem?
 
Até onde dá pra modificar o cogumelo através da clonagem? Eu consigo, por exemplo, acabar com um clone que cresça normalmente no frio?
 
Hoje, quando fui observar meu terrário, encontrei uma substância branca parecendo um algodão flutuando na água do borbulhador... ia trocar a água quando lembrei que parecia micélio... aí fiz um vídeo... mas só pode mandar foto...e vim consultar os experts!!! Esse borbulhador estava quase vazio recentemente.. aí enchi ele com água mineral nova tem uns 3 dias... e hoje a água estava assim! Alguém tem ideia se é micélio? Ou o que pode ser?
 

Anexos

  • 0D8A58D9-5055-49DF-B2AB-A97CE2BFA850.jpeg
    0D8A58D9-5055-49DF-B2AB-A97CE2BFA850.jpeg
    451.4 KB · Visualizações: 17
Olá, boa tarde!
Parece que um dos bolos está prestes a ficar completamente colonizado. Qual o ideal para o período de consolidação? Uma semana, dez dias?
Não sabia onde encaixar esse tópico...não sei se está no lugar apropriado rsrs
 
Boa tarde Pessoal,

Estou querendo iniciar um cultivo, mas aqui na minha cidade não encontrei vermiculita em nenhum lugar, e gostaria de saber se há algum substituto para tentar fazer a pf tek.

Obrigado desde já!
 
Back
Top