Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Cloreto de Cálcio também funciona. Mas como ele vira água quando satura é bom mantê-lo num pote, igual os potes anti-mofo..assim ele escorre para a parte inferior do pote.
Esse é o que eu utilizo atualmente pra deixar eles cracker dry hehe
Os saquinhos seriam só pra armazenagem mesmo. Acho que contanto que não toque diretamente ta tudo bem mesmo né? hehe

Pessoal ,quando clonamos um cogumelo que colhemos de nosso cultivo ,obtemos uma genética adaptada as condiçoes nossas de cultivo? Por exemplo, um cogu que a temperatura de frutificação era 10- 20 C ,frutificou bem bonito aos 26, digamos que eu clonando ele possivelmente ele se adaptou as condiçoes não ideiais de frutificação?
Bom, não tem como dar o selo de 100% garantido mas eu diria que sim viu :)
Se aquela genética ficou tranquila com as condições impostas à ela, isso vai junto na clonagem :)
A questão é se a adaptação realmente veio da genética ou de outros fatores :p
 
Será que dá pra cultivar cubensis nele irmao?
Já inoculei grão neles, alguns deram certo e outros não. Mais ou menos metade deram larvas.
Por onde os insetos entraram eu não faço ideia. Estavam muito bem amarrados, mas mesmo assim eles entraram. Talvez consigam fazer furos tão pequenos no saco que eu não consigo perceber.
 
Olá, pessoal!

Alguém acha que o micelio está fraco?

Tenho a sensação de que, em um deles, por exemplo, o centro do micelio está desaparecendo. Ha somente uma círculo com um centro oco.

Tempo de inoculação: 8 dias.
 

Anexos

  • IMG_20201219_181640461_MP.jpg
    IMG_20201219_181640461_MP.jpg
    3.8 MB · Visualizações: 16
  • IMG_20201219_181634625~2.jpg
    IMG_20201219_181634625~2.jpg
    948.1 KB · Visualizações: 11
  • IMG_20201219_181601132~2.jpg
    IMG_20201219_181601132~2.jpg
    1,012.4 KB · Visualizações: 13
  • IMG_20201219_181658705.jpg
    IMG_20201219_181658705.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 15
  • IMG_20201219_181621291~2.jpg
    IMG_20201219_181621291~2.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20201219_181547057~2.jpg
    IMG_20201219_181547057~2.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 11
  • IMG_20201219_181647783.jpg
    IMG_20201219_181647783.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 14
Eu tenho uma dúvida sobre a etapa da incubadora.
Nos potes que eu fiz, eu colocava fita micropore tapando os furos de inoculação (primeira vez levei para a PP sem a fita, mas depois deu um trabalho para tapar com a micropore dentro da SAB e de luva, então os próximos potes eu já levei para a PP com os furos tapados), o papel alumínio por cima e uma fita isolante na volta do pote.
Fiquei com medo de não ter troca de gases o suficiente, então fiz uns furos em cima do papel alumínio (pensando que a fita micropore e a camada de vermiculita iam proteger de qualquer jeito). Quase todos contaminaram, só sobrou um, mas eu não sei em que etapa eu estou errando.

A pergunta: Os furos no papel alumínio foi uma atitude errada? Não consegui entender se a troca de gases precisa ser alta, se precisa ser baixa.
Eu pensava em fazer uns potes com filtro de seringa para a troca de gases, mas no Shroomery o pessoal falou que não era bom, pois a troca de gases com o filtro era muito baixa.

Agora to tentando fazer com milho, seguindo um tutorial daqui do fórum, e to com isso na cabeça (pensando também que não vai ter vermiculita, então tem menos uma defesa contra contaminação.

Se alguém puder ajudar, fico grato.
 
Olá, pessoal!

Alguém acha que o micelio está fraco?

Tenho a sensação de que, em um deles, por exemplo, o centro do micelio está desaparecendo. Ha somente uma círculo com um centro oco.

Tempo de inoculação: 8 dias.
Vale repetir que sou iniciante... rsrs diria que os padrões de colonização variam. Já vi fotos com 3 dias depois da inoculação onde o micelio está branco como chantilly, espalhando nessa mesma geometria aí. Em outros já vi o micelio fraquinho tomando uma grande área do substrato e depois ganhando mais densidade e força, ficando como chantilly. Então diria que está tudo bem com seus bolos. No aguardo de uma segunda análise rsrsrs
 
Olá, pessoal!

Alguém acha que o micelio está fraco?

Tenho a sensação de que, em um deles, por exemplo, o centro do micelio está desaparecendo. Ha somente uma círculo com um centro oco.

Tempo de inoculação: 8 dias.
Existem diversos fatores que podem influenciar na velocidade de colonização do micélio. Se estiver muito frio, por exemplo, ele tende a ir mais devagarzinho. Mas o que realmente importa é a aparência saudável e rizomórfica dele com uma bela coloração branca que é tudo que eu vejo nessas fotos :)
Agora é só ter paciência e respeitar o tempo do micélio ^^

Eu tenho uma dúvida sobre a etapa da incubadora.
Nos potes que eu fiz, eu colocava fita micropore tapando os furos de inoculação (primeira vez levei para a PP sem a fita, mas depois deu um trabalho para tapar com a micropore dentro da SAB e de luva, então os próximos potes eu já levei para a PP com os furos tapados), o papel alumínio por cima e uma fita isolante na volta do pote.
Fiquei com medo de não ter troca de gases o suficiente, então fiz uns furos em cima do papel alumínio (pensando que a fita micropore e a camada de vermiculita iam proteger de qualquer jeito). Quase todos contaminaram, só sobrou um, mas eu não sei em que etapa eu estou errando.

A pergunta: Os furos no papel alumínio foi uma atitude errada? Não consegui entender se a troca de gases precisa ser alta, se precisa ser baixa.
Eu pensava em fazer uns potes com filtro de seringa para a troca de gases, mas no Shroomery o pessoal falou que não era bom, pois a troca de gases com o filtro era muito baixa.

Agora to tentando fazer com milho, seguindo um tutorial daqui do fórum, e to com isso na cabeça (pensando também que não vai ter vermiculita, então tem menos uma defesa contra contaminação.

Se alguém puder ajudar, fico grato.
Bom, eu sempre faço apenas com a fita micropore e não deixo nada cobrindo ela :)
Na real é até melhor não deixar nada por cima da fita para facilitar essa troca gasosa.
Sem falar que eles vão estar dentro da incubadora que dá uma relativa segurança contra contaminantes. De qualquer forma a fita é o suficiente pra impedir a entrada de alguma coisa que possa prejudicar a colonização. Se rolou contaminação grande assim o problema pode tanto estar numa esterilização na pp mal sucedida quanto numa seringa de esporos que contaminou na feitura dela (eu chutaria mais esse último hehe)
 
Bom, eu sempre faço apenas com a fita micropore e não deixo nada cobrindo ela :)
Na real é até melhor não deixar nada por cima da fita para facilitar essa troca gasosa.
Sem falar que eles vão estar dentro da incubadora que dá uma relativa segurança contra contaminantes. De qualquer forma a fita é o suficiente pra impedir a entrada de alguma coisa que possa prejudicar a colonização. Se rolou contaminação grande assim o problema pode tanto estar numa esterilização na pp mal sucedida quanto numa seringa de esporos que contaminou na feitura dela (eu chutaria mais esse último hehe)

Muito obrigado pela resposta, Grako.
Pois é, eu pensei que poderia ser a seringa. Eu to usando um pote estéril de coleta e água para injeção, tudo dentro da SAB, mas como era a primeira vez que fiz, posso ter contaminado a água (agora comprei uma nova pra testar essa possibilidade).

Mas aproveitando... tanto na hora de inocular quanto na hora de preparar a seringa de esporos, eu tenho aquecido a ponta da agulha com um isqueiro e depois limpado com um papel toalha encharcado de álcool 70%, mas já vi gente falando que não se passa o papel com álcool (porque o álcool seria "sujo"), e também já vi gente falando que a ordem é ao contrário (primeiro o álcool e depois o fogo). O que tu/vocês acha(m)?

De novo, muito obrigado e desculpas por tanta pergunta haha
 
Muito obrigado pela resposta, Grako.
Pois é, eu pensei que poderia ser a seringa. Eu to usando um pote estéril de coleta e água para injeção, tudo dentro da SAB, mas como era a primeira vez que fiz, posso ter contaminado a água (agora comprei uma nova pra testar essa possibilidade).

Mas aproveitando... tanto na hora de inocular quanto na hora de preparar a seringa de esporos, eu tenho aquecido a ponta da agulha com um isqueiro e depois limpado com um papel toalha encharcado de álcool 70%, mas já vi gente falando que não se passa o papel com álcool (porque o álcool seria "sujo"), e também já vi gente falando que a ordem é ao contrário (primeiro o álcool e depois o fogo). O que tu/vocês acha(m)?

De novo, muito obrigado e desculpas por tanta pergunta haha
Primeiramente queria deixar uma dicazinha sobre a fabricação da seringa: usa aguinha mineral de garrafa :3
É bem mais barato e funciona tão bem quanto ^^

Sobre o lance da agulha o mais lógico mesmo seria primeiro passar o álcool e depois esquentar ela pra terminar de limpar, mas eu faço o contrário e dá tranquilo xD
Mas como não é bom dar brecha pro azar, eu recomendaria primeiro o álcool e depois o fogo hehe

E pergunte a vontade meu querido que esse espaço é feito pra isso mesmo e a galera aqui responde na maior boa vontade sempre que possível :D
 
Primeiramente queria deixar uma dicazinha sobre a fabricação da seringa: usa aguinha mineral de garrafa :3
É bem mais barato e funciona tão bem quanto ^^

Sobre o lance da agulha o mais lógico mesmo seria primeiro passar o álcool e depois esquentar ela pra terminar de limpar, mas eu faço o contrário e dá tranquilo xD
Mas como não é bom dar brecha pro azar, eu recomendaria primeiro o álcool e depois o fogo hehe

E pergunte a vontade meu querido que esse espaço é feito pra isso mesmo e a galera aqui responde na maior boa vontade sempre que possível :D
E a água mineral é bom ferver antes de ir para a seringa?
 
Uma segunda dúvida... rsrsrs quando o substrato foi feito acabou sendo muito e deixei num pote o que sobrou. A intenção era dar uma injeção ali, mas n tinha o suficiente. Provavelmente seria desperdício. Ficou em cima da geladeira, fechado. Ontem fui ver e tinha um mofo branco desenvolvendo nele. Como saber se o que está no copo esterelizado é o querido Cubensis ou esse mofo branco (cobweb?) ? Só passou pela minha mente isso .... 'e se não é o Cubensis' =S
 
Gente meu micelio estava tomando este copo e derrepente em baixo foi ficando branquinho antes do micelio, que o tomava progressivamente, chegasse la, porém, não fico branquinho tão branco como o resto e dpois por dias parou por completo o aparente desenvolvimento. Como sei a hora de levar ao terrario?
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-12-19 at 11.48.30 PM.jpeg
    WhatsApp Image 2020-12-19 at 11.48.30 PM.jpeg
    63.1 KB · Visualizações: 12
Gente meu micelio estava tomando este copo e derrepente em baixo foi ficando branquinho antes do micelio, que o tomava progressivamente, chegasse la, porém, não fico branquinho tão branco como o resto e dpois por dias parou por completo o aparente desenvolvimento. Como sei a hora de levar ao terrario?
Se já colonizou tudo, então tem os 7 dias de consolidação, antes de aniversariar.
 
E a água mineral é bom ferver antes de ir para a seringa?
Se você estiver usando ela direto de uma garrafa lacrada, não tem necessidade ^^


Uma segunda dúvida... rsrsrs quando o substrato foi feito acabou sendo muito e deixei num pote o que sobrou. A intenção era dar uma injeção ali, mas n tinha o suficiente. Provavelmente seria desperdício. Ficou em cima da geladeira, fechado. Ontem fui ver e tinha um mofo branco desenvolvendo nele. Como saber se o que está no copo esterelizado é o querido Cubensis ou esse mofo branco (cobweb?) ? Só passou pela minha mente isso .... 'e se não é o Cubensis' =S
Olha, um pote fechado não é um pote esterilizado hehe
E pra saber a diferença só com o tempo mesmo... eu nunca tive cobweb, só outros contaminantes, dai também não sei se saberia diferenciar de cara, mas o cobweb tem fios bem longos e finos, diferentemente do micélio. Espero que dê certo esse cultivo ai :)
 
Se você estiver usando ela direto de uma garrafa lacrada, não tem necessidade ^^



Olha, um pote fechado não é um pote esterilizado hehe
E pra saber a diferença só com o tempo mesmo... eu nunca tive cobweb, só outros contaminantes, dai também não sei se saberia diferenciar de cara, mas o cobweb tem fios bem longos e finos, diferentemente do micélio. Espero que dê certo esse cultivo ai :)
Obrigado pelo retorno! Vou ficar de olho... =D
 
Olá, bom dia! Que calor é esse, hein?! Pelo menos aqui no RJ.. surgiu uma dúvida. Observei que mesmo com o calor há gotículas de água dentro do copo c os bolos. Aqui deve estar uns 38°C..com sensação de 40°C ou mais. Eles estão dentro de casa, claro..na sombra. Mas está abafado demais. Será que precisa resfria-los? Botar uma garrafa com gelo entre os copos...ou nessa temperatura mesmo está bom?
 
Pode ser que sim, pode ser que não. Vai depender da temperatura do terrário e a troca gasosa pra ele continuar uma "Incubação". Caso queira aniversariar bolos que não estão 100% colonizados, raspe com uma colher ou corte com uma faca estéril a parte que não estiver colonizada. Ou você pode esperar mais um pouco.
Mas como eu inoculei por dentro com um furo no meio e assim q o micelio tomou conta por fora do bolo todo se estendendo dos furos laterais eu pus no terrario eu corro algum risco?
 
Olá, boa tarde! Surgiram duas questões rsrs

1) no momento de aniversariar o bolo é indispensável o roll na vermiculita?

2) se sim, não tenho micro-ondas no momento para esterelizar a vermiculita. Existe uma alternativa?
 
1) no momento de aniversariar o bolo é indispensável o roll na vermiculita?

Não. O roll geralmente produz resultados melhores, mas não é indispensável.


2) se sim, não tenho micro-ondas no momento para esterelizar a vermiculita. Existe uma alternativa?

Não esterilize. Vermiculita é puro mineral. A princípio pode ser considerada como estéril ou sem contaminantes. E mesmo que tenha algum esporo de contaminante nela o micélio é bem resistente nessa fase já consolidada.
 
Última edição:
Rola de se fazer um Monotub em um lugar mais ou menos quente (algo em torno de 25°c de mínima e 38° de máxima)? Como funciona o controle de temperatura se for possível?
 
Back
Top