Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Gente, desde o meu último cultivo estou há 7 meses sem os mágicos, deixei dois carimbos guardados porém não estão tão perfeitinhos, o papel alumínio sofreu alguns amassados.
Queria saber se eles ainda estão utilizáveis.
Estavam esse tempo todo guardado em sílica gel.
 

Anexos

  • 20210619_090815.jpg
    20210619_090815.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 3
Gente, desde o meu último cultivo estou há 7 meses sem os mágicos, deixei dois carimbos guardados porém não estão tão perfeitinhos, o papel alumínio sofreu alguns amassados.
Queria saber se eles ainda estão utilizáveis.
Estavam esse tempo todo guardado em sílica gel.
olá tenho uns amigos que já utilizaram carimbo de 2 anos e deu tudo certo, já vi gente aqui no fórum usar de 3 anos. se não tiver nenhum cheiro nem cor diferente vai fundo mano, cuidado geralmente o ideal é abrir o carimbo só quando for usar, abrir ele dentro da Glover box e usando luvas esterilizadas. corre um risco de cair um contaminante no papel alumínio e vc raspar junto com o carimbo.
 
Salve salve!
Essa é minha primeira mensagem aqui. Antes de mais nada agradeço a todes pelas informações partilhadas, venho estudando o fórum há meses.

Finalmente estou começando meu primeiro cultivo, e aqui tenho algumas dúvidas:

1 - Montagem dos bolos: já li algumas informações diferentes sobre as camadas de vermiculita. Antes de colocar o substrato no copo, devo colocar uma camada de vermiculita SECA ou ÚMIDA abaixo? Depois preencho com o substrato e aí faço o selo com vermiculita seca, certo?

2 - Tenho alguma alternativa além de microondas para esterilizar a vermiculita?
Já vi alguns membros dizendo que não precisa esterilizá-la, mas comprei a minha a granel e ela estava lá exposta na loja de jardinagem, impossível não estar contaminada. Caso seja microondas a melhor solução, utilizarei o da vizinha, mas como devo fazer a esterilização neste meio?

3 - Vou inocular em potes PP utilizando uma Caixa de Ar Parado (GloveBox sem as luvas). Dentro da caixa, posso abrir as tampas dos potes para inoculá-los sem precisar de camada de papel aluminio, certo? Mas e depois de inocular? Devo fechar completamente as tampas ou preciso fazer furos para o micélio respirar (como no caso dos furos nas tampas de papel alumínio)?
 
Última edição:
@Chacon

1 - Montagem dos bolos: já li algumas informações diferentes sobre as camadas de vermiculita. Antes de colocar o substrato no copo, devo colocar uma camada de vermiculita SECA ou ÚMIDA abaixo? Depois preencho com o substrato e aí faço o selo com vermiculita seca, certo?

Só camada seca em cima.
Não tem benefício colocar camada úmida embaixo, vai desperdiçar espaço de substrato.
O roll vai servir para os mesmos fins no aniversário.

2 - Tenho alguma alternativa além de microondas para esterilizar a vermiculita?
Já vi alguns membros dizendo que não precisa esterilizá-la, mas comprei a minha a granel e ela estava lá exposta na loja de jardinagem, impossível não estar contaminada. Caso seja microondas a melhor solução, utilizarei o da vizinha, mas como devo fazer a esterilização neste meio?

Para o roll?
Pode por na panela de pressão, mas precisa molhar ela.
Ou só dá uma lavada na água fervendo mesmo.

A questão não é a a vermiculita estar estéril, é que ela não tem nutrientes, então não desenvolver microorganismos nela.

Se tiver contaminante nela, mas o substrato estiver completamente colonizado, não se desenvolverão. Pelo menos até o enfraquecimento do bolo.

3 - Vou inocular em potes PP utilizando uma Caixa de Ar Parado (GloveBox sem as luvas). Dentro da caixa, posso abrir as tampas dos potes para inoculá-los sem precisar de camada de papel aluminio, certo? Mas e depois de inocular? Devo fechar completamente as tampas ou preciso fazer furos para o micélio respirar (como no caso dos furos nas tampas de papel alumínio)?

Melhor deixar furos para respiração, fechados com micropore.

Mas fechado também colonizará, porém, mais devagar
 
Gratidão pela resposta e pela prontidão, mestre @Texugo !

Para o roll?
Pode por na panela de pressão, mas precisa molhar ela.
Ou só dá uma lavada na água fervendo mesmo.

Sim, para o roll e para o selo em cima do copo. Só me dei conta agora que farei o selo de cima antes de colocar todo o substrato na PP, então a vermiculita estéril seria apenas para o roll mesmo.

No caso da panela de pressão, deixo a vermiculita levemente umida e esterilizo como faria normalmente com o substrato (pano de prato em baixo, agua até a metade do copo)?
No caso da água fervendo, deixo a vermiculita na panela ou apenas jogo a água fervente e deixo passar de forma "corrente" pela vermiculita?

Em ambos os casos, como posso secar a vermiculita depois dessas esterilizações? Entendo que para o roll, devemos usar seca, certo? Caso não dê para secá-la de forma estéril, poderia controlar essa umidade final colocando menos água no momento de esterilizá-la?

Melhor deixar furos para respiração, fechados com micropore.

Mas fechado também colonizará, porém, mais devagar

Massa!

Aproveitando: os potes de PP que tenho aqui são uns grandões de 750ml (boca mais larga que o fundo). Teria problema fazer os bolos em potes grandes assim?
Posso cortá-los e reduzi-los para 500ml, talvez.. perderei a tampa mas posso substituir por papel aluminio.

Gratidão eterna, irmão.
 
Última edição:
mano é perigoso usar o pano no fundo pq pode subir um pouco de lã do pano e entupir a panela de pressão.

Acabei de ler isso na Atualização PF Tek 2020 do @ExPoro .
Mas ainda fiquei na dúvida se mesmo com potes PP eu posso abrir mão do pano de prato (no momento não tenho nenhum suporte de panela que caiba dentro da panela de pressão, pra fazer essa função do pano).

Deixar os potes de PP diretamente no fundo da panela não aumenta muito a chance de deformarem?
 
Salve salve!
Essa é minha primeira mensagem aqui. Antes de mais nada agradeço a todes pelas informações partilhadas, venho estudando o fórum há meses.

Finalmente estou começando meu primeiro cultivo, e aqui tenho algumas dúvidas:

1 - Montagem dos bolos: já li algumas informações diferentes sobre as camadas de vermiculita. Antes de colocar o substrato no copo, devo colocar uma camada de vermiculita SECA ou ÚMIDA abaixo? Depois preencho com o substrato e aí faço o selo com vermiculita seca, certo?

2 - Tenho alguma alternativa além de microondas para esterilizar a vermiculita?
Já vi alguns membros dizendo que não precisa esterilizá-la, mas comprei a minha a granel e ela estava lá exposta na loja de jardinagem, impossível não estar contaminada. Caso seja microondas a melhor solução, utilizarei o da vizinha, mas como devo fazer a esterilização neste meio?

3 - Vou inocular em potes PP utilizando uma Caixa de Ar Parado (GloveBox sem as luvas). Dentro da caixa, posso abrir as tampas dos potes para inoculá-los sem precisar de camada de papel aluminio, certo? Mas e depois de inocular? Devo fechar completamente as tampas ou preciso fazer furos para o micélio respirar (como no caso dos furos nas tampas de papel alumínio)?
1 voce coloca o substrato normal sem bater o copo e sem apertar deixa cerca de um dedo e preenche com vermiculita seca. depois vc coloca uma camada de papael aluminio e prende com fita isolante, e por cima dessa camada vc poe mais uma camada de papael aluminio mais n precisa prender é so mesmo para preencher a primeira.
2 eu tbm compro vermiculita a granel mais n tenho micro-ondas então não faço o roll. só coloco pra frutificar e pronto. mais tem gente que esterializa no forno e dizem ser mais seguro que o micro pq existe um fungo que ama gordura e as vezes o micro acumula gordura e pode da esse fungo no seu cultivo ( um fungo preto, muito difícil de eliminar depois que contamina o terrario). tem metodos aqui no fórum só n lembro onde.
3 pra inocular vc retira a primeira camada de papel aluminio que era pra proteger a que ta presa pela fita, e faz 4 furos pra inocular e fecha com a micro porosa. ( fiz os teste tem 2 semanas 1 semana inoculei com um furo no meio e 1 semana depois com 1 furo em cada canto do copo, o que foi no meio ainda está na metade enquanto os do canto já esta 90% com uma semana de inoculação a menos). feito a inoculação vc cobre de volta com a camada de papel alumínio para proteger a que está com a micro porosa . ai pronto só levar pra incubadora em temperatura agradável pra eles e escuro. espera pelo menos uns 5 dias pra olhar, e não esquenta se ver algo que está parecendo diferente manda pra gente que o pessoal te ajuda a identificar as vezes é só pressa nossa e preocupação atoa

Acabei de ler isso na Atualização PF Tek 2020 do @ExPoro .
Mas ainda fiquei na dúvida se mesmo com potes PP eu posso abrir mão do pano de prato (no momento não tenho nenhum suporte de panela que caiba dentro da panela de pressão, pra fazer essa função do pano).

Deixar os potes de PP diretamente no fundo da panela não aumenta muito a chance de deformarem?
mano os meus mesmo com suporte as vezes deforma, eu tbm não tenho na primeira vez usei um pano mais é muito perigoso. ai eu tirei o lugar de segurar de uma panela normal e coloquei dentro da pp que deu certo
 
Acabei de ler isso na Atualização PF Tek 2020 do @ExPoro .
Mas ainda fiquei na dúvida se mesmo com potes PP eu posso abrir mão do pano de prato (no momento não tenho nenhum suporte de panela que caiba dentro da panela de pressão, pra fazer essa função do pano).

Deixar os potes de PP diretamente no fundo da panela não aumenta muito a chance de deformarem?

Não tem muito perigo o pano na panela.
Só não utilize um pano que esteja desfiando.

Mesmo no caso de entupimento da válvula, a maioria das panelas possui pino de segurança, que abre para não acontecer acidentes (além de sair o vapor todo de uma vez)

Pra ser sincero, não sei se a pressão do vapor permitiria que um fiapo subisse do fundo até o topo.

Utilizo a mais de anos, coloco uns 4 panos na minha panela, nunca tive problema, até porque é difícil soltar fiapo com o pano submerso em água.

O pote não pode ir lacrado na PP, se não deforma e abre.
Precisa permitir a entrada do vapor para esterilizar.
O alumínio em cima é para não permitir que a condensação entre nos copos
 
Não tem muito perigo o pano na panela.
Só não utilize um pano que esteja desfiando.

Mesmo no caso de entupimento da válvula, a maioria das panelas possui pino de segurança, que abre para não acontecer acidentes (além de sair o vapor todo de uma vez)

Pra ser sincero, não sei se a pressão do vapor permitiria que um fiapo subisse do fundo até o topo.

Utilizo a mais de anos, coloco uns 4 panos na minha panela, nunca tive problema, até porque é difícil soltar fiapo com o pano submerso em água.

O pote não pode ir lacrado na PP, se não deforma e abre.
Precisa permitir a entrada do vapor para esterilizar.
O alumínio em cima é para não permitir que a condensação entre nos copos
então mano a fita isolante já permite isso. eu fiz 12 copos 3 deformaram, pode ser pq apertei de mais a fita. de todo jeito eu fiz tbm com os potes furado(4 copos 1 cozinhou o arroz dentro. kkkkk). e tbm deformou acredito que nesse caso tenha sido pq os potes são de uma qualidade baixa mesmo. de qualquer modo no meu caso deixei o pano pra lá por medo, mais como disse na primeira vez usei o pano e foi de boa, até acomodou os copos melhor que a tampa da panela, porém a água quase secou pq os potes ficaram muito baixo e n coube muita água. já vi gente fazer sem os furos e com os furos. no meu caso sempre fiz o s furos depois da inoculação. apenas 4 potes fiz para ir a panela. vou fazer os furos antes da próxima pra mim ver como fica. ( dos 12. 1 contaminou.) sé pá por causa dessa questão de entrar vapor. pode n ter entrado direito.
 
Grato pelas respostas, manos!

Peguei um pano novo e bora lá... está na pressão nesse instante.

Melhor deixar furos para respiração, fechados com micropore.

Mas fechado também colonizará, porém, mais devagar

Fiquei com uma duvida sobre isso, @Texugo .
Agora, pra botar na panela de pressão, coloquei duas folhas de papel alumínio e lacrei a borda com fita isolante. Fiz dois furinhos nessas duas camadas com um palito de dente, por onde farei a inoculação. Não coloquei micropore nos furos, apenas coloquei mais uma camada de papel aluminio e apertei com a mão, sem a fita.

Minha duvida, que surgiu através do que voce mandou acima, é a seguinte: depois de tirar os potes da panela de pressão, eu iria tirar a ultima camada de aluminio, inocular a solução de esporos através dos furos que já fiz nas camadas de baixo, tapá-los com micropore, colocar novamente a camada de aluminio por cima e vedá-la passando a fita isolante nas bordas novamente. Porém, você disse que é melhor deixar furos para respiração. Então seria melhor não colocar de volta a terceira camada de aluminio? Faço a inoculação, tapo os furos com micropore e coloco dessa maneira na incubadora?
 
Grato pelas respostas, manos!

Peguei um pano novo e bora lá... está na pressão nesse instante.



Fiquei com uma duvida sobre isso, @Texugo .
Agora, pra botar na panela de pressão, coloquei duas folhas de papel alumínio e lacrei a borda com fita isolante. Fiz dois furinhos nessas duas camadas com um palito de dente, por onde farei a inoculação. Não coloquei micropore nos furos, apenas coloquei mais uma camada de papel aluminio e apertei com a mão, sem a fita.

Minha duvida, que surgiu através do que voce mandou acima, é a seguinte: depois de tirar os potes da panela de pressão, eu iria tirar a ultima camada de aluminio, inocular a solução de esporos através dos furos que já fiz nas camadas de baixo, tapá-los com micropore, colocar novamente a camada de aluminio por cima e vedá-la passando a fita isolante nas bordas novamente. Porém, você disse que é melhor deixar furos para respiração. Então seria melhor não colocar de volta a terceira camada de aluminio? Faço a inoculação, tapo os furos com micropore e coloco dessa maneira na incubadora?
mano... tem q por a micropora :( pq quando vc abrir a panela vai entrar em contato com o ar, e no ar carrega milhões de contaminante. a não que vc abra a panela dentro de uma glovebox com tudo esterilizado até mesmo a panela que for abrir. mais uma coisa quando está sem fita entra agua no substrato e gera muito umidade fazendo o micélio ter dificuldade
força irmão ta quase tudo ok, a camada com papel e fita furada é que tem q tapar. uma solta por cima não precisa de furos nem de fita pq vai precisar remove-la e colocar pra proteger a camada por baixo
 
mano... tem q por a micropora :( pq quando vc abrir a panela vai entrar em contato com o ar, e no ar carrega milhões de contaminante. a não que vc abra a panela dentro de uma glovebox com tudo esterilizado até mesmo a panela que for abrir. mais uma coisa quando está sem fita entra agua no substrato e gera muito umidade fazendo o micélio ter dificuldade
força irmão ta quase tudo ok, a camada com papel e fita furada é que tem q tapar. uma solta por cima não precisa de furos nem de fita pq vai precisar remove-la e colocar pra proteger a camada por baixo

Se tem uma camada de papel sem furos em cima, pode deixar os furos aberto.

No caso, eu utilizo apenas 1 camada, sem furos e sem passar fita antes de ir para a PP.

Pois a esterilização por calor úmido depende da passagem de vapor no substrato.

Tem vezes que faço a inoculação tirando completamente o alumínio e depois coloco de volta e passo a fita ou coloco a fita antes e furo o alumínio com a fita, independente, se o ar estiver parado, não tem problemas.

Contaminantes acabam caindo, o único requisito é o cubensis colonizar antes que cresçam.

É muito mais comum o pessoal ter cultivo contaminado por esterilização má sucedida ou seringa não estéril do que por contaminantes dispersos no ar. Principalmente se for PFTEK com selo
 
Grato pelas respostas, irmãos.
Considero a dúvida esclarecida.

No caso, eu utilizo apenas 1 camada, sem furos e sem passar fita antes de ir para a PP.

Vou passar a fazer assim. Ao invés de fazer os furos antes, vou deixar a circulação de vapor através da borda não vedada da primeira camada, tirar da panela, vedar a borda e fazer os furos apenas na inoculação. Depois vedá-los com micropore e não cobrir com outra camada na hora de incubar, deixando respirar pelos furos.

Fiz a inoculação ontem em um cômodo completamente fechado e esterilizado com lysoform (inclusive a mesa), esterilizei a panela antes de abrir e fiz todo o procedimento dentro de uma glovebox (still air box). A unica cagada é que, na hora de flambar a agulha, acabei queimando uma pontinha daquele plastico que sustenta a agulha, tive que soprar para apagar :chorando:, depois esterilizei novamente, flambei e segui a inoculação. Espero que não de problema por isso.

Agora estão incubando mas ainda não chegou meu termostato e aqui (interior do RJ) está fazendo 18ºC. Pensei em colocar uma garrafa de vidro com água morna dentro da caixa de isopor e improvisar um aquecimento por enquanto.

Agradeço o espaço e o conhecimento partilhado 🙏
 
Se tem uma camada de papel sem furos em cima, pode deixar os furos aberto.

No caso, eu utilizo apenas 1 camada, sem furos e sem passar fita antes de ir para a PP.

Pois a esterilização por calor úmido depende da passagem de vapor no substrato.

Tem vezes que faço a inoculação tirando completamente o alumínio e depois coloco de volta e passo a fita ou coloco a fita antes e furo o alumínio com a fita, independente, se o ar estiver parado, não tem problemas.

Contaminantes acabam caindo, o único requisito é o cubensis colonizar antes que cresçam.

É muito mais comum o pessoal ter cultivo contaminado por esterilização má sucedida ou seringa não estéril do que por contaminantes dispersos no ar. Principalmente se for PFTEK com selo
n sabia que podia ser assim sempre fiz sem furos, pode ser por isso que o papel aluminio fica meio diferente, mais vou esperimentar fazer furos antes 4 copos que fiz os furos antes me parece que não mudou o papel aluminio mais vou olhar hj pra coneferir e no proximo vou experimentar assim
 
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
Olá queria saber o que aconteceu com meus cogus.. Estavam crescendo normal mas começou a estagnar a dois dias e começou a apresentar essa coloração que está crescendo..o a faço?
 

Anexos

  • IMG_20210710_222652264.jpg
    IMG_20210710_222652264.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 19
Estavam crescendo normal mas começou a estagnar a dois dias e começou a apresentar essa coloração que está crescendo


Quais são as condições? Temperatura, umidade, troca de ar etc.

Esses chapéus parecem estar sendo destruídos por algum contaminante, que pode estar se desenvolvendo devido às condições favoráveis.

Se continuarem nesse processo o jeito é colher mesmo pequenos.
 
Quais são as condições? Temperatura, umidade, troca de ar etc.

Esses chapéus parecem estar sendo destruídos por algum contaminante, que pode estar se desenvolvendo devido às condições favoráveis.

Se continuarem nesse processo o jeito é colher mesmo pequenos.
Temperatura sempre entre 23 a 26, abano no mínimo três vez e borrifo água no bolo e nas paredes da estufa.. Porém diferente dos outros bolos, nesse após o cold dunk eu não fiz o roll na vermiculita.. Foi a única mudança que fiz dos outros cultivos
 
Oi boa tarde galera, comprei uma seringa de esporos na internet, da especie MDK e ta crescendo dessa forma, não sei se é normal isso é minha primeira vez, por favor alguem da um help
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    460.4 KB · Visualizações: 16
  • 2.jpg
    2.jpg
    590.1 KB · Visualizações: 17
  • 3.jpg
    3.jpg
    620 KB · Visualizações: 17
Temperatura sempre entre 23 a 26, abano no mínimo três vez e borrifo água no bolo e nas paredes da estufa.. Porém diferente dos outros bolos, nesse após o cold dunk eu não fiz o roll na vermiculita.. Foi a única mudança que fiz dos outros cultivos
depois que eu borrifei agua no bolo os meus tbm ficaram assim, muitos abortam. não sei se é aborto no seu caso. mais aconteceu comigo.
 
Back
Top